A franquia PES precisa ser mais Winning Eleven e, ao mesmo tempo, inovar | .:Webrothers:.
close

A franquia PES precisa ser mais Winning Eleven e, ao mesmo tempo, inovar

Falae, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais um post sobre Pro Evolution Soccer!

Brothers, no post de hoje resolvi escrever umas abobrinhas, dada a escassez de notícias sobre PES. Jogo PES 2017 todos os dias, acho o melhor PES em termos de jogabilidade e, por isso, acho que a franquia pode sim dar a volta por cima. Mas algumas coisas precisam ser feitas.

Bem, todos sabemos que a franquia Pro Evolution Soccer passa por dificuldades; semanalmente postamos todas as suas mazelas aqui no site. Entretanto, com todas as dificuldades, o PES continua mobilizando milhões de fãs apaixonados pelo mundo, na sua maioria brasileiros.

Hoje, PES sofre com perdas de licenças para a EA, sofre com um online ruim, gerentes que não sabem lidar com os fãs… Mas tudo isso (ainda) perde na balança quando colocamos do outro lado a jogabilidade (minha opinião).

Os programadores da Konami são os principais responsáveis por essa paixão sobreviver, apesar de todas as dificuldades, pois eles que mantém a essência da franquia: a jogabilidade. Fifa, quase sempre, vendeu mais que PES: seria quase impossível, um jogo que leva o nome da entidade máxima do futebol, vender pouco. Entretanto, PES rivalizou em vendas com um rival gigante por um único motivo: PES era um jogo apaixonante, com uma jogabilidade monstra, altamente customizável, com itens imersivos numerosos e legais.

De tudo isso, PES só mantém a jogabilidade. O quesito customização regrediu em relação ao PES 2013: perdemos, por exemplo, o criador de estádios. Os itens imersivos da mesma maneira.

Entretanto, a jogabilidade de PES 2017, na minha opinião, é a melhor que eu já vi num jogo de futebol, e isso mantém os fãs vivos, respirando por aparelhos. Claro que os bugs dos cruzamentos são chatos, mas olhando o todo, a jogabilidade de PES 2017 é excelente.

Todos sabemos que a Konami quer que o PES seja um “Pro myClub Soccer”,  e não condeno ela por isso, afinal, ela é uma empresa que visa o lucro. Mas isso poderia ser feito de uma maneira mais inteligente: implementando uma tecnologia de servidores para o online da franquia, prevenindo os trapaceiros e, paralelamente a isso, dando coisas para os fãs apaixonados se divertirem, o famoso fã service.

Quando falo de fã service, não precisa de muito: coloca o cara ou coroa, insere o modo comunidade no myClub, nem que seja através do gasto de PES coins. Tipo, o modo comunidade básico seria grátis, mas se o cara quiser criar algo mais complexo, gastaria PES Coins. Sabe, essa é apenas uma ideia, coisas que parecem escassas por Tóquio e Windsor.

Konami, deixe os fãs felizes, traga o cara ou coroa de volta, deixa a gente transformar o juiz em cachorro, deixa a gente mesclar combinações de meias, calções e camisas. Konami, o simples gesto de agradar os fãs, tem o poder de fazer a galera olhar e encarar os problemas de outra forma.

Assim, na minha opinião, independentemente de licenças, PES deveria ser mais Winning Eleven para voltar a trilhar o caminho do sucesso. Trazer elementos nostálgicos do WE pra agradar os fãs e investir em servidores seriam 2 medidas que já sinalizariam algo muito positivo para os fãs. Mostrar boa vontade, fino trato com o fã, era o que a Konami deveria fazer, ao invés de ter um gerente global que enche os fãs de patadas.


Bem, uma coisa que não é problema só do PES, mas também do Fifa, é o excessivo foco do jogo no online. Bem, eu estava pensando em termos de mercado, não faria muito sentido para uma produtora apostar excessivamente em modos offline… sabe porquê? Jogos de futebol são anuais!

Imagina se o PES ou o Fifa fazem uma ML ou modo carreira foda e, com isso, diminuem os motivos pro fã comprar uma nova edição do game todos os anos? Bem, capar os jogos de modo a forçar essa migração é algo feito, atualmente, tanto pela Konami quanto pela EA. Mas haveria um jeito de forçar a migração sem essa artimanha extremamente escrota? Claro:

  • Aquisição de novas licenças a cada ano;
  • Melhorias gráficas e de jogabilidade ano a ano;
  • Portabilidade das conquistas da edição anterior para a nova;
  • Constante criação de torneios online exclusivos para a nova versão;
  • Entre outras;

A constante inovação e vontade de realmente agradar os fãs devem nortear a decisão de compra do jogo. Não acho que os jogos devam deixar de ser anuais, principalmente devido ao fato do alto gasto com licenças. Mas acho que a Konami, por exemplo, poderia inovar mais, se aproveitar da acomodação do Fifa pra aumentar as vendas do PES. A Konami poderia transformar o myClub em algo mais complexo, com outros sub modos de jogo, incluindo o modo comunidade dentro dele, a PES League, tudo lá, ser mais arrojada e inventiva com a franquia.

Não obstante a isso, a Konami poderia rentabilizar mais a Master League com microtransações, como faz o jogo mobile “PES Club Manager”. Fazer uma ML imersiva, que te prenda, e que permita a quem quiser (e puder) comprar e gastar PES coins. Bem, quando falei sobre essa ideia anteriormente, algumas pessoas com problemas de interpretação de texto me acusaram de querer monetizar a ML, que o jogo já custa 200 reais, etc etc. Gente, eu queria muito uma ML foda, sem precisar inserir microtransações… Mas tenho certeza que a Konami não fará isso sem retorno financeiro direto.

Dito isso, a Konami já se ferrou bastante com perdas de licenças, mudança de motor gráfico e etc. Logo, não custa nada ariscar um pouco e reformular os modos de jogo. Não tem dinheiro pra licença, ok… Mas pelo menos inove no que pode!!!!!!!


Brothers, provavelmente escrevi muita abobrinha acima e, por isso, se sintam livres pra comentar e dissertarem sobre os temas propostos.

Galera que puder ajudar a pagar a hospedagem e renovação de domínio do nosso site, clica aí no botão abaixo.






Um abraço e #ControlReality #Thepitchisours #WeWillRockYou #AmeoPassadoJogueoFuturo

PES Team BR:

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10
Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…
CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…
Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz
FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/
MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…
Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…
NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…
NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames
PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…
ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames
THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay
TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/
Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1
Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Webrothers Site – http://www.we-brothers.net/
Webrothers Forum – http://www.we-brothers.net/forum
Webrothers Twitter – https://twitter.com/webrothersteam
Webrothers Facebook – https://www.facebook.com/webrothersteam
Webrothers Google+ – https://plus.google.com/u/0/+WebrothersNettea

Comments

comments

Tags : Adam BhattiAndré BronzoniDestaqueKonamipes 2017Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2017WebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano

61 Comentários

  1. Em termos de jogabilidade , prefiro a do pes 2016 onde eu tinha liberdade pelo centro , da um corte fora da área e setalupe no gol , dava pra partir pelas laterais com velocidade e decidir se invadia a pequena área , se cruzava , se tocava para trás enfim tinha liberdade de escolha e neste 2017 ou vc cruza ou cruza se der corte. dá uma pausa de meio segundo e o adversário toma se tentar invadir forma um congestionamento absurdo de zagueiros forçando vc a cruzar . Na minha opinião o 2016 estava bem mais divertido e prazeroso .

    1. Cara, eu concordo com vc em partes, assim que eu comecei jogar esse pes 2017 eu achei a maior porcaria, por todas essas questões que vc citou aí, porém, isso é problemas de adaptação ao jogo que com certeza está mais difícil que o pes 2016, quando comecei jogar o 2017 e pegava a bola com Messi e os pernas de pau atropelavam ele, ficava puto da vida e gritava : “Que merda de jogo lixo é esse” rs…

      Mas depois de jogar muito, a questão e de prender a bola, tem que ter manha, eu fico prendendo e quando chego perto do jogador adversário aperto a corrida e corto pro lado, dá pra fazer fila assim cara…

      a questão, é que querendo ou não, a gente prefere um game mais arcade doque simulação, fato!

    2. 2016 parecia uma pelada, com placares altos, sem meio-campo. Gosto é gosto né. Como o amigo falou, vc prefere um jogo arcade.

      1. Se formos ver ( indiretamente ) todos nós preferimos um jogo arcade…

        nós reclamamos tanto que o quanto mais o pes se aproximar de uma simulação será melhor, e no final das contas quando isso segue o rumo de acontecer a gente reclama..

        Pega Lionel Messi como exemplo… vida real to falando… o Barcelona tomou aquela lavada de 4 do Paris, e o Messi praticamente nem encostou na bola, no lance do segundo gol do Paris, Ele tentou sair driblando no meio campo e foi atropelado pelo Matuidi se não me falha a memória, e no contra ataque, pimba! gol dos franceses!

        vida real… vida real…

        Agora, indo ao mundo Pes, pega a bola com Messi e seja atropelado por Matuidi… oque vamos falar? “QUE ABSURDO DE FUTEBOL PORCARIA!”” quem é esse cara que tá atropelando o Messi? !!! kkkk

        Isso que deixa a entender que no final das contas gostamos de um simulador extra campo e arcade dentro dele!

        fato

  2. EA lançar mais uma atualização 6 só no FIFA 17 KONAMI matou o PES 17 na 3 atualização lixo só isso que digo KONAMI infelizmente EA está ouvindo os fãn e KONAMI ouvido Adam bhatti

  3. Eu acho que vocês ainda não notaram que o PES mudou o rumo, mas não é por causa do Adam nem de ninguém. É política da empresa. A Konami já não faz mais jogos AAA e nem vai fazer mais porque agora ela tá ganhando grana em cima de jogos mobile e caça-níqueis como é o myclub. PES é myclub! Só não mudaram o nome do jogo porque o nome PES vende mais. Me digam se não que outra engine tem a Konami? Não tem outra! E não vai ter porque a Konami não vai fazer uma engine exclusiva para PES. Isso não é negócio nenhum. E vai passar o resto da vida usando a Fox? Que diga-se de passagem já não é uma engine boa pra jogos de futebol (mas era a única que tinha). Esqueçam das cutscenes do 2013, da imersão da ML do 2012, não vai ter mais. Acabou.
    É a mesma coisa que fazer um blog pedindo gráficos foto-realistas pro Minecraft.

