close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre PES 2019!

Ontem foi dia da Konami revelar, em seu site oficial, a lista de licenças de PES 2019. A análise fria dos números nos revela um número enorme de novas licenças e algumas poucas perdas. Então apertem os cintos e vamos que vamos!

 

Lista de clubes parceiros

Para começar, vamos analisar a lista de parceiros de PES 2019. A primeira coisa sob a qual podemos dissertar, é o novo e claro paradigma da Konami: atacar o mercado sul americano, historicamente negligenciado pela a EA e seu FIFA. Enquanto temos 8 clubes europeus parceiros, temos 10 sul americanos!

Mas algumas ausências causam estranheza a mim e a muitos fãs, que me questionaram no Twitter:  cadê o Milan? Em PES 2018, o Milan era parceiro oficial, seu logo estava lá no site da Konami; no site do Milan, tinha lá o logo do PES 2018 no meio dos partners (está lá até hoje). Mas, até agora, nada do PES 2019. Será que deu ruim em alguma coisa? Estranho, já que o Milan tem até um embaixador em PES 2019.

Entretanto, brothers, durante o tempo de vida do PES 2019, essa lista de parceiros irá aumentar bastante. Aguardem e confiem!

 

Ligas licenciadas e polêmica da remoção de 2 ligas genéricas

A coisa que mais me deu alegria foi olhar para a lista de ligas de PES 2019 e constatar que a maioria é composta por ligas licenciadas.

Ao todo são 20 ligas em PES 2019, sendo 14 totalmente licenciadas, que corresponde ao jogo 70%. Isso é um marco na franquia PES, um divisor de águas se tratando do nosso amado Winning Eleven.

Entretanto, nem tudo são flores. A Konami removeu duas ligas genéricas em PES 2019: as segundas divisões de Itália e Espanha. Obviamente, isso pegou a comunidade PESista de surpresa e, apesar de serem duas ligas genéricas, farão falta ao game. Primeiro porque eram duas ligas FIFpro, que tinham os jogadores reais, e isso fará falta na data base do jogo. Em segundo lugar, porque uma das coisas mais legais da Master League é pegar um clube na segunda divisão e subir até a primeira.

A comunidade ficou chateada e, com razão, cobrou a Konami, que prontamente respondeu a um fã: “Lamentamos que se sinta assim, mas agradecemos seus comentários. Nossos desenvolvedores focaram em adicionar o maior número de ligas possíveis e, por isso, removemos a duas ligas sem licenças para podermos adicionar outras licenciadas”, respondeu o perfil oficial do PES no Twitter.

A insatisfação da comunidade passa pelo fato de muitos pensarem que essas duas segundas divisões, mesmo que não totalmente licenciadas, são mais importantes que a liga da Suíça, por exemplo; e eu concordo com eles nesse quesito.

Entretanto, EXISTE SIM uma limitação física para o tamanho que o jogo pode chegar; quem duvidar, contate a Sony ou um desenvolvedor de games. Cada console possui suas especificações e regras as quais os desenvolvedores de games devem respeitar. Além disso, conversei com membros da PESteam de minha confiança, que me garantiram que essa limitação é verdadeira, e que precisam de espaço pras novas ligas que virão.

Assim, a Konami precisou retirar duas ligas genéricas para adicionar outras NOVE licenciadas; isso mesmos, eu disse NOVE NOVAS LIGAS LICENCIADAS. E, ainda por cima, virão outras ligas novas licenciadas seja por DLC, seja no PES 2020!

Vi muita gente ignorante fazendo hate em cima disso, dizendo que a Konami estava mentindo… Bem, como vocês sabem, já apontei muitas falhas da Konami aqui, principalmente quando houve aquele erro com os clubes brasileiros em PES 2018, onde um monte deles ficou genérico. Sendo assim, não tenho motivo algum pra encobrir mentiras, seja da Konami, seja de qualquer outra pessoa.

Entendi e concordo com a chateação da comunidade, principalmente dos editores que estavam já finalizando os uniformes dessas ligas removidas… Mas daí usar isso para espinafrar a franquia e puxar a sardinha pro FIFA, já é uma distância enorme; isso nunca farei.

Estou há mais de 15 anos nessa, e nunca enganei a comunidade. Sou fã de PES, fanboy mesmo, e que se dane o que pensam disso. Sou fiel às minhas convicções e à franquia, mas não sou imbecil ou cego. Aponto sempre os erros da Konami e de membros da PESteam, mas jamais denegrirei a imagem do PES, nem usarei momentos negativos para me aproveitar e puxar a sardinha do FIFA e ganhar seguidores. Tô fora.

 

Lista de estádios

PES 2019 será lançado com 25 estádios licenciados e 18 estádios genéricos, totalizando 43 estádios, (ou 42 considerando o San Siro e o Giuseppe Meazza o mesmo).

Agora, vamos analisar a configuração nos jogos anteriores da franquia que utilizaram a Fox Engine:

  • PES 2018 – 21 estádios licenciados e 18 genéricos, totalizando 39;
  • PES 2017 – 17 estádios licenciados e 14 genéricos, totalizando 31;
  • PES 2016 – 13 estádios licenciados e 11 genéricos, totalizando 24;
  • PES 2015 – 14 estádios licenciados e 5 genéricos, totalizando 19;
  • PES 2014 – 15 estádios licenciados e 5 genéricos, totalizando 20.

Mesmo com a remoção de 3 estádios (Ultimate Stage, Wanda Metropolitano e Signal Iduna), PES 2019 é o jogo mais robusto da franquia em termos de estádios. “Mas Edu, o PES 2013 teve 44 estádios”… Sim, meu pequeno Padawan, mas ainda chegarão novas arenas via DLC, como a própria Konami vem divulgando.

Assim, quando alguém vem nas redes sociais e diz que “PES só perde” a cada ano, que a franquia só anda pra trás, fico triste por ver que as pessoas não se dão ao trabalho de levantar dados, pesquisar, pra não passar vergonha falando asneiras. PES só cresce e mais que triplicará o número de estadios no PES 2019, em relação ao PES 2014.

 

Problemas com a seleção brasileira

Brasil sil sil sil sil sil sil… Já estou velho e ranzinza demais pra ter alguma esperança que esse país de bosta ainda tenha salvação. Tudo aqui é burocrático, desorganizado, corrupto e escroto, infelizmente. Não dá pra licenciar 100% dos times, jogadores ou qualquer outra coisa quando se trata de futebol brasileiro, infelizmente.

Agora, essas “complicações” chegaram à licença da seleção brasileira. A Konami comunicou que, no lançamento do PES 2019, a seleção brasileira chegará licenciada, mas com jogadores fictícios. Mas não se desesperem, isso será arrumado via DLC. Vejam o comunicado oficial:

Devido a várias circunstâncias inesperadas, as licenças dos jogadores (nomes dos jogadores, modelos de rostos, etc.) para a Seleção Brasileira não estarão disponíveis no lançamento.

Além disso, o escudo e os kits oficiais da Seleção Brasileira também estarão disponíveis no jogo. No entanto, os jogadores da Seleção Brasileira que pertencem a um clube licenciado no jogo ainda estarão disponíveis como jogadores dos respectivos clubes.
Estamos trabalhando diligentemente com as partes licenciadas apropriadas para que isso seja resolvido o mais rápido possível e planejamos disponibilizar os jogadores da Seleção Brasileira em um próximo pacote de dados.

Outras atualizações serão compartilhadas assim que os detalhes forem confirmados.

Brothers, bem fácil saber o que deve ter ocorrido: provavelmente, há algum impasse ou atraso nos pagamentos dos prêmios e direitos de imagem dos jogadores da seleção brasileira que foram à copa. A partir daí, a CBF deve ter alertado a Konami para não inserir os jogadores ainda, enquanto esse imbróglio não for resolvido. A EA passa pelo mesmo problema no FIFA, sendo que lá nem com jogadores fictícios a seleção brasileira aparece.

Bem, se não for essa a questão, é algo bem próximo disso.

 

E a liga colombiana?

“E o anúncio da liga colombiana, cadê?”, essa é a pergunta que mais me fazem no Twitter, sem dúvidas. Como já foi dito, a liga está na database de PES 2019. Vasculhando os arquivos do site oficial do jogo, encontramos a sua logomarca… Mas por que não anunciaram ainda?

Brothers, um pequeno entrave burocrático está travando o anúncio dessa liga (não posso contar mais que isso) mas, pelo que conheço da equipe PESLATAM, capitaneada pelo André Bronzoni, isso deve ser contornado em breve. Vale ressaltar que, desde a enxurrada de processos que a Konami levou de jogadores brasileiros, os japas andam muito mais cautelosos em tudo o que é relativo a licenciamento.

Vamos aguardar.

 

Campeonatos da UEFA fakes em PES 2019

Muitos perguntavam se teríamos as licenças da UEFA genéricas, e se haveria apenas a UCL fictícia sem a Europa League. Agora tudo está esclarecido, como mostra a imagem abaixo:

Teremos a European Club Championship, que é a UCL; a European Masters Cup, que é a Europa League; e a European Super Cup, que é a Super Copa da UEFA. Satisfeitos? Nada muda, instalamos um option file e economizamos 30 milhões de Euros com a licença da UCL. Obviamente isso não se aplica aos fãs do Xone, infelizmente… Mas os mods estão chegando aí!!!

Ah, outra observação: pô, Konami, pelo amor de Deus, custa colocar a Copa Sul-Americana genérica também? É muito chato jogar com um time sul americano com um calendário tão despovoado na Master League!

Obre o olho, seus japas!

 

O que esperar da Gamescom?

Brothers, eu esperava muito da Gamescom até ontem, quando a Konami soltou a lista completa (quase) de PES 2019. Mas vamos especular o que pode ser apresentado.

Na minha opinião, a Konami irá:

  • Oficializar algumas coisas que poderão vir por DLC, como novos estádios, principalmente os russos;
  • Anunciar um ou mais times parceiros;
  • Mostrar o novo myClub no detalhe;
  • Anunciar a Liga Colombiana.

Embora eu tenha poucas esperanças, pode ser que a Konami anuncie a Chinese Super League. Mexendo nos arquivos da demo e do site do PES 2019, encontramos arquivos e imagens que dão INDÍCIOS de que essa liga pode chegar à franquia em breve, seja no PES 2019 ou no PES 2020… Mas não nos esqueçamos que, há algum tempo, a database do PES de consoles e de Mobile são as mesmas, e algumas coisas que são licenciadas em um, não necessariamente são licenciadas no outro.

Enfim, tudo pode acontecer…

 

Benfica partner?

Queridos amigos lusitanos, pelos quais alimento enorme carinho, temos algumas boas notícias. Nosso amigo Durandil vasculhou a fundo os arquivos da demo de PES 2019. Uma de suas descobertas foram arquivos que dão a entender que o Benfica será partner da Konami.

Obviamente, a Liga NOS é uma das mais relevantes adquiridas pela Konami nesse PES 2019 e, mais óbvio ainda, é que os japas irão correr atrás de trazer clubes como Benfica, Porto, Sporting e outros como partners. Torcemos muito para que isso se concretize e tenhamos cada vez mais estádios e lendas portuguesas no jogo!

 

Sistema anti trapaça do online melhorado?

Nosso amigo Mano Frank, que sempre faz vídeos no Youtube citando o conteúdo que publicamos aqui, foi bem observador por esses dias. Jogando a demo do PES 2019 online, ele percebeu a mensagem abaixo:

“Esta partida será abandonada, pois a qualidade da conexão DO SEU ADVERSÁRIO piorou significativamente”. Será que, finalmente, a Konami melhorou o sistema para detectar e punir os derrubadores? Oremos!

 

A Konami está no caminho certo?

Brothers, sempre falamos aqui que a Konami tinha que “fechar a casinha”, rever a estrutura de licenças do PES, focar em ligas da América do Sul e ligas secundárias da Europa…

A partir daí, a Konami aumentaria suas vendas até chegar num ponto que poderia competir com a EA no licenciamento das grandes ligas (Premier League, La Liga e Bundesliga). Gente, o caminho é esse, não tem jeito.

A Konami vem seguindo esse plano à risca, fazendo quase tudo certinho, investindo na equipe de desenvolvimento, no licenciamento, em diversas áreas do jogo… Daí são retiradas duas ligas genéricas e tudo passa a não prestar?

Para se dar opinião, para criticar, até mesmo para fazer “hate” em cima de algo, é necessário embasamento, pesquisar… Podemos ficar chateados com uma perda aqui ou ali, e vamos e devemos encher o saco da Konami por isso…Mas espinafrar a franquia sem olhar de cima, ver o “geral”, analisar os números, é um erro gravíssimo.

Sou fanboy de PES com muito orgulho, com muito amor, e a franquia está no caminho certo.

Comentem bastante, deem seus argumentos, o feedback será repassado a Konami na segunda.

Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para we-brothers@we-brothers.net, ok?

>>>> Lançada a V10, World Cup version, do option file Vinnyextreme PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : André BronzoniDestaqueKonamiLicençaspes 2019Pro Evolution SoccerSeleção BrasileiraWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano