5 dicas – semana #1: melhorando a Liga Master no Pro Evolution Soccer

Edu Suliano 16/04/2014 51

Olá, brothers! O “5 dicas” é mais uma coluna semanal que chega a Webrothers. Aqui iremos sempre apresentar e discutir dicas para melhorar a nossa amada franquia Pro Evolution Soccer. Como funciona? A cada semana teremos um tópico diferente para enviarmos dicas. Por exemplo: nesta primeira semana, iremos debater dicas para melhorar a Liga Master.

Algo essencial para o “5 dicas” é a participação da galera. Vocês devem dar assuas opiniões e dicas para a coluna da próxima semana. Além disso tudo, elaboraremos um relatório para a Konami contendo todas as dicas aqui debatidas, visando melhorar o nosso amado PES / WE.

Então vamos ao que interessa:

Galera, o “5 dicas” desta semana irá abordar a Liga Master. Vamos tentar ter idéias que possam melhorar significativamente o modo de jogo de maior sucesso do Pro Evolution Soccer.

Dica #1: estatísticas
Uma coisa essencial num jogo de esportes é um sofisticado sistema de estatísticas. Ele cria metas para o “gamer”, objetivos secundários dentro do jogo, “side quests” que aumentam (e muito) a imersão e o grau de diversão. O PES ainda tem um  sistema de estatísticas muito pobre. Não existe uma ficha de jogador que te permita visualizar quantos gols ele fez na carreira, os clubes que jogou, as contusões que teve, etc. O mesmo vale pros clubes, que também não possuem um lugar onde possa ser visualizada toda a sua história e seus títulos. Além disso, as estatísticas também devem interagir na tela durante uma partida, algo que se assemelhe às melhores transmissões televisivas.

Dica #2: calendário
Uma das piores coisas no PES 2014 é o calendário do Football Life. Não existem datas definidas e você sente que não possui controle algum sobre o jogo. Só existem duas possíveis explicações para essa bizarrice: ou o cara que implementou isso nunca viu uma bola na vida, ou eles usaram esse calendário genérico para não precisarem detalhar as diferentes datas de inícios das ligas, das janelas de transferências, e etc. Como é possível você jogar um modo carreira, onde você deve planejar a sua carreira de jogador ou a trajetória do seu time, sem um calendário definido, sem o controle do tempo????????????

Dica #3: transferências
Outra coisa que nunca foi boa no PES e que piorou no PES 2014 é o sistema de transferências. Você não consegue trocas jogadores, não consegue dar um dinheiro mais um jogador pelo outro, você só consegue negociar contratos dentro da janela de transferências… Um jogo de futebol tem que ter um sistema de transferências realista!

Dica #4: feed de notícias
Uma coisa extremamente simples e que aumenta muito o grau de imersão no jogo é um feed de notícias. Lembra que, há alguns anos, existia na Liga Master um “jornalzinho” que mostrava notícias do mundo do futebol, entrevistas, resultados e etc? Essa é uma das coisas mais pedidas pelos fãs para voltar à franquia Pro Evolution Soccer. Faz você interagir mais com o jogo, melhora a experiência do jogador. Um dos grandes problemas do PES 2014 é a falta de opções “fora do gramado” que te proporcionem diversão.

Dica 5#: voltar com o técnico
Uma das coisas legais no PES 2013 era você ser representado fisicamente no jogo através da figura do técnico. Ao invés de sofisticarem essa ideia, ela foi simplesmente abolida do jogo (a única explicação para isso foi a falta de tempo para desenvolver o PES 2014). Que ele volte no PES 2015 e que tenha mais poder de interação dentro do game.

É isso aí, brothers. Agora aguardamos os seus comentários com dicas que faltaram, sugestões para a próxima semana e etc.

