close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer.

Vamos começar com a notícia boa? Parece que o trabalho duro do Gerente de PES nas Américas, André Bronzoni, deu resultado: PES 2018 tinha 12 times do Brasileirão com jogadores fakes e, com a DLC 2.0, esse número deve cair para mais ou menos 6.

Além disso, esses times com jogadores licenciados terão seus elencos atualizados, algo que a galera vinha pedindo desde a DLC 1.0. É chato termos o Brasileirão atualizado apenas no fim do campeonato, mas nesse ponto temos a máxima certeza que a Konami faz o máximo possível, pois conhecemos o trabalho do André; se fosse outro, poderíamos não ter tanta certeza.

Assim, se antes tínhamos, dos 20 times do Brasileirão, 12 com jogadores fakes e apenas 8 com os reais, essa configuração deve mudar para 6 fakes e 14 com jogadores reais (ou um número bem perto disso). Os novos times com players licenciados não vamos divulgar, a Konami anunciará em breve.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Galera, nos últimos dias surgiram boatos de que a Konami perdeu a licença da UEFA Champions League para a EA, e que a competição já viria reproduzida em FIFA 19. Posto isso, resolvi apurar os fatos. Então vamos lá!

Em abril desse ano, a UEFA divulgou uma nova política de licenciamento de suas marcas, e a mesma se pautaria num processo licitatório, dividido da seguinte forma:

  • Direitos oficiais de e-Sports e jogos de simulação de futebol, que atualmente pertencem a Konami;
  • Direitos para jogos estilo manager;
  • Jogos casuais para dispositivos móveis.

Essas opções acima são multiplicadas por dois, já que os pacotes de licenciamento se dividem em dois níveis>

  • Torneios de clubes: Champions, Europa League, Supercopa da Europa, Champions feminina, Champions juvenil e Copa Futsal durante o ciclo 2018-2021;
  • Torneios de Seleções: UEFA Euro e torneios de futebol de são, durante o ciclo 2019-2021.

Nessa matéria de 21 de abril de 2017, expressei minha preocupação com a manutenção da licença da UCL, pois agora teríamos um processo em que a relação Sony/UEFA/Konami não teria influência primordial no resultado, o que poderia levar o PES a perder essa licença.

Pois bem, dias depois, postei aqui que a licença havia sido renovada, o que me foi confirmado por 3 fontes diferentes ligadas a Konami; mas parece que a estória não é bem assim. Ao procurar as mesmas fontes, todas desconversaram nesse assunto, dizendo que ainda não sabem de nada, o que é um mal sinal.

Entretanto, uma coisa posso dizer: sim, perdemos a exclusividade da UCL. AInda não sei se perdemos a licença toda, que ela sairá do PES, ou se apenas perdemos a exclusividade em si, ainda estou apurando. Mas a Konami já parece saber que perdeu os direitos exclusivos da competição, aguardando apenas o veredito final.

Essa notícia deve cair como uma bomba no mundo do futebol digital e, com certeza, mudará diversos paradigmas:

  • FIFA vai vender ainda mais do que já vende;
  • As vendas de PES vão sofrer esse impacto.

A “boa notícia” para nós, fãs de PES, é que a Konami não aproveita em nada a licença da UCL e, por isso, uma perda da mesma não terá um impacto “enorme” dentro do jogo em si.

Um indício de que a franquia PES perdeu apenas a exclusividade poderia ser o anúncio da renovação do acordo entre UEFA e PES League, que manteria essa última como sendo o torneio oficial da UCL; tal anúncio foi feito em 25/09/17:

“Estou encantado de poder trabalhar com a UEFA e com esta oportunidade, não só para trazer uma experiência emocionante para os jogadores participantes, mas também para fornecer aos fãs de futebol de todo o mundo uma oportunidade de aproveitar esta competição nos eventos físicos ou através de transmissões ao vivo” – disse o presidente da Konami, Hideki Hayakawa.

Bem, nos resta aguardar os detalhes do que está por vir. De qualquer maneira, o mundo do futebol digital não será mais o mesmo, e a Konami sabe disso. Tanto que está fechando novas licenças de ligas, e disso vou falar na próxima matéria.

Um abraço a todos e comentem bastante.

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : André BronzonibrasileirãoDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018UEFA Champions LeagueWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano