PES 2018 injustiçado? | .:Webrothers:.
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais um post sobre PES 2018!

Bem, nos últimos dias estamos com uma escassez de notícias sobre o PES 2018, isso é notório. Pode ser algo chato, pois todos estamos na expectativa de mais detalhes sobre a DLC 2.0 e o patch de correção de bugs; ambos devem chegar apenas em meados de novembro, infelizmente.

Mas, como tudo, existe um lado bom: estamos tendo tempo para discutirmos e refletirmos sobre coisas mais profundas que são inerentes à franquia Pro Evolution Soccer (basta observar nossos últimos posts e toda a discussão que eles vem gerando). E hoje vamos fazer novamente isso.

Olhando as redes sociais, sites e comunidades, incluindo a nossa, posso detectar que a grande maioria dos fãs está muito satisfeita com PES 2018; ESSA É A MINHA IMPRESSÃO! Entretanto, isso não significa que a galera não está consciente dos erros e bugs presentes no jogo.

Por outro lado, uma parte menor, mas não menos relevante vem fazendo um barulho tremendo, dizendo que o PES 2018 se equipara ou até mesmo ultrapassa o PES 2014 em termos de ruindade. Digo um número menor de pessoas, mas não menos relevante do que a maioria, pois uma coisa que aprendemos com o Mr. Global sem noção é que não devemos menosprezar o pedido de nenhum fã, como ele faz quando é contrariado.

Esses fãs insatisfeitos estão por todos os lados, inclusive aqui na Webrothers. Obviamente, tem trolls, haters, fifeiros infiltrados, tudo isso, mas sei quais são os fãs apaixonados que realmente estão decepcionados com a franquia; e esses tem nosso total apoio, menos eu não concordando com eles em alguns pontos, pois meu papel como líder de comunidade é deixar à mostra para a Konami não só os meus anseios, mas os de toda a base de fãs que aqui está presente.

Como todos já sabem, o maior agente causador das reclamações em torno de PES 2018 é o bug da troca de cursor com o L1, que realmente está enchendo o saco. Esse bug afeta a todos, inclusive quem joga offline; mas é no online que ele se torna ainda mais grave e irritante. É normal que jogos sejam lançados com bugs, todos nós sabemos. O que não é normal e que eles demorem mais de 2 meses para corrigi-los.

Eu acho que, na maioria dos casos onde é dito que “PES 2018 é uma titica igual ao PES 2014”, o cara tá mais é cansado da ineficiência da Konami em gerir um game AAA do que indignado com o jogo. Ainda mais: PES 2018 veio e mostrou um potencial tão, mas tão grande que, ver um jogo tão foda sofrendo com um bug tosco e que levará mais de 2 meses para ser corrigido, desperta a ira desses fãs.

Já citamos que o problema maior no L1 está no modo online, embora ele também seja irritante no offline; mas também tem aquele fã que piora a situação. Quem lê os comentários do site já me pegou perguntando a um fã enfurecido: “Você joga via cabo? Tem quanto de internet? Abriu as portas do modem?”. Tem casos aqui no site e no Twitter de caras reclamando do online do PES 2018 e que usam wi-fi pra jogar, compartilhando conexão e com internet de 5MB!

Na boa, temos problemas do L1, jogadores que param do nada às vezes e etc, mas em termos de lag e atraso de comando, PES 2018 é uma verdadeira evolução em relação aos seus antecessores. Nas redes sociais, membros da PESteam já deixaram claro que PES 2018 precisa de conexão via cabo, internet dedicada e etc… Mas não tem isso escrito no verso da caixa do jogo, o que abre espaço pra uma pessoa com 5MB de internet, via wi-fi e compartilhada reclamar de lag , dizendo que ele é uma porcaria pior que o PES 2014. Pelo amor de Deus!

Vejo também muitos frustrados pelo modo Lenda; deixem eu explicar: no modo estrela, mesmo com o problema do L1, o nível de desafio é legal, te prende. Entretanto, no modo Lenda, o problema do L1 impacta diretamente no resultado do jogo, pois a CPU não perdoa e, infelizmente, a troca de cursor ruim também não. Daí, a frustração de muitos que não conseguem jogar no lenda, não por serem “fracos” e “chorões”, mas por esse L1 bugado dos infernos que atrapalha demais nesse nível de dificuldade.

Escrevi, escrevi, escrevi… e agora uma coisa veio a minha cabeça: velho, na boa, pra que serviu a Beta Online e a demo de PES 2018? Pra PES 2018 ganhar prêmios e os baba-ovos bajularem o Mr. Global? Eu achava que era para trazer um patch corretivo no day-one-update… Mas parece que me enganei, pois os problemas já estavam lá e nada foi feito.

Enquanto isso, vou me divertindo aqui com a minha ML no nível estrela e tomando minhas surras diárias no myClub. PES 2018, mesmo com todos os problemas, é o PES que mais me divertiu e prendeu desde a geração do PS2.

Assim, concluo que, para mim, PES 2018 está sendo injustiçado sim, pois é um grade jogo que vem recebendo reclamações acaloradas, mas não só pelos seus erros, mas por todos os erros anteriores da Konami. PES 2018 está sendo muito injustiçado sim, mas pela própria Konami.


E vocês, o que estão sentindo? Comentem bastante e deem detalhes da experiência de vocês. Esse é o objetivo desse post.

Um abraço a todos e comentem bastante.

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : BugsDestaqueerrospes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018Winning Elevenwinning eleven 2018
Edu Suliano

The author Edu Suliano

142 Comentários

  1. Ontem fui derrubado 2 vezes seguidas, larguei o on line!!! O jogo está muito bom e desafiador, o q prende a gente a jogar, mas vai algumas sugestões do meu modo de vista!!!
    Todas são pra ML, pois não jogo MY Club pois acho um modo muito artificial!!!
    – treinos em q vc participe, jogadores reclamarem
    estar treinando algo em demasia
    – contratar comissão técnica, ex: aux tecn. Q se dedica mais ao físico ou a técnica e preparadores físicos da mesma forma, olheiros específicos q procurem jogadores de tal maneira!!!
    – sentir q vc está num jogo de verdade, última rodada vc já caiu de divisão e seu estádio tá lotado e canta da mesma forma, é os cantos são muito ruins, quando vc faz um bom ataque sua torcida deveria cantar mais alto, mais forte, vaias quando o time está mal, IMERSÃO KONAMI!!!
    – Jogador insatisfeito em jogar em tal posição, pedir pra sair do clube, ou forçar mesmo só andar em campo, diretoria intervir em contratações!!
    – modo aleatório de jogadores de base, EU NÃO QUERO CONTRATAR O TOTTI COM 16 ANOS, Isso me irrita profundamente, coloca outro nome, outro país, sei lá!!!
    Tenho tantas ideias de um jogo de futebol bom, mas o texto iria ficar muito grande!!! Forte abraço e sempre PES!!!

  2. Edu jogo no Xbox one jogo é muito bom um dos melhores e muito mi.i mi muita choradeira e o seu site representanta muita bem a a comunidade

  3. Sem dúvida alguma que PES 2018 é o melhor jogo de futebol dos últimos tempos…No entanto é fato que possui erros gritantes, alguns são bizonhos, como exemplo a não marcação de inúmeras faltas….Futebol tem contato fisíco e sempre tem um numero consideravel de faltas…..Não acho que a CPU não faça tantas faltas, faz sim….no entanto o JUIZ NÃO MARCA…é cada patada que se toma e não é marcada falta alguma….e em alguns lances sem qualquer violência é marcada falta e dado cartão amarelo…É gritante este erro, tem que ser corrigido URGENTEMENTE….Não tenho muita dificuldade com o CURSOR…consegui me adaptar, até pq jogo somente no OFFLINE e é tolerável o bug…Mas tão logo haver correção para tais erros o jogo vai beirar a perfeição…o Problema é aguardar a boa vontade do Mr. G(AY)LOBAL para liberar o patch .SE VIER… Espero que corrijam tais erros logos, pois meu filho nascera em dezembro…Depois disso só Deus sabe quando terei tempo para jogar o Game….Então agiliza com essa correção KONAMI…PELO AMOR DE DEUS…

  4. Galera, como eu já mencionei aqui, meu problema é o online, bem, não vou falar sobre isso, mas sim, de algo q não só eu, mas que muitos aqui estão reclamando, que é, o bendito cursor… Bom galera, pensando sobre o assunto, sabemos que esse problema não é de agora, certo?!… Então resolvi fazer um questionamento aqui, do porque a demora de resolverem isso, quase que dois após o lançamento do PES, ainda não temos uma data certa de um patch para a resolução, bom, se pegarmos os fatos e ligarmos uns nos outros, talvez nem tenhamos uma resolução em definitivo, mas porque? Bem, basta você pegar o fato desse problema já está na série já há um certo tempo, e nunca foi corrigido, e agora com o PES 2018, eles incrementaram o segundo cursor, justamente para vc ter a noção para qual jogador o cursor irá, então você juntando um problema que já vem de outros títulos atrás, mais essa incrementação do segundo cursor, podemos arriscar em dizer, que a produção incrementou esse lance do segundo cursor, por não ter de fato como corrigir esse problema e, se tem, tá ai o motivo de tanta demora… Quero deixar bem claro q não estou afirmando que seja de fato isso, é simplesmente uma teoria, mas que faz algum sentido, isso faz!

  5. Mas sem sentido que esse bug do L1 é nego vir aqui no site de PES ficar falando que o fifinha é melhor, que tem isso e aquilo, mas continua jogando PES… Vai entender… u__u

    1. DJUAN , não sei se vc lembra , mas eu te defendei aqui quando vc foi banido .
      Defendi pq vc expressou sua opinião numa boa , mesmo não sendo agradável a todos .
      .
      Eu sou um que falo o que o “fifinha ” tem pq eu tenho os dois jogos .
      E como eu gosto de futebol virtual , é claro que eu quero para o PES tudo de bom que o “fifinha” tem , do mesmo modo que eu quero que o “fifinha” tenha todas as coisas boas que o PES tem .
      .
      E te garanto uma coisa , eu gosto muito do PES ,pois não fico aqui passando a mão na “cabeça do PES ” quando ele comete erros absurdos .
      Meu amigo , o PES ainda respira no nosso país por causa desse blog do Edu e pelo grande trabalho do ANDRE .
      .
      .
      Mas infelizmente é ser CHATO o jogador que aponta os erros e as falhas .
      .
      Mas sou CHATO mesmo , até pq , onde está o BUG do L1 ?
      .
      Eu não vejo esse BUG e o online aqui roda liso e até veio no meu jogo o estádio da final da UCL .

      1. Tudo bem amigo, eu lembro, agradeço e respeito seu ponto de vista.
        Mas tem gente que fala que o PES é pior que o 2014??? Por causa de UM bendito bug de troca de cursor?
        Uma coisa é vc apontar defeitos, outra coisa é ser injusto.
        Esse é o melhor jogo de futebol já feito, mesmo com um erro ou outro. Mas em contra partida, tem gente que bota o jogo lá embaixo.
        Eu não gosto do Need for Speed, nem por isso vou lá num fórum desse jogo descer a lenha. Simplesmente não compro.
        E vou continuar defendendo o PES sim: fifinha é um jogo cheio de bug com muito marketing, PES é um baita jogo que poucos reconhecem.

        1. Concordo com vc . Realmente é um absurdo sim comparar com o PES 14.
          O que eu acho é que ninguém mais tem paciência para a KONAMI , por isso tanta revolta , as vezes exagerada sim.

      2. amigao, se vc continuar de picuinha, ai sim vou te dar block. faz oq eu disse nos comentarios anteriores, blz? nao ofende os “fanaticos” pq sou um deles, e aqui é um site de e para fanaticos.

    2. Eu também não disse que o jogo da EA está perfeito , mas o MODO CARREIRA está ótimo .
      O FIFA também tem BUG inaceitável como por ex , os gols com R2 fora da área que vem desde o FIFA 17 e a EA não corrigiu .
      Mas o que eu quero dizer é que a EA se encontra em uma posição que ela “pode errar” , já a KONAMI …
      Se a KONAMI voltar com todas as coisas boas que ela tirou do PES/WE já será um grande passo .Mas ela não escuta a comunidade .
      .
      Abraço e sem aborrecimentos por favor .

      1. E foi exatamente o que eu comentei lá embaixo. Os dois jogos tem bugs. Mas por N fatores o Fifa é mais vendido, e não necessariamente melhor.

  6. Ainda bem que está bem explicito: “Olhando as redes sociais, sites e comunidades, incluindo a nossa, posso detectar que a grande maioria dos fãs está muito satisfeita com PES 2018; ESSA É A MINHA IMPRESSÃO!”. Está bem CLARO: impressão! Porque a realidade…É só observar as demais comunidades. PES 2014 fez mais sucesso. Infelizmente, um demérito para nós fãs. Bug desde o lançamento e nada de correção. Vamos dar um tempo, pois, quem sabe, em 2030 eles corrigem…

    1. fez mais sucesso? eu creio que não, talvez tenha vendido mais por suceder o PES 2013 que foi um puta jogo, mas de resto, nem de longe

  7. Mesmo sendo chamado de chato , Edu , continuarei postando até ser banido talvez .
    Mas onde errei nas minhas críticas sobre os erros da KONAMI ?
    E quantos megas a pessoa deve ter para jogar PES ? Aqui eu tenho 10 , jogo pelo cabo e é horrível jogar online.
    E quando ligo o PS 4 e entro no PES é uma eternidade até começar o jogo .

    1. ninguem vai te banir, pode ser chato a vontade.
      vc não errou em critica nenhuma, só para de ofender quem é “fanático”, pq cada um tem o direito de ser do jeito que quiser.
      Reclama, chora, esperneia, elogia, baba ovo, faz oq quiser. Mas não fica me enxendo o saco ofendendo os “fanaticos”. Eu sou um deles

  8. Alguém está tendo dificuldade em conectar com o servidor? Nos últimos dias estou tendo esse problema, fica carregando mto e da erro tbm as vezes. Minha internet é de 50 mega da tim.

      1. Eu tava usando wi-fi, e depois mudei para via cabo. E continua a mesma coisa. Eu até fiz um teste com Pes 2017, e conecta normal o servidor, não demora. Fica a tela escura, com as bolinhas carregando em baixo, demorando mto pra conectar com o servidor.Será que pode ser as configurações de porta?

  9. Post Top, concordo com tudo, mas como só um obs, não é exclusividade da Komani não escutar os fans a EA faz até pior no concorrente, pra ela só existe modo FUT(bugado) pra arrancar dinheiro dos usuários, e está sendo massivamente criticada por suas outras franquias, já que ela tenta colocar microtransações em todo o tipo de games. Dito isso, deixo aqui meu testemunho de um fan que deixou de jogar Pes na ediçao 2007 e migrei pro Fifa 08 aonde descobri os controles manuais o que tranformou totalmente a minha experiencia de jogar futebol virtual, e desde então sempre baixando os Demos do Pes pra ir vendo como estava, acabei gostando um pouco do Pes 2015, melhorou o 2016 e no Pes 2017 voltei a jogar Pes e abandonei o FIFA 17, mais pela incompetência da EA que fez um péssimo jogo, então veio esse PES 2018.
    Com certeza, mesmo com esses defeitos do post acima, o melhor jogo de futebol que eu já joguei com certaza, ainda mais jogando com controles manuais e contra outros manual players é realmente incrivel o trabalho que foi feito nesse jogo e eu que já ficava sonhando com um futebol feito pela 2K
    já não preciso mais, comprei meu Pes europeu pra jogar vs jogadores da europa e estou satisfeitíssimo com o jogo, é claro se vier os updates pra melhorar ficarei ainda mais.