Um abraço a todos e #FutebolSeJogaComPES

Webrothers Forum: www.we-brothers.net/forum

Comments

comments

51 Comments »

  1. Cientista Maluco 18/04/2014 at 7:50 AM - Reply

    novo patch 1.12 pra pc + dlc 5.0 anunciado para o próximo dia 22!

    http://www.maintemgr.konamistyle.jp/mds/3.0/client/web_pes2014/detail.php?os=o&pid=pc&did=it&mid=23824

  2. FABI WEST 17/04/2014 at 9:49 PM - Reply

    A KONAMI TEM Q MELHORAR SEUS SERVIDORES Q SAO MEDIOCRES DE MAIS E AQUELE BUG NOJENTO DO TIRO DE META Q EU APELIDEI DE SUPER CHUTAO ATIVA RIDICULLO COMO OS CARAS APELAM JOGABILIDADE ACHO Q A KONAMI TA NO CAMINHO CERTO ESSES NEGOCIO Q PES TEM Q SER ARCADE NAO CONCORDO A KONAMI TEM Q SE MANTER NESSE CAMINHO EU NAO JOGAVA PES DESDE DO 2011 POR Q DESISTI DE UMA JOGABILIDADE MEDIOCRE NAO SO FAN BOY MAIS FIFA A CADA DIA ME SURPRENDE COMPREI FIFA WORLD CU. 2014 MEU DEUS Q JOGO LINDO MUDANDO DE ASSUNTO QUANDO VI Q PES PODERIA SER UM JOGO SIMULADOR GOSTEI MUITO ACHO Q TIRANDO OS BUG A KONAMI ESTA NO CAMINHO CERTO NAO TEM Q RETROCEDER E SIM CORRE RISCO Q POSSAM VALER A PENA FIFA 10 FOI A PROVA DISSO A EA ARRISCO E VEJAM HJ O Q JOGO E E WE BROTHER E PES BR NAO SE GOSTAM BLZ MAIS VCS DEVERIAM SE RESPEITA VCS SAO FORMADORES DE OPINIAO E UM SOLTANDO PIADA PARA O OUTRO OBRIGADO PEAS

  3. Cientista Maluco 17/04/2014 at 6:19 PM - Reply

    Off topic!

    Amigos do We-brothes, com a oficialização da liga escocesa para o joguinho de celular o “pes manager” e o novo trailer de winning eleven online 2014 com imagens de la liga oficializada(coisa que o pes não podia fazer no final do ano passado, que era exibir qualquer publicidade com times do campeonato espanhol em campanha de marketing), vocês acham que pode ser alguma pista sobre licenças para o Pes 2015?

    ( trailer: /watch?v=QtTeoa_b3ps )

    • Webrothers 17/04/2014 at 8:32 PM - Reply

      entao. a liga escocesa ja estava no mobile da konami antes do lançamento do pes 14, mas nao entrou. depois dos problemas de licença do pes 14, a konami nao esta vazando nada. aonde vc ler noticias nao oficiais sobre licenças é pura mentira. mas, a partir de maio ja começarão a pipocar noticias oficiais. qqr coisa q a gente fale agora ´´e puro achismo. amanha no tópico do resumo semanal eu irei falar um pouco sobre isso 😉

  4. CRCete 17/04/2014 at 5:40 PM - Reply

    Isso ai man mas sera que a konami vai aceitar sugestões dos fans? as vezes acho que é pura perda de tempo isso pq ela sempre ingnorou os fans, mais apesa disso tudo estou aqui torcendo e confiante no pes 2015!

    • Webrothers 17/04/2014 at 6:10 PM - Reply

      aceita sim. no pes 14, todas as mudanças apos o lançamento foram por sugestoes dos fãs 😉

  5. jose pedro 17/04/2014 at 5:12 PM - Reply

    já que apagaram meu comentário tentar de denovo.

    1º calendário mais real
    2º transferencias mais reais poder fazer proposta com jogadores em trocar, dinheiro + jogador e poder contratar jogadores enfim de contrato com no modo carreira do fifa.
    3º noticias em jornalzinho
    4º as cutcenes que tiraram
    5º gerenciamento do time poder investir em olheiros e categoria de base como no modo carreira do fifa.

    OU SEJA TEM QUE COPIA ALGUMAS COISAS DO CONCORRENTE.

    • Webrothers 17/04/2014 at 6:07 PM - Reply

      NINGUEM APAGOU COMENTARIO SEU 😉

  6. Victor 17/04/2014 at 3:16 PM - Reply

    Bom, vou direto ao ponto:
    Mudanças no clima durante a partida, por exemplo: a partida começa com o céu nublado e pode terminar com chuva, ou começar com chuva e terminar com o céu ensolarado e etc.
    Partidas que acontecem durante o calor podem desgastar mais o jogador, trazendo mais realidade ao jogo.
    Estatísticas que aparecem durante o gameplay, como por exemplo a porcentagem de posse de bola, passes certos e etc. com o narrador Silvio Luiz explicando os dados.
    Poder começar uma Liga Master com sua própria equipe, o Leleke FC, por exemplo.
    Poder fazer “seleções” nos amistosos. Por exemplo, meu adversário quer os jogadores C. Ronaldo, Neuer e Pirlo em sua equipe, portanto ele deve selecionar os times de Real Madrid, Juventus e Bayern de Munique para completar seu esquadrão. Já eu quero os jogadores Messi, Ibrahimovic e Ferdinand, portanto devo escolher os times de Barcelona, PSG e Manchester United. Esse modo de jogo estava presente em uma das versões anteriores de PES, não me lembro qual, mas era muito divertido.
    Usar partidas para dar pontos de experiência, e usando esses pontos poderá desbloquear times, seleções ou jogadores clássicos. A falta de bandeiras nessa versão também faz falta!
    receber uma lista de objetivos do presidente da equipe, e se não conseguir alcançá-los, sofrerá grande pressão desses tabloides para ser demitido do clube. Acho que nessa versão não está presente uma possível demissão na Liga Master;
    Ao terminar uma temporada no Rumo ao Estrelato, receber um convite do presidente para treinar a equipe;
    cenas de corte de ligas licenciadas, como Liga BBVA, Ligue 1 etc. O mesmo acontece nas cenas de corte de quando estamos participando da Champions League, Libertadores ou AFC;
    opção do jogador colocar suas próprias placas de publicidade no editor de estádio.
    Espero que considerem minhas sugestões. Muito obrigado!

    • Webrothers 17/04/2014 at 3:25 PM - Reply

      baita comentario, victor. muito obrigado!

      • Victor 17/04/2014 at 3:28 PM - Reply

        é noisss

  7. José Ricardo 17/04/2014 at 2:45 PM - Reply

    fala pessoal esse negócio de trocar jogador e mais dinheiro tinha no WE 7 eu lembro bem acho q eles deveriam acrescentar conteúdo sem remover outros e uma news aqui brothers Scottish Premier League licenciada para a versão mobille PES manager será indícios de novas licenças para o PES 2015 se bem q eu gostaria de ver a Russian. Premier League com ou sem licença pois é uma liga interessante e top 7 na Europa representaria melhor as competições da UEFA e tendo os 3 ou 4 melhores dos outros países já estava bom pra gente falow!!!!

  8. daniel 17/04/2014 at 12:51 PM - Reply

    ‘falta o famoso cara e coroa do super star soccer; troca de escudos dos capitaes no inicio da partida;clima da torcida de diferentes campeonatos ex; rochoes na italia, tambores na alemanha,bandeiroes atraz do gol na espanha e etc… diferentes tipos de balizas; motivacoes melhores durante o intervalo; emocoes de verdadade depois da partida; mais campeonatos ;mais estadios licenciados editor de estadios com bastante variedades e outras relacionad
    as a jogabilidade.

    • Webrothers 17/04/2014 at 1:00 PM - Reply

      tudo anotado, daniel

  9. alesson 17/04/2014 at 12:14 PM - Reply

    ola,tem como colocar os zagueiros na area nos escanteios???

    • Webrothers 17/04/2014 at 1:01 PM - Reply

      nas taticas vc tem q selecionar eles como jogadores que atacam

  10. jose pedro 17/04/2014 at 10:12 AM - Reply

    MINHA OPINIÃO É SÓ SE ESPELHA NO MODO CARREIRA DO FIFA.

  11. Kwill 16/04/2014 at 10:01 PM - Reply

    Show d+ edu, ja vou seguir isso aqui no meu, flw.

  12. Gabriel 16/04/2014 at 6:48 PM - Reply

    Concordo com tudo. Esse PES 2014 deixou muito à desejar. Vamos torcer para que tenha uma mudança significativa no 2015.
    Cara, você sitou o ponto principal: estatísticas. É o que mais me empolga na Master Liga. Acho que eles poderiam implementar, na Master Liga um olheiro participativo. Você indica um jogador para ele, e ele te dá os dados dessa tal jogador. Com números de jogos, gols, faltas, cartões, dribles, desarmes etc…

    • Webrothers 16/04/2014 at 7:02 PM - Reply

      obrigado pelo seu excelente comentário, gabriel! 🙂

  13. miro 16/04/2014 at 6:42 PM - Reply

    pau no cú do fifa. PES >>>>>>>>> all

  14. Gui dias 16/04/2014 at 6:30 PM - Reply

    issae edu e brothers! excelentes postagens! parabens e pau no cu do paulete

  15. Hermes Amaral 16/04/2014 at 5:04 PM - Reply

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/04/copa-do-mundo-fifa-2014-e-pes-2014-veja-comparacao-entre-os-jogadores.html
    e essa matéria do techtudo mostrando a LAVADA do PES no FIFA? Sem comparação…
    Criticamos muitas vezes a konami mas desta vez…ponto pra ela.
    Lembrando que o game da EA começou a ser produzido em 2012.

    • Webrothers 16/04/2014 at 5:08 PM - Reply

      valeu, hermes. sempre prestigiando a gente. nao some nao: aqui a gente só dá noticia verdadeira e oferece o de melhor do pes para vcs 😉

  16. Adenaldodsn 16/04/2014 at 5:00 PM - Reply

    Com isso tudo que foi mencionado o jogo seria muito melhor e muito empolgante que quando vc começar uma ML vc perde a vontade de joga com o tempo com essas e outras coisas mais todos teriam vontade de jogar até o proximo Pro Evolution !!!!!! … Otima Post Webrothers

    • Webrothers 16/04/2014 at 5:08 PM - Reply

      vlw, adenaldo. continue comentando nossas postagens! é isso q nos faz continuar!

  17. cristiano ferreira 16/04/2014 at 4:48 PM - Reply

    editando habilidades de todos os times de acordo com o q jogador joga!!!!e troco os nome da liga e coloco LIGA DOS CAMPEOES,só time fera

    • Aaflow 17/04/2014 at 4:06 PM - Reply

      Uma coisa q faço sempre q vem a conversa de q a inteligência artificial do PES nao presta é fazer uma ser equipa num campeonato improvável de ter um vencedor além dos habituais, chelsea, Benfica, psg ou Barcelona. O time q eu escolhi foi o vitoria de Setúbal vc pode encontrar outro como o we United, este time no modo editar tem para todas estatísticas 99, excepto p goleiro onde somente coloco 99 para as estatísticas úteis como defesa, goleiro, reflexos, explosão,etc… O legal é ver um time desses limpar Champions em anos sucessivos e imbativel memo contra real Madrid, bayern, etc.. Enquanto o meu time criado na master league evolui na liga d2 e depois chegar nas competições internacionais e destronar a supremacia deste time, mas não contei a dificuldade de subir de divisão pois os times da segundona editei e todos jogadores com mais de 72 de pontuação geral tem melhoradas 6 das melhores estatísticas q apresenta todas o 99, é possível encontrar times super fortes porque tenhem 11 inicial e banco p desbancar qualquer time da 1a divisão, o engrossado é ver uma liga inglesa com times como manchester a cair de divisão porque um PES United da vida tem melhor elenco e jogadores cobiçados a nível mundial. Experimentem e vão achar legal esse desafio sem contar q isso me prende até agora no rumo estrelato do PES 2013 pois nao consegui até agora ser o melhor do mundo ou superar um Messi, lampard, CR7,pirlo, seedorf,VILLA,ronaldinho gaucho,beckham,gerard,adriano,Xavi,Iniesta,ibrahimovich,Terry, robem,Etoo,drogba com menos 10 anos tudo editado p estes evoluirem como nunca é possivel encontrar passados 5 anis todos estes jogadores com nivel 105 no minimo e quem gosta de desafios como eu bota tudo no super estrela e vê em 2/3 anos estes jogadores ficam monstros seja na ML como no RUmo estrelato. Já passei no rumo ao estrelato por 5 equipas sem nunca ser top 3 dos melhores marcadores e olha q eu sou fera porque as ligas sao todas muito competitivas todas ao mesmo nível.