  4. Todo ano a gente tem que ficar fazendo uma lista de desejos. Isso é humilhante. Pra a situação mudar, basta não comprar o PES 2018, esse que por sinal será pior que o 2017…

  5. Essa de mesclar os uniformes é uma das coisas que eu já peço a muito tempo. gostaria muito que isso voltasse. Com isso, mais licenças, liberar os Legends para todos os modos de jogo, Jogos na neve e as licenças perdidas de volta, ai o jogo ficaria quase perfeito.

  6. O concorrente adicionou na atualização de hoje a logo do mundial de clubes nos kits do Real Madri.

    Será que isso é algum indício que essa competição será licenciada no FIFA 18? Espero que não e que a Libertadores não vá para lá…

    1. O FIFA sempre teve o logo de campeão mundial nos uniformes dos times. A atualização só alterou o logo que estava no uniforme do Barcelona e colocou no uniforme do Real Madrid

  7. Edu, sou seu fã, tu sabe. Ótimo texto cara, mesmo.
    A Konami nunca vai conseguir bater de frente com a EA em poderio financeiro e vendas, logo, os japas deveriam ter a consciência de olhar para trás e ver o que o jogo tinha de bom que fez os fãs serem tão fieis durante tanto tempo. Velho, o cara ou coroa pra mim é essencial, mesmo. Gandulas também. O jogo tem muito o que melhorar, mas o primeiro passo a Konami deve dar, que é tomar vergonha na cara e investir no jogo.

  8. Unica coisa que eu gostaria de mudar no PES 17 : POR FAVOR KONAMI , TIRE O BUG DO TIRO DE META ( GOLS DE CABEÇA PRA FALAR A VERDADE NEM ME INCOMODA MAIS ).

  9. Se o FIFA 18 continuar com uma jogabilidade parecida com o do 17 , vcs podem ficar tranquilos que o PES ainda vai continuar .

  10. Pro meu gosto, se tivesse servidores para jogar online, já seria ótimo e estou certo de que traria muita gente de volta ao PES.
    CADA VEZ MAIS as pessoas querem jogar online, é burrice os caras quererem investir no online sem investir em servidores, BURRICE.
    Eu só consegui jogar online liso essa semana que contratei uma Internet de Fibra, com 15 mega de download e 3 mega de up e totalmente estável, pois o sistema P2P oscila muito, aí só com uma net muito fantástica pra jogar online sem passar raiva com o delay.

    1. Gestão de patrimônio.
      .
      Uma das coisas mais loucas que sempre quis em PES é a capacidade de gerir a estrutura do time
      .
      Você começa a ML com um estádio, mas pode fazer um novo estádio, desde que seja maior do que o qual você já tem (obviamente depende de um editor)
      .
      Mas não se resume apenas ao estádio, a necessidade de melhorar o Centro de Treinamento, compra de equipamentos esportivos ajudariam na evolução dos jogadores e também na gestão do cansaço.
      .
      Por fim o clube tambem precisaria investir num CT para as divisoes de base, melhorando a qualidade dos garotos que surgem das canteiras
      .
      Ainda sobre gestão de material poderiamos ter o diretor de patrimonio, que vai cuidar das sua preferencias de estádio, como definir o corte do seu gramado, cor dos bancos, a dimensão dele, se você prefere um gramado mais alto baixo molhado seco(nada de ficar todo jogo precisando mudar aquela bos*a), etc. Um bom diretor de patrimonio ajudaria a ter sempre aquele tapete maravilhoso ou um diretor ruim poderia levar você a jogar em pastos.
      .
      Nem sempre é possivel jogar em casa, as vezes é preciso jogar em estádios maiores, ou seu estádio pode ficar temporariamente inutilizado (recuperação de gramado, indisponivel por que você está construindo um estadio novo, etc). Você pode por intermedio do diretor alugar um estádio local

    2. Marketing
      .
      Você pode tomar algumas decisões de marketing que ajudarão o seu clube a obter mais recursos, melhores patrocinadores e mais sócios.
      .
      Lembro bem de PES6 e tinha uma coisa que me deixava louco. Era a capacidade de editar o uniforme do clube ao fim da temporada, como quase todo clube nao tinha licença… Nao vem ao caso. O que interessa é a necessidade de lançar os uniformes da temporada
      .
      O editor de uniformes manteria o patrocinador do clube e a logo, ficando o resto nas mãos do jogador. Obrigatoriamente precisa-se manter algumas características do uniforme 1, como a cor, se tem faixas etc… Lembro que pirava ao fim de cada temporada fazendo um novo uniforme.
      .
      Outra coisa interessante seria a possibilidade de se vender objetos do clube, como cachecols, chapeis, perucas e muitos outros nas cores e com a logo do clube. A produção de cada item acarretaria num custo, que poderia ou nao dar resultado lá na frente. Depende do relacionamento dos sócios com o clube. O mais interessante é ver nos estádios os torcedores usando os items a venda.
      .
      O marketing poderia ser representado por um diretor de marketing que pode aumentar a exposição do seu clube na midia ajudando o seu clube a se tornar mais conhecido do que já é. O diretor vai ocasionalmente fazer algums postagens nas redes sociais, com campanhas e cutucando os rivais nas redes. Um diretor ruim poderia colocar o clube em situações de saia justa e prejudicando o relacionamento com os sócios.

    3. Gestão de futebol
      .
      Com o myclub veio o técnico, Com o técnico veio os estilos de jogo, as táticas, o entrosamento e o team spirit.
      .
      Mas há ouras figuras importantes, que poderiam surgir na ML
      .
      O assistente técnico – Quanto melhor o assistente, melhor será as analises de adversários e acompanhamento da evolução dos jogadores. O assistente poderia assumir funções que você não quer fazer, como definir o treinamento ideal ao longo da semana, que tipo de treinamento especifico cada jogador deve fazer durante a temporada, Assumir o treinamento de algumas jogadas ensaiadas, e conversar com os jogadores quando voce nao quiser. Assistentes ruins podem colocar todo o trabalho a perder com analises equivocadas, treinamento inadequado, etc.
      .
      Preparador Fisico – planeja a evolução de cada jogador define os regimes de treinamento e influencia na evolução de cada jogador. O clube pode contratar preparadores especialistas e desenvolver jogadores jovens, em evitar o declinio de jogadores experientes. Um preparador ruim pode levar os jogadores a terem quedas repentinas (e temporárias) de stats devido ao peso de final de temporada.
      .
      Fisioterapeuta – intervem na gestão do cansaço, barrando quem não tiver condições e avisando sobre os riscos de lesoes. Um fisio ruim não será capaz de recuperar os jogadores mais rápido criando problemas na fase mais dura da temporadas com risco de lesoes e jogadores sempre cansados.
      .
      Preparador de goleiro – Basicamente cuida dos goleiros, ajudando na sua evolução. O nivel do preparador é extremamente importante com os goleiros jovens, já que um goleiro dificilmente vinga se não tiver uma mentor adequado.
      .
      Medico – O medico dará indicativos precisos dos tipos de lesoes e opta por tratamentos mais precisos(pra resolver o problema) ou mais rápidos (para colocar o jogador mais rapido em campo). Medicos optam por tratamentos errados, que levam ao risco de novas lesoes e podem até criar jogadores chinelinhos, aquele cara que você contrata, mas só vive no departamento médico
      .
      Equipe de massagistas – São importantes para recuperar o cansaço dos jogadores nos intervalos entre os tempos. Sem uma equipe boa, o time volta morto do intervalo.
      .
      Roupeiros – O que até os roupeiros? Sim, eles são extremamente importantes num time, ajudam muito a manter o espirito de equipe de um time, ajudam no relacionamento do jogadores e do técnico.
      .
      Outra coisa, que levaria qualquer fã de PES a loucura é a capacidade de contratar jogadores reais para ocupar algumas dessas vagas, por exemplo, um jogador que aposentou com a camisa do clube, poderia aparecer na lista de contratáveis. Pense que você está jogando a ML com a Roma, mais cedo ou tarde o TOTTI vai se aposentar e ele surge como um contratável para assistente técnico ou até mesmo manager. Tem alguma duvida se contrata? Se ele vai ser bom ou rum você só vai descobrir depois que arrematar, mas duvido você resistir!

    4. Gestão de Treinamento
      .
      É chover no molhado, já tivemos um sistema de treinamentos perfeito antigamente, não mudaria nada. Mas como no hoje é chover no seco vamos refrescar a memoria: 4 tipos de treinamento, onde você define a agenda semanal do treinamento
      .
      – Treino fisico
      – Treino tático
      – Treino técnico
      – Recuperação
      .
      Seguindo o as tendencias de jogos penso que cada tática, formação ou jogada ensaiada leva um tempo para o time pegar, esse sistema de espera poderia ser colocado na ML. Se você joga 4-4-2 e quer jogar no 4-4-3 precisa de umas 3 semanas de treinamento (calendario do jogo) pra ter uma tática secundária ou terciária além de algumas partidas para o time pegar.
      .
      Dependendo do nivel do tecnico e da sua comissão esse tempo pode ser maior ou menor ou simplesmente não pegar, (você não quer pegar o mourinho e sair jogando ala guardiola – Acontece hoje em PES sem o menor problema).
      .
      Imagino que um dos motivos para terem tirado o treinamento é que pode ser um pouco cansativo. Ai poderia entrar a comissão técnica, fazendo as escolhas de treinamento por você, caso não queira fazer.

    5. Enredo
      .
      Não sei vocês, mas sempre que começo uma ML eu invento uma história pro clube.
      .
      Se pego um time grande invento uma crise financeira e dispenso todos os jogadores importantes do elenco. E monto a principio um time bem fraco, para tentar faze-lo crescer novamente
      .
      Já inventei rebaixamentos, coloquei o time na D2, dispensei boa parte do elenco, mantendo apenas aquele idolo do time ou jogador bem velho, subindo todo mundo da base e contratando alguns jogadores pro emprestimo.
      .
      Outra coisa que sempre faço quando começo uma ML é dar uma pesquisada a respeito do time. Vejo quais titulos tem, quais faltam. Procuro saber qual é o maior time da liga e o objetivo é fazer com que o clube se torne o maior, ou buscar um titulo que ainda não tem.
      .
      Ainda sobre o assunto acima, se suponhamos que Leicester faça uma recuperação milagrosa e vai a final da UCL é a mesma coisa, a mesma comoção se for o Real madrid? Claro que não, quando um clube chega perto de algo que não tem a comoção é maior, é mais heroico, é mais vibrante. Só eu fico envergonhado quando vejo os jogadores do barcelona pulando feito loucos por ter garantido uma vaga na UCL? ou ter passado da primeira fase? falta esse tipo de ambientação na ML.
      .
      Parece bobagem, mas em termos de ambientação isso é muito mais impactante do que colocar a torcida do manchester city para pular de costas. É uma coisa que faz falta pra caral*o em ML. Pode ter certeza que qualquer um que já foi fã da ML enlouqueceria ao pegar uma dessas situaçoes

    6. Gestão do Clube
      .
      Outra coisa que falta em ML é a capacidade de se tomar decisões executivas.
      .
      A capacidade de negociar com patrocinadores, redes de tv, fornecedores de materiais etc.
      .
      Num mundo utopico, na ML teriamos a capacidade de assinar com patrocinadores Master e de Materiais. Uma vez fechado o patrocinador ou a logo do material mudaria. Seria épico espetacular, mas essa é fantasiosa demais, admito.
      .
      Mas de volta ao mundo real nada impede que possamos negociar com os patrocinadores fakes, diga-se de passagem voltar por que nem isso tem mais em ML. O ponto é a capacidade de se negociar Valores, termos e bonus. Para ficar uma coisa de mais responsa a konami ainda poderia colocar lá no menu edit um lugarzinho para que a gente possa personalizar os patrocinadores alterando a logo e o nome do patrocinador. Feito isso poderiamos ver o nosso patrocinador nas placas de publicidade, no quadro de entrevistas, nos tuneis, no telao, etc…
      .
      Ai eu te pergunto, isso faria fazer a ML crescer? jogaria nas alturas, o povo enlouqueceria, jogaria ML freneticamente.
      .
      Outra coisa executiva que poderiamos ter mais controle é o orçamento do clube, teriamos um diretor financeiro que nos ajudaria a montar o orçamento da temporada nos dando um valor fixo que podemos usar para salarios e contratações. Poderiamos tomar decisoes como aumentar ou reduzir o preço dos ingressos, o que meche tanto com o valor da bilhereria anual como com a lotação do estádio.
      .
      Acabou a temporada é só contratar? poxa vida tantos anos e nada de poder marcar amistosos com times que queiramos enfrentar (se eles estiverem dispostos), por que não fazer uma excursão a algum país e fazer pre temporadas com times de uma mesma regiao. E claro, por que diabos até hoje não conseguimos fazer um simples torneio de pré-temporada?
      .
      Torneios que poderiam além de treinar o time nos ajudar a conseguir patrocinadores. Pois é apenas questão de cuidado, de polimento do jogo, não é algo dificil de incluir no jogo.

    7. Contratação
      .
      É um dos poucos pontos que a Koname cuida, a cada ano mais opções.
      .
      Só poderia ser mais dificil né? bom seria, mas melhor do que ser mais dificil, por que não ter uma opção lá no primeiro menu da ML que define a dificuldade de se contratar
      .
      Nos poderíamos escolher um sistema mais realista onde você nunca verá o Neymar jogando num time como o Figueirense, só mesmo se surgir um abramovic, as vezes nem assim.
      .
      Porém nem todo mundo quer isso, então poderia ter uma segunda opção mais parecida com a que temos hoje. E outra bem mamão com açucar.
      .
      Sobre contratação falta aplicar melhor o sistema de rescisão de contrato, podendo colocar uma multa altissima por dispensa, ou uma multa maior ainda quando outro time simplesmente quiser levar algum jogador do seu time. Diga-se de passagem a multa rescisória existe em qualquer contrato, Poderia então ter algo mais proximo da realidade com uma multa de acordo com o que o clube paga ao jogador, com um bonus de valor de mercado.
      .
      Hoje em PES se voce colocar um termo de rescisão no jogador, vem um clube paga o salario dele e tira do time. Nada haver isso, ridiculo.
      .
      Poderia voltar aquele maginifico sistema de multi-ofertas que tinhamos no PES6 pra vender um jogador. Além de poder negociar melhores valores, eu fico muito incomodado com uma coisa. Quando você vai vender um jogador aí você espera um grande time pra levar e só aparece um time lá do diabo da egua… Com mais opções ficaria muito mais interessante
      .
      Tem vários ajustes para melhorar, como receber mais ofertas da liga que você atualmente está (é muito raro acontecer, no mundo real é comum receber ofertas dentro da propria liga). Jogador editados deveriam ter o mesmo tratamento do jogo que jogador normais, não sei como está no PES2017 mas em outras versoes contratava mais barato ou os times simplesmente nao contratavam, só dar mais cuidado já que a cada atualização precisamos colocar vários jogadores no mode edit pra nao perder. Diga-se de passagem custa soltar uma listinha de quem tá saindo do jogo pra gente salvar?

    8. Divisão de Base
      .
      Penso como seria ter uma divisão de base para cada clube. Pega a joia de cada time e coloca na Master League, não precisa ser vários bota uns 5 reais e completa com ficticios.
      .
      Quem joga muito ML sabe que depois de 7 temporadas não dá mais né? Com as divisões de base de cada clube (além da opção de editar ficticios no edit) podemos jogar esse tempo de vida pra 12 temporadas ou até mais.
      .
      Outra coisa que poderia fazer diferença são os filhinhos (É isso aí ouvi ou podcast sim, seo trochá). A solução é OPÇÕES, voltamos novamente ao primeiro menu e o jogador escolhe se depois que aposentar o jogador volta pras divisoes de base com nome, rosto tudo igualzinho.
      .
      Mas e se eu não quiser, como faz? Ai entra o você escolhe sisteminha de nomes ficticios (sem esculhambar, com uns nomes mais bonitinhos). Muda o nome, muda a aparência, mas se mantém a base de stats o estilo de jogo e distribui pelas bases dos times. É claro que é meio chato você jogar com um jogador completamente desconhecido, mas tem uma coisa legal que poderia ser feita.
      .
      O seu time terá um treinador de divisões de base, ele vai cuidar dos garotos apontando o melhor momento para subir determinado jogador, para os jogadores ficticios ele vai fazer uma analise de cada garoto da base e pode te indicar se o cara tem potencial para se tornar um craque ou se é mera peça pra vender pra times menores. O seu treinador também irá descobrir talentos e ocasionalmente pode dizer “Esse garoto tem futuro, lembra muito o TOTTI”. Não sei você com uma dica dessas sempre terá uma vaguinha ali no meu branco esperando pra entrar.
      .
      Quem sabe uns campeonatos de juniores?

    9. Nota que já falei coisa pra cara**o, e obviamente isso pode se tornar meio CANSATIVO
      .
      Por outro lado note que para cada ponto do jogo eu coloquei uma figura de liderança, diretor financeiro, patrimonio, manager, treinador de base etc.
      .
      A grande sacada da ML seria você mexer APENAS NO QUE VOCÊ QUER. O que você não quer mexer, colocar nas mãos dos diretores e a CPU gerencia de acordo com a qualidade e habilidade dos representantes de cada departamento.
      .
      Seria a cereja do bolo, uma master league totalmente personalizada, quem só quer saber de jogar só jogo, quem só quer contratar só contrata. Quem quer mexer com tudo mexe com tudo. Quero ter controle sobre contrataçoes futebol e patrimonio, beleza.

    10. Um jogo nesses moldes, vai ter mais valor de mercado que um MyCúb? Claro né!!! pqp
      .
      Konami é simplesmente idiota, Master league é uma mina de ouro, só não mal explorada.

      1. Se vier 10% de cada tópico que você mencionou seria um sonho.. A konami tem que ter acesso a esse comentário..
        Coloquei na pesquisa tbm seu comentário parcero.

    11. Estatistica
      .
      A ML tem um menu de estatistica, coisas como posse de bola, media de finalização, partes do campo que você utiliza. Mas convenhamos, toda essa bagaça de informação é bem inutil
      .
      Seria muito mais interessante ter estatisticas históricas, dados do mundo real para serem cruzados com os nossos jogos da master league
      .
      Ex: Quem é o maior artilheiro da história do meu time(mundo real)? Será que algum jogador do meu elenco está prestes a superá-lo(ML)?
      .
      Ex: Algum jogador do meu time está perto de completar 100 jogos? Que tal uma entrada com cutscene mostrando uma camisa comemorativa pelo jogos 100?
      .
      Ex: Quem é o maior campeão da minha Liga? Quantos titulos o meu time tem (Mundo real + o que você ganhou na ML)? Quando o meu time superar, bacana seria surgir uma noticia lá como “Campeão se torna o maior vencedor da liga, são X titulos”.
      .
      Outras estatisticas que são interessantes e o jogo ignora são os dados em tempo real. Coisas como:
      .
      – Seu time tem 5 vitorias consecutivas
      – Seu time está invicto na temporada
      – Seu time não faz gol fora casa há 7 jogos
      – Seu time é o que mais empata no campeonato
      – Seu goleiro está invicto a 823 minutos
      .
      Seria muito legal ver esses tipos de dados serem utilizados na narração do jogo ou aparecer nas noticias dentro da ML.
      .
      Outra coisa, a ML sempre vai montando ao longo da temporada os seus dados de desempenho, Jogos, gols, e media de pontos de cada jogador, assim como desempenho da tempodada do time. O problema é que ao final da temporada tudo é descartado. Uma coisa hiper seria o jogo ser capaz de guardar os dados todas essas temporadas, podendo você pesquisar seu desempenho em cada ano sempre que quiser. Era assim no PES2012… faz falta.

    12. Sala de Trofeus
      .
      Quem jogou o PES6 sabe que tinha lá uma sala de trofeu onde você poderia ver tudo que você já ganhou.
      .
      Uma coisa louca é se essa sala de trofeus voltasse e para a master league. Ganhou um titulo ele vai pra sua sala de trofeus, ao acessar o titulo você poderia relembrar o que aconteceu naquela temporada
      .
      – Que tal poder rever ver os melhores momentos do jogo do titulo?
      – Ver uma foto da temporada, com todos os jogadores
      – Poder acessar a tabela daquela temporada, pelo menos ´poder ver os resultados os jogos que você fez.
      .
      No post acima eu falei de dados históricos, poderiam entrar na sala de trofeus tambem
      .
      A sala de trofeus do seu clube poderia ter um menu com o top 3 artilheiros do seu time (mundo real) e top 3 de jogadores com mais jogos., Quanto um jogador do seu time entra para o top3 aparece na sala de trofeus.
      .
      Assim como podemos ver o top de cada clube, poderiamos ver o top de cada competição. Seu time atinge o top 3 de cada competição seu time aparece na sala de trofeus.

    13. Jogos Simultâneos
      .
      Poxa vida, como pode até hoje os jogos da ML não acontecerem todos de forma simultânea?
      .
      Coisas como você ficar sabendo os resultados das outras partidas em tempo real
      .
      Já pensou aparecer a bolinha em baixo da tela quando um gol em outros jogos sair?
      .
      Imersão, imersão, imersão

    14. PES NEWS
      .
      A claro, o jornalzinho de PES que sempre sonhamos, não poderia deixar de cita-lo aqui
      .
      Ao invés de um jornaleco apresentado por uma cutscene robotica e obvia, que tal representar o jornal do jogo como um site de esportes? Algo como a ESPN
      .
      Ao invés de você ter aqueles menus chatos, se você quiser obter algum dado sobre o um campeoanato ou clube você entra no PESNEWS lá você pode navegar pelos campeonatos, times,estatisticas etc,

    15. Sócios Torcedores
      ;
      Coloca no jogo uma sede dos sócios. A medida que o seu time se populariza com torcida itens vão sendo desbloqueados:
      – Faixas do alambrado
      – Cânticos de torcida
      – Canticos para um jogador
      – Sinalizadores
      – Papeis picados
      – Bateria / Barrabrava / Charanga
      – Bandeiras
      ;
      Fica na sua mão decidir se inclui algum desses items. Eles são importantes para aumentar a popularidade do time com a torcida, angariando mais sócios.
      .
      Além do que você faz na sede dos sócios, há também outros pontos que vão influir diretamente na popularidade do time com a torcida, como o momento que o clube passa na temporada, o relacionamento da torcida com o técnico e com os jogadores.
      .
      Quando um determinada popularidade é atingida, é possivel desbloquear eventos na sede da torcida. Com isso a torcida passaria a preparar festas para jogos importantes coisas como:
      – Mosaicos
      – Bandeirões
      – Chuva de papel
      – Entradas e Saídas especiais (never walk alone[liverpool], vicking[islandia], welcome to hell [besikitas],avalanche [gremio], e muitos outros exemplo que temos por aí)

  11. Qual é a dificuldade em alugar as placas de propaganda para as empresas?
    Se eu quisesse ver propaganda de myClub e de 20 anos de PES, eu não precisaria comprar o jogo. Comprei o jogo e essa propaganda eu já conheço o produto (PES e myClub).
    Agora, se alugar as placas de jogo para Nike, Adidas, Puma, e outras empresas, além de ficar mais realista, fica mais bonito, ganha em imersão e ainda gera um dinheiro para a Konami!

  12. Edu. Discordo cara. Todo ano nós jogadores off line compramos os jogos não por causa do online mas por causa dos novos times e jogadores. Ganhar campeonatos com eles e os levar a glória é o que é o futebol!

      1. Do fato que se criarem modo carreira e master liga fodas não venderão. Eu mesmo sou um jogador off line e compro todo ano por causa dos times novos e novos jogadores que aparecem. Sou um fã das master liga até PES 2012 os modos carreiras até Fifa 11! Depois com o foco no on line os jogos de futebol pararam no tempo!

  13. Pra mim pes sempre foi um grande jogo de futebol que infelizmente deixou a desejar alguns anos. Temos que ser honesto e reconhecer que fifa e o melhor na atualidade. Porem acredito que o pes vai voltar a ser aquele jogo que deixou muita gente com saudades eu mesmo tenho saudade do PES 12 e 13..que p mim foi o melhor.
    O Pes precisar deixar de ser um arcade e procurar ser mais realista nao apenas um jogo básico pq e isso que o pes apresenta um jogo básico. Sempre tenho sensação de que mesmo jogando uma master liga parece que estou jogando um contra com meu amigo e tudo muito rápido foi falta ja aparece cobrando e escanteio e mesma coisa na próxima edição se vc fizer um gol o cpu vai apertar estar e vc nao vai ver nem.o replay do gol kkkkk.
    Em fim o pes precisar voltar a ser um jogo verdadeiro e nao uma replica do que seria um futebol grafico nao ganha jogo a exemplo do fifa que nao tem um grande grafico mais ganha na experiencia de jogar um jogo e parecer real…

  14. Excelente post! É disso que precisamos: opiniões, críticas e sugestões com o mínimo de embasamento e frieza nas palavras. Não aquela choradeira disfarçada de crítica que, se alguém da Konami lesse, mal saberia traduzir, tamanho o grau de analfabetismo do escritor.
    Não tenho nada a acrescentar.

      1. Edu.,

        O link nao ajudou. Ja tinha vizualizado-o. Foda, incluir música na trilha sonora de PES2015 e 16 no PS3 era simples.

  15. Edu,

    ratifico absolutamente o post.

    Sugiro que a Konami venda os lendários direto na ML. Crie um sistema que se há conquista de Champions League ou Copa da Mundo, ganha-se um lendário, mas, ao mesmo tempo, há lendários em um shopping, com preços diferentes. Traria rentabilidade absurda para Konami e dispensaria seus fãs de jogar um modo de jogo que não gostam com a finalidade única de obter lendários.

    Eu compraria todos os lendários!

  16. É sério que tem gente que sente falta do “cara ou coroa” ? Poderia até ter desde que houvesse a opção desabilitar pq eu mesmo ia ficar irritado com a demora de começar a partida por causa de um cara ou coroa.

    Acho que seria uma ótima idéia se o jogo disponibilizasse times e seleções clássicas. Já imaginou jogar com seleção de 70, 82 e 2002 ? Com o Santos de 62-63, São Paulo de 92, MIlan de 89, Alemanha e Holanda de 74, Napoli de Maradona e Careca, França de Plattini……ia chamar muito a atenção dos players.

    Na minha opinião o que a Konami precisa pra rivalizar com o FIFA é dinheito, grana, money. Acho que a Konami tinha que investir pesado em novos mercados. Quais são os países mais populosos e onde o futebol está bombando? Resposta fácil….. India e China. Deveriam inverstir em licensiar 100% essas duas ligas logo enquanto a EA está dormindo. Assim o PES ia vender muito mesmo nesses países e teria muito dinheiro em caixa para aí sim, nas próximas edições rivalizar com FIFA na busca pelas licenças das principais ligas do mundo. Só minha opinião.

  17. Edu, vc diz “uma coisa que não é problema só do PES, mas também do Fifa, é o excessivo foco do jogo no online. Bem, eu estava pensando em termos de mercado, não faria muito sentido para uma produtora apostar excessivamente em modos offline… sabe porquê? Jogos de futebol são anuais!”

    Nesse ponto eu discordo. Veja como exemplo a série NBA da 2K, jogo anual muito bem feito e competente em diversos aspectos.

    A periodicidade em que as novas versões do jogo são lançadas não servir como limitação para funções básicas do jogo.

    É com base nisso, penso eu, que seria mais rentável para a Konami criar um bom jogo de futebol, bem completo, e que seja atualizado continuamente. O jogo deixaria de ser anual, mas, em contrapartida, as novas versões serão melhor aprimoradas.

    Se o jogo for muito bem feito, a perda de licenças (que continuará) será menos perceptível, porque as demais qualidades do jogo suprem essa falta.

    1. Alfredo, vc não entendeu essa parte do texto. O NBA 2k faz exatamente oq eu disse, não força o fã a comprar o jogo, ano a ano, capando o offline. Faz o fã comprar o jogo, ano a ano, sendo um jogo foda ano a ano.

Leave a Response