Os motivos dos bugs em PES 2018
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre PES 2018!

Como o assunto de hoje é bug, vamos começar a matéria falando de um novo que acaba de ser descoberto. Segue a nota oficial da Konami:

Ficamos sabendo que, às vezes, jogadores lesionados não se recuperam se usuários definirem a opção ‘Lesões’ nas configurações gerais de amistosos como [Desl.] antes de começar uma nova Liga Master.

É possível evitar esse problema ao [Lig.] a opção de ‘Lesões’ nas configurações gerais de amistosos antes de começar a nova Liga Master.

Para usuários que já estão com esse problema, um arquivo de correção que o resolverá será lançado em Novembro.

Pedimos desculpas pela inconveniência.

Desculpas? Mais um erro bobo e gravíssimo! O pior é que, como sempre, o pós venda da Konami é horroroso, dado que o patch corretivo dos bugs do jogo só chega em novembro, mais de 2 meses depois do lançamento do jogo!


Hoje vamos falar de bugs e meter o dedo em algumas feridas, mas que fique claro: nenhum dos problemas de PES 2018 desabona o fato de este ser, na minha opinião, o melhor jogo de futebol já feito.

Os principais bugs são, na minha opinião os seguintes:

  • Troca de cursos de jogador (L1);
  • Baixo número de faltas cometidas pela CPU;
  • Jogadores eternamente lesionados na ML;
  • Transferências bugadas no feed de notícias da ML.

Agora vou listar minha opinião em relação aos principais agentes causadores desses bugs.

ORÇAMENTO E EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO PEQUENOS

Todos sabemos das restrições impostas pela Konami ao desenvolvimento do PES são enormes, principalmente depois da reformulação imposta pela produtora japonesa que, além de demitir Hideo Kojima, diminuiu muito a a equipe de desenvolvimento no que tange aos jogos AAA.

Isso explica a demora em desenvolver grandes coisas, como estádios, grande número de faces digitalizadas, melhorias no menu editar e etc. Até explica a existência de alguns bugs, o que acontece com qualquer game. O problema é que, nitidamente, os bugs de PES 2018 estão aí por falta de testes no jogo, e falarei disso mais abaixo.

JOGO LANÇADO ANUALMENTE

Como já falamos em posts anteriores, a indústria de videgames exige de franquias, principalmente de esportes como é PES, o lançamento anual de jogos.

Isso impacta não só na quantidade de novo conteúdo de uma versão para a outra, mas esse prazo apertado induz os produtores a lançarem os jogos com pressa e pouco testados.

Tendo isso em vista, o pós venda passa a ser um fator importantíssimo, principalmente no que diz respeito à resposta na correção de bugs do jogo. Nisso a Konami falha miseravelmente, dado que o patch corretivo de PES 2018 será lançado apenas na segunda metade de novembro, mais de dois meses depois de seu lançamento.

DEMO LANÇADA COM POUCA ANTECEDÊNCIA

Gente, a demo de PES 2018 foi lançada no dia 30 de agosto de 2017, 13 dias antes do lançamento do jogo. Essa demo deveria ser lançada, no mínimo, com 30 dias de antecedência. Isso permitiria que todos jogassem bastante, apontassem os erros e bugs, fazendo com que o patch corretivo fosse disponibilizado no mesmo dia de lançamento do jogo.

APENAS OS BABA OVOS DO MR. GLOBAL TESTAM O JOGO COM ANTECEDÊNCIA

Quem acompanha o Twitter e ficou atento na época do PES 2018 World Tour, Gamescom e E3, viu que o Mr. Global postava apenas o feedback dos seus dedicados baba ovos. No que isso deu? Seus asseclas não estavam preocupados em apontar falhas, mas apenas em ficar bem na fita com o Mr. Global.

CONCLUSÃO

Temos um jogo com bugs bobos, que existem pura e simplesmente pelo fato de não o terem testado à exaustão.

Entretanto precisamos ser justos: mérito dos japas por todos os aspectos positivos apresentados por PES 2018, mérito também dos hard workers da PESTeam que mantém a franquia PES viva (leia-se André, Robbye e etc), correndo atrás de licenças, conteúdo e verba para marketing.

Já os bugs e gargalos do games, na minha opinião são de responsabilidade do Mr. Global que, do alto da sua arrogância, mais atrapalha do que ajuda.

Um abraço a todos e #OCampoÉNosso


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : Adam BhattiBugsDestaqueerrospes 2018pro evolution soccer 2018Winning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano

80 Comentários

  1. Sei que o post não é sobre o tema, mas vou utilizá-lo como uma forma de desabafo rs….

    Como de costume, sempre que viajo carrego o PS4, no último feriado levei para um congresso e tentei jogar com algumas pessoas, percebi que a maioria se tratava de fifeiros, ao comentar que estava com o PS4 e tinha o PES 2018 com patch vinny xtreme instalado, a falta de conhecimento deles a respeito do PES ficou evidente…

    1. Não sabiam que era possível aplicar option file para licenciar o game, um inclusive perguntou se podia fazer isso no XONE dele, kkkk
    2. Faziam comentários da jogabilidade de PES baseados em problemas antigos, como a falta de chuva ou goleiros ruins
    3. Outro disse que os jogadores de PES são extremamente robóticos, exibi alguns vídeos do FIFA e provei o contrário rs
    4. Goleiros…. Quando comentaram a respeito do goleiro do PES, comentei que toda vez que o chute vai alto e colocado no FIFA e bola entra, simplesmente concordaram…
    5.. caramba, os caras praticamente jogam FIFA porque vêm do FIFA e sequer testar a concorrência…

    EXTRA: EDU, não consegui organizar a jogatina com o pessoal que comentei, mas ainda não desisti kkkk

    1. Isso é natural em qualquer meio de consumo atual. Uma certa época o xbox nem era vídeo game, aliás, até hoje tenho amigos que pensam que só existe o playstation e qualquer coisa diferente disso não é vídeo game.
      O que acontece com o pes hoje é fruto de seu próprio desleixo. No mundo digital atual não se pode soltar um produto no mercado e esquecer o suporte, esquecer de trazer melhorias através de patchs corretivos. Na verdade, isso já está até obrigatório, pois demonstra como está dando atenção aos seus clientes, de olho na comunidade, ouvindo grupos que fazem seu produto ser um sucesso.
      Pes perdeu a principal forma de crescimento, que é o boca-boca (a geração que influencia novos usuários). Antes de 2009 o Pes era o grande por trás dessa influência. Hoje em dia o Fifa está por cima e, sinceramente, pode ser um péssimo jogo de futebol, mas não deixa de ser um jogo bem feito, um jogo bom que não é de futebol, onde se pratica um esporte parecido com futebol, bem polido, em constante contato com a comunidade, com muitos modos de jogo diferenciados que agregam muito tempo de jogatina, seja jogando sozinho ou em grupos, seja off ou online, tudo altamente utilizável e capaz de fazer milagres até com internet ruim.

      Aí você compara este produto que a EA entrega e o jogo mais parecido com futebol que a Konami entrega, sem suporte, sem feedback, online quebrado, jogo passa a sensação de incompleto pois sempre tem algo faltando, correções a erros iniciais só no final da vida do jogo (e olhe lá, pois o bug dos cruzamentos reinará para sempre em pes17 online), modo de edição que deveria ser robusto está cada vez mais enxuto, narração mal produzida, descasada, sem ritmo, é perceptível as faixas de áudio com baixa qualidade, torcida sem emoção, jogadores com expressões sem a mínima naturalidade. Aí vc liga o Fifa 18 e faz um gol com o CR7, vê ele dar sua sarrada no ar escutando até sua voz gritando “BIIIRRRLLLLLLLLLL” e sair com um sorriso maroto fazendo sinal de “legal” pra torcida.

      Pes está pagando por sua própria incompetência, com pessoas despreparadas em cargo alto gerenciando de forma porca o que deveria ser prioridade.

      1. Concordo Ben 10, hoje jogo os dois jogos, prefiro pés, pois acho a jogabilidade melhor, assim como os gráficos, e tem todos times brasileiros, e alguns com faces, e os estádios brasileiros.
        Mais o FIFA tem um on LINE melhor, tem mais licenças, tem mais modos de jogos (ex; Jornada) tem mais DLC, tem detalhes q Pés poderia ter posto a muito tempo ex; além desses q vc.sitou, quando se faz um gol o estádio treme, quando tem uma parada mostra o replay do gol, o árbitro com spray (aplicando) a tomada de fora de todos os estádios.

  2. Joguei uma termporada na master liga com o vasco e ganhei o campeonato brasileiro e ganhei mais de 400 milhões de reais, com esse dinheiro e a facilidade pra contratar jogadores , já da pra montar um super time só na segunda temporada, isso faz a master liga ficar chata e sem desafio. Eles tem que melhorar o sistema de tranferencia urgente.

  3. Agradeço o artigo, pois ele abre oportunidade de eu comentar algumas observações que eu já tinha feito à algum tempo , e também para perder algumas amizades.

    Orçamentos e Equipe de Desenvolvimentos Pequenos:
    .
    Concordo e já é sabido que a Konami restringiu bastante o orçamento de jogos de console desde 6 anos atrás, tanto que isso resultou no fim de grandes franquias como o Silent Hill por exemplo.
    Um orçamento menor dificulta mais a produção do jogo, mas existem muitos jogos com o orçamento menor que o PES e que não tem esses erros básicos, então pra mim isso não justifica a situação do jogo.
    No entanto como se usa o orçamento é determinante, PES faz muito marketing enquanto o jogo tem erros básicos. Visivelmente o maior problema nessa questão é que o orçamento é mal utilizado.
    .
    Jogo Lançado Anualmente:
    .
    Concordo, desde 2013 eu já dizia que lançamentos anuais deveriam acabar. Esse problema vai além do PES, tanto que no FIFA o pessoal está reclamando bastante que o jogo não muda nada praticamente há anos e também podemos ver que isso vai além dos jogo de futebol como no caso de WWE.
    Hoje há muitos seguimentos em um jogo e um ano já não é mais suficiente para criar um jogo novo.
    Quando PES/WE era o melhor jogo de futebol não tinha data anual definida, só lançavam o jogo quando ele estava realmente pronto e testado.

    Demo Lançada com Pouca Antecedência:
    .
    Concordo plenamente, nada á acrescentar.

    Mr. Global (Adam Bhatti):
    .
    Além do que o WE Brothers já falou, uma empresa não pode ter um comunicador global, que mente, trata mal as pessoas que questionam ou sugerem algo, que demonstra um desconhecimento histórico sobre o PES monstruoso, nem conhece seus consumidores e que tem idéias e uma gestão que levam o jogo a ruína. Há tantas coisas erradas com esse sujeito que eu tive que resumir pra não ficar imensa essa parte.
    .
    Fox Engine:
    .
    Quem lê meus comentários sabe que eu sou inimigo declarado dessa Engine e considero ela um dos 2 elementos principais pela situação da franquia. Desde a desgraça que foi PES 2014 já era visto que essa Engine só traria problemas para o PES e visivelmente ela reproduz o jogo de maneira dificultosa e forçada, e que por essa razão ela deveria ser trocada e mesmo assim insistiram com ela, e o resultado disso foi 5 anos de bugs e erros básicos que interferem drasticamente na jogabilidade.
    .
    Medo do FIFA:
    .
    O Pessoal do blog não tem medo do FIFA pois sabem da falta de criatividade deles, porém a equipe do PES visivelmente tem, tanto que nos últimos anos sempre atropelam procedimentos para lançar o PES antes do FIFA , ao invés de se preocuparem com o FIFA, trabalhem forte no jogo e só lancem o jogo após ser testado a exaustão e estiver tudo em ordem, como era na época do WE.
    .
    Gestão errônea:
    .
    Má Aplicação do orçamento, mantém a frente de comunicações um sujeito que desconhece a história da franquia, seus consumidores, que não sabe lidar com a realidade e tem idéias que levam o jogo ao fracasso. A konami tem feito promessas e não cumpre, insiste com uma Engine problemática para o jogo, não conhece os jogadores de PES e se recusa ao ouvi-los (um exemplo disso foi aquela cursor da falta e do escanteio, foram 3 anos de reclamação para tirarem) e direciona seus esforços todo no myClub que no geral as pessoas só o jogam por ser o modo principal, mas não o jogam de boa vontade, tanto que nas pesquisas com a Master Liga ou a Master Liga Online o myClub sempre perde.
    Conclusão:
    .
    A Konami precisa resgatar seus valores perdidos, afinal quem fez o PES crescer foi a Master Liga e não o myClub, essa insistência em enfiar o myClub goela abaixo só está ferrando o PES.
    Enquanto não trocarem a engine e mudarem a gestão, o PES continuará tendo problemas e não conseguirá a excelência que foi no PS1 e PS2. Enquanto o PES for feito com a FOX Engine esqueçam o jogo. Triste mas é o que eu vejo e o que os últimos 5 anos mostram.
    Eu torço para que a franquia seja vendida para outra empresa, uma que queira fazer do PES o que ele foi um dia, um grande jogo de futebol.

  4. Uma coisa que me incomoda no PES, não é em questão a gameplay ou a nada dentro do jogo. Mas todos os estádios presentes no jogo, tirando os do Brasileirão e os argentinos, todos os estádios são de times que não tem a liga licenciada. Não há um estádio francês, não há um estádio holandês. A Konami poderia licenciar estádios de times pequenos da França como o Nice, ou de times grandes que não tem seu estádio presente no FIFA como o Lyon e o Monaco. O que adianta ter a liga licenciada, se a LaLiga que não é licenciada, tem 2 estádios, que a Serie A TIM que não é licenciada, tem 2 mas que serve pra 4 times. Ou pior, a Premier League que é patrimônio da EA onde ela tem os 20 estádiso, ter 2 estádios de 2 grandes clubes.

    1. Esse já era meu pensamento há apenas 3 DIAS que eu tinha pego e estava jogando o game, expressei aqui essa revolta em outras palavras, porém, fui taxado de louco, maluco, fifeiro, e por aí vai, com 3 dias que eu havia pego e estava jogando o pes eu comecei a citar aqui os erros irritantes e grosseiros que possuem este jogo “mais uma vez” inacabado, e quais eram as postagens e comentários aqui? de 10 comentários, pelo menos 8 eram exaltando pes e konami dizendo que esse jogo era incrível, fantástico, monstro, prazeroso, delicioso, e bla, bla.
      hoje, pouco mais de 1 mes depois, só cresce a cada comentário o número de irmãos revoltados com o descaso mais uma vez da konami em lançar um jogo defeituoso.
      sabe oque me deixa mais ferrado em toda essa história? é que será que somente eu e meia duzia de gatos pingados percebemos em poucos dias de jogatina que o jogo estava defecado? claro que não!
      oque acontece é que a maioria dos caras que curtem pes todo ano cometem um erro letal, que é, mesmo percebendo que o jogo não está tão bom assim, ficarem defendendo o jogo e a empresa com unhas e dentes, tapando literalmente o sol com a peneira.
      parece que todo mundo quer que o jogo venda… pow tio, sai fora mano, eu quero acima de tudo um jogo bom, se ele realmente for bom não vai precisar eu defender ele pra gerar vendas, ele por si só vai falar.
      vi muitos comentários de pessoas não só aqui mas em outros lugares, que começaram colocando o pes lá no topo, e ai de quem falasse o contrário, e hoje estão começando a descer o sarrafo.
      temos que ter mais personalidade irmãos, falar a verdade nua e crua, é por atitudes como essas de as vezes sermos fã boys de mais que a konami caga na nossa cara todo ano, porque quando nos tornamos fã boys de mais não enxergamos erros e quando vinhemos enxergá-los já é tarde pra pegar meus 200 moneys de volta!
      na konami tem algumas pessoas interessadas com o game em si, mas a maioria está interessada em grana e o resto que se dane! prova disso que pelo jeito nem testaram a ML antes de lançarem o game, apenas visando a porcaria do my club que é o carro UNICO da konami, porque só não tiraram a ML ainda pra ganhar um real a mais, todo ano a konami vem dizendo mais ou menos assim pra gente: “”E AÍ OTÁRIOS, O ANO QUE VEM… VC COMPRA DE NOVO”?

