close

Falae, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer 2018!

Hoje o post é muito especial por 2 motivos. O primeiro, é porque traz nossa primeira análise de PES 2018. O segundo e principal motivo é que, essa análise, é assinada pelo nosso amigo Thiago Simões, comentarista da ESPN Brasil, fã de PES e agora Youtuber! Sigam o Twitter @ThiSimoes e se inscrevam no canal Mania Gamer!

Agora fiquem com a análise do Thiago sobre o PES 2018!

 

ANÁLISE – A independência de Pro Evolution Soccer 2018

Muito antes do lançamento da versão de PC do Pro Evolution Soccer 2018, eu havia conversado com meu amigo Edu Suliano, quando ele me deu a notícia do ano: “Pode comemorar, o PES 18 para PC será next-gen”. Foi um misto de felicidade e de um vazio, que há muitos anos tomou conta do meu lado de jogador de futebol virtual e que finalmente seria preenchido novamente. Eu larguei o mundo dos consoles há dois anos, buscando uma diversidade maior de títulos e também gráficos espetaculares e, como fã da franquia, tive que jogar as últimas versões “capadas”. Mas isso não vem ao caso agora.

Tudo começou há muitos anos, mais precisamente com o Winning Eleven 97 e seguiu até a perda do trono, momento que muitos acabaram migrando para a franquia adversária. Na minha modesta opinião, já fazia uns 3 anos que a Konami começou a fazer alterações que poderiam colocar a desenvolvedora em pé de igualdade com a rival, e eu acho que esse momento chegou. Muitos problemas foram resolvidos e a jogabilidade alcançada, lembra a dos velhos tempos, onde eu geralmente utilizo uma palavra para descrevê-la: INDEPENDÊNCIA.

Vamos fugir da parte gráfica, das licenças de ligas e principalmente da guerra de fanboy. O que me interessa discutir é a jogabilidade, pois ela que fará o jogo ser o mais parecido com o que se passa na realidade. Outro quesito amplamente discutido, referente a casualidade e a simulação, também não terão espaço nessa análise, pois tudo depende de que forma você encara a sua diversão. Concorda que eu posso fazer do PES um jogo casual ou um jogo simulado? A mesma coisa ocorre na outra franquia, pois tudo depende da forma que você encara o game. Por isso, essa apalavra independência será desmembrada em dois temas nesse texto, a bola e a movimentação dos jogadores em campo.

A BOLA

Ela, a grande artista em campo sempre passa como coadjuvante, principalmente no meio de tantos craques que a tratam com carinho. No PES 18 ela tem vida. Tem personalidade e segue caminhos independentes (olha a palavra de novo).

Somente em outra franquia eu consegui ver essa vivacidade da pelota. Foi no NBA 2k18, da 2K Sports. Voltando ao PES, a redonda segue caminhos diferentes no campo, em rebatidas, em disputas de cabeça, em desvio dos jogadores e chutões para frente. Isso torna o jogo mais real, muito mais prazeroso para quem realmente gosta de futebol. Alguém percebeu quando os jogadores erram o tempo da bola na hora da cabeçada? Isso é frequente no futebol real e foi muito bem retratado no título. No modo online, o meu predileto, fica difícil não utilizar as assistências de passe, mas contra a inteligência artificial é possível e aí que você terá uma verdadeira experiência da bola viva.

O jogo cresce no aspecto geral com esse detalhe e faz com que muitos pontos sejam somados a sua nota final, pelo menos no meu ponto de vista. O previsível dá lugar ao surpreendente e a emoção volta a superar a mesmice das jogas manjadas, algo que sempre acontece em jogos de esporte.

Ainda existe uma necessidade de melhora do estilo de jogo do computador, mas temos uma boa evolução neste quesito levando-se em consideração os títulos anteriores.

A MOVIMENTAÇÃO

Se a independência da bola já eleva o título de patamar, imagina então ocorrer uma independência (olha ela aqui novamente) na movimentação dos atletas em campo. É o mais perto da perfeição e da simulação que podemos chegar. Cansamos de ver os times jogarem em blocos de movimentação, sem fluidez e diversidade. Cada peça dentro do gramado se parece ainda mais com um jogo de xadrez e quem ganha é o gamer. Pepe Guardiola também! Diversidade de passes, lançamentos, jogadas de habilidade e criatividade. Tudo está disponível para o jogador, basta querer utilizar.

Outro ponto a se destacar, refere-se as estratégias, que eram sempre muito bem explicadas, mas que dificilmente era possível reparar no jogo, tirando uma estratégia ou outra. Cada vez mais você percebe como o seu time reage diferente com um TIK-TAKA, uma marcação sob pressão, uma linha alta da defesa ou até mesmo a entrada em diagonal de um ponta dando espaço para o ala subir ao ataque. Não sei se você pensou nisso, mas com esse quesito sendo cada vez mais fundamental em uma partida, a característica dos atletas terá um impacto maior no seu time, portanto, você terá que usar ainda mais a cabeça para montar um bom elenco. Um atleta veloz, um marcador agressivo, um matador e até mesmo um zagueiro pesado.

PES 2018 chegou para ser uma marca nos jogos de esportes e, quem sabe um divisor de águas dentro da franquia. Se o caminho já estava certo há alguns anos, a luz no fim do túnel ficou cada vez mais clara. Resta a Konami continuar na mesma pegada e esse é o meu medo. Se continuar o sucesso virá, pois tem tudo para crescer mais e mais, deixando a disputa entre as franquias sempre acirrada.

Para fechar, segue abaixo a live stream que eu fiz ao vivo essa semana do modo que mais curto jogar, o MyClub. Sim, o modo é caça níquel, mas eu jogo na raça mesmo. Ah, e quem gostar do canal, se inscreva nesse meu novo projeto, que começou há 2 semanas.


Bem, brothers, por hoje é só. Curtiram a análise do Thiago? Não se esqueçam: sigam o Twitter @ThiSimoes e se inscrevam no canal Mania Gamer! Vamos fazer uns sorteios por lá para os inscritos no canal, em breve.

Ah, e amanhã tem uma matéria quente pra vocês, fiquem ligados!

Um abraço a todos e #OCampoÉNosso


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

 

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : DestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018Thiago SimõesWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano