close

Após uma ansiosa espera, o PES 2018 Beta Online finalmente está disponível para testes. Para quem ainda não baixou, basta acessar as lojas do PlayStation 4 ou XBox One e efetuar o download. Infelizmente, nas demais plataformas (PS3, Xbox 360 e PC), não será possível ter esta oportunidade.

Para os PC´s não é disponibilizada, atualmente, qualquer tipo de versão beta ou demo por um simples motivo: os modders costumam vasculhar o database, e vazam informações de licenças, muitas delas ainda em negociação que, muitas vezes, nem chegam a ser liberadas na versão full.

Ou seja, os jogadores de PC só terão oportunidade, futuramente, de jogar uma demo do PES antes do seu lançamento, se a Konami descobrir uma maneira de proteger estas informações, a fim de impedir que a galera vasculhe todo o conteúdo.

Para a Old Gen, o motivo também é bastante claro: a nível global, o interesse pelas plataformas antigas é muito reduzido, o que faz com que não valha a pena investir dinheiro e energia nestas plataformas.

Talvez as vendas significativas nos países de terceiro mundo ainda estejam fazendo a diferença para esta versões continuarem disponíveis, mas não teremos mais nenhuma evolução significativa. Caso o jogador queria jogar um PES da nova geração, ou deve comprar um console Next Gen ou deve fazer um upgrade no PC.

Lançada exclusivamente com o propósito de melhorar a experiência online dos jogadores, a Beta Online tem algumas características:

  • Somente é possível jogar online, e possui dois modos de jogo, o 1×1 e o 3×3, podendo, neste último, inclusive, jogar no mesmo time, com um ou dois amigos, localmente;
  • Apenas dois times estão disponíveis: Brasil e França;
  • A versão da beta é a mesma exibida durante a E3;
  • Surpreendentemente, vem com narração (em inglês);
  • É possível salvar a tática e ainda guarda as configurações de perfil, ou seja, você não precisa configurar novamente, toda vez que inicia o jogo;
  • O período para testes é de 20 a 31/07, após este período, os servidores utilizados pela versão beta devem ser desligados;
  • Já está disponível a pesquisa que a Konami fez para que todos possam registrar seu feedback em relação aos testes. Clique aqui,  e não deixe de responder o questionário, ele é fundamental para ajudar a elevar a qualidade do produto.

É importante destacar que esta versão beta veio apenas com o mínimo necessário para que os testes online sejam realizados, o que é compreensível, já que todo o foco deve ser direcionado neste sentido. Qualquer coisa que fugisse disso (até coisas aparentemente bobas, como um modo treino), poderia desviar os jogadores do objetivo principal.

Após o slogan “Foco em Gameplay” ser entendido por longos anos, (até o PES 2017, para ser mais preciso), finalmente a Konami assumiu que a experiência online é o atual calcanhar de aquiles da franquia e, para a alegria de todos, lançou esta inédita fase de testes online.

Para que fique claro para todos os fãs, como funcionará esses testes? À medida que os jogadores realizarem milhares partidas por dia, estas partidas são monitoradas e, com isso, os problemas vão sendo identificados e, possivelmente, corrigidos. Com isso, o propósito é que no primeiro da versão full, tenhamos uma experiência online diferenciada.

Por este motivo, é normal que tenhamos momentos nos quais os servidores sejam desligados temporariamente para algum ajuste, isso é perfeitamente normal neste tipo de teste. Caso seja identificado problemas do lado do cliente (ou seja, do PES 2018 Beta Online que baixamos), provavelmente será liberado uma correção para download.

Antes de começar o relato propriamente dito, vocês vão notar que não vamos comentar detalhes muito específicos do jogo, como gráficos, jogabilidade, efeitos sonoros, entre outros.

Isso se deve a um simples motivo: já que o foco é o teste da experiência online, e a Konami, de forma bastante transparente (algo que, digamos, é pouco comum), já declarou abertamente que a demo (a ser liberada em Agosto, após a Gamescom) será em uma versão posterior à utilizada no PES 2018 Beta Online.

Declararam, também, que vários problemas já identificados foram corrigidos, por isso, vamos dar um voto de credibilidade (desta vez), e aguardaremos uma versão mais próxima da Full para avaliar de forma completa.

Esclarecidos todos estes fatos, vamos ao principal: como foi minha experiência online nestes primeiros dias?

Cenário dos testes para o PES 2018 Beta Online

  • Duração até o momento deste artigo: 10 horas;
  • Horário: Sexta-feira, a partir das 21 horas e ao longo do fim de semana;
  • Console utilizado: PlayStation 4;
  • Cabeado ou Wi-Fi? Cabeado;
  • Operadora/Velocidade de Download/Upload: Vivo/50mb/5mb;
  • Quantidade de partidas: 10 partidas no 1×1 e 20 partidas no 3×3.

Como foi a experiência com o PES 2018 Beta Online?

Meus testes da PES 2018 Beta Online tiveram cerca de 10 horas de duração, até o momento deste artigo. Todos eles a partir das 21hs ou no final de semana, momento no qual a internet brasileira é a mais congestionada. Em tese, sempre será o horário que teremos maior concentração de jogadores;

Comecei pelo modo 1×1. Em todas as partidas demorou um tempo grande para encontrar adversários. Nenhuma destas partidas rodou 100% liso, porém na maioria a experiência foi satisfatória e, em poucos momentos, tive atraso nos comandos. Fora um dos oponentes que “puxou o cabo” após tomar o segundo gol, poderíamos dar uma nota 7 para o modo 1×1, no que diz respeito á experiência online.

Após 10 partidas no 1×1, finalmente fui testar o modo 3×3.  A primeira coisa que pensei ao iniciar: “se demorei muito para encontrar um adversário no 1×1, imagine para encontrar mais cinco pessoas para jogar comigo?”. Mas, veio a surpresa: em todas as 20 partidas que joguei, os jogadores foram encontrados em poucos segundos!! Ponto positivo para compensar a espera anterior.

Apesar de concorrer com mais cinco conexões,  a ampla maioria destas 20 partidas tiveram uma fluidez ainda não vista, na minha opinião, desde à mudança da engine no PES.  Houveram alguns momentos com lag mas, no geral, o desempenho online foi excelente, e me proporcionou muitas horas de diversão, motivo pelo qual vocês vão entender daaqui a pouco. Nota da experiência no modo 3×3: 9.

Ao terminar a metade da primeira partida,  uma surpresa: é mostrado o desempenho de cada um dos  jogadores em diversos itens, como passe, assistência, entre outros, assim como uma pontuação global e o meu nível atual. É incrível como os números mexem com as pessoas. A partir deste momento,  comecei a jogar horas e  horas seguidas, na buscar por pontuações cada vez maiores, e aumentar meu nível.

Este elemento, aparentemente simples, de adicionar características de RPG ao PES, aumentou o fator replay de forma surpreendente e tornou o modo 3×3 obrigatório. E foi assim que comecei a entender o porquê de não estar encontrando adversários no 1×1: provavelmente, quem começou a jogar no 3×3, permaneceu por lá, fazendo com o que o outro modo ficasse mais escasso.

O PES 2018 Beta Online nos deixou otimistas

Arrisco dizer que o modo 3×3 será um divisor de águas no PES 2018. Porém, isso não se dará se, ao final da fase de testes, a Konami não consegui deixar a experiência online 100% de verdade. Infelizmente, as pessoas não se reúnem mais em casa para jogar, pois realizar partidas online é muito mais cômodo e prático,

Isso significa que, mesmo que tenha uma jogabilidade excelente (como o PES 2017 já conseguiu proporcionar), o PES 2018 não conseguirá atingir seu lugar ao sol e recuperar a grande fatia de mercado perdida para o concorrente, se não elevar sua qualidade online para outro nível!

Comentem bastante, viu?

Um abraço e #WhereLegendsAreMade #OndeNascemAsLendas

Gostou do nosso site? Clique no botão abaixo e nos ajude a manter a Webrothers online!





SAIU A VERSÃO 10 DO MELHOR OPTION FILE DO BRASIL PARA PS4!!!!!!!!!!!!!

Não deixe de adquirir, por um valor simbólico, o melhor option file de PES 2017 para PS4! Você se diverte e ainda ajuda a Webrothers!

CLIQUE AQUI E VEJA OS DETALHES E ADQUIRA O SEU!!!!!!!!!!!!!!!

PES Team BR:

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : Adam BhattiAndré BronzoniDestaqueKonamipes 2018PES 2018 BETA ONLINEPro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018WebrothersWinning Eleven
Charles Paim

The author Charles Paim

Colunista do Meu PS4 e comentarista de games no programa Bahia pra Frente.