  5. O ponto que ressalto é o seguinte o Marketing deste PES2018 foi para mim bem satisfatório com o WORD TOUR e Beta On line, isso não podemos negar! Mais a demora com os patch das correções está tirando todo brilhantismo citados acima! Poxa, não queremos ser enganado novamente no PES2019 com um marketing estrondoso, beta online lisa e Demo com vários times e quando lança o jogo tem erros e bugs que demorarão 2 MESES !! Isso mesmo 2 MESES para serem corrigidos.
    Espero que um a konami acorde e veja que o Mister Global é despreparado para o cargo, seja em questões que envolvam licenças e atendimento ao publico que questionam suas ações e atitudes (com razão) sobre a Franquia.
    André Bronzoni a tempos mostra como se luta pela franquia como licenças, entrevistas e correndo como louco atras dos times Brs para ter o licenciamento.
    Algo me diz, se tiver alguma novidade sobre os Ofs para XBOX ONE essa noticia virá dele porque ele sabe de todos nossos Twitters das cobranças de toda comunidade e acredito ser não for realmente possível ele explicará para comunidade e não como o Sr. Adam que diz faz que “questiona” a Microsoft mais no fundo a gente não sente tanta firmeza no cara. Vlw

  6. Edu, sobre os jogadores lesionados, eu gostei, acho até mais realista. A tela de transferência é bizarro mesmo. Parece o Fox Sports Hahaha

  7. Edu, faltou mencionar o bug das faltas na lateral da área.

    Quando vc bate uma falta na lateral da área, direto no gol, o goleiro adversário espalma a bola para dentro do gol. Isso ocorre em 100% dos casos, pode tentar bater a falta com o goleiro do seu time, e isso acontece.

    Valeu.

    1. Os cruzamentos estão praticamente todos bugados irmão, e estão meio que
      escondendo isso… só quero ver quando vão perder a paciência e resolverem
      detonar de vez, porque eu já perdi
      oque é pior? pes 2017 que todo cruzamento era meio gol, mas era gostoso
      e vc sentia que era realmente um cruzamento, porém, um cruzamento
      tele guiado na cabeça do atacante?
      ou pes 2018, que 99% dos cruzamentos são uma tijolada pra dentro da área
      ao encontro de atacantes preguiçosos que na maioria das vezes nem pulam
      e zagueiros MALDITOS que falham toda hora, batem cabeça, não pulam,
      fazem gol contra?
      aliás, tem um outro “defeito” no jogo que é quando o goleiro cobra o tiro
      de meta e a bola vindo no ar, aí vc tenta pular com seu jogador de cabeça
      e o jogador da cpu fica protegendo a bola e seu maldito jogador sequer
      pula fica impedido literalmente de pular deixando o cara matar a bola
      no peito e armar uma jogada
      tá osso!!!

      1. Pra ganhar a bola no tiro de meta (funciona no estrela) primeiramente olho no radar pra ver onde a bola vai ir, então antecipe manualmente teu jogador o máximo que conseguir, e um pouco antes da bola chegar, aperte umas duas, três vezes R1 (botão de corrida) é batata, quase sempre ganho a jogada, mesmo com a cpu tentando proteger, agora se tu apertar só pra cabecear, realmente teu jogador dificilmente vai ganhar uma nos níveis mais difíceis…
        O jogo tem uns macetes que não são ensinados nos tutoriais de treinamento, isso eu aprendi num grupo de PES por exemplo…
        Pra defender nos cruzamentos, uso o mesmo esquema pra ganhar do Auba, CR7 e outros mitos da pequena área.
        A cpu cruza de uma forma impressionante uehuheuhe sem falar nos tijolaços na gaveta da entrada da área… uehuehue

        1. Isso ta irritando mesmo, parece que na dificuldade estrela, só a cpu ganha as jogadas pelo alto.Eles protegem, e seu jogador não faz nada.

