close
5 dicasAnálises | Reviews

5 dicas – melhorando a base de dados do PES

5 dicas – melhorando a base de dados

Olá, brothers! Chegou mais um “5 dicas”, a coluna semanal da Webrothers onde discutimos melhorias para a nossa amada franquia Pro Evolution Soccer. Antes de partirmos para as dicas desta semana, vamos dar uma olhada nos melhores comentários da semana passada.

O nosso leitor Patrício deu a dica de inserir os fatores climáticos (chuva, neve, etc) e que eles deveriam influenciar no jogo, na maneira de como a bola rola, etc. Sim, Patrício, isto estará no PES 2015 de maneira muito realista. Entretanto, iremos ter um “5 dicas” somente sobre isso. Aguarde e confie.

Já o membro Kassito deu a dica de que poderíamos, na ML e MLO, criarmos nosso time do zero, escolher seu nome, contratar os jogadores, construir o estadio, e etc. Realmente seria muito bom fazermos isso ao invés de usar aquele time com Castolo e cia. O Kassito ainda deu outras dicas pra integrar o PES de diferentes plataformas. Isso tudo foi anotado e será abordado nas próximas semanas.

Uma das coisas mais pedidas nos comentários é a volta do famoso “cara ou coroa” do International Super Star Soccer. Seria demais que ele voltasse, traria mais glamour ao jogo, melhoraria a imersão no game. São detalhes como esse que faltam no PES 2014, que está muito “pelado” no Football Life.

Já o Victor lembrou de algo importante que não está no PES 2014: os pontos de experiência ganhos ao fim de cada partida. Esses pontos seriam usados para comprar itens no extinto PES Shop e etc.

Bem, agora vamos às 5 dicas desta semana, em que iremos focar em melhorias para a base de dados do jogo.

Um editor (off game) para a base de dados:
Uma das coisas mais chatas no PES 2014 é a limitação do modo editar do jogo: ele é extremamente limitado. A solução ideal para isso é fazer a mesma coisa que a Sports Interactive fez no Football Manager: separou o editor do jogo em si, criando um programa externo (oficial, é claro) que permite editar toda a base de dados: times, jogadores, competições… literalmente tudo. Seria um grande avanço para o jogo, pois permitiria aos jogadores personalizarem seu PES ao máximo e, ainda por cima, iria facilitar muito a vida dos editores de patches e option files.

Acabar com os times e jogadores duplicados:
Um grave problema nesse PES 2014 são os times duplicados. Os times brasileiros, argentinos e chilenos da libertadores também estão nas suas ligas. Assim, temos 2 Corínthians no jogo, por exemplo. E são 2 times totalmente diferentes.

Diminuir times fictícios:
Uma das coisas que mais atrapalham a experiência da Liga Master e Rumo ao Estrelato é o excesso de times fictícios, principalmente os que fazem parte da segunda divisão. A Konami deveria focar em licenciar segundas divisões reais para acabar com esse problema. Não precisaria licenciar todas as segundonas de todas as ligas. Aos poucos iriam sendo adicionadas novas, mantendo a genérica para as ligas sem a sua própria série B.

Voltar com o editor de estádios:
Bem, parece chover no molhado falar disso novamente. Entretanto, o editor de estádios faz muita falta nesse PES 2014. A Konami deu uma desculpa de que não poderia inserir essa funcionalidade por “problemas com licenças” mas, como sabemos, isso é impossível. Nenhuma restrição de licença pode impedir um jogo de inserir um editor. Se fosse assim, nenhum jogo teria opções de personalização, um modo de edição. Assim, realmente o editor de estádios não está no PES 2014 por falta de tempo, devido ao prematuro lançamento do jogo.

Interação com o futebol real:
Uma coisa que deveria ser copiado do Fifa é a atualização constante da base de dados de acordo com o desempenho dos jogadores na vida real. Se um jogador está em boa fase, melhora-se as suas habilidades. Se ele se machuca na vida real, também fica machucado no game, e por aí vai… essa questão de interação com o futebol da vida real será algo a ser desenvolvido melhor nas próximas semanas.

E aí, o que achou das dicas desta semana? Não deixe de comentar e também dar as suas próprias dicas. Na próxima semana iremos destacar os melhores comentários. Um abraço a todos e FutebolSeJogaComPES

Webrothers forum: www.we-brothers.net/forum

Tags : 5 dicasDestaquePro Evolution Soccer
Edu Suliano

The author Edu Suliano