    1. cara,muito legal saber q vc se acostumou aos controles manuais,ja ouvi algumas pessoas comentarem isso,e sendo assim,fica ainda mais obvio q o problema do pes 2018 é na IA na hr de mudar cursores e posicionamento,,se o cara aprende a nao depender disso,ai acho q se ve o real potencial da jogabilidade do jogo,ainda mais encarando outros jogadores manual players no off line,deve ser uma excelente experiencia
      o q me mantem no pes ate hj é a sua jogabilidade ser muito mais natural q a do fifa,eles acertaram nesse ponto,acho q o sucesso da konami no pes segue mesmo o rumo do aperfeiçoamento da IA e nao tanto na mecanica de jogo,jogabilidade em si ou ate mesmo do motor grafico

  10. no mais esse problema da troca de cursor, com certeza vão arrumar… lamentável demorar mais de 1 mês pra arrumar, mas anos atrás o fifa tinha problema similar e tbm demoraram pra arrumar… o problema é que as pessoas sempre acham o jardim do vizinho mais verdinho… eu já estive dos dois lados, fifa e pes, basta vc jogar fifa e frequentar o fórum oficial do fifa, vai ver lá como a gringaiada detona os problemas que o fifa tem e s EA caga e anda pra eles… eu, sinceramente, depois de anos no fifa, no momento só posso ser paciente com a konami, pois se a bilionária EA caga no fifa, o que a minúscula Konami dos dias atuais faz é até elogiável…. podem fazer melhor? investir mais? aumentar e melhorar a equipe de programadores? é provável, não sei…

    1. Alguém está tendo dificuldade em conectar com o servidor? Nos últimos dias estou tendo esse problema, fica carregando mto e da erro tbm as vezes. Minha internet é de 50 mega da tim.

  11. algumas pessoas comentam de handcap, um termo que surgiu no fifa anos atrás, principalmente no modo online do fifa, e existe forte no fifa até hoje, pois a EA atualmente caga e anda pro que os usuários reclamam….mas no modo offline do PES essa variação de gameplay é o que eu acredito deixar o jogo legal, em uma partida o cpu vai com tudo, em outra é menos efetivo… sinceramente, reclamar disso é o mesmo que voltar aos PES do passado, onde todas as partidas eram iguais, fáceis e entediantes…. até entendo que essas gerações mais novas não aguentem muito a pressão de serem desafiadas, não aguentam a frustração de perder, mas esperar um game de futebol onde a gente ganha todas as partidas pra mim é perder toda a essência do futebol como competição…. eu mesmo só jogo o PES 2018 pelo desafio, jogo desde o Atari portanto não preciso de muito entendimento avançado pra notar todas as nuances da variação na programação do game, não precisa de todo esse papo tolo de handcap que inventaram na internet, que parecem teorias de conspiração… nos games de futebol atuais existem centenas de variáveis, e tudo isso influi na partida, mas futebol se trata disso… portanto, no offline, acho essencial que continue como está, e se alguém não está dando conta da dificuldade, ora bolas, diminua o nível de dificuldade…. é importante que o game tenha níveis absurdamente difíceis para os que gostem de desafio…. agora no online, sou totalmente contra essas influências externas, querendo nivelar o usuário bom e o usuário fraco… a EA faz isso, e não tira… portanto é uma política que eles acreditam que dê certo… no pes online não posso comentar pois não é o meu foco, gosto mesmo de jogar offline, mas se copiarem isso do fifa acho algo bem equivocado….

    1. cara,ate entendo o seu ponto,mas se a cpu quer me desafiar e me fazer perder,deveria invés de congelar meu jogador no frozen,deixar ele ir no lance e sei la,chutar p fora,isolar,chutar na trave…se quiser me fazer levar um gol,inves de selecionar o cursor de um jogador q ta la na casa do caralho,pq nao seleciona o mais proximo e faz com q ele seja driblado de forma humilhante antes de fazer marcar o gol em mim?seriam detalhes q continuariam ser desafiadores sem me irritar,pq ai pareceria meritos do adversario e nao bugs entende?

  12. Eu particularmente nem percebo esse problema do L1
    .
    O que me incomoda de verdade é quando enfrento jogadores pró
    .
    Eles estão usando recurso de empurrão de corpo, recurso que a konami jura que tirou do PES2018, mas está lá ainda
    .
    É muito cansativo enfrentar jogadores pró usando esse macete pra fazer gol de sobra de bola e trombada

  13. Na verdade essa análise precisa ser dividida.

    1 – O jogo em si. O que temos quando a bola rola?
    Pra mim é a melhor jogabilidade de um game de futebol, mesmo Pes 2013 tendo sido muito bom ele tinha o problema dos lançamentos e atualizações que pioraram o jogo.
    Pela primeira vez desde 2013 não vou precisar comprar também o jogo da concorrência, PES esse ano preenche aquele mínimo que espero em um game de futebol, ta gostoso de jogar. E está perfeito? Não. Longe disso a propósito, mas não tem macetes absurdos, todas as jogadas são possíveis de defender, os goleiros são espetaculares, o modo aleatório é muito divertido, física de bola ta show.
    Agora precisa corrigir todos os problemas que são básicos demais, a troca de cursor JÁ é um problema antigo, mas deixaram o negócio piorar nessa versão de uma forma que tira o foco do que existe de bom.

    2 – A Konami

    Cara até hoje não entendo o que se passa na cabeça dos caras que mandam na empresa, não sei como classificar tamanha incompetência. Creio que o jogo que temos em mãos é graças ao talento dos programadores que acredito também não terem culpa que o suporte não funcione corretamente. A culpa é de quem fica no escritório pois pelo visto não entende de relacionamento com cliente, respeito, agilidade e principalmente de futebol, esporte dinâmico e que precisa de soluções dinâmicas para um game.

    Entendo e compartilho da indignação de todos pois sempre foram as minhas nas versões anteriores e nessa também, a Konami merece um processo bem grande para ver se aprende, mas o jogo em si não pode jamais ser comparado ao PES 2014 por exemplo, A versão desse ano é algo muito acima, inclusive da concorrência que já testei e não consigo achar futebol naquilo.

    Vamos elogiar o que de fato merece e criticar sim, mas sem injustiças, esse jogo não tem culpa.

  14. vou bater na mesma tecla de antes aqui

    o q me irritou nesse pes2018 foi

    a trocar do cursor(ai inclui tudo,agilidade na troca,senso de vantagem para qual jogador trocar,etc)

    o jogador q congela do nada

    e algo q no inicio eu n tinha percebido pq enfrentava sempre os melhores times,mas depois mudei para outros,é q o team ID foi p brejo,tinha pes q se via isso claramente funcionando,a juventus jogando retrancada e explorando o contra ataque,o real madri saindo rapido,o barcelona fazendo tiktaka e ficando com a bola muito tempo,etc….nesse 2018 parece q todos os times jogam iguais,e quanto mais dificil for o nivel de dificuldade,mais os times tocam bem a bola,inclusive times ruins q n sabem tocar a bola

    mas menos mal q aparentemente sao problemas q nao sao dificeis de resolver,a questao é se a konami vai aceitar a critica e trabalhar para arrumar isso

    1. Tudo oque vc falou e mais um pouco é oque esta´me irritando nesse pes!
      e sobre esperar a konami resolver… cara, pode escrever, na próxima dlc que eles lançarem não vai vir nem metade doque estamos esperando e escrevam… “NÃO VÃO TROCAR O PROLEMA DO CURSOR” podem escrever…
      e digo mais, vão ADIAR dizendo que haverá uma próxima dlc e o problema será resolvido, e quando menos esperarmos começam a falar que a PRIORIDADE será pes 2019, como fizeram no ano passado com o bug do cruzamento!

      1. É pq a Konami não diferenciou as táticas dos times. Vc precisa manualmente mudar as táticas de cada time no plano de jogo. Alterando isso, os times vão corresponder com o estilo de jogo real.

