Uma reflexão sobre o conteúdo brasileiro em Pro Evolution Soccer
close

Salve galera! Beleza?! JB Esporte Games na área, trazendo a matéria de hoje aqui da Webrothers, falando sobre Pro Evolution Soccer! Agradeço ao Tio Edu pela oportunidade!

A galera mais antiga da nossa comunidade deve me conhecer como “PEScador de Ilusões”, que foi minha alcunha nos comentários aqui do site por muito tempo. Hoje irei falar sobre o que mais gosto em Pro Evolution Soccer, e que foi meu desejo por muitos anos; conteúdo brasileiro!

Jogo futebol no vídeo game desde o International Super Star Soccer Deluxe, e desde essa época, meu sonho era ter times brasileiros de forma oficial nos jogos da Konami. Joguei ISSS Deluxe no Super Nintendo/ Mega Drive, depois joguei WE/PES no PS2 (não tive PSone, por isso não joguei WE nesse época) e continuei com PES na geração do PS3 e agora na atual geração do PS4.

Sou fã de PES e futebol, e, óbvio que também gostaria que PES tivesse Premier League e Bundesliga licenciadas, por exemplo, mas, meu sonho de infância, sempre foi jogar com meu Corinthians nos jogos da Konami, e óbvio, contra os times brasileiros. Sou brasileiro, apaixonado por nosso futebol, e, apesar da globalização dos campeonatos europeus por todo o mundo, e também acompanhar esses campeonatos, gosto do nosso futebol, e o prefiro acima de qualquer campeonato.

Esse sonho começaria a se tornar realidade em PES 2011, quando a Konami adquiriu a licença da Copa Libertadores, e, tendo direito a reproduzir os times brasileiros que disputariam a competição. Não era como eu gostaria, mas, já era um começo.

Então vem PES 2013, e meu sonho se torna realidade! A Konami consegue a licença dos 20 times brasileiros da Série A, que desde então aparecem em PES. Foi minha maior alegria nesses anos todos jogando o futebol da Konami.

Em PES 2017, a Konami começou a adotar parcerias individuais com times, tendo como o principal parceiro, o Barcelona. Porém não foi só com o time catalão, também fechou parcerias individuais com Liverpool, Borussia Dortmund, Corinthians, Flamengo, River Plate e, CBF. Essa parceria com a CBF deu direito de a Konami reproduzir o logo e troféu do Campeonato Brasileiro! Com o lançamento do PES 2018, a Konami fechou parcerias com Arsenal, Valencia, Fulham, Milan, Internazionale, Palmeiras, Vasco da Gama, Boca Juniors, Independiente, Colo Colo, Universidad de Chile, Alianza Lima, Sporting Cristal, Atlético Nacional e Millonarios.

Sempre vi com bons olhos essas parcerias individuais, pois é a oportunidade da Konami divulgar seu jogo, explorando a imagem dos times parceiros! Além disso, essas parcerias trouxeram vários estádios ao game, que após PES 2014, vinham faltando. A Konami vem aproveitando (não como deveria) as parcerias com os times europeus. Além dos estádios dos times no game, são versões especiais, com capa personalizada do time, conteúdo adicional, jogadores scaneados e alguns até com tatuagens.

Ok, entendemos que o centro do futebol mundial é a Europa, e que todos os olhos estão voltados para lá, porém a Konami não vem tendo o mesmo cuidado com os times parceiros sulamericanos, e principalmente, brasileiros, que são os maiores consumidores de PES. Há parcerias com Corinthians e Flamengo, times mais populares do Brasil, Boca Juniors e River Plate, times mais populares da Argentina, e não há, por exemplo, uma versão de PES desses times com capas personalizadas.

A Konami precisa ter o mesmo cuidado, capricho e atenção com seus parceiros sul americanos! Precisa criar as Versões Especiais de cada time parceiro, como por exemplo, Versão Corinthians, Versão Flamengo, Versão Palmeiras, Versão Vasco da Gama, com capa personalizada, DLC do Estádio ou foto do elenco do time como papel de parede para o PS4 e direito ao Legend do time no My Club! Isso chamaria a atenção do fã de PES, o fidelizando ainda mais e quem sabe, chamaria a atenção também daquele que não joga PES, podendo aumentar assim as vendas do jogo.

Além do aumento das vendas, essas parcerias se bem feitas, facilitariam conseguir parcerias com outros times. Imaginem se a Konami fechasse parceria com os 20 times da Séria A do Campeonato Brasileiro? Cada um com seu conteúdo específico de PES e estádio no game? Seria um sonho!

Fora ações de marketing, a Konami precisa incluir ainda mais conteúdo brasileiro ao game! Todos sabem da “burrocracia” para conseguir a licença dos jogadores brasileiros, por conta das negociações serem individuais. Até aí ok, não culpo a Konami por isso. Porém, dos jogadores que a Konami possui licença, seria interessante que a face de cada um fosse real, principalmente dos parceiros. Desses, deveria ser obrigação da Konami incluir todos com face real.

Outro detalhe, é que já está na hora da Konami pensar em incluir uma Série B do Brasil, para ter promoção e rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Traria mais dinâmica a Master Liga, por exemplo. Não vejo dificuldades em conseguir a licença dos times da Série B, somente de seus jogadores. Tendo os times licenciados, já seria um excelente conteúdo ao game.

Por hoje é só galera! Na opinião de vocês, o que falta de conteúdo Brasileiro ao game? Deixem nos comentários! Valeu!!!

Um abraço a todos e #OCampo é nosso!

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

>>>> LANÇADA A V4 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

Se torne um jogador profissional de PES, filia-se a CBFDV clicando na imagem abaixo!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : brasileirãocampeonato brasileiroDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018WebrothersWinning Elevenwinning eleven 2018

45 Comentários

  1. Confesso q estou decepcionado com o L1 tá chato demais, pois além de demorar pra trocar, ainda as vezes não funciona.

    Boa matéria

  2. Pra mim já bastava a série B do campeonato brasileiro pra jogar ML com rebaixamento, os jogadores podem se fake mesmo. Aliás nem precisa licenciar a serie B. Basta deixar incluir uma liga genérica pra servir de rebaixamento e promoção na ML da liga brasileira os times com kits e jogadores nós mesmos fazemos e até melhor que eles pois licenciados não pode editar os uniformes já prontos e aqui no Brasil todos os dias os times fazem camisas novas . Sendo time editado nos podemos mudar os kits.

  3. Peço um favor aos amigos do We Brothers me avisem quando a jogabilidade do PES 2018(Xone) voltar como era na versão 1.0 pra eu poder atualizar o meu jogo pois tá complicado jogar com os elencos desatualizados ainda mais agora com a janela de transferências da Europa.
    Eu fiquei tão decepcionado com a jogabilidade do PES depois da atualização 2.0 que desinstalei o meu jogo e ultimamente só jogo offline e fico sempre na esperança da Konami ajustar a jogabilidade como era antes,pois na minha modesta opinião PES 2018 versão de fabrica tem uma das melhores jogabilidades da história .

  4. Minha preferência são os times europeus e quase ñ uso clubes sulamericanos; creio q o futebol real me afastou no virtual dos clubes daqui; todavia a Konami tem q enxergar a necessidade d se tratar bem quem à sustenta, e ñ pode simplesmente deixar d atualizar nossos clubes e, ou nos dar jogadores fictícios sob alegações d dificuldade d negociação e, ou por terem poucas pessoas trabalhando em PES. Se a Konami quer ter novamente o game número 1, deve investir; ñ se pode sonhar crescer s investimento e, pior, s ouvir seus clientes/fãs.

