close
Imagens | ImagesNostalgia

A Evolução dos Menus de Winning Eleven e Pro Evolution Soccer

Fala galera da Webrothers, o meu nome é José Welliton, mais conhecido como PES NOSTALGIA e estou de volta para falar de um assunto pouco usual, de algo não tão comentado, mas que faz toda a diferença em um jogo de futebol: os menus.

Algo que nos conquista, ou não, no primeiro contato com o jogo, ao colocar o cartucho ou disco no drive do console, são os menus. É essencial que ele seja atraente e funcional ou nos decepciona logo de cara. Quanto mais interativo e de fácil manuseio for mais nos agradam e nos aproximam do jogo em si. Quem nunca saiu conhecendo, primeiramente, as opções do game, modos e configurações, antes mesmo de jogar? E isso, só é possível porque temos esse recurso no jogo.

*International Superstar Soccer Deluxe – Super Nintendo Entertainment System, Mega Drive e PlayStation

Uma das grandes expectativas quanto a Pro Evolution Soccer 2019, próximo jogo da franquia que tem lançamento previsto para o dia 28 de agosto nas Américas, é quanto ao menu do jogo, ou seja, a reformulação que trará, onde a promessa é que teremos algo dinâmico e moderno, com interação inclusive com a versão mobile. Os primeiros menus da franquia eram simples, mas funcionais e elegantes e nos encantavam com suas poucas, mas viciantes opções de modos.


*Goal Storm ’97 – Playstation


*Winning Eleven 3 Final Version – Playstation


*Winning Eleven 4 – Playstation

Goal Storm, Winning Eleven 3, 4, 2000 e 2002, jogos de sucesso de uma época em que a empresa japonesa Konami, produtora do jogo, reinava absoluta sobre sua rival FIFA (lixo). As locadoras estavam sempre cheias e os fãs enlouqueciam a cada versão lançada. E quanto aos menus desses jogos? Como podem ver, não eram tão modernos como os de hoje, mas cumpriam o seu papel que era levar o jogador até a seleção do modo preferido no jogo.

Com o tempo, e novas gerações de consoles, eles se modernizaram e já não tinham um aspecto simplório e estático, como antes, e apresentavam um layout mais interativo, com movimentação, mais opções e recursos.


*Pro Evolution Soccer – PlayStation 2


*Pro Evolution Soccer 4 – PlayStation 2 e PC

Apesar da evolução, percebemos que a Konami resolveu não mexer em uma fórmula que deu certo por muito tempo, mas os novos tempos chegam e devem ser encarados como uma evolução natural e necessária ou a tendência é ficar para trás, retrógrado, ultrapassado.

Pensando nisso, vemos que a partir de Pro Evolution Soccer 5 e 6, esse último em especial trouxe o jogador Adriano como astro da capa do jogo e do menu principal, atletas reais foram utilizados e passou a ser uma referência para os menus que se seguiram nos jogos futuros da franquia.


*Pro Evolution Soccer 5 – PlayStation 2, PlayStation Portable, Xbox e PC


*Pro Evolution Soccer 6 – PC, PlayStation 2, PlayStation Portable, Xbox e Nintendo DS

Em Pro Evolution Soccer 2009 tivemos um menu ilustrado, no estilo de esboço, mais descontraído que os anteriores e também com a estreia da parceria da Konami com a UEFA Champions League que trouxe o layout oficial da competição, diferenciando-se no jogo.


*Pro Evolution Soccer 2009 – PlayStation 3, PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation Portable, PC, Wii e Plataforma Java

Em PES 2010 os menus têm uma aparência moderna, apresentando-se em formato midiático, como um jornal ou revista, considerado por muitos como um dos mais belos e apreciados pela comunidade de Pro Evolution Soccer e, ainda, ilustrados com os jogadores Messi e Fernando Torres.


*Pro Evolution Soccer 2010 – PlayStation 3, PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation Portable, PC e Telefone Celular

Nos jogos que seguem, ou seja, Pro Evolution Soccer 2011 e 2012 os menus se destacam por serem elegantes e muito bonitos e a tão aclamada estreia da Copa Libertadores da América se deu em PES 2011, o que ajudou a abrilhantar ainda mais o jogo com menus distintos e seguindo o padrão da competição. Particularmente, considero o menu de PES 2012 como o melhor da série, até agora, pois tinha o mapa do mundo como plano de fundo e, ao selecionar a equipe, mostrava a localização do clube com seu país de origem.


*Pro Evolution Soccer 2011 e 2012 – Android, iOS, Windows Phone, Xperia Play, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Wii, Nintendo 3DS, PC e Xbox 360

Pro Evolution Soccer 2013 se destacou como um jogo que trouxe uma quantidade considerável de licenças de ligas, clubes e estádios, além de uma ótima jogabilidade, tanto que é considerado como um dos melhores já lançados, mas percebe-se que foi nele que a tendência dos menus “quadradões”, e sem tanta criatividade, começou!


*Pro Evolution Soccer 2013 – PlayStation 2, PlayStation Portable, PlayStation 3, PlayStation Vita, PC, Nintendo 3DS, Wii e Xbox 360

Em Pro Evolution Soccer 2014, que dispensa comentários quanto à qualidade questionável do jogo, na opinião de muitos os menus são considerados os piores já feitos, com uma péssima aparência que constata a falta de cuidado e zelo na hora da idealização e, esses, mais que os outros, trazem o estilo “quadradão” de ser em sua concepção. E, o pior, é que passou a ser referência para os menus dos próximos jogos da franquia.


*Pro Evolution Soccer 2014 – PlayStation 2, PlayStation Portable, PlayStation 3, PC, Xbox 360 e Nintendo 3DS

Deixando a old-gen de lado, com o lançamento de PES 2015, 2016, 2017 e 2018, já para a next-gen, podemos afirmar que houve uma gradativa evolução, mas ainda com aquela herança do seu antecessor, ou seja, pouca criatividade e quadrados em sua essência. Muitos dirão que não, mas é perceptível ao se comparar as quatro edições do jogo.


*Pro Evolution Soccer 2015, 2016, 2017 e 2018 – PlayStation 3, PlayStation 4, Steam, Xbox 360, Xbox One

Espero que tenham gostado da viagem no tempo mostrando a evolução dos menus de nossa amada franquia e gostaria de aproveitar o espaço para agradecer aos parceiros Edu Suliano, Charles Paim, JB, Luiz Paulino, William Martins e toda a galera do “Amigos da Webrothers” que apoiam e incentivam esse trabalho de resgate da memória de Winning Eleven e Pro Evolution Soccer, desde os seus mais remotos tempos, e que também sugerem e criticam quando necessário com o intuito de  buscar melhorias para o jogo.

Um abraço a todos e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para we-brothers@we-brothers.net, ok?

>>>> Lançada a V9 do option file Vinnyextreme PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : DestaqueKonamiPro Evolution SoccerWinning Eleven
José Welliton

The author José Welliton