close

A franquia PES precisa ser mais Winning Eleven e, ao mesmo tempo, inovar

Falae, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais um post sobre Pro Evolution Soccer!

Brothers, no post de hoje resolvi escrever umas abobrinhas, dada a escassez de notícias sobre PES. Jogo PES 2017 todos os dias, acho o melhor PES em termos de jogabilidade e, por isso, acho que a franquia pode sim dar a volta por cima. Mas algumas coisas precisam ser feitas.

Bem, todos sabemos que a franquia Pro Evolution Soccer passa por dificuldades; semanalmente postamos todas as suas mazelas aqui no site. Entretanto, com todas as dificuldades, o PES continua mobilizando milhões de fãs apaixonados pelo mundo, na sua maioria brasileiros.

Hoje, PES sofre com perdas de licenças para a EA, sofre com um online ruim, gerentes que não sabem lidar com os fãs… Mas tudo isso (ainda) perde na balança quando colocamos do outro lado a jogabilidade (minha opinião).

Os programadores da Konami são os principais responsáveis por essa paixão sobreviver, apesar de todas as dificuldades, pois eles que mantém a essência da franquia: a jogabilidade. Fifa, quase sempre, vendeu mais que PES: seria quase impossível, um jogo que leva o nome da entidade máxima do futebol, vender pouco. Entretanto, PES rivalizou em vendas com um rival gigante por um único motivo: PES era um jogo apaixonante, com uma jogabilidade monstra, altamente customizável, com itens imersivos numerosos e legais.

De tudo isso, PES só mantém a jogabilidade. O quesito customização regrediu em relação ao PES 2013: perdemos, por exemplo, o criador de estádios. Os itens imersivos da mesma maneira.

Entretanto, a jogabilidade de PES 2017, na minha opinião, é a melhor que eu já vi num jogo de futebol, e isso mantém os fãs vivos, respirando por aparelhos. Claro que os bugs dos cruzamentos são chatos, mas olhando o todo, a jogabilidade de PES 2017 é excelente.

Todos sabemos que a Konami quer que o PES seja um “Pro myClub Soccer”,  e não condeno ela por isso, afinal, ela é uma empresa que visa o lucro. Mas isso poderia ser feito de uma maneira mais inteligente: implementando uma tecnologia de servidores para o online da franquia, prevenindo os trapaceiros e, paralelamente a isso, dando coisas para os fãs apaixonados se divertirem, o famoso fã service.

Quando falo de fã service, não precisa de muito: coloca o cara ou coroa, insere o modo comunidade no myClub, nem que seja através do gasto de PES coins. Tipo, o modo comunidade básico seria grátis, mas se o cara quiser criar algo mais complexo, gastaria PES Coins. Sabe, essa é apenas uma ideia, coisas que parecem escassas por Tóquio e Windsor.

Konami, deixe os fãs felizes, traga o cara ou coroa de volta, deixa a gente transformar o juiz em cachorro, deixa a gente mesclar combinações de meias, calções e camisas. Konami, o simples gesto de agradar os fãs, tem o poder de fazer a galera olhar e encarar os problemas de outra forma.

Assim, na minha opinião, independentemente de licenças, PES deveria ser mais Winning Eleven para voltar a trilhar o caminho do sucesso. Trazer elementos nostálgicos do WE pra agradar os fãs e investir em servidores seriam 2 medidas que já sinalizariam algo muito positivo para os fãs. Mostrar boa vontade, fino trato com o fã, era o que a Konami deveria fazer, ao invés de ter um gerente global que enche os fãs de patadas.


Bem, uma coisa que não é problema só do PES, mas também do Fifa, é o excessivo foco do jogo no online. Bem, eu estava pensando em termos de mercado, não faria muito sentido para uma produtora apostar excessivamente em modos offline… sabe porquê? Jogos de futebol são anuais!

Imagina se o PES ou o Fifa fazem uma ML ou modo carreira foda e, com isso, diminuem os motivos pro fã comprar uma nova edição do game todos os anos? Bem, capar os jogos de modo a forçar essa migração é algo feito, atualmente, tanto pela Konami quanto pela EA. Mas haveria um jeito de forçar a migração sem essa artimanha extremamente escrota? Claro:

  • Aquisição de novas licenças a cada ano;
  • Melhorias gráficas e de jogabilidade ano a ano;
  • Portabilidade das conquistas da edição anterior para a nova;
  • Constante criação de torneios online exclusivos para a nova versão;
  • Entre outras;

A constante inovação e vontade de realmente agradar os fãs devem nortear a decisão de compra do jogo. Não acho que os jogos devam deixar de ser anuais, principalmente devido ao fato do alto gasto com licenças. Mas acho que a Konami, por exemplo, poderia inovar mais, se aproveitar da acomodação do Fifa pra aumentar as vendas do PES. A Konami poderia transformar o myClub em algo mais complexo, com outros sub modos de jogo, incluindo o modo comunidade dentro dele, a PES League, tudo lá, ser mais arrojada e inventiva com a franquia.

Não obstante a isso, a Konami poderia rentabilizar mais a Master League com microtransações, como faz o jogo mobile “PES Club Manager”. Fazer uma ML imersiva, que te prenda, e que permita a quem quiser (e puder) comprar e gastar PES coins. Bem, quando falei sobre essa ideia anteriormente, algumas pessoas com problemas de interpretação de texto me acusaram de querer monetizar a ML, que o jogo já custa 200 reais, etc etc. Gente, eu queria muito uma ML foda, sem precisar inserir microtransações… Mas tenho certeza que a Konami não fará isso sem retorno financeiro direto.

Dito isso, a Konami já se ferrou bastante com perdas de licenças, mudança de motor gráfico e etc. Logo, não custa nada ariscar um pouco e reformular os modos de jogo. Não tem dinheiro pra licença, ok… Mas pelo menos inove no que pode!!!!!!!


Brothers, provavelmente escrevi muita abobrinha acima e, por isso, se sintam livres pra comentar e dissertarem sobre os temas propostos.

Galera que puder ajudar a pagar a hospedagem e renovação de domínio do nosso site, clica aí no botão abaixo.






Um abraço e #ControlReality #Thepitchisours #WeWillRockYou #AmeoPassadoJogueoFuturo

PES Team BR:

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10
Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…
CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…
Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz
FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/
MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…
Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…
NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…
NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames
PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…
ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames
THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay
TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/
Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1
Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Webrothers Site – http://www.we-brothers.net/
Webrothers Forum – http://www.we-brothers.net/forum
Webrothers Twitter – https://twitter.com/webrothersteam
Webrothers Facebook – https://www.facebook.com/webrothersteam
Webrothers Google+ – https://plus.google.com/u/0/+WebrothersNettea

Tags : Adam BhattiAndré BronzoniDestaqueKonamipes 2017Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2017WebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano