Os 7 erros da Konami na franquia Pro Evolution Soccer
close
  • Olá brother, hoje iremos debater brevemente sobre os Os 7 erros da Konami na franquia Pro Evolution Soccer, nessa longa caminhada após a perda do trono de rei do futebol virtual para o fifa, então vamos lá:

Fox Engine

Algo que diverge opiniões na comunidade é o uso da Fox Engine desde o PES 2014, há quem goste, há quem não goste: quem não gosta alega que é uma engine muito “engessada” para um jogo de esporte e que é só observar ela em ação em metal gear, onde os movimentos dos personagens não necessitam tanto de “naturalidade”.

Isso é diferente num jogo de esporte, como é o caso do PES, que requer mais agilidade e dinamismo. Uma solução seria uma engine criada e feita apenas para o PES, onde ela sim, já que seria de uso exclusivo de um jogo de esporte, seria bem mais “refinada” para o mesmo.

Licença da La Liga BBVA

Uma empresa como a Konami deveria se atentar sempre, seja em tempo ou em investimento para obter ou permanecer com certas licenças, assim como aconteceu com a licença da Liga BBVA, onde ela, por um descuido, perdeu para a EA, que por sinal está usando com maestria, principalmente no que se refere a customização da liga em si.

Para se ter ideia do amadorismo na perda dessa licença, basta ler a matéria que colocamos no ar em janeiro deste ano, clicando aqui. Esse é o maior exemplo de como concentrar o poder nas mão de uma única pessoa pode acabar com a franquia… E isso está se repetindo com o atual Mr. Global.

Afastar “Seabass”

Seabass, para quem não sabe, foi o produtor nos anos onde o PES esteve disputando o trono de rei do futebol virtual lado a lado com o fifa, como foi dito neste post:

Quando E Como O PES Perdeu O Trono Para O FIFA

Seabass foi afastado erroneamente, na nossa visão, pois se as coisas iam tão bem com o produtor, porque afasta-lo da sua função? Tem coisas que realmente só tendo bola de cristal para saber, assim como aconteceu em anos anteriores com o Kojima e Silent Hill

Online P2P

Um jogo tão grandioso e amado como PES, não pode ser deixado de lado pela Konami no que se refere a servidores. Chega a ser absurdo não termos servidores para o modo online e dependermos apenas de P2P para nossas jogatinas diárias.

Servidores poderão não terminar com os derrubadores, mas poderiam ajudar bastante nessa questão, inclusive por isso, até o modo da PES League atual tende a não dar certo, devido ao número de derrubadores que tem, principalmente nos horários de pico.

Funcionários amadores

Uma das coisas mais importantes para a manutenção, seja dos fãs ou simplesmente dos hypes pré-lançamento é uma boa gerencia, alguém que administre e delegue corretamente as funções e que tenha empatia com a comunidade.

Essas pessoas representam e são os porta vozes da produtora junto aos seus fãs; elas, em nenhum momento, poderiam deixar de lado certas questões que são criticadas constantemente pela comunidade. Algo que não pode acontecer é fazer coisas priorizando apenas o seu nariz e o seu ego, esquecendo de que, quem compra o jogo, não são apenas algumas pessoas ou um grupo especifico de uma certa região ou pais, e sim o mundo inteiro.

Perder tempo com a oldgen

Me desculpe quem lê o blog e joga no PS3/X360, mas infelizmente ou felizmente as coisas evoluem e, enquanto a Konami ficar parada se preocupando com a oldgen, as coisas tendem a não andar tão rápido como deveriam.

Um exemplo claro disso é o PES 2018 que foi lançado 100% Next Gen, com muitos novos recursos indisponíveis na oldgen, pelo simples fato do hardware já ser ultrapassado, fica claro que quanto maior o foco, melhor o resultado.

Focar apenas no myClub, esquecendo fãs de ML e BAL

Entendo que a Konami, como empresa, tenha que buscar o lucro através das microtransações do myClub; uma empresa depende disso para se manter no mercado. Mas negligenciar alguns modos de jogo não é a maneira mais saudável para a volta ao trono da franquia PES, tendo em vista que nos últimos anos a ML e Bal tem apresentado pouquíssimas mudanças em seus respectivos modos de jogo.

Só uma coisinha aqui e ali foi modificaada, e também foram adicionadas cutscenes novas, que por sinal já existiam desde o PES 2013 e foram retiradas por algum motivo que ninguém entende até hoje. Nessa questão a produtora não fez mais que a sua obrigação, não é mesmo dona Konami??! Apresentarei algumas soluções para a Konami, principalmente no modo BAL, juntamente com o modo 11vs11 em breve aqui no site.

É isso brother, e você, onde mais você acha que a Konami errou desde o PES 2013 na nossa amada franquia? Dê sua opinião aqui nos comentários, senti falta de você no ultimo post! 🙁 hahaha um abraço e até o próximo post!

Um abraço a todos e comentem bastante.

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018SeabassWinning Elevenwinning eleven 2018
Dan

The author Dan

Facemaker. Apaixonado por Pro Evolution Soccer desde que se chamava Winning Eleven. Sou fã do modo Online do jogo e Player de PC/Steam

66 Comentários

  1. Boa tarde a todos (as)

    Gostaria de comentar algo que venho percebendo no Blog e gostaria que os moderadores não me compreendessem mal.
    Como professor de Sociologia e História e uma pessoa que ama a franquia PES (como muitos jogo desde adolescente, hoje tenho 31 anos) acompanho o blog a mais de 2 anos. Venho observando que no lançamento do jogo foi elogios e mais elogios ao jogo (algo que eu acho justo, pois para mim o jogo esta muito bom.)
    Entretanto nos últimos dias percebo que apenas estão “batendo” na franquia, como se o jogo estivesse apenas coisas ruins, de certa forma influenciando a opinião dos leitores. Lembro que no PES 2017 foi algo muito parecido, elogios no primeiro mês (inclusive reclamando com quem discordava) e criticas depois.
    Destaco que adoro o BLOG e amo de mais a franquia, 98% do tempo jogo apenas este jogo, quando me sobra tempo, por isso quero apenas criar uma reflexão e não discórdias aqui e gostaria que o meu comentário fosse publicado.
    Obrigado a todos pela atenção, quem quiser me add no PS4 Tiago_apucarana.

    ATT

    Tiago

    1. Mas isso foi explicado nos posts anteriores. A irritação é com a demora e inércia da Konami, não com o pes18. Expliquei isso bem explicado na semana passada, acho q vc não leu

    2. Normal Tiago, mas aqui no site nós criticamos quando tem que criticar e elogiamos quando tem que elogiar, também somos fãs da franquia, mas tentamos passar o que vem ocorrendo no cenário atual de maneira racional, fora o fato de que se só elogiarmos, vai parecer que esta tudo bem, quando não está, há muitos coisas a serem corrigidas principalmente na gerencia da produção do jogo e com a voz ativa que nós aqui do site tentamos lutar para melhorar o nosso querido PES cada vez mais! Abraçosss

  2. Não sei se é a KONAMI ou se é o ADAM , mas hoje estou com 34 anos e um desses dois ou os dois estão me fazendo ter outra visão dos japoneses.
    Durante toda minha vida , principalmente nas épocas dos PS 1 e PS2 , eu enxergava essa empresa séria , uma empresa exemplar . Infelizmente hoje meu conceito está mudando .

  3. Obrigado, William. Sobre o italiano até entendo mas o francês tem a liga licenciada . Desculpe minha ignorância, mas entendo que se tem a liga com os times licenciados ,os estádios podem ser questão de detalhes . E o holandês?

    1. O PES tem a licença da liga, que dá o direito de ter os clubes, mas só os clubes. Os estádios são dos clubes, e a EA tem parcerias com esses clubes, o que faz com que a EA tenha os estádios e o PES não.
      .
      Sobre o holandês é a mesma coisa

      1. Então o caminho é fazer como vc disse . “Comer pelas beiradas ” . Pegar os times dessas ligas que AINDA não estão com a EA e licenciar de uma vez seus estádios .
        O engraçado é que o Fulham é parceiro , mas não veio seu estádio .

        1. O Valencia também é parceiro e não veio o estádio, talvez venha os 2 na DLC 2.0. Vamos aguardar se vem ou não.

  4. Edu e Dan , aqui no Brasil é o lugar onde mais vende PES . Certo ?
    Será que se tivesse uma carta assinada por nós leitores do blog ou uma enquete pedindo algo a mais no jogo , resolveria ?
    Tipo :
    * CAMPEONATO ITALIANO COM SEUS ESTÁDIOS
    * COLOCAR OS ESTÁDIOS NO CAMPEONATO HOLANDES E NO FRANCES
    .
    Pq a KONAMI tem a licença frances e o holandes mas não tem um estádio deles ?

    1. Eu posso responder: O campeonato italiano não dá direito a nenhum estádio ou a nenhum clube da liga, a federação não tendem os direitos dos clubes, ou seja, mesmo que a Serie A TIM fosse licenciada, a Juventus, por exemplo, continuaria genérica no PES. Agora, licenciar clube por clube, estádio por estádio é algo que a Konami DEVERIA se preocupar, tipo estádios que a EA não tem no FIFA, tipo o San Paolo, estádio do Napoli.
      .
      Sobre os estádios franceses, grande parte dos times são parceiros da EA, o PSG, o OM, acho que o Lyon também, até pouco tempo atrás o Monaco também, por isso não tem estádios franceses no jogo. A Konami também deveria ser preocupar em times secundários franceses, como o Nice, o Monaco se não tiver mais parceria com a EA (pelo menos não está no site do clube), Saint Etienne, ir comendo pelas beiradas, mas parece que a Konami não pensa, ou melhor, não deixam a Konami pensar, mr. Global?

  5. Eu não acredito que a fox engine seja o problema não, afinal, com tantos incompetentes na konami, que insiste em permanecer o Sr. Global, que trata a franquia como um “joguinho de estimação dele” desrespeitando opiniões, críticas construtivas, e ideias excelentes para a melhoria do jogo,.
    a konami consegue ser tão impressionante, que ela consegue dispensar funcionários excelentes quando se está ganhando e permanecer incompetentes quando estão perdendo!
    Como eu não acredito nem a pau que a konami vai criar uma engine exclusiva pra pes, que fique essa mesma, esta engine provou que tem bala na agulha em termos de gráficos e uma porção de detalhes que fazem o jogo ser um jogo plasticamente bonito, o grande problema dos defeitos acredito que não seja da engine e sim do “mal uso dela” não adianta nada dar uma coisa excelente nas mãos de um tolo, porque ele nunca vai demonstrar o potencial total doque está em mãos e sim oque sobressaíra será sua tolisse!

  6. FoxEngine, sabemos que não é uma engine dedicada a jogos de esporte, embora ela entregue gráficos espetaculares, mas vejo nela alguns defeitos, principalmente quando se refere a movimentação, tanto no PES quanto em Metal Gear, podemos notar movimentos ainda ” engessado” como diz a matéria… Pra mim, o que falta no PES, é eles arrumarem os contatos físico, que por serem animações, deixa muitos lances não condizente com que seria a física real… Não sei se a Konami a essa altura do campeonato mudaria de engine, creio que não, principalmente por terem dominado a engine só agora, mesmo ela não sendo dedicada a jogos de esporte… O problema que essa mudança de engine custou muito a Konami, migrar para uma engine onde não tinham completo conhecimento de como trabalhar nela, foi muita incompetência, foi ai que pra mim a Konami cometeu seu principal erro, e é ai que vemos a falta de competência por parte da Konami, é só pegarmos como exemplo a EA, que quando mudaram de engine, eles trabalharam o jogo na nova engine anos antes de lançarem, que seria o FIFA 17, mas a Konami vez ao contrário, lançaram o jogo assim que mudaram de engine e, como sabemos, este seria o PES 2014…
    Talvez se a Konami tivesse trabalhado o jogo na nova engine assim como a EA fez, o cenário hoje seria diferente, talvez a Konami não teria perdido tanto mercado assim para sua concorrente, pois nível de produção que o PES 2018 tem hj, era pra ter tido no PES 2014 e, consequentemente não teria perdido tanto espaço assim, e o pior de tudo isso é, vermos que de lá até aqui, a Konami não faz absolutamente nada para mudar este posto de incompetente, a exemplo disso, podemos ver, perdas de licenças, demora nas correções de erros no jogo, online de péssima qualidade e, por vai…