      1. A questão não é ser chorão não Edu, leia isso e depois me responda…
        EU não estou insatisfeito porque o jogo está “difícil” e sim porque o jogo está bugado Edu, cara, eu estou jogando duas ML, uma com o Sevilla e outra com o Arsenal, no modo estrela com o Arsenal e no lenda com o Sevilla, ontem eu joguei umas 8 partidas com o Arsenal, times com West Albion, Midlesbrown, Southampthon, e por aí vai, só ganhei de um deles que foi o West Albion por 3 a 2, outros 3 perdi e um deles de 4 a 1 pra um timeco que nem lembro o nome, empatei suado e na bacia das almas com outros 3, e de repente no oitavo jogo enfrento o Totenham Hotspurs… que é um clássico de Londres contra o Arsenal… logo pensei: “como é clássico e o Totenham está com um time muito bom” ( haja vista a vida real ) logo imaginei e me preparei pra tomar pelo menos uns 4 só do Kane… e pra minha surpresa “desagradável” enfiei sonoros 7 a 0… isso mesmo, 7 a 0 e só não fiz uns 15 por causa do goleiro, o Totenham não acertava um único passe, foi ilário.
        aí te pergunto: “um jogo em que vc praticamente não ganha de times inexpressivos pelo simples fato de o jogo estar infectado de handicap, e quando vc joga um clássico que teoricamente é aonde estaria o “desafio” do jogo e a alegria em ganhar suado ou até empatar, vc goleia e não encontra resistência alguma da cpu por causa do handicap desenfreado e desconfigurado, reclamar de algo nitidamente desconfigurado no jogo é ser chorão?”
        na boa… vc é um cara inteligente Edu, como muitos aqui, mas eu acho que as vezes vc defende de mais a konami irmão! ( minha opinião )
        Já disse MIL vezes e vou dizer mais uma, eu não sou louco de dizer que o jogo em VÁRIOS aspectos não seja simplesmente o melhor de todos os tempos, já disse, a movimentação dos jogadores, os gráficos, etc… digo mais, a jogabilidade em certos momentos ela é cativante cara, ou porque acha que eu descendo a lenha ainda continuo jogando? quando estamos atacando, poxa.. é muito gostoso de sentir o game, mas tudo isso ( ao menos pra mim ) se desfaz, quando meu atacante ao sobrar uma bola fica travado, quando faço um cruzamento e o maldito fica parado com preguiça de saltar, e piora tudo quando estou sem a bola, e não to com mimimi falando de marcação não, até que aprendi a marcar colocando o time ao defender na retranca e colando os laterais nos cantos do campo, congestionando a frente da área com um volante e um meia de ligação… não sou nenhum principiante irmão, jogo isso desde 1994 ( ISS DELUXE ) e sei doque to falando, não sou alguns modinhas geração fifa atual que começaram a jogar pes a pouco tempo e entram aqui dando uma de dono da banca.
        Não é o jogo que está me irritando , o jogo está lindo… oque está me irritando são os bugs e handicap que a konami colocou e está me deixando puto! e a konami tem histórico de cagadas né irmão, e quando penso que a culpa é dela, eu critico mesmo!
        abraço Edu, essa é minha opinião, vc pode não concordar mas deve respeitar e vice versa, como eu aqui já opiniei e teve muitos caras que procuraram brigas me agredindo indiretamente, e eu nem retruquei, porque respeito opiniões mesmo discordando.

  15. Na falta de licenças a Konami deveria dar mais liberdade no menu editar, coisas como:
    Importar minifaces de jogadores, pois a gente cria um jogador e ele fica sem rosto na formação;
    Ter de volta o criador de estádios como do PES 2013;
    Poder excluir e acrescentar clubes na Liga PEU, PAS E PLA, pois algumas ligas não genéricas são com 16, 18 ou 22 clubes.

  16. Posso parecer um pouco chato, mais por mais que melhore parece que jogo sempre a mesma coisa. Uma coisa que me incomoda é os gráficos, você pega um jogador sem o rosto oficial ainda tem semelhança de bonecos de cera e visualmente o jogo ainda parece meio cartões. Eu sei que se vc pega jogadores como neymar os rostos são inquestionáveis, mais o jogo em si graficamente não acho tão realista. Outra coisa que já deveria ter é cenas bem maiores em todos os modos, cenas no gameplay como o jogador saindo machucado e grama no gameplay

    1. isso é vdd,nem tinha percebido mas é vdd,os jogadores genericos eles fazem de qualquer jeito,ate a textura da pele é bem mais artificial em relação aos jogadores licenciados(esses sim,assombrosos de realistas)

      1. Pow… mas eu acho assim irmãos, o nome já diz “jogador genérico” … se ele é genérico é obvio que não irá se parecer com o real.
        isso acontece em todos os jogos, por mais bom que o jogo seja, sempre os bonecos que não são realistas, os principais, eles são e sempre foram bem zoados mesmos!
        Isso acontece no fifa ( que nesse quesito consegue ser anos luz pior que o pes ) aliás, tem jogadores reais do fifa que são pores que os genéricos do pes, acontece no wwe, e em todos os jogos que vc vai criar um personagem, ele já mais tem o cabelo, os olhos, o rosto, o corpo, e até as roupas semelhante aos originais!

    2. Pra não falarem que só bato aqui… eu vou ter que discordar de vc amigo… o gráfico desse pes 2018, as movimentações dos jogadores, nossa, tem nem comentários amigo, é sem dúvidas de aplaudir… meu grande problema é a jogabilidade que tá muito ruim, tá parecendo fifa!

  17. INJUSTIÇADO somos nós que pagamos 200,00 em um jogo mal acabado , com pouquíssimas licenças , com um online VERGONHOSO e fora os erros absurdos que apresenta .
    .
    .
    Sou capaz de apostar que a KONAMI vai enrolar e não vai arrumar o BUG .
    E como de costume , em fevereiro começará a falar do PES 2019 .
    .
    AÍ UM MONTE DE BOBO INCLUSIVE EU , COMEÇAREMOS A COLOCAR O JOGO NAS ALTURAS .

      1. Pq chato ? Por dizer a verdade ?
        Talvez o Adam responde daquela maneira pq também acha chato algumas pessoas . Será?
        Será que me enganei com vc ? Imaginei que vc era diferenciado . Desculpe se te aborrecimento com meu comentário.
        Aliás comentário lúcido .

        1. vc esta corretissimo THADEU, o jogo é legal pra caramba, mas a falta de licenças acaba com ele… poderia liberar mais slots para edição, poder escolher se eu quero criar a liga PLA como uma liga de 1ª ou 2ª divisão, po… a unica coisa boa que diferenciou o PES 2018 do PEs2017 é que eu posso agora atualizar meus uniformes quando passar de temporada, pelo menos isso… ja q é aberta a edição de 1 kit por time licenciado.

  18. Salve galera! Beleza?!
    Também acho que o PES 2018 está sendo injustiçado! E não só ele, do PES 2015 em diante, todos foram injustiçados.
    Do PES 2015 em diante, só vejo evolução no PES, ano a ano. Óbvio que o jogo não é perfeito, e possui falhas que precisam de melhoras, mas, nada que o transforme em uma bomba injogável, pelo contrário!
    PES 2018 é um excelente jogo! Só precisa de um melhor suporte por parte da Konami!

    1. Beleza sim . Só que INJUSTIÇADO somos nós que pagamos 200,00 em um jogo mal acabado , cheios de problemas e uma empresa que nem aí esta pra gente .
      .
      ISSO SIM É UMA BAITA INJUSTIÇA .

      1. Aí que é dose não é não?
        Pagamos 200,00 em um jogo que nitidamente não foi “terminado” e daí a quantidade de erros, e a injustiça seria de nós com o jogo ou da produtora para conosco?
        assino em baixo cara!

  19. Nas primeiras partidas ficamos na esperança do fim do handicap no PES2018.
    .
    Mas com o passar dos jogos fica claro que o destino do jogo ainda está nas mão da CPU
    .
    Contra a CPU até é aceitável, mas P1vsP2 não poderia acontecer handicap

    1. A verdade é que o handicap aparece com o tempo. No começo, a gente joga de boa, mas conforme vamos jogando mais e mais partidas, o handicap começa a aparecer, manipular o jogo, praticamente nos impede de fazer gols, tentamos de tudo e o gol não sai, no fim a CPU vai lá e faz, os zagueiros falham, o goleiro falha, etc, e o pior de tudo pra mim, o jogo fica acelerado pra caramba, sempre quando o handicap está alto, o jogo fica mais rápido e artificial. Mas mesmo assim, no PES 2018 o handicap não estão incomodando tanto como no 2017, e mais ainda, no 2016, o PES 2016 foi o campeão de handicap.