      • Aaflow 17/04/2014 at 4:19 PM - Reply

        Agora sobre as sugestões: Para mim que vivo o futebol 24/24 horas não basta colocar no mercado um jogo somente de futebol, os outros títulos de PES como o PES 12 me faziam viver o futebol( exemplo as discussões entre os jogadores com o treinador na master liga que para época era um grande avanço o Club Boss, os objectivos da Época que quando surgiam eram bons pois pesava na confiança dos adeptos e o dono do club etc… pena que em muitos aspectos de jogabilidade e inteligência artificial que no PES 2014 estão  bem apresentados ainda peca por sentir a  falta de viver o futebol como nesses títulos passados) as noticias do mundo de futebol fazem muita falta, os rankings / estatisticas que vão desde o maior número de assistências, golos, pontuação de um jogador, mais conquistas individuais durante a master liga como records de jogos invencível na master liga para o campeonato nacional, continental, fase de grupos da Champion, record de tríplice coroa Lembrando o Inter de Milão de José Morinho, cravar ou superar estatísticas de outros treinadores pois quando se joga na master liga parece que não existe Pep Guardiola, Mourinho, Ancelotti ou Alex Ferguson que devem ficar muito aborrecidos quando conquisto todos títulos da Champion League Europa e até ameaçar os seus cargos com os rumores da imprensa quanto ao interesse dos clubes nos servicos de um grande treinador como o meu personagem que Ganha a Copa do Mundo com Nigéria, Angola saindo mesmo de um time como esses citados p substituir o Klopp no Borussia de dortmund sendo que este foi contratado em substituição do demitido Tatá Martino. Sinto falta de um gráfico q mostre os meus altos e baixos como saber a minha popularidade? Sou um dos três finalistas ao título de melhor treinador do mundo? Ganhei quantos títulos ao longo da minha carreira de futebolista e treinador? Alguém sabe porque os treinadores não aparecem no gramado nas comemorações e reacções durante os jogos no PES 2014? Sao coisas como essa que retiram toda magia que havia em PES anteriores.

        • Webrothers 17/04/2014 at 4:41 PM - Reply

          excelente postagem! obrigado 🙂

  18. Adrian 16/04/2014 at 4:46 PM - Reply

    queria aqui deixar os meus parabens aos responsaveis pelo site. sempre informando e divertindo a galera. vcs merecem tudo de bom!

  19. cristiano ferreira 16/04/2014 at 4:45 PM - Reply

    Uma coisa q eu faço pra ficar dahora a master league é colocar os melhores time da europa e na segunda divisão completa com outros times do brasileirão e os restos dos time bons q sobrou da europa, fica bastante equilibrado

  20. Allyson Felipe 16/04/2014 at 4:32 PM - Reply

    Além do que o Kassito citou, eu tbm acrescentaria a ML/MLO :

    ♣ A volta do Calendario do pes 2013;
    ♣ Tecnicos reais como Wenger, Mourinho, Pep Guardiola, etc..
    ♣ A volta do Jornalzinho (´´FULANO“ faz hat-trick e acaba com super clássico)
    ♣ Trocar Jogadores em negociações;
    ♣ negociar patrocínios ao fim de uma temporada
    (obs: patrocínios reais como EMIRATES, AUDI, VISA, ETC..

  21. Lucas Ariel 16/04/2014 at 2:55 PM - Reply

    Falou tudo muito boa postagem denovo haha’

    • Webrothers 16/04/2014 at 3:42 PM - Reply

      valeu, lucas pequena sereia

  22. Kassito 16/04/2014 at 2:31 PM - Reply

    Excelente post!!!
    Não sei se tais sugestões irão chegar à Konami, mas com certeza é muito bom trocar idéias a respeito do que poderia melhorar na ML.

    Sem dúvida nenhuma as 05 dicas irão melhorar e muito a experiência na ML do PES, além delas eu iria incluir:

    — Possibilidade de criar um time na ML/MLO ÚNICO, ou seja, você iria montar seu time escolhendo um nome que não poderia se repetir em todo o mundo!!
    # Criar o nome do seu time na ML/MLO
    # Criar o uniforme do seu time
    # Criar o estádio do seu time, acrescentando itens conforme desejado.
    Imagine seu time criado do zero se tornando um clube grande em algumas temporadas e disputando campeonatos como Libertadores, Champions League.