  7. Muito bem escolhido o tema, vou participar do debate colocando minhas observações:
    .
    Sobre a Fox Engine
    .
    Falo sobre a FOX ser a maior causa dos problemas do PES há quase 3 anos.
    Quando lançou o PES 2016 eu já tinha percebido que essa Engine era problemática para o PES. Através observações que fiz com a ajuda de meu pai, e lembrando de um artigo em inglês que eu vi dois meses depois do lançamento de PES 2014, o título era “The Fox Engine Will Kill PES” que traduzido significa: A Fox Engine vai matar o PES ( na época não dei muita atenção mas depois percebi que ele previa toda a tragédia). Então juntando o artigo com minhas observações ficou claro que essa engine era péssima para o jogo.
    .
    Sou inimigo declarado da FOX Engine, tanto que denuncio ela aqui a quase 3 anos, até perdi algumas “amizades” na época, hoje ninguém me contesta mais, pois já ficou claro.
    Já no PES 2014, que foi o primeiro feito com a FOX engine dada a quantidade de problemas era visível que não iria da certo. A Konami tinha que ter planejado para que já no PES 2017 estar trabalhando com outra engine. Se tivessem feito isso o jogo não estaria na situação em que está.
    Isto está emperrando a recuperação e evolução da franquia.
    .
    Licença da La Liga BBVA:
    .
    Concordo, é triste.
    .
    Afastar Seabass
    .
    Eu acho que sei porque afastaram ele e vou tentar explicar:
    Em 2010 Seabass deu uma entrevista onde a pessoa que o entrevistava falou sobre a evolução que o FIFA estava tendo desde o ínicio da geração do PS3/XBOX360 e perguntou o que o Seabass planejava fazer para o PES.
    Seabass respondeu mais ou menos assim: Nós estamos trabalhando constantemente para a melhoria do PES e buscando sempre o melhor, mas temos que fazer isso sempre com cuidado e com calma para não causarmos nenhum dano ou desvio do caminho que devemos seguir. Temos um perfil de jogador e sabemos de sua preferência, não podemos ser descuidados em descaracterizar e perder nossa identidade e conseqüentemente desagradar nosso publico.
    .
    Achei incrível a resposta dele e percebi que além de ter muito conhecimento ele era muito cauteloso.
    Infelizmente em 2010 a mídia pressionava o PES fazendo propaganda da evolução do FIFA e difamando o PES dizendo que o jogo não evoluía e estava parado no tempo, isso era tanto no Brasil como lá fora, quem acompanhou as noticias em 2010 vai lembrar desse cenário. Na Globo nessa época o Thiago Laifert vivia esculachando o PES e promovendo o FIFA no seu programinha.
    .
    Diziam que o PES passava por uma crise, porém eu jogava muito o PES nessa época e posso afirmar que isso era mentira. Essa crise era artificial criada pela mídia, antes do PES 2014 o jogo não tinha crise nenhuma. Além de sacanagem foi lamentável o que fizeram com o PES.
    Seabass começou a ser pressionado a “mudar” para tentar uma evolução, ele não concordou com a sugestão e nem com o caminho que queriam que a franquia seguisse e isso resultou na saída dele. Agora se ele pediu demissão ou foi demitido eu não sei.
    .
    Conhecendo o comportamento do Seabass, sei que ele não concordaria com a direção que o PES tomou após o PES 2014 e o que esta acontecendo com a franquia hoje era justamente o que ele queria evitar.
    O último PES encabeçado pelo Seabass foi o PES 2011 que coincidentemente foi o último que eu gostei e joguei com prazer.
    .
    Online P2P
    .
    Concordo, nada a acrescentar.
    .
    Perder Tempo Com A Oldgen
    .
    Quando terminou a geração do PS1 e começou a do PS2 a Konami já deixou de lado a do PS1 e se concentrou apenas no Winning Eleven 5 para PS2 e acabou saindo um jogo incrível eu tive ele na época e me impressionou muito. No PS1 o jogo continuou com aquela base do WE2000, mas o jogo era tão bom que nem precisava fazer mais nada.
    Já na geração do PS3 a Konami tentou dar atenção para a do PS2 e o resultado disso foi um atraso na geração atual, sendo que não precisava mudar nada no PS2, bastava lançar o PES 6 atualizado o jogo já era bom, e se concentrar totalmente no PS3
    Atualmente a Konami continua errando tentando dar atenção tanto para atual como para old gen e o resultado é que não está conseguindo dar atenção devida e nem agradar nenhuma delas.
    Por essa razão concordo.
    .
    Focar Apenas No MyClub, Esquecendo Fãs De ML E BAL
    .
    Aqui eu vou mais longe e na minha análise o myClub é um problema em si e vou explicar o porquê:
    Desde que o myClub foi inserido as vendas do PES caíram e os demais modos foram enfraquecidos para alimentar o myClub isso desagradou muitas pessoas e mesmo pessoas que jogam o myClub reclamam do modo.
    Ele também trouxe aquela mentalidade de coins de nós termos que usar dinheiro real no jogo para ter certos recurosos, isso pode até gerar a sensação de que eles estão ganhando dinheiro extra, porém muitas pessoas tem rejeição nesse tipo de prática e não participam e ainda pior algumas acabam nem comprando o jogo.
    Por isso defendo a exclusão do myClub e para seu lugar sugiro uma Master Liga Online.

    1. Parabéns , Guilherme . Vc disse tudo muito bem .
      Não entendo como que a KONAMI não se importa com tantos erros .
      O ADAM faz o que quer e parece que ninguém fala nada .
      .
      Será que o ADAM comprou a KONAMI ?

    2. O problema do pes é seu presidente e seu gerente global um só pensa no jogos mobile e o outro no my club as comunidades tinham que fazer protesto na porta da empresa e pedirem avenda da franquia.

    3. Pois é Thadeu, sei lá, só sei que a Konami vem se perdendo cada vez mais nos últimos 5 anos: é briga com funcionários, é abandono injustificável de franquias importantes como o Silent Hill, vem dando declarações estranhas, voltam atrás com frequência do que falam, promete e não cumpre e escolheu um representante que além de manchar a imagem da franquia não conhece sua trajetória histórica e nem o público do jogo.
      .
      Agradeço seu comentário porque me lembrou que eu esqueci de falar da parte dos funcionários. Resumidamente tem que trocar todo esse modelo administrativo da equipe do PES, esse modelo que veio após a era do Seabass é um completo desastre.
      .
      Eu poderia até explicar o porquê mas estou sem paciência agora.

    4. Comentario mais completo que já vi a respeito do PES. Mostrou ser um profundo fã conhecedor da história da franquia, e abordou ponto por ponto corretamente. Quanto á FOX Engine eu sou neutro, porque ela se mostrou em evoluçao, mas apresenta problemas cronicos, vou citar 3 aqui:
      Troca de Cursor no L1 – Nao é de hoje que vemos problemas nesse quesito; as vezes troca automatico, sem sua intençao, muitas vezes muda pra um jogador para tras da linha da bola, e nas versoes passadas já apresentava o mesmo defeito.

      L1 /\ Lançamentos por cima – Têm sido uma constante desde o 2015. Os ajustes foram feitos de maneira errada, porque o passe nesse quesito ainda continua perfeito, principalmente da beira da area. Eu tenho notado isso desde PES15, que muitos, mas muitos jogadores nao cruzam mais com bolinha e sim apenas com L1 /\

      Trajetoria da bola em momentos chave do jogo – Aqui notamos uma das maiores falhas da FOX: Nao temos aleatoriedade nos chutes, principalmente com R2. Nas versoes anteriores era muito pior, era curva pré traçada, coisas que voce ja calculava com a certeza que iria dar certo. Atraves das versoes eu pude perceber que eles mudam apenas a força do chute que vai entrar e nao a trajetoria.
      No 2015 era o R2 e bola rasteira
      No 16 R2, Batida meia barra com peito do pé
      17 R2 e chutes fortes no MANUAL
      18 Chutes fortes e LOBBY BALL L1 + R2 esta uma vergonha

      Graficamente esta muito bonita, o gameplay esta otimo, mas tem certas coisas que tem uma previsibilidade imensa. Eu percebi issl por que jogo o Campeonato Brasileiro de PES há uns 5 anos seguidos, entao tenho que estar por dentro dos macetes mais manjados.

    5. Pouco se sabe sobre essa Engine, mas vendo o PES2018 não da pra dizer que a engine é ruim, pelo contrário… os Gráficos são excepcionais, em comparação com a versão anterior foi um salto gráfico.
      Agora se a engine é pesada, não sei, pesquisei sobre e pouco se sabe.
      Pra mim o problema não foi a engine em si, mas o fato de trocar de engine repentinamente, pois para um jogo anual, uma troca de engine requer um grande projeto para que não se perca nada no jogo.
      Imagine-se numa equipe de desenvolvimento e do nada de largam uma bomba dessa na mão? Certo que daria merda.
      O que tá faltando é a Konami investir mais no jogo.
      Certo que da pra melhorar o aspecto do gramado, as torcidas, adicionar modos de jogo com essa engine…
      A jogabilidade nem comento porque pra mim tá quase perfeita.

  8. Fico pensando sobre a parceria exclusiva de clubes não ingleses com a EA será que vale a pena? Os estádios e cenas de entrada do PES são mais bonitos a face dos jogadores do PES é muito melhor , Todo mundo sabe que a menina dos olhos da EA é a Premier League as outras ligas sempre vão estar em segundo plano no jogo. Qual é a vantagem da parceria então ? Talvez seja no marketing e nas ações pra promover as parcerias nesse ponto a EA é imbatível.Fico pensando no lado do Real Madrid imagina como seria o Santiago Bernabéu no PES ? imagina a face do Casemiro no PES ? As cenas de entrada pós jogo que são espetaculares no PES. Enquanto isso a EA está mais preocupada com a segunda divisão inglesa. Tenho certeza que logo logo clubes tradicionais da Europa voltarão ao PES .

  9. Edu tenho uma dúvida : Se a Konami conseguisse fechar parceria com o campeonato italiano a Juventus ficaria com os kits oficiais no PES ou continuaria com kits genéricos ? acho uma boa se a Konami conseguir a licença do italiano .E a Bundesliga alguma chance de aparecer no PES 2019 ? Konami tem que contra atacar e tirar as licenças dos clubes europeus igual fizeram com os clubes sul-americanos . Imagina o Barcelona e Borussia Dortmund com kits genéricos no Fifa ? Seria um escândalo pra EA kk . E voltar com a Liga espanhola no PES seria crucial pra konami os japas tem que ficar em cima e não vacilar de novo. E a liga portuguesa porque a Konami não tenta um acordo com eles ? Na América do Sul tem a liga uruguaia peruana colombiana equatoriana todas dando sopa . Acorda Konami..

    1. Continuaria genérica, a liga italiano, pelo que dizem, não garante os times, só o logo, a bola e troféu da competição.
      .
      A Bundesliga não tem a minima chance de aparecer no PES 2019, só pra mobiles.
      .
      Nem Barcelona e nem o Borussia podem aparecer genéricos no FIFA, pois a EA tem a licença tanto da LaLiga quanto da Bundesliga, essas sim, garante os times
      .

  10. Infelizmente o que era para ser diversão acabou se tornando um estresse para muitos jogadores de futebol virtual. Tanto para que joga PES quanto para quem joga FIFA .
    .
    FIFA é lindo de se ver , a jogabilidade até melhorou , mas o handicap acaba com o jogo .
    PES está se esforçando para voltar ao topo ,tem uma boa jogabilidade , pena copiar o FIFA em termos de handicap . E sem falar no online horrível que tem .
    .
    Acho que EU não jogo um futebol virtual bom desde o FIFA 12 e PES 10 (tirando a cobrança dos pênaltis).
    .
    O PES 13 foi bom , mas os goleiros eram fracos e qualquer R2 +quadrado era gol certo .

    1. “FIFA é lindo de se ver…” Onde? FIFA é horroroso de se ver, e é por isso que dificilmente eu jogaria essa nojeira se eu realmente deixar PES de lado. O jogo porquinho da E.A. é muito fraquinho em gameplay, nem se quer eu terminei o primeiro tempo da demo, a E.A. rir da cara de vocês por engolirem esse cocô e acharem gostoso como um chocolate, acho que o cara tem que ter o mínimo de inteligência e ver como esse jogo é horroroso, deixar de ir modinha de gringo retardado e ter mais personalidade. No FIFA PORCO é normal um cara mediano vencer 40, 50 partidas online seguidas, pois nós sabemos que 80% dos que jogam essa B*SATA são crianças, por esse motivo tem muito tiozão de 30 a 50 anos que defende uma grande M*RDA como se fosse a oitava maravilha do mundo porque é fácil jogar online e ganhar de criança. Já quem joga PES hoje são os apaixonados e em sua maioria jogadores de alto nível, pois é muito difícil você ganhar três partidas no online do PES.

      1. Rogério , eu não disse que a jogabilidade do FIFA é a melhor . Eu disse que o FIFA é sim bonito .
        O ambiente dos estádios no FIFA é muito bacana .
        A grama do FIFA é bonita .
        Eu particularmente prefiro a jogabilidade do PES .
        Eu não concordo com o handicap que colocaram no PES , mas eu jogo assim mesmo .
        Eu não curto o gramado do PES , mas eu jogo assim mesmo .
        Sou seu amigo no PSN ,pode observar lá o quanto jogo PES .
        Te convidei para jogar o PES 17 há pouco tempo . Lembra ?
        Na MINHA opinião , FIFA é lindo de se ver sim , é horroroso de jogar . rsrs

  11. Falta mais dribles. PES 2018 evoluiu muito eu deixei de jogar o FIFA pra jogar o PES esse ano embora jogava PES até a versão 2013. O jogo tá muito divertido mas precisa de pequenos detalhes para chamar a atenção do concorrente. Falta mais recursos de jogo. Dribles, firulas. Melhorar o tempo de resposta do comando; ainda tá muito lento e chega a ser irritante vc fazer um comando e o jogo demorar pra responder, com isso, perdemos jogadas de ataque e até gols. Em fim, ouve uma grande evolução, porém falta pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.

  12. Acho muito difícil tirarem a Fox Engine agora, os caras levaram esse tempo todo pra melhorar um pouco. Uma nova engine teria que praticamente refazer o jogo do zero. Acho que é a última cartada da Konami com o PES, se não der certo agora, adeus PES. Agora é rezar pra dar certo.
    E quanto ao P2P infelizmente o Sr Global já falou que isso não vai mudar tão cedo :/

    1. Complicado lidar com gente de visão limitada né?! Também vi grande melhora com PES 18 e Fox Engine, em termos gráficos ela tem muito a oferecer, vamos ver agora até onde vai em jogabilidade…

  13. Sobre a Fox Engine… já jogaram Metal Gear Phantom Pain?
    É uma engine que foi desenvolvida com a ideia de foto-realismo e também uma engine para jogos de mundo aberto.
    O problema não a engine.
    E sobre criar uma engine própria para o PES, nem sonhem com isso, a equipe já é pouca para desenvolver o jogo, criar uma engine da muito mais trabalho.

    1. Sim, ainda mais do estilo que a konami gosta das engines foto realistas… Silent Hill tinha gráficos surreais por sinal, isso com o jogo ainda em beta na ocasião …

      1. Surreal mesmo… esse PES 2018 também tá surreal, eu olho praticamente TODOS OS REPLAYS dos gols, os detalhes da chuteira pisando na grama, da grama sendo arrancada do gramado nos chutes, o efeito de luz e sombra no campo, na bola…
        Só a torcida que fica devendo, mais especificamente naquelas bandeiras e faixas uheuheuhe aquilo precisa ser refeito, não tá a altura do jogo…

  14. Me desculpe também, mas toda vez que falam da old gen falam besteira aqui. Só vocês acreditam ou fingem acreditar que PES não avançou nos últimos anos porque focou na old gen, nos poupe. PES não seria melhor se tivessem abandonado antes a old gen, muito pelo contrário, talvez já até tivesse acabado, pois ia levar outra surra, ainda maior, do FIFA. Perdendo ainda mais dinheiro. E a Konami não faz um jogo maravilhoso na old, é apenas um jogo mais aceitável que FIFA atualmente. Mesmo nas críticas, sempre dão um jeitinho de tentar justificar as cagadas da Konami.

    1. Tranquilo, mas foi como eu disse, em questão de foco, fica evidente que ia se apresentar grande melhora sim, apesar de compreender que não se pode negligenciar a oldgen que ainda tem muitos adeptos, principalmente num pais atrasado como o Brasil

  15. Acho que a fox engine esta melhorando.. Tem focar no ps4 gráfico da torcida do gramado. Pra mim o online do pes e bom,so tinha q ter Sistema anti trapaça , tem focar em ligas onde pes mais vende dar atenção fazer faces reais. Pra que parceria com arsenal fulhan ? Sendo q esses times estao no fifabug

  16. Nao sei se vcs ja repararam nos 4 times japoneses no game, 95% dos jogadores estao com as faces certas, mais faces que o brasileirao todo.
    Incrível isso.

  17. seabass,funcionarios amadores e p2p são os mais gritantes….

    sobre a fox engine nao tenho uma opiniao formada ainda,ela apresenta graficos excelentes e movimentação fluida

  18. Gostaria de saber sobre o e sport com times brasileiros serão com aquele mesmo elenco com nomes fales?? E quanto ao declínio de coisas erradas feitas pela Konami e isso mesmo, sequências de desacertos e mau gerenciamento que persiste até os dias de hoje . O que mais irrita os fãs são a demora de corrigir o jogo e apenas uma atualização a cada 3 meses.

      1. Não entendo nada sobre esse assunto de motor de jogo . Mas se tratando de Konami , será que a perda da Lá Liga não foi meio proposital por causa da troca de motor ?
        Talvez o PES 14 não aguentaria a Lá Liga como no PES 13 . Salvo engano , o 14 foi o PES com menos estádio . Foi ?

        1. Não faz o menor sentido, já que a LaLiga foi perdido do PES 2016 pro 2017, o que se perdeu do 2013 pro 2014 foram os estádios

          1. Então William , foi realmente isso que eu quis dizer , como algumas palavras rsrs. Pq perdeu tantos estádios de um ano para o outro mesmo ainda tendo a licença?

  19. Acredito que a marca pro evolution Esteja muito enfraquecida, mesmo que façam um jogo perfeito, a marca está queimada, deveriam dar um choque, voltar com o nome wining eleven, não lançar pes 2019, utilizar mais tempo para refinar a jogabilidade além de negociar melhores licenças, parar com essa besteira de partner, sendo que nem exclusivo os times são, com exceção aos clubes brasileiros e o colo colo que a ea está se lixando, tinha que tira o Barcelona do fifa, os caras são muito fracos, talvez reviver a marca wining eleven poderia trazer um jogo mais respeitado pelo público

  20. Uma pergunta que não só eu, mas sim, toda a comunidade do PES, será que tu sabe Edu, até quando vai o contrato da EA com a LaLiga? Será que podemos ter esperanças de ter de novo a LaLiga algum dia novamente ela licenciada? Ou ela se tornará uma Premier League, Bundesliga, que dificilmente o PES terá acesso? A Konami tentará trazê-la de volta à franquia? São várias dúvidas que nós temos em relação as licenças no PES, será que tu tem algumas dessas respostas Edu? Materia muito boa pra abrir os olhos da Konami

Leave a Response