    2. A verdade é que o handicap aparece com o tempo. No começo, a gente joga de boa, mas conforme vamos jogando mais e mais partidas, o handicap começa a aparecer, manipular o jogo, praticamente nos impede de fazer gols, tentamos de tudo e o gol não sai, no fim a CPU vai lá e faz, os zagueiros falham, o goleiro falha, etc, e o pior de tudo pra mim, o jogo fica acelerado pra caramba, sempre quando o handicap está alto, o jogo fica mais rápido e artificial. Mas mesmo assim, no PES 2018 o handicap não estão incomodando tanto como no 2017, e mais ainda, no 2016, o PES 2016 foi o campeão de handicap.

  20. Tambem acho exagero de alguns comentarios , pra mim tbm esse é o melhor pes que joguei . Claro que peca em alguns pontos como o bug do L1 . Mais o que realmente me chatea sao, nao aproveitar as poucas licenças que tem e explora la ao maximo .
    Volto a dizer a Konami nao precisa fazer nada , apenas deixar o jogo editavel , pra gente por faces , pra gente por placas de publicidades , pra gente por logo que aparece no canto da tela , editar o estadio .ou criar um site pra gente mandar isso pra eles e eles analisarem os melhores e ir colocando no jogo via dlc , mais nao com tanta demora !!!!!!

  21. Pelo que leio nas comunidades do PES 2018 a maioria das reclamações se refere ao modo online que realmente é o calcanhar de aquiles da Konami. Na verdade eu quase não jogo online e posso afirmar que no modo offline PES está bom pra caramba.tem alguns defeitos é verdade como a CPU não fazer faltas e pênaltis porém é muito pouco pra reclamar.Pior pra mim é a falta da valorização da Champions League que é o principal campeonato de clubes existente e a Konami não faz nada de novo pra melhorar e incrementar a ”atmosfera” da Champions.Nessas horas que o jogador de PC é mais feliz pois eles tem a possibilidade de editar tudo no jogo;cantos das torcida animações bandeiras mosaicos placas de publicidade estádios bolas chuteiras etc…
    Falando nos gráficos PES destrói o FIFA sem comparação .PES 2018 é um grande jogo só que mal gerenciado pela Konami.

  22. Jogo offline e percebo que toda vez que vou sair no contra ataque, sempre fica apenas um jogador na linha de meio-campo. Isso não acontece só comigo mas tambem para a CPU. Já tentei ajustar isso nas taticas, sem sucesso. Tem como resolver isso? Alguem sabe? ou seria mais um bug? Parece ser um pattern do PES 2018

  23. Hoje na Steam surgiu uma atualização de 59 MB.

    Será que é pra corrigir algo na jogabilidade?

    A escassez de faltas marcadas contra o COM, também compromete muito a qualidade do jogo. Há ainda outros erros menores, sendo que definitivamente a questão do cursor não é o único problema.

  24. Pes 2018 injustiçado?
    Pra falar a verdade no fundo no fundo o pes 2018 está sendo injustiçado não por nós que emitimos as nossas opiniões sobre algo que sempre gostamos e todo ano criamos uma alta expectativa de ter em mãos o pes nos seus tempos de glória, e sim da Konami, é ela quem tem feito injustiça ao pes, a serie, a franquia, a culpa é da konami!
    Sabe oque mais me deixa ferrado quando opino aqui? é ver um monte de caras que parecem não saber discernir a mão direita da esquerda, e qualquer critica “e crítica coerente” que alguém faz sobre os “malditos e visiveis” bugs do jogo, aparecem essas pessoas falando um monte de asneiras, dizendo que estamos com choradeira, que é mimi, que somos ruins e não sabemos jogar, etc.
    Mas aí as “semanas” vão passando e vai aumentando drasticamente o número de críticos em relação aos bugs malditos que o jogo está apresentando, e parece que quanto mais se joga mais bugs aparecem, eu concordo em gênero, número e grau se falarmos que os gráficos, a ambientação, as movimentações dos jogadores e mais uma porrada de coisas fazem sem sombras de dúvidas desse o melhor pes que já lançou, mas como nós mesmos sempre tinhamos em mãos o argumento de que fatores extra campo não faziam do jogo um jogo definitivamente bom ( citando os fifas da vida ) acabamos esse ano por morder a própria língua, porque a jogabilidade desse pes de tanto bug desgraçado que tem eu chego sim ( e não é utopia não – quem está jogando e presenciando todos os bugs sabe ) que chego ao “absurdo” de compará-lo ao pes 2014!
    Desculpem caras, mas vamos deixar a fundo de sermos tão emocionais e sermos mais racionais, como posso dizer que em um jogo em que seus zagueiros por mais habilidades que eles possuam, eles vivem batendo cabeça, deixam os atacantes livres a toda hora, sao preguiçosos, pulam de cabeça quando querem, na hora de tirar um rebote ficam igual estátuas… como posso dizer que falhas cruciais como essas fazem disso o melhor jogo de futebol de todos os tempos?
    um amigo comentou aqui e isso é fato, quando vc joga a ML, existem partidas que são “pre determinadas” pra vc “perder”, vc pode estar com a seleção de 82 e a cpu ser El Salvador que vc não ganha… e dá pra perceber já nos primeiros toques que vc não vai ganhar o jogo, e isso pra mim é inaceitável… eu havia jogado eu com o Sevilla contra o Barcelona no lenda… e pra minha surpresa o Barcelona errava 90% dos passes, meus jogadores atropelavam os deles, e ganhei por 4 a 1… daí, no jogo seguinte pego o Betis… e com 30 minutos de jogo estava 4 a 0 pro Betis, meus jogadores chegavam atrasados em todas as bolas, meu goleiro “maldito” tomou 3 frangos, todo cruzamento era gol, eu tirei na hora e nem joguei mais, agora me falem se isso é chororÔ? vc jogar um jogo que tem partidas que estão determinadas pra vc perder sem que isso dependa da sua capacidade individual? é o fim né amigos!
    conclusão… é a konami e um monte de sem vergonha que tem lá que estão injustiçando um jogo que “era” e tinha tudo pra ser “em disparado” o melhor jgo de futebol de todos os tempos e que no final por relaxo deles mesmos em ( ou não testar o jogo em demasia… ou fazerem vista grossa pra isso ) acabou se tornando “não só pra mim” mas pra muitos e esses muitos se tornam mais a cada dia, um dos piores jogos que já jogamos!

  25. com certeza o PES2018 é o melhor game de futebol já produzido pela Konami… não me venham com saudosismo falando do PES6, joguem o PES6 hoje e vão ver do que to falando… e nem me venham falar em PES2013, um jogo completamente irrelevante e sem desafio algum…. me lembro que joguei no máximo uns 2 meses o PES2013, me dava tédio, ganhava do CPU dormindo e jogando com times fracos…. PES2018 pode ter uma ou outra falha ainda por se corrigir, pode não ter tudo que a galera sonha, mas repito, produzido pela Konami é o melhor game de futebol que eles conseguiram fazer até hoje…..

    1. Olha é verdade. Fiz um teste reduzindo a estatística de alguns times para 40 e gostaria de ver se isso influenciava. Para minha surpresa infelizmente não faz a menor diferença nos atributos: corrida, passe, chute. Ou seja, os scripts do jogo é que mandam, infelizmente.

      1. os que mais percebo influência são em passes e chutes, tenta montar um time level 1, 2, 3 no my club, como eu faço e ir jogar que vc vai notar essa diferenças… Quando vc pegar jogadores de altos overall vai ver como parece ser “mais facil” jogar com eles… só jogando mts partidas pra notar essas diferenças, digo por experiencia propria

    2. Entendo sua opinião . Mas o jogo tem uma ou outro falha ?
      esse jogo realmente tinha tudo para ser o MELHOR , mas a cada dia que passa esta se tornando o PIOR .

  26. Concordo com o Edu PES 2018 é um dos melhores de todos os tempos, com muito mais pontos positivos do que negativos eu mesmo estou viciado jogo todo dia.O visual do jogo está sensacional,a reprodução dos estádios brasileiros está incrível ,jogos nublados e com chuvas o visual fica lindo de se ver. A jogabilidade está muito fluida dinâmica com troca de passes jogadas de efeito etc..a velocidade poderia ser um pouco mais cadenciada e se tivesse o formato das redes iguais do PES 2011 seria o jogo perfeito.Os pontos negativos são todos aqueles que o Edu citou no post anterior que já acontecem faz tempo e a Konami nada faz pra corrigir como a demora na DLC a falta da OF no Xone e as melhoras no modo online.Outros acertos do PES 2018: a volta da seleção japonesa a volta do Jon Kabira mais seleções licenciadas principalmente na Europa e a licença da seleção da Argentina.

  27. Não resolve o problema da troca do cursor, mas se diminuírem a velocidade do jogo, acho que pode ficar menos acentuado.

    1. Uma vez vi um pregador contando a história de um toureiro, o touro e o pano vermelho que o toureiro segura
      e ele dizia que o toureiro mexia o pano pra direita, pra esquerda e o touro não tirava os olhos do pano, até que ele corria com toda fúria pra acertar “o pano” do toureiro, enquanto o toureiro a cada “olé” que dava no touro, cravava uma lança nas costas do “idiota” do touro.
      olhando friamente quem é o maior “inimigo” do touro? o toureiro certo? certo.
      mas pra onde que o touro vive olhando? pro pano… enquanto o toureiro vai se aproveitando e matando ele aos poucos
      assim estamos nós jogadores de pes, fixamos os olhos nos panos da EA ( fifa ) e enquanto isso o toureiro – konami- nos dá olé, e a cada ano vai cravando uma lança de sacanagem nas nossas costas!
      enquanto não enxergarmos que o nosso maior inimigo está sendo a própria konami, a série vai afundar!

      1. Muito legal sua historinha, amigo. Mas quem tá fixando os olhos na EA aqui não sou eu. Pra falar a verdade eu nem jogo Fifa. Só olhar os comentários aqui (que é um site falando de PES) gente falando que o Fifa é melhor. Experimentei a demo e não aguentei jogar um jogo inteiro de tão ruim que eu achei o jogo. Acho e sempre vou achar o PES muito melhor que o fifinha. Por isso eu defendo o que a minha opinião.
        Maaaas, se vc acha que a Konami tá “cravando lança na suas costas” e vc continua jogando PES, acho que o touro aqui não sou eu…

        1. Ué, eu também não jogo fifa e “já mais” eu disse que fifa é melhor que pes, como alguns como falam aqui como vc disse.
          Eu me referi a “fixar os olhos no fifa” pelo comentário que vc mesmo citou, vc disse que não acha que PES TENHA MAIS BUG QUE O FIFINHA.
          e a questão aqui não é comparar pes a porcaria do fifa, pois como vc mesmo disse esse é um site de PES, pois sendo esse um site de pes, devemos sim criticar oque está errado, elogiar oque está certo pra que porventura de uma ou outra forma chegue um feedback na konami pra que eles melhorem as cagadas que fazem todo ano!
          e enquanto eu disser que “pelo menos o pes não tem mais bug que o fifa” é o mesmo que eu estar dizendo que estou satisfeito plenamente com o jogo! coisa que por mais que o cara ame a franquia “ninguém esta” 100% satisfeito.

          1. Exatamente. Eu estou muito satisfeito com o jogo. Me divirto demais, passo horas jogando. E não to nem aí pro fifinha.
            Contraditório pra mim é o cara jogar também, dizer amar a franquia e vir aqui no fórum descer a lenha no jogo. Como eu falei, o PES é um baita jogo com algumas falhas, mas pelos comentários que vejo aqui o jogo está “injogável”.

    2. Mano, esquece o FIFA, os caras tão lá vendendo o jogo deles que nem água, esse negócio de ficar comprando um com outro já deu, fica no PES que é melhor, para de defender a Konami pra ver se ela para de entregar um jogo cagado todo ano é vocês passem mais tempo jogando do que aqui reclamando e falando mal do FIFA !!!!!

    3. Tá de brincadeira ,amigo ?
      Estou jogando o MODO CARREIRA e o jogo está ótimo .
      Mas o maior mal do PES é isso aí que vc está fazendo .
      Sempre alguém tenta justificar os erros do PES com o do FIFA .
      A verdade é que se tem mais ou se tem menos erros que o outro jogo ,não importa , o que importa é que tem erros INACEITÁVEIS .
      Ah , e o momento que o PES está passando , falhas bobas não acontecer .

      1. Então deixa eu entender: vc joga o Fifa e acha perfeito, acha o PES cheio de defeito, mas joga PES?
        Algo de errado não está certo cara… huehuehue

      2. Não.. Não.
        Não é porque eu amo o jogo, jogo ele desde 1994, que por “amar” ele vou defender os eventuais erros que ele tiver!
        Aí que tá a alma do negócio cara, amar no seu conceito geral é falar a verdade, eu confesso que exagero nas críticas, talvez pelo fato de ter que se acostumar com esse novo sistema da jogabilidade, mas fora isso eu não posso ignorar as falhas que o jogo possui e pelo fato de “amar” a franquia aceitar a konami me fazer de otário, prometendo uma porrada de coisas e no fim de tudo entregando algo com defeitos graves!

      1. cara, deixa quem é fanatico ser. o mal dos seus comentarios é q vc condena quem é apaixonado e fanatico… e eu te condeno por ser chato e soberbo com quem ama a franquia e é fanático.

        vai com calma, lembre-se de que todo mundo tem sua opinião, e vc pode nao concordar, mas nao faça pouco de ninguem. isso é muito escroto

        1. Edu , longe de mim fazer pouco de alguém . Mas assim como vc acha os meus comentários escroto , eu também tenho o direito de achar o mesmo de certo fanatismo . Fanatismo que não deixa enxergar os erros .

          1. ai q ta, vc nao tem direito de rotular ninguem. nunca te rotulei, ate concordo com quase tudo oq vc comenta. mas vc pode expressar sua opiniao e sentimentos sem menosprezar os outros. só isso. sacou?

  28. Tem umas reclamações que são injustas sim, tipo, o cara tem uma net de bosta e quer jogar online, aí não consegue e vai em sites, grupos e fóruns descascar o game (moramos no Brasil, a internet no geral é uma bosta).
    Outra injustiça é reclamar que a cpu é desonesta e que fica bugando nosso time…
    Jogo quase todo o dia, não percebo nada disso, o que rola é só aquela dificuldade maior fora de casa e contra os rivais, fora isso tá tudo certo.
    Tem muita paranoia aí que tá virando reclamação injusta.
    O que realmente é fato é a troca de cursor que atrapalha mesmo, aí as críticas são justas.
    Também é válido a crítica quanto a ausência de servidores dedicados, enquanto o sistema for p2p e um dos jogadores forem o host das partidas, haverá esse pessoal adepto do tal lag switch, esses dias me deparei com um cara querendo vender essa porra aí, garantindo que seria fácil chegar na primeira divisão e ganhar as competições online, inclusive disse que tinha 380 pontos e não passava disso, agora tava com mais de 1000.
    Não sabem o tamanho do desânimo que me deu ao ver isso aí…
    A PESSOA TEM QUE SER MUITO MERDA NA VIDA PRA TRAPACEAR NUM JOGO DE VIDEOGAME ONLINE.

    1. Cara, realmente tem muitos reclamando do online, e motivo, é por ter uma internet bosta e querer jogar, a minha internet mesmo é uma bosta, mas não acho injustiça dos que estão reclamando, eu mesmo sou um dos que reclama… Mas na verdade, oq vc tem quer ver, é que no mercado vc consegue jogar todos os jogos, até mesmo com uma internet bosta, eu mesmo consigo jogar qualquer jogo normalmente, com ótimo tempo de resposta… Então, o problema disso tudo é vc ver no mercado produtoras indie, com um serviço online excelente, enquanto isso, vc ver PES q tem história na vida da maioria aqui e com décadas de mercado e não ter um online digno, entendeu?… Então onde está o problema?… É com o consumidor q tem uma internet bosta, q consegue jogar qualquer um outro jogo, ou com a produtora q está a anos no mercado e não consegue disponibilizar um online decente?… Oq não pode acontecer, é pessoas como vc entre outros q estão conseguindo jogar, por ter uma internet “boa”, e achar q tá bom, q tá as mil maravilhas e se acomodar, e não cobrar melhorias.

        1. Edu, talvez vc tenha razão em dizer q 80% dos q reclamam, de fato tenham conexão ruim, mas, o que eu quis dizer na crítica que eu fiz, é pelo fato da produtora está há anos no mercado, e oferecer uma qualidade péssima no online, acho eu, que para um título como PES, não deveria ter um serviço online de nível tão baixo, entende?… E quando referi a minha net como uma bosta, é porq tenho apenas 5mb, mas como eu disse, consigo jogar qualquer outro jogo, pois em termos de qualidade de conexão, latência, etc, não tenho do que reclamar… Muitas vezes internet de 30, 50mb, não é sinônimo de boa qualidade “internet boa” internet boa é aquela q vc tem de fato a banda contratada e com ping baixo, isso quando o assunto é relacionado a jogo.

      1. Te entendo.
        Mas as reclamações BRs sobre o online são quase que exclusivas, nos fóruns gringos não vejo isso.
        A única coisa que reclamam é sobre os brasileiros heuheuheu
        Infelizmente a Konami não tem os tais servidores host para as partidas, o P2P exige estabilidade, ping baixo, download bom e um upload de no mínimo 1,5 megas. No Brasil vendem internet de 10megas onde o upload mal se mantém em 1 mega, aí tu assina 10 mega e pensa “poha, agora vai hein” e continua a ter problemas e depois se da conta que o upload ridículo estraga tudo.
        Acho que temos que cobrar sim, fiz minha contribuição na pesquisa online da Konami, onde pedi servers dedicados.
        Concordo que quem joga tranquilo não pode fechar os olhos pra quem não consegue jogar.

  29. Sobre a questao de dedicar a internet para o jogo somente eu discordo. Quando eu tinha apenas 2 mega aqui na minha casa , jogava Fifa tranquilo sem travamento , e podia ainda abrir uma guia do YouTube que funcionava de boa. Já o pés era um jogo pesado , mal podia abrir uma guia do google que já aparecia os travamentos. Nesse pés 18 continua a mesma coisa. É olha que agora eu tenho 100 mega do vivo fibra.

  30. Boa noite, uma coisa que não gostei no pes 2018 é que o cara pode fazer um lançamento toda vez quando rola a bola no meio campo, você aperta o triângulo e a bola passa por todo mundo e vai direto no pé do atuante e nenhum defensor consegue pegar a bola. Então poderia resolver esses bugs, é muito chato isso!

    1. Hueheuheuhe cara, é só tu deixar o time atrás no início, recua as linhas que tu vai afastar fácil.
      tem muita gente tentando isso, comigo não cola hahah

  31. Senhores ,minha humilde opinião ,corrigir o L1 ,e deixar a marcação igual do PES 17,melhor jogo de futebol que joguei esse PES 18,as animações dos goleiros incrível incrível , avante PES.

    1. penso que seja regressão retornar a antiga forma de marcar, aquilo era uma maneira bem “preguiçosa” que alguns players tinham de só apertar X + quadrado e desarmar facilmente

  32. Falar que esse pés 18 tá ruim tem mais é que jogar futebol de botão, quer realidade pega a bola e vai pro campo jogar, jogo pés e fica , confesso que nos últimos anos comprava o pés e deixava na gaveta , a coisa começou a melhorar apartir de pés 16,. Aí veio o 17 achei uma boa evolução e pra minha surpresa , comprei esse sem muita esperança, mas digo pramim o melhor jogo de futebol que joguei , claro e foda porque jogo no Xbox one e essa palhaçada senão liberar o.f, por isso vou ter que meter um PS4 pro , e digo vai ser só por causa desse jogo, pra mim tá muito bom

  33. Pes 2018 na minha humilde opinião é o melhor jogo de Futebol que eu já joguei, está sendo injustiçado por culpa da Konami com esses bugs que já era pra ter corrigido logo no dia do lançamento, 2 mêses para corrigir uns bug tão fácil de ser resolvido, lamentável. Acorda Konami pelo amor de Deus. Agora falando sobre o site o melhor site de pes que eu conheço. webrothers está de parabéns vocês entende tudo de pes, se a Konami contratase vocês com certeza Pes seria imbatível.

  34. Parabéns pela matéria, Edu .
    Até entendo que a KONAMI comete injustiça com o PES . Mas aos olhos dos consumidores , PES está mais para um jogo mal acabado do injustiçado.
    Para jogar PES tem que gostar mesmo , pois esperamos um O.F. , por DLCs , não temos um online bom , a empresa não está nem aí para nós . Enfim , são várias coisas .
    .
    .
    Agora vc vai na concorrência .
    Nós temos um bom online, vários estádios inclusive genéricos , atenção da parte da empresa por todos os modos , do UT ao MODO CARREIRA .
    .
    Volto a repetir .
    Edu, o que será da KONAMI quando vc cansar do PES (até pq td tem limites) ?
    .
    O que será da KONAMI quando a EA resolver contratar o excelente funcionário que é o ANDRE ?
    .
    Se eu for banido , me dê direito a respostas .
    .
    Campanha : POR FAVOR NÃO JOGUEM O MYCLUB .

  35. Ainda bem que não sou só eu a achar que está muito difícil de marcar nesse PES rsrsrs , esse ano ainda não consegui achar o ponto de defesa , e confesso que já estou ficando meio frustrado com isso , não está natural fazer a marcação como feito pra atacar (pelo menos pra mim) , cada ataque é perigo de gol , acho que os atacantes estão muito superiores ao marcador , lateral nem se fala , está mais inútil que o “mister global” como diz o Edu rsrsrs

    PES 2018 está quase no ponto , é só corrigir essa falhas de marcação/cursor e dar uma balanceada entre defesa e ataque .

    Tem outra coisa também que acontece todo ano , Konami implementa uma nova animação e ela acaba se tornando padrão , acontece a todo momento , esse ano está sendo os 3 dedos , acho que está meio exagerado .

  36. Eu tambem vejo pessoas amando esse PES, outras odiando, mas passei a entender um pouco melhor o porque. O jogo eh excelente em sua estrutura de gameplay, e jogando offline, contra cpu ou mesmo um multiplayer local, pra mim eh o melhor jogo de futebol ja feito. Mas, baseado na minha experiencia, eu soh joguei dois jogos tao ruins quanto PES 2018 online: sao eles PES 2016 e PES 2017. Eu atualmente moro nos EUA, minha internet eh boa e jogo com cabo… e minha experiencia eh tao ruim quanto a versao anterior, quando eu ainda estava no Brasil. Entao, dependendo de como cada um joga, o jogo pode ser excelente ou pessimo. Se o player joga offline, uma master liga ou coisas do tipo, apesar do problema da imersao baixa, ele vai ficar muito satisfeito. Ja se o cara insiste on line, myclub, divisoes… esse vai se frustrar tanto, mas tanto, que ira desabafar na internet e falar muito mal do jogo. Pra mim, antes de tudo, a konami tem de fazer um online que funcione para TODOS que tenham pelo menos uma internet boa. Se nao, nao adianta, fifeiro que vier jogar PES, vai jogar duas partidas e parar, reclamando de jogadores pesados e etc. Esta acontecendo muito isso nesse 2018, fifeiro vem jogar (pois fifa 18 ta um lixo), mas o cara se frustra no online e ja era, nao joga mais.