    Ou seja, a idéia seria optar por ter uma carreira de treinador ou carreira de dono de clube.

    — Possibilitar a interação da ML com outras plataformas além do PS3, por exemplo, poder negociar as contratações dos jogadores do seu note/pc, tablet, smartphone e depois ao entrar no jogo, visualizar aquilo que foi feito nestas plataformas.

    — Incluir seu jogador do Become a Legend criado por você na ML/MLO.

    — Possibilitar o agendamento de amistosos contra qualquer clube do mundo na pré-temporada, de maneira que você consiga testar seu time contra equipes que normalmente não poderia enfrentar.

    — Criar mais possibilidades no modo edição para segunda divisao da ML offkine

    • Webrothers 16/04/2014 at 3:43 PM - Reply

      excelente post, kassito. nossas sugestoes irao chegar a konami sim, pois somos um site oficialmente filiado a konami. um grande abraço e obrigado pelo seu excelente comentario!

    • Adrian 16/04/2014 at 4:46 PM - Reply

      concordo com tudo

  23. Patricio 16/04/2014 at 12:53 PM - Reply

    Pra semana que vem….5 dicas para melhorar a aparencia ou aspectos do jogo
    climas diferentes…chuva,neve,lama,possas de agua rss campos com falhas…normal isso principalmente por aqui
    sei la….mas do jeito que ta no pes 14 num da
    imaginem um jogo chuvooso…com raios e trovões
    rss loko né??
    colocar se possivel o tecnico real……na beira de campo(acho dificil isso mas…)
    colocar comemorações diferentes….exceto os jogadores que tem comemorações de gol exclusivas
    os demais ficam numa mesmice…que da ódio….falta emoção algumas vezes
    bom sei la…só idéias…posso ta falando besteira mas pra mim ficaria demais com a inclusão dessas coisas

    • Webrothers 16/04/2014 at 2:19 PM - Reply

      obrigado pelas ideias, patricio! estao anotadas 🙂

  24. Patricio 16/04/2014 at 12:42 PM - Reply

    O calendario é ridiculo
    toda vez que começo uma master league e eu lembro dele…eu desanimo…e ja saio do jogo
    pessimo
    mas parabens
    concordo com o Carlito…a konami deveria contratar voces kkkkkk
    ia sair um jogo perfeito

    • Webrothers 16/04/2014 at 2:18 PM - Reply

      é nois, patricio!

    • Adrian 16/04/2014 at 4:47 PM - Reply

      acontece o mesmo comigo!

  25. Luiz 16/04/2014 at 12:37 PM - Reply

    É por isso que já vendi meu PES 2014 e só esperando o PES 2015 para PS4.

  26. Jrodrigues 16/04/2014 at 12:20 PM - Reply

    Concordo plenamente com as 5 dicas todos esses tópicos fazem extrema falta e não são coisas difíceis como as licenças que envolve negociação com clubes e dinheiro…
    É por isso que não me motivo para jogar esse pes 14 com essa ml morta é lamentável a konami em 2014 fazer um trabalho desse

    • Webrothers 16/04/2014 at 2:18 PM - Reply

      valeu pelo prestigio 🙂

  27. André M 16/04/2014 at 9:41 AM - Reply

    uma coisa q precisa na liga master sao mais segundas divisoes pra nao ficar uma suruba

  28. Nerso 16/04/2014 at 9:39 AM - Reply

    tem q tirar esse monte de times genéricos da ML

  29. Breno 16/04/2014 at 9:38 AM - Reply

    saudades do jornal da master liga. esse pes14 ta mais pelado q capa da playboy

  30. Gil 16/04/2014 at 9:35 AM - Reply

    de todos esses pontos, o que mais me irrita é o calendario ridiculo do pes 14. tira o tesao do jogo

  31. Carlito 16/04/2014 at 9:34 AM - Reply

    po, tinham q contratar voces pra trabalhar na konami. o jogo seria muito melhor

Leave A Response »