A decadência das vendas da franquia e o myClub de PES 2018 do tio
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre PES 2018!

Jogatina online comendo solta

Comecei o ano bem, da maneira que terminei, cumprindo uma promessa que fiz para vocês: me tornar um jogador online e compartilhar conteúdo sobre isso.

O myClub é o modo online que mais venho jogando, e venho evoluindo bastante. Como eu já disse em matérias anteriores, meu maior desafio é perder meus vícios de jogador offline, onde o maior deles é prender demais a bola. Vejam meus resultados nas duas primeiras temporadas:

Isso tudo foi conquistado com o meu time meia boca, que tem zagueiros ruins, lateral direito péssimo e carece de um centroavante de gabarito. Vejam:

Infelizmente, o que mais atrapalha meus resultados é a ausência do CA. Domino a maioria das partidas, pressiono, mas a ausência de um craque no ataque, um jogador que faça a diferença, é o que determina a minha “não vitória” na maioria das vezes.

Além disso, pegar laggers é algo que me irrita profundamente. Tem partidas que você vai jogar contra o cara e os seus jogadores parecem que comeram 3 pratos de feijoada cada um, de tão pesados. Além disso, a demora nos comandos fica surreal e, consequentemente, impossível de se ganhar a partida.

Enfim, apesar de todas as dificuldades, continuo na luta, acumulando GPs e coins dessa promoção de ano novo, aguardando um empresário que preste.

Evolução das vendas da franquia PES

Ano novo, vida nova, e a Sony liberou a lista de jogos mais vendidos de 2017 no Brasil. Vejam abaixo:

Como podemos ver, não só FIFA 18 lidera a lista, como FIFA 17 figura em oitavo lugar, demonstrando uma supremacia enorme da EA no mercado de jogos não só de futebol, mas como um todo. Mas será que sempre foi assim?

Em 2016, o panorama foi bem parecido, com FIFA 17 em primeiro e FIFA 16 em nono:

Em 2015, FIFA 16 também ficou com a liderança:

Em 2014, ano tenebroso para o fã de Pro Evolution Soccer, o panorama foi o mesmo: FIFA na liderança e PES sem aparecer na lista.

Mas será que foi sempre assim? Vamos ver como foram as vendas em 2013?

  1. GTA V
  2. FIFA 14
  3. The Last of Us
  4. PES 2014
  5. COD Ghosts
  6. God of War Ascencion
  7. FIFA 13
  8. Battlefield 4
  9. PES 2013
  10. Injustice

Em 2013, as duas maiores franquias de futebol ainda brigavam, cabeça a cabeça, pelo trono: FIFA 14 estava em segundo, PES 2014 em quarto, FIFA 13 em sétimo e PES 2013 em nono.

E em 2012, qual era o panorama? Vejam atentamente, meus caros, atentamente:

  1. PES 2013
  2. PES 2012
  3. FIFA 13
  4. COD Black Ops II
  5. FIFA 12
  6. God Of War Collection
  7. GTA IV
  8. God of War 3
  9. Assassin’s Creed
  10. Assassin’s Creed II

PES reinava absoluto, com o emblemático PES 2013 em primeiro lugar e PES 2012 na segunda posição; FIFA 13 vinha em terceiro, e FIFA 12 em quinto. O que isso nos explica? Claramente, a Fox Engine aplicada desastrosamente fez um estrago enorme à franquia PES. Só para se ter ideia, PES 2014 não poderia ser lançado, de maneira alguma, com menos conteúdo que o PES 2013. A Fox Engine deveria ter sido trabalhada até que todos os recursos presentes em PES 2013 pudessem ser implementados nela, simples assim! Entretanto, como podemos ver, estamos no PES 2018 e, apesar de ser o melhor PES dentro das 4 linhas (na minha opinião), não chega aos pés do PES 2013!!!!!!!!!

Assim, é inegável que a implementação da Fox Engine foi feita da pior maneira possível e, como até hoje não entregou um jogo melhor que o existente há 6 anos atrás, claramente não é um motor adequado para o PES. Essa implementação da Fox, da maneira que aconteceu, juntamente com a perda da licença da La Liga, quase que mataram a franquia PES.

Que o futuro nos reserve coisas melhores.

Um abraço a todos e #OCampoénosso!

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

>>>> LANÇADA A V4 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

Se torne um jogador profissional de PES, filia-se a CBFDV clicando na imagem abaixo!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueKonamimyClubpes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018psnvendasWinning Elevenwinning eleven 2018winning eleven brothers
Edu Suliano

The author Edu Suliano

67 Comentários

  1. Pes dominava 2012… 2013… e o fifa estava no retrovisor…
    aí, invés da konami permanecer com oque estava bom e acrescentar, ela simplesmente tirou praticamente tudo oque estava bom e começou a ( copiar ) o fifa descaradamente, digo isso porque como já declarei aqui eu estou jogando fifa agora e percebi muitas coisas que tem no fifa que apareceu no pes de uns anos pra cá.
    percebi também que a EA copiou o pes em muitas coisas, e a grande e crucial diferença foi que a konami copiou as merdas do fifa enquanto a EA copiou as melhores coisas que o pes tinha e a konami jogou fora!
    a EA esse ano copiou todo o sistema de negociações e transferências com cutscenes que tinha no pes 2012, 2013… e detalhe, copiaram com excelência e aprimoraram a ideia da konami, enquanto a jumenta da konami faz oque? dá um puta tiro no próprio pé, pois, tentou descaradamente copiar a jogabilidade do fifa, e o resultado foi pelo menos pra mim como ex consumidor “exclusivo” da konami, foi fatal.. porque me fez tentar jogar o fifa, e acredite se quiser conseguir marcar melhor no fifa doque no pes.
    e a coisa que me fazia odiar o jogo da EA era a marcação que sempre foi nojenta, aí a konami vem e tenta copiar o fifa, e com essa atitude ( entre outras cruciais que já disse acima ) fez uma forca pra si mesma!
    Esse resultado da konami em relação a EA , de Fifa em relação a PES em número de vendas é simplesmente humilhante atualmente, vc produzir um jogo e seu concorrente estar em primeiro lugar disparado com a versão atual e pior, estar a frente também com sua versão passada em relação a sua versão atual é baile cara!
    culpa da própria konami que já fez mil pesquisas inventando que se preocupa com os consumidores em relação a franquia e no final trazem oque eles querem “empurrar” nos fãs!
    tomara,. tomara mesmo que pes 2019 ressurja pra competir e retomar o lugar que é seu por direito, pois pra mim que jogo pes desde quando ele era ISS, ( cara, eu jogava na locadora meu amigo ) muitos aqui nem sabem oque era isso… era como a lan house, me lembro até de quanto era a hora cara kkkk , 50 centavos a hora, foi um tempinho depois de sair o real ( put´s.. to velho rs ) 1994-95, joguei muito cara, ISS Super star soccer deluxe, tenho baixado aqui num emulador de tão nostálgico, Ronaldinho Soccer 97 ( épico ) Winning Eleven 6 Final Evolution ( o jogo que me deixou de boca aberta, transição do play 1 pro play 2 ) em fim… inesquecível cara, e derepente me ver jogando fifa por causa da konami é doloroso!
    mas em fim, força PES!

    1. Concordo…. É como comentei antes, o PES que ser FIFA…. O PES perdeu a essência esqueceu das origens tentando copiar o FIFA. Concordo numero e grau…..

  2. Eu lembro q só UMA coisa tinha me decepcionado no pés 13, eles tinham tirado o mundial, só isso tanto q até hoje eu acho o motor gráfico melhor e mais real, q os pés 14, 15, 16, 17 e 18.
    Foi o primeiro com o campeonato Brasileiro, liga espanhola com todos times e estádios licenciados, Libertadores, show de bola
    Hoje estamos esperando 5 meses pra ver se consertam o L1

    1. Compartilho da mesma opinião…. Pra mim eu sinto que a franquia perdeu a essência….. Eu Christopher Francini, acho que a franquia quer ser mais FIFA do que ser o PES…..

  3. O problema das vendas vai além das perdas de licença (Libertadores , Bayern ), Só ter licenças de jogadores como a liga espanhola e inglesa , quem tem um Ps4 resolve com option, Mais mesmo quem tem as vezes não sabe do option ou não quer ter trabalho pra fazer, devido a influência do Fifa(moda) que traz tudo licenciado, além disso o jogo não traz novidades faz tempo , não volta o que ja teve no Pes e o que a comunidade pede mais não fazem como : criador de estádio, mesclar uniformes, importar sons de torcida , jogador contundido mancando e saindo de maca e nem traz novidades, na Ml , no Bal , técnicos reais ou que podemos editar , tantas coisas poderia ser feita mais a Konami não inova, e o jogo é bom mais falta imersão e marketing pesado.

