A independência de Pro Evolution Soccer 2018 by Thiago Simões
close

Falae, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer 2018!

Hoje o post é muito especial por 2 motivos. O primeiro, é porque traz nossa primeira análise de PES 2018. O segundo e principal motivo é que, essa análise, é assinada pelo nosso amigo Thiago Simões, comentarista da ESPN Brasil, fã de PES e agora Youtuber! Sigam o Twitter @ThiSimoes e se inscrevam no canal Mania Gamer!

Agora fiquem com a análise do Thiago sobre o PES 2018!

 

ANÁLISE – A independência de Pro Evolution Soccer 2018

Muito antes do lançamento da versão de PC do Pro Evolution Soccer 2018, eu havia conversado com meu amigo Edu Suliano, quando ele me deu a notícia do ano: “Pode comemorar, o PES 18 para PC será next-gen”. Foi um misto de felicidade e de um vazio, que há muitos anos tomou conta do meu lado de jogador de futebol virtual e que finalmente seria preenchido novamente. Eu larguei o mundo dos consoles há dois anos, buscando uma diversidade maior de títulos e também gráficos espetaculares e, como fã da franquia, tive que jogar as últimas versões “capadas”. Mas isso não vem ao caso agora.

Tudo começou há muitos anos, mais precisamente com o Winning Eleven 97 e seguiu até a perda do trono, momento que muitos acabaram migrando para a franquia adversária. Na minha modesta opinião, já fazia uns 3 anos que a Konami começou a fazer alterações que poderiam colocar a desenvolvedora em pé de igualdade com a rival, e eu acho que esse momento chegou. Muitos problemas foram resolvidos e a jogabilidade alcançada, lembra a dos velhos tempos, onde eu geralmente utilizo uma palavra para descrevê-la: INDEPENDÊNCIA.

Vamos fugir da parte gráfica, das licenças de ligas e principalmente da guerra de fanboy. O que me interessa discutir é a jogabilidade, pois ela que fará o jogo ser o mais parecido com o que se passa na realidade. Outro quesito amplamente discutido, referente a casualidade e a simulação, também não terão espaço nessa análise, pois tudo depende de que forma você encara a sua diversão. Concorda que eu posso fazer do PES um jogo casual ou um jogo simulado? A mesma coisa ocorre na outra franquia, pois tudo depende da forma que você encara o game. Por isso, essa apalavra independência será desmembrada em dois temas nesse texto, a bola e a movimentação dos jogadores em campo.

A BOLA

Ela, a grande artista em campo sempre passa como coadjuvante, principalmente no meio de tantos craques que a tratam com carinho. No PES 18 ela tem vida. Tem personalidade e segue caminhos independentes (olha a palavra de novo).

Somente em outra franquia eu consegui ver essa vivacidade da pelota. Foi no NBA 2k18, da 2K Sports. Voltando ao PES, a redonda segue caminhos diferentes no campo, em rebatidas, em disputas de cabeça, em desvio dos jogadores e chutões para frente. Isso torna o jogo mais real, muito mais prazeroso para quem realmente gosta de futebol. Alguém percebeu quando os jogadores erram o tempo da bola na hora da cabeçada? Isso é frequente no futebol real e foi muito bem retratado no título. No modo online, o meu predileto, fica difícil não utilizar as assistências de passe, mas contra a inteligência artificial é possível e aí que você terá uma verdadeira experiência da bola viva.

O jogo cresce no aspecto geral com esse detalhe e faz com que muitos pontos sejam somados a sua nota final, pelo menos no meu ponto de vista. O previsível dá lugar ao surpreendente e a emoção volta a superar a mesmice das jogas manjadas, algo que sempre acontece em jogos de esporte.

Ainda existe uma necessidade de melhora do estilo de jogo do computador, mas temos uma boa evolução neste quesito levando-se em consideração os títulos anteriores.

A MOVIMENTAÇÃO

Se a independência da bola já eleva o título de patamar, imagina então ocorrer uma independência (olha ela aqui novamente) na movimentação dos atletas em campo. É o mais perto da perfeição e da simulação que podemos chegar. Cansamos de ver os times jogarem em blocos de movimentação, sem fluidez e diversidade. Cada peça dentro do gramado se parece ainda mais com um jogo de xadrez e quem ganha é o gamer. Pepe Guardiola também! Diversidade de passes, lançamentos, jogadas de habilidade e criatividade. Tudo está disponível para o jogador, basta querer utilizar.

Outro ponto a se destacar, refere-se as estratégias, que eram sempre muito bem explicadas, mas que dificilmente era possível reparar no jogo, tirando uma estratégia ou outra. Cada vez mais você percebe como o seu time reage diferente com um TIK-TAKA, uma marcação sob pressão, uma linha alta da defesa ou até mesmo a entrada em diagonal de um ponta dando espaço para o ala subir ao ataque. Não sei se você pensou nisso, mas com esse quesito sendo cada vez mais fundamental em uma partida, a característica dos atletas terá um impacto maior no seu time, portanto, você terá que usar ainda mais a cabeça para montar um bom elenco. Um atleta veloz, um marcador agressivo, um matador e até mesmo um zagueiro pesado.

PES 2018 chegou para ser uma marca nos jogos de esportes e, quem sabe um divisor de águas dentro da franquia. Se o caminho já estava certo há alguns anos, a luz no fim do túnel ficou cada vez mais clara. Resta a Konami continuar na mesma pegada e esse é o meu medo. Se continuar o sucesso virá, pois tem tudo para crescer mais e mais, deixando a disputa entre as franquias sempre acirrada.

Para fechar, segue abaixo a live stream que eu fiz ao vivo essa semana do modo que mais curto jogar, o MyClub. Sim, o modo é caça níquel, mas eu jogo na raça mesmo. Ah, e quem gostar do canal, se inscreva nesse meu novo projeto, que começou há 2 semanas.


Bem, brothers, por hoje é só. Curtiram a análise do Thiago? Não se esqueçam: sigam o Twitter @ThiSimoes e se inscrevam no canal Mania Gamer! Vamos fazer uns sorteios por lá para os inscritos no canal, em breve.

Ah, e amanhã tem uma matéria quente pra vocês, fiquem ligados!

Um abraço a todos e #OCampoÉNosso


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

 

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018Thiago SimõesWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano

43 Comentários

  1. Uma coisa que não curti no PES 2018 foi esse cursor extra, isso confunde um pouco a marcação, As vezes tomamos um gol porque o jogador que estava marcando a cpu estava com esse bendito cursor extra e não reagiu, não mudou o cursor a tempo de evitar. Tem esse porém.

  2. Sobre o PES 2018, nos primeiros dias fiquei meio ressabiado, mas agora estou amando esse jogo, o gameplay está excelente depois da última atualização, até a defesa está reagindo melhor. Os esquemas táticos funcionam, ainda não vi grande influência do handicap no jogo, as forças das equipes e as dificuldades do jogo (profissional, craque, estrela, etc) estão bem respeitadas até agora. Os gráficos excelentes, os estádios estão mais bonitos, o Edit Mode melhorou substancialmente com a opção de importação de imagens, só falta mesmo o Criador de Estádios. Porém, o que me decepcionou, foi a falsa previsão de que, o fato do PES 2018 PC ser next-gen, os editores de PES iriam voltar com tudo, e as edições iriam bombar na internet novamente. Isso não aconteceu. Os antigos editores não voltaram, praticamente não há patches em modo CPK para PC, só Option Files igual PS4, quase não há edições para o jogo (bolas, estádios, uniformes, chuteiras, redes, etc), os arquivos do jogo não são mais .dds, agora são .flex, e nem mesmo uniformes dos times do Campeonato Brasileiro atualizados e no formato de template do PES 2018 não existe ainda. A previsão infelizmente falhou, uma pena, mas o jogo é ótimo, só falta mesmo um bom patch pra licenciar e atualizar tudo e uniformes atualizados e com combinações variadas para os clubes brasileiros.

    1. Cara concordo com vc em algumas coisas.. esse fato de que os editores iam bombar
      eu acho que foi efeito contrário, eu diria que “quebrou as pernas” porque como vc
      disse, trocaram os arquivos dds, e aí foi uma facada na edição mano!
      a não ser que “inventem” um conversor dds para flex, tipo, converter faces do
      pes 17 para o 18, seria top!
      mas eu ( que gosto muito de editar apesar de ser bem amador ) quebrou minhas
      pernas as mudanças de arquivos, me senti quando a transição de pes 13
      para 14!
      sobre a gameplay.. é polemica mano… porque “pra mim está pessimo”
      tá muito bugado o jogo cara, cpu não faz faltas, zagueiros falham toda hora
      goleiros de “qualquer time” fecham o gol e quando vc menos espera
      tomam um frango, atacantes as vezes ficam olhando a bola, marcação
      nojenta!!! se fala tanto dessa diversidade de esquemas táticos no jogo
      coisa que NÃO EXISTE, quero que alguém me prove!
      porque não precisa ser inteligente pra perceber em 3, 4 partidas
      de uma ML por exemplo, que os times jogam TODOS da mesma
      maneira, vc joga com o Barça e a jogada é tik taka, tabelas e
      lançamentos milimétricos que deixam, os atacantes na frente
      do nosso goleiro! aí vc joga contra o ALBACETE e sabe qual
      o estilo de jogo? o mesmo! e pior, as habilidades dos jogadores
      pra criar as jogadas são as mesmas, e me sinto que a todo
      momento jogo contra o Barcelona, tá surreal!

  3. gostaria muito de saber pq o jogo trava na hora de mudar de campeonato.. é sempre no segundo jogo da libertadores.. vc joga a copa do brasil… termina.. ai vem liberttadores… o primeiro jogo demora uns 3 a 4 min pra sair da tela de loading,, ai vc joga normal.. qdo vc termina o jogo e tenta ir pro menu do campeonato..fica tudo preto e não sai mais dessa tela preta.. ja deixei 40 mins e aí desliguei. eu jogo mais o Brasileirão mas dessa vez ta dificil com esses defeitos…

    alguém ajuda ai?? parece que tem mais gente com o mesmo problema..

    quanto ao jogo.. é mesmo viciante… só esse problema ai do L1 que parece que todo mundo concorda e eu também… e os passes tbm.. eu jogo numa camera mais proxima ( parecido com os w11 do ps1) então uso muito o mapinha na parte de baixo da tela.. ai qdo tento fazer um passe mais esticado encho quase toda a barra e o passe sai fraco.. pra outro jogador q nao tem nada a ver.. eu uso nivel 1 de assistência.. na minha opinião isso mudou muito do 2016 pra cá…

    melhor jeito de marcar q achei.. é ir recuando e tentar interceptar o passe.. mas qdo chega muito perto da area aí melhor dar o bote..

    mas serio.. se alguem souber oq se passa com esse problema de loading infinito .. da um toque aew.

  4. Aqui o online roda liso , porem nao pode ligar junto netflix, celular ,YouTube .Tem q deixa a internet apenas para o pes 2018

  5. esse ano eu não comprei fifa, só o pes, mas sempre dou um pulo no fórum oficial da EA pra saber o que as pessoas, obviamente fãs de fifa, comentam por lá… e diferente de anos passados, as citações sobre o pes2018 lá estão por todo lado… um usuário até citou que o pes2018 é o único game de simulação no momento, e que devido ao UT o fifa virou um pinball, e que não há como mudar isso nem com sliders… e muita gente concordou…. alguns até falam: é, realmente o pes tem coisas muito melhores, só não compro por isso ou aquilo…. tipo, são fãs de fifa, que em outros tempos ignoravam ou zombavam do pes, e agora já meio que enxergam novamente o pes como uma opção viável….

    1. Isso esta acontecendo em todo canto. E impressinante como a forma como todos veem PES mudou nessa versao. O jogo esta sendo levado a serio e ate mesmo sendo chamado de superior por muitos fifeiros. So, que tem um porem: Muito fifeiro vai migrar pro PES, e eles, em sua maioria, jogam online… e a konami nao cria vergonha na cara com esse online cheio de delay. Nao pode perder a chance de converter essa galera. Repito, quase todos estao ao menos testanto PES esse ano.

    2. Tem muita gente migrando de fifa pra pes, e tem muitos de pes
      como eu e alguns amigos que estamos migrando de pes pra nada!
      estamos ou jogando pes 17 ou jogando outra coisa que não seja
      futebol, porque esse ano o pes continua o monstro dos gráficos
      mas a jogabilidade tá muito parecida com a do fifa, e o fifa está
      conseguindo na jogabilidade ser pior doque já era!
      que fique claro que o “crescimento do pes em relação ao fifa”
      se é que se pode dizer crescimento, se deve pela cagada da
      EA de focar no extra campo e esquecer a jogabilidade, e não
      por total competencia da Konami!
      já a konami deu “sorte” porque ela consegui fazer uma
      jogabilidade escrota que ta lembrando a do fifa, e atrair
      os fifeiros pro pes.
      ou acham que oque esta´atraindo fifeiros ´pro pes é os
      graficos? graficos pes sempre humilhou fifa, e jogabilidade
      também, oque está atraindo eles é essa cópia de
      jogabilidade da konami, como a konami quando quer
      faz melhor que a EA, até a jogabilidade nojenta que
      ela copiou ficou melhor que a da EA

        1. Cara… num contexto geral , geral mesmo, depois de analisar uma ML
          inteira que joguei, acho que seria “injusto” eu chegar a cravar que o
          jogo está ruim, mas sei lá Edu, tá meio bugado os zagueiros, os
          cruzamentos ( -principalmente os rasteiros ) de 10 cruzamentos
          rasteiros 8 e meio é gol na certa, isso quando o seu zagueiro ou
          o adversário não faz gol contra
          o jogo está gostoso bom sim ( injusto dizer que não ) porém,
          as falhas que tem nele são muito relevantes cara, e quando
          elas ocorrem dá vontade de parar de jogar
          não posso ser babacão de falar 100% quer o jogo está ruim,
          injogavel e tal, mas também convenhamos… tem muita
          coisa que não está boa Edu!
          oque mais me deixou chateado foi a mudança de marcação
          ser semelhante a do fifa e por esse motivo, haver muitos
          bugs principalmente nas bolas alçadas e lançamentos
          um zagueiro falhar de vez em quando ( e sendo ele ruim )
          até que é compreensível, agora, um zagueiro falhar toda
          hora ( sendo um Sergio Ramos da vida ) não dá né.
          ah… eu aprendi a marcar um pouco ( e talvez isso tenha
          amenizado a minha resposta rs )
          DICA PRA QUEM TAVA PASSANDO RAIVA QUE NEM EU:
          vai no Plano de jogo, nas estratégias *defensivas* coloquem
          o time na *retranca* nas ofensivas podem fazer oque quiser
          mas na defensiva coloquem na retranca que no momento que
          vc ataca os laterais descem e ha uma variedade de jogadores
          pra executar uma boa jogada e quando vc perde a bola
          todos eles voltam rapidamente, acabou aqueles malditos
          buracos na defesa, outra dica, deixem APENAS o ( x )
          apertado com o ( R1 ) NÃO APERTE O *quadrado*
          como eramos acostumados porque vai 2, 3 paspalhões
          pra cima da bola só pra rodear o cara que tá com a
          bola e não dão o bote, e acabam abrindo um buraco
          imenso na defesa
          isso me ajudou 80% a me animar pra jogar porque
          tava uma porcaria! \0/ U-HUUUU kkk
          porém, as falhas da zaga ainda permanecem!

  6. alguem ode me indicar um option file completo, com Bundesliga, J League ou Liga Chinesa, só nao quero a MLS, gostaria da Liga Colombiana ou a MX!!!! Me ajudem, quero comecar minha ML!!!!!

  7. Alguém sabe como sair com a bola no meio de campo com dois jogadores? Não sou muito fã dessa saída com apenas um jogador.

  8. Gostei muito da matéria parabéns Edu !! Tenho uma sugestão pra uma futura matéria no WE brothers: Como explicar o sucesso do Fifa ? seriam as licenças? o modo online ? o marketing da EA ? é o jogo da moda? a incompetência da konami em anos anteriores ? um jogo que era motivo de chacota nos tempos do PS2 ter crescido tanto é inexplicável. Me lembro que no fim dos anos 90 e começo do ano dois mil ninguém jogava Fifa.Nessa época PES reinava soberano aliás o reinado da konami durou uns 15 anos pelo menos.Explicar o sucesso do Fifa seria explicar o funk explicar a sofrência explicar o sertanejo universitário explicar porque os programas esportivos se transformaram em programas de comédia explicar o BBB etc…
    Nós que somos fãs do PES somos a resistência,estamos nadando contra a corrente.

  9. O jogo esta ótimo , pra marcar se apertar na hora do bote quadrado e x juntos, ele rouba melhor a bola. O modo 3×3 e show ,os goleiros estão tops . Na beta online o gramado parecia ser um pouco maior e mais verde . No 3×3 tem horas q os zagueiro demora um pouco pra chutar ,parece q ele fica travado uns 0,4 segundos tipo dai o atacante chega na jogada

  10. Excelente matéria!
    Consegui observar todos esses pontos citados pelo autor.
    Realmente, PES 2018 veio para ser o divisor de águas dentro da franquia.
    Ainda estou batendo cabeça na defesa, mas já consegui perceber que tenho que ficar mais atento ao posicionamento dos zagueiros e laterais, bem como marcar mais os jogadores do que a bola, evitando dar botes errados, que abrem espaço na defesa e facilitam o ataque adversário.

  11. A marcacão ta ótima, não igual o 17 em que segurava dois ou três botões e o bote vinha automaticamente, nesse você tem que pensar mais no que o adversario pensa em fazer, igual as partidas reais, roubar a bola não pode ser facil igual era.

  12. Excelente Review, mas não podemos esquecer que a marcação tá uma merd* e por conta disso muito gol manjado ainda, cruzamentos e chuveirinho… Nem tudo são flores, mas dá p melhorar

  13. Ótima matéria, concordo com cada ponto e vírgula. Principalmente na parte das estratégias de jogos que está muito mais perceptível e as disputas de bola… Ótima análise.

  14. Excelente análise! Eu vejo q mtos tem reclamado do sistema de marcação, q agora não é só ficar segurando o x igual um louco. Mesmo lembrando um pouco o sistema de marcação do fifa, eu gostei e estou me adaptando. Vc precisa ter calma, preencher os espaços, compactar a defesa.Algo q está me deixando mto satisfeito, é q vc precisa conhecer o time na vida real, pra poder utilizar melhor sua tática no jogo. Exemplo: Eu jogo mto com o Napoli, e é um time q não funciona bem com o tik taka, com a maior posse de bola. Ele funciona melhor com a tática de contra ataques, de pressão na saída de bola com os 3 atacantes rápidos e finalizadores. E agora como a cpu está atacando mais, essa tática se encaixa perfeitamente. Recentemente ganhei uma champions no nível estrela com eles. Algo q espero q melhore ainda nessa versão, é a forma como os times jogam no nível estrela.Jogam todos no mesmo estilo, um Brugge jogando como o Barcelona por exemplo. Isso é bom por conta do desafio e da dificuldade, mas também cansativo e irritante as vezes. No Pes 2017 eu sentia mais a ID dos times, sentia a diferença na forma de jogar de um time pequeno para um time grande.

Leave a Response