5 dicas: fatores climáticos no PES
close
5 dicas

5 dicas: fatores climáticos no PES

Olá, brothers! Hoje é dia de “5 dicas: fatores climáticos no PES, onde discutiremos como os fatores climáticos podem influenciar no Pro Evolution Soccer. Lembramos que, todas as dicas coletadas, serão enviadas a Konami.

Bem, antes de entrarmos no tema desta semana, vamos ver as melhores dicas da semana passada. Bem, muitos comentários foram relativos a Master League, que realmente está “pelada” no PES 2014. Uma das sugestões foi a do user “Guima”, que disse que deveríamos apenas escolher o nome, aparência e nacionalidade do técnico. Daí viriam propostas de contrato e todo um desenvolvimento mais minucioso. Bem, na minha opinião, isso deveria ser uma opção no início da liga master: ou você escolhe o time padrão da Master League, ou escolhe o time que você quiser com a escalação original, ou começa desempregado. Tirar a escolha, o livre arbítrio do player é algo perigoso e que pode trazer muita insatisfação. Essa opção seria excelente, mas como uma opção no início.

Outra coisa que é bastante citada nos comentários é o excesso de times fictícios no jogo. Eu já acho excelente, pois esses times dão liberdade para os editores personalizarem seus patches e option files. A galera que está com exceço de times não reais no seu PES, basta pesquisar um OF ou patch aqui no nosso site.

Uma falha grave do PES 2014 citada pelo nosso leitor “JOHN”, é a ausência do modo comunidade no on line. Eu, particularmente, usava demis esse modo de jogo, pois você podia organizar torneios on line com os seus amigos, guardar as estatísticas das partidas com a galera… esse era o modo de jogo que eu mais jogava. Bola fora!

Bem, galera. Agora vamos entrar no tópico desta semana: fatores climáticos!

A volta da chuva e sua influência no campo
Bem, todos sabem que a ausência da chuva é uma das principais bolas fora do PES 2014. Entretanto, a chuva nunca “existiu de verdade” na franquia PES, ela era apenas uma textura sobre o campo que nunca influenciou na jogabilidade do game: a bola não travava em poças de água, as roupas dos jogadores nunca ficavam molhadas, o campo não ficava “pesado”, etc. Esperamos que isso seja implementado no PES 2015, uma chuva de verdade, que influencie no jogo, que traga novas variáveis ao gameplay.

O fator calor
Assim como a chuva, o calor é um fator que deve ser melhor aproveitado no PES. Quanto maior a temperatura em que a partida é realizada, mais rápido os jogadores se cansam. Esse fator deveria ser bem claro, pois ajudaria a utilizar mais os outros jogadores do plantel, forçar substituições, e etc. Na franquia PES, raramente nós precisamos utilizar todo o plantel de jogadores.

Neve de volta
E a nossa querida neve? Assim como a chuva, ela não influenciava em nada, mas ela precisa voltar e mudar as condições do campo de jogo. Não posso falar muito sobre isso porque moro no Rio de Janeiro e, aqui, neve não existe.

Mudança de clima durante a partida
Estabelecidas as variantes climáticas, surge a excelente possibilidade delas interagiram durante uma partida: um jogo começa com sol e, durante a partida, começa a chover, nevar, etc. Seria legal ter relâmpagos em dias de tempestades, e etc. Entretanto, a Konami deveria ter muito cuidado para não fazer nevar durante o campeonato brasileiro, por exemplo.

Previsão do tempo

Assim como acontecia em versões anteriores da franquia, deveriam ser mostradas antes do início da partida, as condições climáticas. Isso também deveria ser mostrado no menu da liga master e, no calendário, poderíamos consultar a previsão do tempo do dia que quiséssemos.

Então, galera! Vamos debater o assunto e ter mais ideias para discutirmos na semana que vem. O comentário de vocês é essencial para que surjam ideias para as próximas colunas. Um abraço a todos e #FutebolSeJogaComPES .

Webrothers Forum – http://www.we-brothers.net/forum
Webrothers Twitter – https://twitter.com/webrothersteam
Webrothers Facebook – https://www.facebook.com/webrothersteam
Webrothers Google+ – https://plus.google.com/u/0/+WebrothersNetteam

Comments

comments

Tags : 5 dicasDestaquePES 2015
Edu Suliano

The author Edu Suliano

34 Comentários

  1. Outro item bacana seria mais alternativa de tempo de jogo, um das poucas coisas boas do FIFA. Exemplo: hoje temos 5, 10, 15 min, poderia ter também 6,7,8,12,14. Nos jogos que tem uma boa galera para jogar sempre reclamam que o tempo é curto quando se coloca 5 min, outros reclamam da demora dos 10 min (os “de fora” kkkkk).

  2. Pensar nos fatores climáticos e sua influência no futebol me faz pensar no quanto o jogo se tornaria mais próximo da realidade. Imaginei diversas situações em que o estilo da partida mudaria conforme estas mudanças:

    Chuva:
    A bola travando em poças de água, tornando a partida mais lenta, com jogadas mais disputadas fisicamente e neste caso o jogo sendo desenvolvido em sua maioria através de jogadas pelo alto, ou seja, os jogadores mais baixos e de velocidade teriam muita dificuldade neste tipo de clima, o ataque seria prejudicado e a defesa beneficiada neste tipo de situação.
    Imaginei um time modesto da master liga ainda em formação enfrentando um clube grande com estrelas neste tipo de gramado e conseguindo levar alguma vantagem devido ao clima.

    Calor
    Só consigo visualizar o calor influenciando no cansaço dos jogos se de alguma forma pudermos “dosar” o cansaço durante as partidas, por exemplo, o jogador que utilizar pouco o R1 tanto para marcar quanto para atacar teria menos desgaste que o jogador que segura o R1 e corre o jogo todo neste tipo de clima.
    Junto a isso, o nível do cansaço poderia variar conforme o preparo físico/idade do jogador.

    Neve
    Com a neve acho que seria legal se a visibilidade da partida ficasse um pouco “prejudicada”, fora isso, sinceramente não sei quais efeitos a neve tem em uma partida de futebol, talvez jogadores escorregando ou a bola correndo mais rapidamente?

    Mudança de clima durante a partida
    Seria muito louco você escalar um time mais leve no 1º tempo e substituir no intervalo colocando jogadores mais fortes e pesados sabendo que vai rolar uma chuva no 2º tempo. Além disso, associar o clima à época do ano, Região onde está ocorrendo o jogo e ao horário do jogo (Uma partida na Inglaterra não pode ter o mesmo clima que uma partida na Russia por exemplo).
    Seria preciso também incluir alguns estádios fictícios caso não estejam licenciados para simular a região em que o clube joga.

    Previsão do tempo
    Vai de encontro à mudança de clima, acho que os dois deveriam funcionar em conjunto.

    Gramado
    Além destes exemplos, outro fator que poderia ter impacto na jogabilidade seria o gramado (Grama Alta, Grama Baixa, Grama molhada, Gramado Irregular). Talvez seja sonhar alto, mas que tornaria o jogo mais imprevisível tornaria.

  3. Também poderia haver a clara percepção para o jogador em relação ao lado para o qual está ventando, fato que poderia ser observado através das camisas dos jogadores e das redes das goleiras, ou até das bandeirinhas de escanteio. Dessa forma, o jogador poderia ter a noção, se estivesse jogando a favor do vento, que naquele tempo de jogo era o momento ideal para chutar de fora da área, ou levantar a bola inúmeras vezes para a área do adversário pq o goleiro iria ter dificuldade para sair do gol. Porém, quando inicia-se o segundo tempo eu iria saber que tudo que foi a meu favor no primeiro tempo agora está contra mim.

  4. bem…tinha q ter chuva(fraca e forte) e ela enfluenciar na jogabilidade durante a partida.(deixando chutes rasteiros mais perigosos;faltas + violentas acarretando cartoes; maoir chance de contusao;isso tambem pode influenciar no pre jogo fazendo escolha certa de trava de chuteira)frio(aumentar as chances e contusoes principalmente de jogadores mais frageis;durabilidade maior de resistencia;acha tambem q uma nevoa pairando o estadio ficaria otimo;neve(leve causando leves encurregoes apenas acumulos nos arredores do campo;forte deixando o campo completamente braco sendo obrigatorio o uso dabola laranja e deixando o jogo mais lento; nevoeiro; calor(maior desgate de jogadores)calor intenso(perda da resistencia rapida tendo q fazer subtituicoes constantes.pra finalizar a mudanca climatica ficaria otimo! esssa e minha opiniao. vlw Brothers

  5. Acho a questão da variação climática muito importante, imagina um segundo tempo com uma chuva torrencial em que o chute de fora da área passa a ser uma grande arma. Tipo, os goleiros não encaixariam mais aqueles chutes rasteiros de fora da área e sim defenderiam do jeito que desse, espalmando, batendo roupa, fazendo defesa em dois tempos. Isso faria com que, de acordo com o clima, o jogador pudesse transformar a história do jogo. Outra situação, jogo da libertadores de ida 2×0 pra mim em casa, tranquilo, vou jogar fora de casa e no início do jogo já começa uma chuvinha despretensiosa, quando vê o jogador adversário chuta de fora da área a bola bate na grama molhada, pega velocidade e o meu goleiro aceita. Aí tenho que segurar o 1×0 por 80min de jogo com o adversário em cima e uma chuva torrencial. Seria muito legal.

  6. Vendo esse post lembrei do Super Star Soccer 64, tinha chuva e fazia o jogador escorregar em campo. Tinha cada tombo bizarro…rs
    Saudades da época!

  7. olha pessoal do WEBrothers no WE9 tinha neve e acho q influenciava na jogabilidade pois ficava o campo liso e mais difícil passar a bola de cor laranja kkkk muita coisa foi deixado de lado pela Konami e é por isso q estamos em segundo lugar hoje caso contrário o WE jamais teria perdido sua corôa falow!!!!

  8. Em dia de jogo chuvoso, antes da chuva os ventos fortes balançando as redes dos gols, as bandeiras e os uniformes dos atletas. Isso daria uma imersão gigante ao jogo, tipo vai cair um temporal, mas quando começasse a chover os uniformes ficassem molhados, mais pesados e com menos movimento.

  9. bom na minha opniao o pes 15 teria que vim com troca de jogadores na master league para fica mais real e tambem em questao de evoluçao dos jogadores acho que nao devia mostrar se o jogador ta em desevolvimento, no auge e em decadencia
    tinha que ser assim se o jogador joga bem a partida ele evolui se jogar mau nao evolui um exemplo no pes 14 o pirlo da juventus vem em decadencia sendo que na vida real ele ta comendo a bola o cr7 tambem vem em decadencia e isso e injusto voces nao acha.
    intao acho que o jogador tinha que vim livre sem nenhum tipo de evoluçao e sim evoluir jogando bola, para ficar mais real fica ai a dica .

  10. Excelentes sugestões! Algumas aí citadas foi até eu que comentei em um dos posts do blog. A previsão do tempo seria fantástico, agora é torcer pra Konami olhar com carinho isso tudo. PES 2015 vai ser demais!

Leave a Response