    1. Justamente Danilo, o jogo offline é excelente, mas no online, pra mim tá sendo decepcionante, garanto a qualquer um, se PES tivesse um online onde sua experiência fosse similar ao offline, PES não teria tanta gente migrando para o FIFA, não q o FIFA esteja melhor, mas sim porque hj em dia, vc quer se entreter, desafiar oponentes, e não simplesmente sentar no sofá e jogar contra a CPU… Digo mais, a partir do momento q PES começar a fazer uso de servidor dedicado e ter a mesma experiência q é o offline, garanto q PES resgatará aqueles q migraram ou simplesmente param de jogar por simplesmente o jogo não entregar uma experiência satisfatório no online. Pois pra mim o principal erro, é o PES não ter um online decente, como eu disse, hj ninguém quer mais sentar e jogar contra a CPU como nos tempos de PS1 e PS2.

    2. Cara,

      Penso exatamente como você. Jogo com uma internet de 35MB Fibra Live Tim, e jogo outros jogos Online (tais como Halo 5, Gears 4, Forza, Battlefield 4, Call Of Duty) e tenho ótimas respostas. No PES 2018, é uma lentidão eterna, time pesado, atraso de comando, parece que quanto mais jogadores estão conectados aos Servidores, pior fica. Pelo menos no Xbox One é isso que sinto.

      O Começo do MyClub foi muito bom, partidas lisas (funcionando igual a beta Online), hoje o jogo esta muito longe disso, chegou ao patamar negativo com jogabilidade igual a My Club PES 2016 e PES 2017 em relação aos erros que eu citei acima.

      Outra coisa são as eternas bola fora da Konami, a ultima, foi anunciar que nessa semana teriamos 3x mais chances de jogar partidas especiais, e quem jogou sabe que esse bônus não veio nem a pau.

  37. Edu, eu mesmo sou um dos que reclama do online, eu simplesmente não consigo mais jogar, em outros posts, relatei q tenho uma conexão de apenas 3mb, é com isso q tenho q me contentar, não tenho mais q isso disponível na minha região… Mas enfim, de uma certa maneira concordo quando vc diz q tem q vim no verso da capa teria que haver as especificações necessárias para a conexão, assim, muitos ficaram cientes antes da compra, mas, discordo quando vc diz que teria dedicar toda a sua internet para um único jogo, mas enfim, tudo isso é simplesmente inadmissível para uma franquia que já está há décadas no mercado, e não possui um servidor dedicado, principalmente, se tratando de um título de peso como o PES… Bem gente, não adiante eu ficar aqui reclamando sobre o mesmo tema em todo post, o que quero dizer com tudo isso, é que, apesar de terem melhorado de forma significativa, ainda está longe de está no ponto ideal, e isso ainda fica muito claro, quando vc olha ao seu redor e ver que todas as produtoras e seus títulos já possuem um servidor dedicado, onde não precisa vc ter uma conexão teoricamente boa e muitos menos dedicar toda essa conexão ao jogo, é preciso a Konami enxergar que esse tipo de conexão na qual utilizam não vai agradar a todos, outros sim, outros não, pra quem está conseguindo jogar, ótimo!!..parabéns!!.. pois isso mostra que houve uma evolução nesse sentido “online”, pois os títulos anteriores eram impossível de se jogar, mas não podemos nos contentar apenas com isso, é simplesmente vergonhoso para um título que fez história na infância e adolescência de muitos aqui, assim como vez na minha, ainda não possuir um server dedicado, a final, estamos falando de Pro Evolution Soccer, ou para os mais antigos como eu, Winning Eleven.

  38. Online melhorou em termos de conexão, mas esse bug tira do sério. E no off-line meus passes e ritmo de jogo são terríveis, parece que a gravidade é diferente para meus jogadores. Voltando ao online, no 16 finalizei com 0,8 de gols sofridos, no 17, 0,67. No 2018, já tá em quase 2 gols tomados por jogo. Eu não consigo marcar. Não sou pro, mas não sou ruim. No 2017 sempre ficava com 850 a 890 pontos. Isso desanima muito. Pelo que vejo foi o último jogo de futebol que comprei em pré venda. Tomara que RDR2 renda varias horas de jogo.

  39. Bom, eu sinceramente prefiro PES 2017 ao 2018 HOJE. Com a possível correção de bugs talvez a coisa mude, mas hoje é complicado jogar tanto o PES 2018 quanto o FIFA 18 (que também tem recebido reclamações, por sinal).

    Como desenvolvedor posso dizer que quando uma versão do teu produto sai com mais bugs do que a anterior é sinal de fracasso mesmo. Sei que 2017 pra 2018 não é simplesmente uma atualização, mas mesmo assim, a estrutura do jogo é toda a mesma. Eles tentaram melhorar algumas coisas e acabaram estragando outras e isso é inadmissível.

    Companhias de games no geral tem sofrido com críticas de fãs por lançarem jogos incompletos e/ou totalmente bugados. Isso é muito mais gritante nessas séries anuais como PES, FIFA, NBA, NFL, etc pois o prazo para desenvolvimento é mínimo e o mês de lançamento é cravado um ano antes. Depois ficam com essa conversinha de que estão fazendo o jogo desde 2014, 2015. Claro que não estão. A equipe do PES é muito pequena, pelo que sabemos, e é só olhar os créditos de PES 2017 e 2018 para ver que são os mesmos envolvidos. Ou seja, mesmo que o projeto do PES 2018 tenha começado lá atrás, ele foi constantemente interrompido para a produção de PES 2016 e 2017.

  40. Isso mesmo, L1 e R3 terríveis, jogadores que congelam inexplicavelmente e ainda tem o desarme que tem sempre a tendencia de a bola sobrar para o time que ataca, isso tudo tira qualquer um do sério, pois para mim PES 2018 é o melhor simulador já feito até hoje de futebol. Contudo quem testa e deixa esses erros grosseiros passar, faz isso de propósito ou então não tem a competência necessária para ocupar o cargo.
    Estou muito, mas muito estressado com esses bugs, tenho mais de vinte anos de paixão por essa franquia, mas nessa última semana pensei seriamente deixá-la de lado e partir para porcaria do FIFA, aquele jogo horroroso, mas convenhamos, a E.A. corrige bugs de uma semana para outra, tem compromisso com seus clientes, e volta a dizer que estou extremamente magoado com a franquia, tão grande que penso seriamente ir para concorrência, e isso não choradeira minha não, é que todo ano tem vacilo e isso chega num ponto que cansa, pois não aguento mais tanta incompetência. KONAMI, TEM GENTE MUITO MAIS PREPARADA QUE PODE FAZER ESSES TESTES DE GAMEPLAY IDENTIFICANDO BUGS E OUTROS ERROS COM PRECISÃO SEM OS SRS. GASTAREM NADA, SEM PAGAR NENHUM SALÁRIO, POIS PARA MIM CHEGA DESSE BANDO DE IMBECIS QUE ATRAPALHAM O TRABALHO DE QUEM REALMENTE DAR O SANGUE E MUITAS DAS VEZES LEVAM PORRADA INJUSTAMENTE POR CAUSA DE UNS SANGUESSUGAS.

    1. Rogério meu amigo, eu já estou no FIFAe não me arrependo . Mas por enquanto ainda não fechei a porta para o PES . Ainda tenho esperanças de dias melhores .

  41. Faltou falar da falta de faltas e quando tem falta para o Computador é gol!

    O jogo em sim é bom, mas os bugs dele são muito críticos e fazem a gente perder a paciência!

    Volto a dizer, o problema não é tomar gol, o computador jogar melhor e te vencer… O problema é fazer tudo certo é tomar gols por causa de bugs ou apelação do computador…

  42. Na minha opinião , PES 18 esta tendo as criticas que ele realmente merece. Não podemos aceitar que um jogo que esta sendo produzido a 3 anos venha com esses tipos de problemas. Poxa 3 anos é muito tempo para a equipe fazer testes e detectar os erros ou bugs. Ai junta com os erros do passado e o resultado é esse, os fãs sem paciencia com a Konami.

    1. esta correto, mas depende do ponto de vista, segundo dizem, a PES Team é reduzida, o tempo é curto, se fossem 5 anos, ai sim seria muito tempo, independente disso, esses erros realmente não são aceitavel só pelo tamanho da empresa konami, se pelo menos fosse uma empresa indie, ai sim seria compreensivel

Leave a Response