  5. Grande JB!!
    Amigo, concordo com tudo que disse, Pes 2013 foi um marco na Historia de PES. !! Konami precisa olhar com mais cuidado e zelo para nós Brasileiros. Ouvindo a Comunidade, trabalhando melhor o PES para nosso mercado, Liberar os Options Filies para o XBOX ONE e principalmente verificar os arquivos de DLC antes de lançar para anão ferrar os times como aconteceu recentemente!!
    Excelente matéria e forte abraço.

    1. Salve André!!!
      Tomara que a Konami e Microsoft entrem em um acordo e liberem logo option file para o Xbox One! A galera do Xbox One precisa jogar PES com a mesma qualidade da galera do PS4!
      Valeu os elogios!
      Forte abraço mano!

  6. Cara teve uma hora q o portuga jorgito pirou ,ele postava 24 horas.Jorgito era sempre humilhado postando faces do fiffinha kkkkkk bons tempos

  7. Precisava ter uma série b mesmo que genérica, ou então criar uma ferramenta para nós mesmos criarmos a serie b dos devidos campeonatos, os gritos de torcida tb poderiam ser melhorados, e colocar mais gritos de torcida na hora do jogo, são muito pouco os que tocam, e é rápido demais, não tem aquela emoção igual no estádio quando se perde um gol e a torcida inflama e começa a cantar mais alto ainda.
    Mais estádios brasileiros, libertadores e sulamericana de volta já, ou um editor de estádios sei lá, a konami é muito preguiçosa, só faz as coisas pensando nos europeus , e aqui no brasil que se lasque.Pena pq quem perde dinheiro são eles!

    1. Salve Chilli!
      Já passou da hora da Konami incluir a Série B do Brasil, pelo menos os times licenciados, ou que nos dê ferramentas de incluir 2ª Divisão para as ligas sulamericanas!
      Entendo que por conta do caso de corrupção envolvendo a Conmebol, que ainda passa por reestruturação, é um pouco complicado para Konami conseguir as licenças da Libertadores, Sulamericana e Recopa, mas, que é um sonho a volta dessas competições, isso é!
      Fazem muita falta, principalmente na Master Liga!

      1. JB a master liga é o modo que eu mais gosto de jogar, e principalmente o brasileirão por causa da libertadores, mas sem esses modos de jogo no caso sulamericana, recopa e a libertadores , chega uma hora que a master liga fica cansativa de se jogar, só com copa do brasil, mas se der que eles coloquem o torneio genérico mesmo , ja quebra um galho!
        A edição a gente faz, apesar de ser um baita trabalho ficar editando tudo, mas tudo bem!
        Eu adquiri o jogo em outubro, terminei a edição ontem, só agora q eu vou conseguir jogar, eu ainda estou no ps3, está um pouco difícil de encontrar conteúdo para colocar, tinha muito mais na edição do pes 17, espero logo trocar para um ps4 para ficar mais tranquilo!

    1. Salve Tone!
      Claro que lembro do Paulo Lokito! Zoavamos muito lá no blog do mito! Háháháháháháhá…
      Será que ele tem saudades de mim? Sei não hein… Háháháháhá…

  8. Sociable Soccer quase perto de destruir fifa e pes num só tiro no pé. Até fico maluco com as ligas que estão lá.

  9. JB será que a Bruna Marquezine está chateada com a Konami depois que tiraram as tatuagens do Neymar ?kk. Falando sério sobre teus comentários concordo 100% principalmente nos cantos da torcida BR pena que a Konami não investe nisso. Imagina a gente jogando PES com a torcida do Timão cantando : ”poropopó pó pó ” a torcida do Fogão ”E ninguém cala esse nosso amor ” seria fantástico .

    1. Salve Cristiano Romero!
      Belo nick! Homenagem ao maior mito da história da Arena Corinthians! Huahuahuahua…
      Acho que a Bruna Marquezine nem sabe o que é PES! Huahuahuahua
      E os gritos das torcidas precisam ter um volume mais alto mesmo! Seria excelente!

  10. Pescador eu era o Samuel Blaustein do blog do paulinho lembra de mim ? Sobre o teu post assino embaixo concordo plenamente,o marketing da Konami no mercado sul americano é fraco demais e não sabem como conquistar o público brasileiro.Eu até acrescentaria mais,pra mim a Konami está jogando dinheiro fora nas parcerias com clubes ingleses haja visto que no Reino Unido só dá Fifa a EA reina por lá .Pena que o senhor global seja tão baba ovo dos clubes ingleses e não consegue perceber o enorme potencial do mercado latino.
    Pescador .sou teu fã rs

    1. Salve Bruno A.
      Lembro sim do Samuel Blaustein!
      Penso que com as parcerias com os clubes ingleses, a Konami vai fincando uma marca no território dominado pela EA.
      Mas penso igual você, a Konami deveria investir muito mais no mercado sulamericano, principalmente no brasileiro!
      Agradeço pelas palavras!
      Valeu!

  11. Grande JB…

    Excelente matéria, disse praticamente tudo que a grande maioria das fãs sonha. Quem sabe um dia poderemos ter tudo isso no nosso amado PES. Grande abraço….. Edu tb está de parabéns pela oportunidade.

  12. A Konami sabe que o Brasil e América do Sul e a chave para maiores vendas , e deveria dominar o mercado sem dar chances pra concorrência, concordo com tudo que disse e acrescentaria mais pra isso deveria :
    – times parceiros terem todas as faces dos jogadores reais, com hino dos clubes tocando no intervalo.
    -torcidas são muito fracas no pes ter um volume mais alto e com gritos das torcidas reais .
    – mesclar uniformes, o brasileirão usa muito mesclagem de uniformes.
    -Série B urgente.
    – Marketing forte do pes nas TVs, programas esportivos e nos clubes parceiros .
    -Se esforçar pra terem todos os times com jogadores com nomes reais no brasileirão e quanto mais estadios do Brasil melhor.

    1. Salve Grillo!
      Show de bola suas sugestões!
      Seria muito fo#& se tocassem os hinos dos clubes no intervalo!
      E realmente o volume dos gritos das torcidas é baixo. Precisa ser mais alto!
      E poderia mesmo voltar a possibilidade de mesclar os uniformes. Lembro que tinha em PES 6 e era muito massa!

    1. Salve Rebelde do PES!
      Huahuahuahuahua…
      Realmente eu aloprava lá no blog do Mito de Raiss como “PEScador de Ilusões”! Bons tempos…
      Jorge Nunes e Mito de Raiss são os mestres das mitadas! Háháháháháhá!
      Como esquecer né?!

      1. O portuga so levava na orelha ,teve uma epoca q o jorge nunes enloqueceu de vez,postava e rebatia 24 horas por dia.Jorge postando faces do fifa era humilhado kkkkk

  13. Matéria fod# demais, concordo em tudo, não tenho nem o que comentar aqui, pois é tudo que penso e até muito mais. Parabéns!

    1. Salve Rogério César!
      Agradeço mesmo as palavras!
      Vejo seus lances pelo seu twitter, e você joga muito hein! Parabéns!

      Valeu!!!

  14. Concordo em gênero, número e grau.
    Na minha opinião, falta material humano à Konami para fazer tudo isso, portanto, ela se foca no que, em tese, é “mais importante” pra ela.

    1. Salve Osdso!
      Tem razão! Se a equipe de produção de PES fosse maior, talvez teríamos mais conteúdo ao game!
      Por esse motivo, a Konami deve focar no que parece “ser mais importante”.
      Nos resta torcer que essa situação melhore!

  15. Concordo em gênero, número e grau.
    Na minha opinião, falta material humano à Konami para realizar tudo isso, portanto, ela se foca no que, em tese, “é mais importante”.

Leave a Response