    1. exato!!! eles acertam em algumas coisas,e inves de manter,eles mesmos se sabotam,isso de mesclar uniformes foi um puta acerto,e eles inexplicavelmente desistiram,parece q fazem de proposito p irritar seu consumidor
      essa dlc bagunçando os clubes br,inacreditavel tb,parece aquelas empresas q os funcionarios estao mais preocupados em puxar o tapete e ferrar um com o outro do q com o bem estar geral da equipe

      1. Ufa Mano até que enfim. Você fez algo ai? Eu comentei e marquei aquelas duas opções no fim da página. Será que foi isso. Enfim to de volta. Rsss. Vlw Edu!!

  4. Pow Edu,seu time ta bom cara,tirando o lateral dir e os zagueiros. rsrs.. To na mesma situação que vc, acostumado a jogar offline prendendo mto a bola. Comecei a jogar online esses dias, o que irrita mto mesmo são esses laggers, sem condições de jogar assim. Quando o jogo rola liso,consigo equilibrar o jogo mesmo com um time médio tbm, melhor jogador q tirei até agora foi o David Silva naquela promoção das bolas pretas. Realmente ta bem difícil tirar bolas pretas e até douradas nesse Pes. 60 % do meu time até agora são de prata.

  5. Pra mim pes2011 o melhor.Jogo espetacular sem handcap !! ! Depois do desastroso pes2014.. Atualmente oque mata o pes e o handcap !! ! Edu esse jogo pesado no myclub .. Jogador corre menos ,erra passe etc eo handcap ! Tem jogo q a partida so trava pra vc ,o time adversário voa kkkk tem partida q os comandos não funciona no ataque ,vc aperta botão e atacante fica parado .. Não sobi pra cabecear

    1. Eu também gostava do PES 2011 e foi o último que eu joguei bastante e com gosto.
      Pra mim foi o último PES realmente bom.
      Uma curiosidade é que PES 2011 foi o último PES feito sob a direção do Seabass.

    2. Saudades do passe 360 graus
      .
      Você colocava a bola onde queria
      .
      A CPU não mexia no seu passe
      .
      Hoje se tú tentar mandar um passe e tiver um casemiro ou modric entre o passador e receptor, pode mirar na lua que a bola cai no pé deles do mesmo jeito

        1. GUILHERME, por conta da Master League desde o PES 2015 não me cativar. Voltei a Master do PES 2009/2010/2011/2012 e 2013. Infelizmente tive que voltar alguns anos pra me prender de novo a Master League. 🙁

        2. A ML até o PES 2013 era bacana.
          Triste ver a insistência do PES insistir no que não está funcionando, mas pelo menos temos pra onde voltar, já pensou se nem isso tivéssemos?
          Aqui em casa eu faço disputa com o meu primo cada um montando seu time, agora estamos jogando WE7 tá pegada aqui.
          Também estou me divertindo mais assim.

          1. Realmente a velocidade do jogo é rápida um pouco além da conta e deveria ser um pouco mais lento, mas por outro lado o jogo é balanceado, os recursos defensivos funcionam bem e temos que nos esforçar para fazer grandes jogadas não sendo qualquer passe que fura a defesa .
            Tudo que você precisa é de um pouco de costume e um bom adversário. Garanto que se você tiver bons adversários será divertido.

          2. Na questão da velocidade do jogo é só diminuir na hora da partida. Um dia coloquei tudo negativo no PES 2012, e pra mim ficou muito loko, os movimentos ficaram melhores dos jogadores (pra mim). Faz o teste joga uma partida em cada grau de velocidade.

  6. um dos meus maiores arrependimentos é nao ter pego o pes 2013 por ter odiado o pes 2011

    e ai qual foi o proximo pes q o anemal aqui pegou?SIM!!! o fatidico 2014…pqp

  7. parabens pelos resultados. Agora que voce esta jogando online, sabia que confirmaria o que eu sempre digo aqui, que pes eh pessimo online com relacao a atrasos de comando (por isso a sensacao de jogadores pesados). Nao sao laggers, eh o jogo. Esse pra mim eh o pior defeito de PES, disparado. Nenhum jogador de FIFA, por pior que esteja a jogabilidade la, permanece em PES, e nao eh por lincensas, e sim pelo online quase impossivel de ser jogado sem stress.

      1. Minha experiencia eh o contrario da sua. A cada 10 jogos, posso dizer que 1 eh realmente liso, igual ao offline. TODOS os outros, muito ou pouco, tem atrasos. Jogo com cabo e boa internet

  8. Minha campanha na ML até agora: 1 vitória, 6 empates e 7 derrotas.

    Tá muito estranho, jogo contra o Coritiba e parece que tô jogando contra o ataque do Barcelona e a defesa da Juventus. Quando começo ganhando então, é um deus nos acuda.

    A essa altura no 2017 eu tava liderando com folga.

  9. Nada é entregue da melhor maneira possível, é lamentável que um game da magnitude que tem o PES ( historicamente falando, porque nos tempos atuais está deprimente ) não chega nem perto do DreamLeague 18, que é um game de OIS e Android , você vê o vasto conteúdo do game para celular , aquisição de estádios, reformulação estrutural para que a capacidade de torcedores aumente , consequentemente gerando maior
    Lucro para o time , animações , física da bola, narração dinâmica, e você não pode contar com essas aplicações em uma game de console cujo a empresa desenvolve com maiores recursos há anos ? E conta piada para criança , pessoal me diz quando foi há última dlc com conteúdo imersivo para o PES? Não quero nem lembrar !! Abandono e descaso total , não existe Pós-venda , depois não se entende o fato da decadência ! Pelo o histórico do PÉS no mínimo ele deveria está fixo entre o top 3 , pois futebol no mundo é paixão nacional!! Mas convenhamos não adianta ter uma bela maçã, bonita ,brilhosa e vermelhinha por fora, mas amarra e sem sabor por dentro , esse é o dilema do PÉS, palavras de Fan desde Snes e super Star soccer ! Lastimável.

      1. Edu ?? Tres perguntas.

        1. Voce acha que a FOX, não combina de maneira nenhuma com jogo de futebol ?
        2. A FOX, esta fazendo mal a franquia PES ?
        3. Tem como pegar a ENGINE antiga ( PES 2013 pra trás) e fazer um UPGRADE para usar na nova geração ?

        #ocampoenosso

        1. 1 – nao é questao de nao combinar… é questão que a konami nao conseguiu desenvolver ela
          2 – nitidamente fez mal, já que o pes 2013 tem mais recursos, muito mais, que o pes 2018
          3 – essa pergunta é difícil, não é a minha especialidade, sou economista, kkkkk. mas creio que nao, pois se tivesse a konami teria feito isso.

          um abraço, garoto!

  10. Está com um time bom para que está na segunda temporadas, eu nesta fase quando estava começando só tinha pereba, para ter uma idéia meu ponta esquerda era o Usain Bolt, que veio na pré-venda. Agora montei um time decente, esta semana consegui o Alexis Sánchez nesta promoção do melhor empresário, melhor jogador que tirei na roleta até agora.

      1. Eu demorei também, mas dai vieram em bando, to com o Lukaku, Cavani, Aubameyang Se funcionasse como no futebol real, te cedia um por empréstimo, tu só pagava o salário dele kkkkkk.

  11. Excelente matéria Edu! Parabéns!👏👏👏👏👏👏👏
    Não acho que a Fox Engine seja a principal culpada pela decadência de PES.
    A Konami parou no tempo, e não inova mais!
    Os modos de jogo, tanto on, como off, precisam de inovações.
    E PES precisa urgente de um melhor servidor online!
    A Konami precisa pensar, como pensava na época do International Super Star Soccer Deluxe, quando não tinha nenhuma licença, mas tinha criatividade!

  12. Além dos problemas da Fox Engine já citados temos que concordar que PES 2013 tinha um conteúdo excelente,Libertadores,Liga espanhola 100% licenciada,a Master Liga era ótima e muito viciante ( bons tempos quando a prioridade da Konami era a ML ) as opções de editar o jogo (estádios cantos de torcida visual dos jogadores ) era muito melhor e mais abrangente .A ausência da Liga espanhola e da Libertadores prejudicam e muito as vendas do PES juntamente com o descaso da Konami com a ML são fatores que explicam a queda de vendas.A esperança era o Brasileirão 100% licenciado,infelizmente a Konami sofre com a ganancia dos jogadores e a burocracia dos licenciamentos dos nossos clubes.É uma pena pois PES 2018 é muito melhor que o Fifa no gameplay e nos gráficos só que ainda perde em outros quesitos como licenças,marketing etc…

  13. PES 2013 foi um dos melhores da historia! Mas não o considero o melhor, o jogo era cheio de macetes e isso era chato!

  14. Pes 2013 foi o melhor da história. Dificilmente a konami voltará a fazer um jogo assim. Eu ainda luto para não abandonar o PES, mas esta cada vez mais difícil. Desde que lançaram o PES 2014 eu prometo a mim mesmo que será o ultimo PES que jogarei, mas no fim acabo continuando.
    Uma coisa que deveria acontecer no myclub é acabar com os técnicos. Porque não há mais a flexibilidade em montar formações e somos todos obrigados a jogar numa formação que não gostamos.
    No meio do jogo perdendo de 3 a 0, eu não me preocupo mais em perder o jogo, por isso antigamente eu colocava 4 até 5 atacantes, deixando as vezes só 2 zagueiros mais um volante. Mas agora com as formações travadas (q nem FIFA) isso nao é mais possivel e é pra mim O PRINCIPAL motivo de eu nao ter abandonado. Eu sou daqueles que gastam mais tempo montando a formação para cada partida do que jogando o jogo.

  15. Concordo plenamente!!!!!
    A konami não enxerga que WE pode ser o melhor jogo de futebol, basta trocar essa Engine que impede a evolução e explosão de todo potencial do jogo, os caras conseguem fazer gráficos absurdos, e muita coisa boa com a Fox, imagina criando uma Engine exclusiva como era a antiga.

  16. Edu tenho algumas dúvidas sobre o licenciamento dos cantos de torcida e das tatuagens dos jogadores . No caso dos cantos de torcida como é feito o licenciamento tem que fazer acordo com o clube ou com as torcidas organizadas ? eu pensava que os cânticos eram de domínio publico,não sabia que tinham direitos autorais
    Sobre as tatuagens como funciona o licenciamento ? a Konami tem que pagar os direitos de imagem pros clubes ou jogadores ? Acho que seria interessante uma postagem sobre como funciona o licenciamento desses itens e até de outros acessórios dos jogadores .
    Abraços !!

    1. Cara, cada caso é um caso… Tem gritos q são domínio público, outros q são de pessoas físicas, e por ai vai. Não tem regra. Tatuagens são direitos de imagem, pro clube se ele possui o direito do jogador, pro jogador se o clube não possui. Tudo isso é muito complexo.

  17. Sobre a Fox Engine: Eu Avisei e já denuncio a anos que ela foi a principal causa dos problemas do PES.
    Um PES bem balanceado e sem bugs como os PES antigos só trocando a engine. Caso contrario esqueçam e será mais do mesmo, todo ano teremos do que reclamar e motivos para parar de jogar. Insistir com a Fox Engine é insistir no erro.

    1. Vai por mim, não vai demorar muito pra que isso aconteça de vez.
      Aliás excelente artigo. gostei muito da parte que você fez a comparação de vendas, essa parte eu não havia mencionado ainda.

  18. Vale a ressalva que a lista se refere à PSN brasileira. Que até o PES 2013 a franquia era a favorita no Brasil, mas globalmente FIFA já vendia mais à muito tempo.

  19. PES 13 tinha mais de 40 estádios , tinha muito conteúdo e tinha ainda sim uma otina jogabilidade pra época por isso mesmo que com menos licenças ainda sim brigava de frente com o FIFA,ML Online, ML e BAL muito bons, apenas os gráficos a desejar,hoje o que temos? A melhor jogabilidade mas com com pouco licenciamento(parcerias), modos off line sem graça e sem nada que te prenda a ele, o MyClub nesse esquema de roleta, um desastre, e fora de campo poucas mudanças alem de limitações sem sentido como por exemplo: ha uma nova animação quando um jogador faz três gols e essa animação não existe no modo online, a impossibilidade de ver replays dos próprios gols, além da impossibilidade de se alterar câmeras conforme nossa vontade, até mesmo as competições wepes no myclub somente ficam disponíveis em dois dias da semana a ainda sim em horários horríveis, e o sistema de recompensa do myclub é uma piada, se você se manter na 11° divisão você ganha o mesmo premio de alguém que ganha a 2° ou 1° divisão, um empolgante vale de renovação, tirando a parte do licenciamento que realmente é complicada a Konami poderia sim caprichar mais no jogo em si, ao invés de todo ano ficar focando na jogabilidade que tirando o problema do cursor esta impecável além dos gráficos excelentes, não estamos mais em 2006 Konami, jogabilidade não é tudo hoje não.

Leave a Response