  8. Sempre joguei pés e fifa, sendo o pés meu favorito,. Comprei o pés 2018 logo no lançamento, e do FIFA só fiquei na demo, é simples pés e fifa n tem comparação esse ano, o pés está mt melhor é só ver a jogabilidade, o FIFA é mt esquisito smp foi, os cara parece q é de borracha, mais o pés 2017 era mt ruim os movimentos tbm é a estrutura corporal horrível, mais no 2018 arrumaram isso é agr da pra ver perfeito os players id q antes n dava por causa disso, fifeiro q fala q pés está ruim é pq n jogou, e aqueles q fala q é robotico tbm da até dó

  9. um outro bug q ocorre com menor frequencia e mais no online é a do frozen do jogador,ele congela ,trava…e nao vai na jogada,mesmo tentando trocar o cursor manualmente
    como raramente jogo online ele pouco me incomoda,mas deve ser irritante

    esse do lesionado nunca mais voltar foi muito bizarro heuheuheuheu,os caras nem testaram direito o jogo,e concordo,a demo tem q sair antes p dar tempo do feedback de quem realmente ta disposto a testar o jogo e apontar falhas

    mas o principal e urgente é corrigir a mudança de cursor,isso daria um salto de qualidade consideravel na jogabilidade q ja é muito boa

    1. Pelo que vi, a demo estava LISA e não era nem sombra do jogo bugado
      que temos em mãos
      e mais, deque serviria uma demo no caso do jogador eternamente lesionado?
      se na demo não tem ML
      Só descobriu isso quando jogou o jogo full
      o problema nesse caso não é nem de lançarem uma demo 1 ano antes, e sim
      da merda da konami em sequer testar a porcaria da ML
      também, convenhamos… estavam pensando no my club né brothers!

  10. Edu, sei que és um cara muito ocupado meu parceiro, mas sinto a falta dos podcasts, ao menos uma vez na semana para passar informações tipo futebol, mulher, PES e principalmente zoar as maricas do FIFA. Hahahahaha…

  11. Mas edu jogando o desafio myclub contra a maquina ,no Primeiro jogo nivel normal, a troca de cursor funciona bem, quando sob a dificuldade mais ruim fica a troca de jogador,deem uma observada,a konami poderia soltar uma nota ou video mostrando como e avaliado os critério de pontuação do modo coop 3×3

  12. A galera aqui esta reclamando do pes contra a maquina ! E fala em ir pro fifalixo, jogar fifa contra a maquina e um lixo. Nem os fifeiros jogam contra a cpu, porque e um lixo bugado

  13. Minha maior dificuldade até agora está sendo os bate-rebate dentro da área e os rebotes do goleiro. O problema com o L1 eu resolvi trocando o cursor com o analógico.

  14. O que me deixa P da vida é quando leio comentários na net de torcedor do Corinthians e Flamengo criticando o clube por não estar no FIFA e desvalorizando e criticando o PES. Esses carinhas tinham que criticar a EA isso sim que pouco se importa com o publico daqui. Publico esse muito ingrato com a Konami pois 90% dos adolescentes brasucas preferem jogar com o Real Bayern e PSG do que jogar com Grêmio Botafogo Santos etc..Jogar um campeonato brasileiro sem Corinthians e Flamengo que graça tem ? vamos ser sinceros pessoal. Com o Vasco a mesma coisa um clube tradicional que foi muito valorizado pela Konami. Tem um canal ai sobre o SCCP o cara que faz os videos é Fifeiro de carteirinha e só sabe criticar o PES. Não vejo mais esse canal e já cancelei a minha inscrição.A Konami é parceira do Timão tem a Arena Corinthians licenciada no PES e ainda tem gente que critica ? que absurdo !!

    1. Entendo o que vc quer dizer ,amigo .
      Não sei vc , mas na minha época de PS1 PS2 , eu e meus amigos jogávamos com MILAN , REAL MADRID ( OS GALACTICOS RSRS ), MAN. UNITED (COM VERON )e etc .
      A história se repete hoje com PSG e cia . os meninos de hoje são nós ha 10 ou 15 anos atrás .
      .
      .
      Até pq , vamos falar a verdade rsrs . Quem vai deixar de jogar com os grandes da europa para jogar com os “nossos grandes ” daqui ?

      1. eu só jogo com o Santos nas divisões online, pra mim tem mais honra levar uma lavada com o time que torce do que ganhar com times da modinha (hj psg, antes barça)… no meu “tempo de menino” kkkk jogávamos com esses times da europa, mas não tinha os times BRs… alias o vasco e o inter foram os primeiros a aparecerem, e desde aquela época que apareceram eu preferia já jogar com o inter… acho que tem sido feito um trabalho bem legal com os times brasileiros, lógico que falta algumas licenças de jogadores pau no c* e também um maior equilíbrio nas habilidades comparando com os times estrangeiros, mas que é lindo jogar com o time que torce de uniforme todo certinho é… tenho jogado online e pra mim satisfação encontrei adversários com o Flamengo, vasco, corinthias, sp, palmeiras… dá até gosto… nessa versão a correria não tem feito tanta diferença, então tá mais fácil ganhar no toque de bola da galera que só sabe correr com o Bale… gosto é gosto, mas tiro o chapéu pra quem escolhe time BR e ganha “na unha”

      2. Thadeu eu tb jogo com os grandes clubes da Europa e jogava sim nos bons tempos do PS2 com Barcelona Real Milan ..o que me deixa chateado é quando leio comentários assim : ” prefiro que tenha a liga inglesa ou a espanhola licenciada do que ter o Brasileirão no PES ” ai já não concordo tem muitos comentários assim nas comunidades do PES os caras esculachando o brasileiro e enaltecendo as ligas europeias. Pra ser sincero eu preferia mil vezes ter uma libertadores licenciada do que uma liga europeia no jogo.

  15. Então Thadeu… sobre a questão de dar uma chance pro fifa, cara,
    eu também to seriamente pensando nisso, só que na minha opinião
    o fifa 18 está “menos bonito” que o 17, tá um jogo muito escuro, e
    quando joga a noite então parece que está jogando no campo do
    Volta Redonda a luz de velas rs
    a jogabilidade também continua bugada, parabéns pro pes que está
    quase que conseguindo alcançar o fifa em alguma coisa ( na merda
    da jogabilidade escrota ) mas talvez eu de uma chance sim pro fifa
    porque o modo the Journey e o sitema de contratações do modo
    carreira, só esses dois chama a atenção, se eu for jogar fifa oque
    considero muito difícil, seria por estes dois motivos
    pior que estou é sem animo pra jogar os dois, que no final das
    contas e com todos os bugs e erros grosseiros estão bem abaixo
    doque estão falando por aí!

    1. Pois é . E u curto Master Liga ,então se a KONAMI não da atenção para o que eu curto , pq eu daria atenção para a KONAMI ?
      Eu tento jogar o modo carreira no concorrente .

  16. Até sinto saudades do bug do cruzamento do 17,era só marcar as pontas e problema resolvido, esse do cursor pra mim é o pior dos últimos anos, se a partida estiver com um lag então, haja paciência, uma troca errada e o atacante sai de frente pro gol.

  17. O problema no meu ver é q gostamos muito de Pés, e o jogo nem é lançado e já compramos em pré venda, sta Efigênia, e blá blá.
    Esse ano resisti a tentação e só vou comprar o jogo em Dezembro que é quando fica completo, todo ano é assim, desde o trágico pés 14.
    Vem a Day one, DLC 1 em outubro, DLC 2 em Novembro e DLC 3 Fevereiro.

    1. Cara, se todos nós fizéssemos isso, a mentalidade deles iria mudar, comprarmos PES só em dezembro assim como você.

      1. Verdade Rogério, se todos os fãs fizessem isso, o jogo viria mais completo no lançamento, e não ia demorar tanto, pra sair às DLC, eu fiz isso pois sempre fico nervoso, pois muda a jogabilidade, times q eram licenciado deixa de ser, faz maior bagunça nos patch.

      2. Provavelmente o jogo seria lançado em dezembro com os mesmo problemas
        .
        Não é questão de prazo, deve haver alguma processo mal planejado ou mesmo cultura da empresa que não funciona como deveria.
        .
        É um problema gerencial

  18. Quanto ao amadorismo da Konami na parte de suporte ao jogo sempre foi assim infelizmente,em janeiro eles abandonam o PES 2018 e já estão preparando o próximo PES. Pior que esse tipo de pouco caso com os fãs do PES atrapalha muito as vendas do jogo principalmente em comparação ao suporte da EA que funciona bem e com rapidez.Na verdade eu prefiro que a konami não estrague a jogabilidade na DLC de novembro pois o PES 2018 está excelente e prefiro deixar como está.Sobre a CPU não fazer faltas e pênaltis notei que quando a gente tenta o drible perto da área ou quando eu ameaço chutar e dou um corte no zagueiro,os jogadores da máquina geralmente fazem a falta.Já nos pênaltis é mais difícil de acontecer.
    Konami tem que pensar nisso e ter mais agilidade pra dar o suporte satisfatório ao PES.

  19. Edu concordo em partes. por exemplo , sabemos que o jogo é lançado anualmente , porem tanto a Konami quanto a EA já trabalham em paralelo para o proximo jogo seguinte. Prova disso é a propria Konami que disse que PES 18 estava sendo produzido a 3 anos e mesmo com todo esse tempo de trabalho ainda nos entrega isso ai…. Pra mim não tem desculpa . Como nosso amigo ai em cima disse , parace que a Konami faz o jogo por obrigação para os poucos fãs que restaram.

  20. Esse bug do cursor já estava presente na demo, mas no jogo full piorou mais ainda, pois quando juntei a vagabundagem aqui todos na mesmo mesma hora, assim como eu, percebemos que o cursor não estava legal. Agora pergunto: Como foi que esses baba ovo não viram isso? I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL uma coisa dessa, nunca vi tanta incompetência. Para piorar a situação, todo sábado rola um PES aqui no bar do bairro, começamos 13 hs e varamos a madrugada de domingo, descobrimos logo assim que lançou o jogo que o patch não pega para dois controles offline e ninguém mora próximo bastante para o sinal wifi chegar até lá, P*RRA, PES 2018 sem patch não dá, o jogo tem pouquíssimas licenças e algumas feita nas coxas, o pessoal e temos que nos revezar compartilhando dados de internet móvel do celular para jogar o PES com patch, porque ninguém aqui consegue jogar sem ele, a Konami só complica pro nosso lado.

    1. iaew Rogerio… cara os ofs de ps4 pra pegar com 2 controles .. o segundo controle não pode estar ligado como usuario convidado.. cria um outro usuario e escolhe esse usuario na hora de ligar o segundo controle.. deixa o play desconectado na internet e liga o controle só na tela de escolher os lados..

      ta funcionando aqui.. qualquer coisa manda um salve

      PSN rodrigoblumen

  21. Excelente matéria!
    Pô Edu, imagino como você ficou na hora que vendeu o Berrio para o Manchester e o cara aparece no Boca!! Isso é deprimente.
    E a questão das lesões?(ainda bem que não comecei minha ML )Tudo bem que é Bug mais isso tem que ser corrigido as pressas de no maximo 2 dias e não 2 meses!!
    E Lobby do Xbox one que ficou vários dias para consertar? Nós ficamos muito putos, porque tinham acabado de comprar o jogo e não podiam jogar! Isso foi demais, tem que ser resolvido de um dia para outro!!
    Como você disse muito bem, não podemos tirar os aspectos positivos do jogo que também na minha opinião foi o melhor PES já lançado.
    Tenho certeza que jogo só irá ficar “bom” só depois da 2° Dlc que é para mim é erro GRAVÍSSIMO!!!Minha preocupação é que jogo fique bom no final do ano ai em maio não tem mais atualização e já era!! a Konami só vai estar pensado no PES2019 jogo tem que vir com minimo de erros e bugs e quando detectados os paths de correção tem que vir logo na primeira semana.!

  22. A troca de cursor errada e um script handicap ,de propósito . Que faz voce levar gol ou ser prejudicado ! Jogar contra a cpu foi deixado de lado pela konami. No modo coop 3×3 o adversário vem com a bola no meio campo.. Dai eu aperto pra troca jogador ,dai não troca pro jogador mais próximo .. Troca pro zagueiro dentro da area.. Dai se eu avançar com o zagueiro fica o atacante livre kkk e feito isso de propósito ,dai a bola vai pro outro lado,troca jogador vai pro jogador do meio campo kkk quem programo esse script pra fallhar os comandos handicap fez m das grande ! Ate o 2013 não tinha essa manipulação dos comandos

  23. O Sr. Global caga na cabeça da Konami e na nossa e ainda assim continua pintando e bordando por lá. Deve ter algum parente na alta gestão da Konami, só pode. O pai, mãe ou tio. Não é possível, esse cara não foi contratado por competência, impossível. Já tá mais provado que isso ele não é, se foi algum dia não é mais. A culpa desses bugs é dele sim, que ao invés de dar o game para os hardplayers, os caras que realmente manjam e exprimem tudo do jogo, ele dá pros amiguinhos puxa saco brincarem e dizerem que é tudo de ótimo. O jogo deveria ter a demo com pelo menos 45 dias antes do lançamento. Deveria ter alpha e beta testers bem como algumas pessoas pra jogarem todos os modos de jogo na versão final em busca de falhas e melhorias (a Konami com certeza não faz isso). Mesmo com orçamento e equipe reduzidas, isso é plenamente possível de se fazer, a Konami não é nenhuma empresa de fundo de quintal não, embora se esforce pra parecer ser, ainda mais com o cara que representa sua imagem pelo mundo. Ah se não fosse meu xará, o Robbye e a equipe de desenvolvimento do Japão…

  24. O grande problema não é o jogo ser lançado anualmente e sim
    quererem “fazer um jogo novo” anualmente
    por exemplo, como deveria ser o pes 2019? precisaria ser um jogo
    novo e totalmente diferente do pes 2018? tendo que mudar 100% da
    jogabilidade, ambientação, gráfico e etc? claro que não!
    basta pegar esse pes 2018, superlotar ele de cutscenes na ML
    corrigir esse “simples” bug do cursor, ajeitar os “cruzamentos” isso mesmo…
    os cruzamentos que ( na minha opinião ) estão bugados, todo cruzamento
    não é cruzamento e sim uma tijolada pra dentro da área, uma bola rifada
    que vai ao encontro de atacantes desinteressados e zagueiros paspalhões!
    coisas bobas cara, esse bug da cpu não fazer falta, jogador machucado
    eternamente, as “notas” dos jogadores que pra mim são uma aberração
    vc faz 6 gols com um cara e ele recebe 8.5, vc ganha de 7 a 0 e sua
    defesa inteira recebe nota 6.0 e 5.5… absurdamente ridículo!
    oque queremos todo ano não é um jogo novo, até porque é
    utopia pensar que em 1 ano será feito um jogo novo ( ainda mais
    tratando-se do histórico recente da dona konami ) mas oque queremos
    são coisas novas em um jogo que é bom, mas poderia ser infinitamente
    melhor!

  25. ***Na opinião tem BUG e tem BUG .Esses aí não são aceitáveis .
    .

    *** Mesmo com todos esses problemas da empresa , como poucos funcionários , não serve de desculpas . Na minha opinião a empresa KONAMI está sim sendo DESONESTA com o consumidor .
    .

    *** Ainda tenho um sentimento que a KONAMI lança o PES todos os com pena de nós fãs .Penso eu que ela esta doida para que nós RESTANTES APAIXONADOS migrem para o FIFA .
    .

    ***Já pensaram se a EA resolve investir mais e contrata um cara como o ANDRÉ para ficar por conta dela aqui no BRASIL ? “AI JESUS”.
    .
    *** Agora imagina a EA conseguindo a licença da UCL e da LIBERTADORES , sim ,isso é QUESTÃO DE TEMPO .
    .
    ***INFELIZMENTE a KONAMI foi ARROGANTE nos seus tempos de GLÓRIA e pensou que não seria ultrapassada por ninguém . COITADA .
    Pois pior que ainda seja a jogabilidade do FIFA , olha como já evolui a mesma desde FIFA 99 …FIFA 2000 e por aí .
    .
    *** Só falo uma coisa , por mais que eu curto o PES e pelo tempo de DIVERSÃO que ele já me proporcionou , as vezes tenho VONTADE de contratar um advogado e em entrar contra a KONAMI .
    Não entendo muito ou não entendo quase nada de LEIS , mas penso que quando vc compra qualquer PRODUTO com defeito , vc tem direito a troca ou reembolso .
    .
    .
    MAS NÓS TAMBÉM SOMOS CULPADOS , POIS HOUVE O TEMPO , TALVEZ FOSSE O TEMPO PARA ISSO , QUE NINGUÉM PODIA FALAR MAL DO JOGO . DAÍ A EMPRESA SE ACOMODOU E HJ VEMOS O FUNDO DO POÇO BEM PRÓXIMO . MAS QUASE NINGUÉM ENTENDIA QUE AS CRÍTICAS ERAM CONSTRUTIVAS .
    .
    .

    ENFIM , VAMOS TOCANDO EM FRENTE UM JOGO CHEIO DE ERROS E COM UM FUTURO INCERTO .
    .
    .
    #temosnossasculpastambem

      1. Tudo bem então , Edu , talvez exagerei . Mas cara , se tem poucos funcionários e pouco tempo para arrumar erros bobos , pelo menos que ela seja sincera com a gente e nos de algum desconto na hora de comprar o jogo .
        Ficar dando moedas no MyClub pode resolver para quem joga , mas tem muitos assim como eu que joga mais OFF.

        1. Eu THADEU… Só jogo OF
          e pensa num descaso total… pra quem joga online, pelo menos enfrentando
          adversários “humanos” não é uma coisa “robótica” e vai depender da habilidade
          e inteligência de cada jogador, mas pra quem joga of como eu, estamos lascados
          com uma sucessão de erros que o jogo apresenta, zagueiros imbecis, paspalhões
          que mais parecem mulas de tão bugados que são, CANSEI de tomar e fazer gol
          CONTRA com a maldita jogada de cruzamento rasteiro que o zagueiro desgraçado
          tanto meu como da cpu não consegue tirar a bola e entra de bola, bug e tudo pro gol!
          a cpu NÃO TEM inteligência artificial, TODOS os times são a mesma coisa e isso
          faz a diversão do jogo descer em um nível monstruoso!
          porém, eu AINDA sim apostava minhas fichas na ML, que não mudou praticamente
          bulhanfas nenhuma, falaram-se tanto do modo de contratações sobre pagar multa
          rescisória e bla, bla… e o modo está tão pobre que em uma semana enjoa, é limitado
          pobre e fraco o sistema de contratações, e o pra mim que odeio fifa foi vergonha
          ver o modo de contratações da EA em relação ao nosso, a konami as vezes sabe
          disputar com a EA mas nesse caso a EA sabe HUMILHAR a konami!
          pra completar, a ML no ano passado me deixou ferrado porque os jogadores da
          cpu simplesmente NÃO CONTUNDIAM, aí vem o pes 2018 e acontece oque?
          se contundem eternamente! tá dose irmão!

          1. Minha REVOLTA é a mesma sua .
            Mas não me leve a mal , estou desistindo .
            Já pensei em dar uma chance para o FIFA , quem sabe eu me acostumo com a jogabilidade de lá.
            Se milhões jogam , eu também conseguirei .

        2. entao… essas bizarrices só vao melhorar no dia q o Mr Global vazar e entrar alguem competente no lugar dele. Quero ver se a konami vai esperar a EA levar o Bronzoni pro fifa pra se tocar.

  26. Acho que a troca de cursor não é um bug e sim um problema de ajuste no game, como foi dito na matéria, faltou testar exaustivamente o game. Erros bobos seguem, mas felizmente no mais o jogo está excelente, portanto dá por enquanto pra ignorar essas coisas, porém esse tipo de correção deveria ser no dia de lançamento.

  27. O que eu não entendo é o porquê de perder tantas coisas boas de jogos anteriores: Cut scenes da ML, ML online… Isso pouparia muito tempo e dinheiro da Konami. Ao invés de tentar inovar todo ano o certo seria apenas incrementar o que já tá bom.

    1. Pois é, cara… acho eu que essa perda de conteúdos se deve à dois pontos principais:
      1 – troca de engine ao estilo “cair de paraquedas” (não teve nem chuva no PES2014 pra se ter ideia)
      2 – foco da Konami em relação ao PES (MyClub)

      A Franquia tradicionalmente é sinônimo de Master Liga, desde o PS1 (saudades Batistuta)!!! É óbvio que a escolha de focar no MyClub é cagada pura, por mais que eu goste do modo.
      Já sobre o desenvolvimento, provavelmente muita coisa de animação teve que ser refeita na troca da engine, o que praticamente foi um recomeçar do ZERO, isso explica a ausência de coisas legais que já estiveram no PES.

Leave a Response