close

Salve galera! Beleza?! JB Esporte Games na área, trazendo a matéria de hoje aqui da Webrothers, falando sobre Pro Evolution Soccer! Agradeço ao Tio Edu pela oportunidade!

A galera mais antiga da nossa comunidade deve me conhecer como “PEScador de Ilusões”, que foi minha alcunha nos comentários aqui do site por muito tempo. Hoje irei falar sobre o que mais gosto em Pro Evolution Soccer, e que foi meu desejo por muitos anos; conteúdo brasileiro!

Jogo futebol no vídeo game desde o International Super Star Soccer Deluxe, e desde essa época, meu sonho era ter times brasileiros de forma oficial nos jogos da Konami. Joguei ISSS Deluxe no Super Nintendo/ Mega Drive, depois joguei WE/PES no PS2 (não tive PSone, por isso não joguei WE nesse época) e continuei com PES na geração do PS3 e agora na atual geração do PS4.

Sou fã de PES e futebol, e, óbvio que também gostaria que PES tivesse Premier League e Bundesliga licenciadas, por exemplo, mas, meu sonho de infância, sempre foi jogar com meu Corinthians nos jogos da Konami, e óbvio, contra os times brasileiros. Sou brasileiro, apaixonado por nosso futebol, e, apesar da globalização dos campeonatos europeus por todo o mundo, e também acompanhar esses campeonatos, gosto do nosso futebol, e o prefiro acima de qualquer campeonato.

Esse sonho começaria a se tornar realidade em PES 2011, quando a Konami adquiriu a licença da Copa Libertadores, e, tendo direito a reproduzir os times brasileiros que disputariam a competição. Não era como eu gostaria, mas, já era um começo.

Então vem PES 2013, e meu sonho se torna realidade! A Konami consegue a licença dos 20 times brasileiros da Série A, que desde então aparecem em PES. Foi minha maior alegria nesses anos todos jogando o futebol da Konami.

Em PES 2017, a Konami começou a adotar parcerias individuais com times, tendo como o principal parceiro, o Barcelona. Porém não foi só com o time catalão, também fechou parcerias individuais com Liverpool, Borussia Dortmund, Corinthians, Flamengo, River Plate e, CBF. Essa parceria com a CBF deu direito de a Konami reproduzir o logo e troféu do Campeonato Brasileiro! Com o lançamento do PES 2018, a Konami fechou parcerias com Arsenal, Valencia, Fulham, Milan, Internazionale, Palmeiras, Vasco da Gama, Boca Juniors, Independiente, Colo Colo, Universidad de Chile, Alianza Lima, Sporting Cristal, Atlético Nacional e Millonarios.

Sempre vi com bons olhos essas parcerias individuais, pois é a oportunidade da Konami divulgar seu jogo, explorando a imagem dos times parceiros! Além disso, essas parcerias trouxeram vários estádios ao game, que após PES 2014, vinham faltando. A Konami vem aproveitando (não como deveria) as parcerias com os times europeus. Além dos estádios dos times no game, são versões especiais, com capa personalizada do time, conteúdo adicional, jogadores scaneados e alguns até com tatuagens.

Ok, entendemos que o centro do futebol mundial é a Europa, e que todos os olhos estão voltados para lá, porém a Konami não vem tendo o mesmo cuidado com os times parceiros sulamericanos, e principalmente, brasileiros, que são os maiores consumidores de PES. Há parcerias com Corinthians e Flamengo, times mais populares do Brasil, Boca Juniors e River Plate, times mais populares da Argentina, e não há, por exemplo, uma versão de PES desses times com capas personalizadas.

A Konami precisa ter o mesmo cuidado, capricho e atenção com seus parceiros sul americanos! Precisa criar as Versões Especiais de cada time parceiro, como por exemplo, Versão Corinthians, Versão Flamengo, Versão Palmeiras, Versão Vasco da Gama, com capa personalizada, DLC do Estádio ou foto do elenco do time como papel de parede para o PS4 e direito ao Legend do time no My Club! Isso chamaria a atenção do fã de PES, o fidelizando ainda mais e quem sabe, chamaria a atenção também daquele que não joga PES, podendo aumentar assim as vendas do jogo.

Além do aumento das vendas, essas parcerias se bem feitas, facilitariam conseguir parcerias com outros times. Imaginem se a Konami fechasse parceria com os 20 times da Séria A do Campeonato Brasileiro? Cada um com seu conteúdo específico de PES e estádio no game? Seria um sonho!

Fora ações de marketing, a Konami precisa incluir ainda mais conteúdo brasileiro ao game! Todos sabem da “burrocracia” para conseguir a licença dos jogadores brasileiros, por conta das negociações serem individuais. Até aí ok, não culpo a Konami por isso. Porém, dos jogadores que a Konami possui licença, seria interessante que a face de cada um fosse real, principalmente dos parceiros. Desses, deveria ser obrigação da Konami incluir todos com face real.

Outro detalhe, é que já está na hora da Konami pensar em incluir uma Série B do Brasil, para ter promoção e rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Traria mais dinâmica a Master Liga, por exemplo. Não vejo dificuldades em conseguir a licença dos times da Série B, somente de seus jogadores. Tendo os times licenciados, já seria um excelente conteúdo ao game.

Por hoje é só galera! Na opinião de vocês, o que falta de conteúdo Brasileiro ao game? Deixem nos comentários! Valeu!!!

Um abraço a todos e #OCampo é nosso!

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

>>>> LANÇADA A V4 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

Se torne um jogador profissional de PES, filia-se a CBFDV clicando na imagem abaixo!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : brasileirãocampeonato brasileiroDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018WebrothersWinning Elevenwinning eleven 2018