Pro Evolution Soccer perdeu a Champions League?
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer.

Vamos começar com a notícia boa? Parece que o trabalho duro do Gerente de PES nas Américas, André Bronzoni, deu resultado: PES 2018 tinha 12 times do Brasileirão com jogadores fakes e, com a DLC 2.0, esse número deve cair para mais ou menos 6.

Além disso, esses times com jogadores licenciados terão seus elencos atualizados, algo que a galera vinha pedindo desde a DLC 1.0. É chato termos o Brasileirão atualizado apenas no fim do campeonato, mas nesse ponto temos a máxima certeza que a Konami faz o máximo possível, pois conhecemos o trabalho do André; se fosse outro, poderíamos não ter tanta certeza.

Assim, se antes tínhamos, dos 20 times do Brasileirão, 12 com jogadores fakes e apenas 8 com os reais, essa configuração deve mudar para 6 fakes e 14 com jogadores reais (ou um número bem perto disso). Os novos times com players licenciados não vamos divulgar, a Konami anunciará em breve.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Galera, nos últimos dias surgiram boatos de que a Konami perdeu a licença da UEFA Champions League para a EA, e que a competição já viria reproduzida em FIFA 19. Posto isso, resolvi apurar os fatos. Então vamos lá!

Em abril desse ano, a UEFA divulgou uma nova política de licenciamento de suas marcas, e a mesma se pautaria num processo licitatório, dividido da seguinte forma:

  • Direitos oficiais de e-Sports e jogos de simulação de futebol, que atualmente pertencem a Konami;
  • Direitos para jogos estilo manager;
  • Jogos casuais para dispositivos móveis.

Essas opções acima são multiplicadas por dois, já que os pacotes de licenciamento se dividem em dois níveis>

  • Torneios de clubes: Champions, Europa League, Supercopa da Europa, Champions feminina, Champions juvenil e Copa Futsal durante o ciclo 2018-2021;
  • Torneios de Seleções: UEFA Euro e torneios de futebol de são, durante o ciclo 2019-2021.

Nessa matéria de 21 de abril de 2017, expressei minha preocupação com a manutenção da licença da UCL, pois agora teríamos um processo em que a relação Sony/UEFA/Konami não teria influência primordial no resultado, o que poderia levar o PES a perder essa licença.

Pois bem, dias depois, postei aqui que a licença havia sido renovada, o que me foi confirmado por 3 fontes diferentes ligadas a Konami; mas parece que a estória não é bem assim. Ao procurar as mesmas fontes, todas desconversaram nesse assunto, dizendo que ainda não sabem de nada, o que é um mal sinal.

Entretanto, uma coisa posso dizer: sim, perdemos a exclusividade da UCL. AInda não sei se perdemos a licença toda, que ela sairá do PES, ou se apenas perdemos a exclusividade em si, ainda estou apurando. Mas a Konami já parece saber que perdeu os direitos exclusivos da competição, aguardando apenas o veredito final.

Essa notícia deve cair como uma bomba no mundo do futebol digital e, com certeza, mudará diversos paradigmas:

  • FIFA vai vender ainda mais do que já vende;
  • As vendas de PES vão sofrer esse impacto.

A “boa notícia” para nós, fãs de PES, é que a Konami não aproveita em nada a licença da UCL e, por isso, uma perda da mesma não terá um impacto “enorme” dentro do jogo em si.

Um indício de que a franquia PES perdeu apenas a exclusividade poderia ser o anúncio da renovação do acordo entre UEFA e PES League, que manteria essa última como sendo o torneio oficial da UCL; tal anúncio foi feito em 25/09/17:

“Estou encantado de poder trabalhar com a UEFA e com esta oportunidade, não só para trazer uma experiência emocionante para os jogadores participantes, mas também para fornecer aos fãs de futebol de todo o mundo uma oportunidade de aproveitar esta competição nos eventos físicos ou através de transmissões ao vivo” – disse o presidente da Konami, Hideki Hayakawa.

Bem, nos resta aguardar os detalhes do que está por vir. De qualquer maneira, o mundo do futebol digital não será mais o mesmo, e a Konami sabe disso. Tanto que está fechando novas licenças de ligas, e disso vou falar na próxima matéria.

Um abraço a todos e comentem bastante.

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : André BronzonibrasileirãoDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018UEFA Champions LeagueWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano

74 Comentários

  1. Pra mim a Konami não perdeu a licença da uefa, anos atrás para EA, por que eu acho que é a Sony que banca até hoje, mas acontece que a Konami não saber aproveitar as licenças que tem também, demorar muito para atualizar o jogo, si caso perder a licença da UEFA, para dar uma minimizada nisso, vai ter que colocar servidores dedicados e trazer o campeonato Brasileiro 100% licenciado, eu sei que isso é muito difícil de acontecer, mas si quiser continuar viva vai ter que fazer isso, na minha opinião.

  2. Prováveis times times brasileiros que serão licenciados na DLC 2.0. Grêmio, Santos, Botafogo, Chapecoense, segundo essa imagem> https://pbs.twimg.com/media/DN9f185WkAEabMX.jpg
    .
    Há um rumor do Estádio Nacional Julio Martinez da Universidad de Chile e da Seleção Chilena, parece que o nome do estádio foi achado nos arquivos do PES 2018 mobile, que é a mesma data base dos consoles.

  3. A cada ano se situação da franquia se agrava e licenças vão sendo perdidas.
    A konami precisa decidir o que quer e quais são as medidas a serem tomadas para que isso aconteça.
    .
    Deve fazer o mesmo que a EA fez em 2004, uma reunião para decidir se vai continuar ou não e o qual será o futuro do PES.
    .
    Eu vejo 3 possíveis decisões:
    .
    1 – Vender a franquia
    Precisa decidir se realmente tem interesse no jogo ou não, e caso não tenha venda o PES para outra empresa. Considerando que o mercado de jogos de futebol tem um publico de quase 20 milhões e o PES ainda tem uma base de licenças, empresas interessadas não vai faltar e muitas delas hoje trabalham bem melhor que a Konami.
    .
    2 – Ser um myClub de vez.
    Sabemos hoje que a konami só da atenção ao myClub, então pare de fingir que se importa com os outros modos de jogo e assuma a identidade do myClub de uma vez e abandone os demais modos que já estão largados e que não são mais trabalhados mesmo. Já que estão interessados em trabalhar com coins, talvez devessem virar free-to-play de myClub e focar em ganhar dinheiro com coins.
    .
    3 – Investir e trabalhar seriamente dando devida importância a franquia.
    Se for pra continuar com o jogo terá que ser com seriedade: reformule toda a equipe que trabalha no jogo, mude sua forma de trabalhar (lançar o jogo com problemas e ver o que faz depois não dá), reestruture os modos de jogo oferecendo uma experiência ampla e com conteúdos, troque a engine do jogo pois é visível que a FOX engine não serve (o ideal seria uma especifica para o PES), mude a comunicação com os consumidores pois ela é péssima, invista realmente no jogo e faça dele sua prioridade, só assim o cenário de vendas vai melhorar, sem isso esqueçam.
    .
    Conclusão
    .
    Eu gostaria muito que a Konami escolhesse o n°3, mas duvido que aconteça por conta do comportamento da empresa nos últimos 5 anos e pelas declarações estranhas e desencontradas que vem dando e o pior o presidente que está a frente da Konami acha que o futuro dos games é o Mobile, é desastroso.
    .
    Se a Konami escolher a n°2 eu esqueço o PES de vez, pois detesto o myClub e abomino a prática de free-to-play pois viram pay-to-win, sem falar que se você for comprar as coisas através de coins no final ficará mais caro que o jogo vendido de forma normal.
    .
    Acho que a n°1 é o caminho que seria o melhor para a franquia principalmente pela postura atual que a Konami tem com o PES e porque seria uma possível chance do jogo melhorar e voltar a ser o que já foi um dia, o melhor jogo de futebol de todos.
    .
    Enfim é o cenário que eu vejo.

    1. Fique a vontade, vocês sempre nos fornecem informação e dão espaço para comentarmos livremente sem censura.
      Seria ótimo contribuir com vocês também.

  4. Edu, me tire uma dúvida, a licença da comebol da direito a licença oficial dos clubes e jogadores? Diferente da licença do campeonato brasileiro? Seria importante a n Konami retomar essa licença, está em negociação?

    1. Cara, parece q dava sim, no passado, pq a libertadores trazia todos os times e jogadores licenciados, lembra. Mas com o tanto de mudanças na CONMEBOL, não sei de mais nada. E a Konami segue tentando a libertadores sim

  5. Mais uma perca, a Konami tem q se preocupar em não perder oq já tem, já tivemos perdas grandes só do Pés 16 pro 17, Libertadores, SulAméricana, Recopa, Liga espanhola, Bayer, Juventos, e seus estádios, daqui a pouco vamos ter um jogo todo genérico.
    As vezes acho q as pessoas q estão a frente, estão querendo ver o fim de Pés.

  6. Bom, se UCL sair irá fazer falta apenas para minha Master league, pois é muito difícil eu montar uma UCL e jogar.
    Diferentemente de todos anos anteriores no qual eu tinha repudio ao Myclub esse ano está sendo meu modo preferido e vou dizer o porque.
    1- porque simplesmente não é momento de montar uma ML .
    2- Estamos esperando a Dlc com estádios e jogadores Licenciados.
    Como um amigo falou em post anterior o melhor momento de comprar PES é no fim de ano, pois assim o jogo está mais completo e com alguns importantes bugs corrigidos, Mais mesmo assim é bem difícil segurar e não comprar o PES2019 logo em seu lançamento.
    Pois, apesar do jogo ainda sofrer com os bugs e a espera da Dlcs eu não me arrependo de ter comprado pelos seguinte motivo, PES 2018 é melhor jogo de futebol atual e o melhor da franquia.
    Edu, você é a pessoa que nós da comunidade do PES que jogamos no xbox one podemos confiar tenho fé em Deus que para PES 2019 essa ferramenta seja liberada para nós!! Eu digo isso pois o André Bronzoni curtiu meu comentário solicitando para que a Konami trabalhasse junto com Microsoft para a liberação dos Option files.
    Com essa ferramenta liberada, não vamos ter problemas é só instalar os OFs e já está ótimo!!
    Esperamos que Liberadores e Sul americana seja licenciada para PES 2019.
    valeu abs.

  7. tvz a konami possa aprender algo sobre marketing e como usar sua principal licensa caso a ea conseguir a ucl tb,pq se preparem,vai ser um show de marketing,vai ser pesado e eles vao dar num jeito de transformar isso em um espetaculo p chamar atenção e empurrar a bosta do fifa ainda mais nas pessoas q compram por licensas

  8. Edu, fugindo um pouco ao assunto, a PESTeam precisa liberar o quanto antes a possibilidade de edição dos cânticos e gritos das torcidas, bate aquela saudade da época do PS2 com o Bomba Patch, eu aumentava o volume da tv e curtia muito jogando com o meu Mengão com a galera, a torcida era contagiante. Tio Dudu, dá um toque nos caras ae para PES 2019.

  9. Outra empresa poderia fazer jogos de futebol, a konami é derrotada a cada ano, a ea desponta por falta de concorrência. Existe um mercado aberto para o futebol. Por exemplo, no basquete, a 2k humilha a ea e também possui as licenças, é muito bem feito. Insistir em algo por fanatismo é besteira, em qualquer aspecto, eu particularmente odeio qualquer jogo da ea, por que se vc tem um pouco mais de inteligencia os jogos da ea se tornam chatos, são repetitivos, pq são feitos para crianças que ainda não tem essa capacidade ou nunca terão, esse é o mercado deles. Creio que tenham empresas esperando esse fracasso da konami para se inserir nessa brecha, opinião, alguém concorda?discorda?. É muito pouco somente na plataforma games e futebol so ter 2 empresas,uma despontando e outra declinando. Que tal relevar essa necessidade de mercado para outras empresas que fazerem? Por exemplo a 2k, naught dog, codemasters, rock star. Existe mercado, existe muito dinheiro envolvido, talvez até o momento nenhuma dessas se atentou para isso ainda.

  10. Minha opinião diante disso é :

    Si perder a UEFA Champions League Já era !!!

    Isso será bem feito pra Konami parece de ser burra em não aproveitar melhor o melhor torneio do mundo , da nisso , si for pras mãos da EA Sports vocês verão o marketing em torno da UEFA e a zuacao geral dos fanboyolas de FIFA , vão dizer temos o jogo com o nome da maior entidade e agora pra deixar melhor temos a UEFA champions League fora os torneios totalmente licenciados como Lá Liga Santander , Premier League , Bundesliga e etc ,, ai vai ser de dar raiva ao extremo putz!

    Konami+Adam= AMADORISMO TOTAL

    Abraço a todos e fiquem na paz!

  11. Calma galera, vamos aguardar! Nem o proprio Edu sabe o que se passa direito! Mas posso garantir que assim como foi citado aqui a licença foi renovada pois perguntei ao André no twitter e ele curtiu!

  12. Eu sempre falei aqui, o dia que o PES perdesse a licença da Champions ou que a EA também tivesse a licença, o PES teria um grande problema, grande parte das pessoas que compram e jogam o PES, incrivelmente é por causa da licença da Champions, isso significa que eles irão para o FIFA, perder essa licença é muito ruim para a Konami, as vendas do PES, que já são poucas, pode ter certeza que piorarão. Exclusividade é ruim para todas as partes, mas a Konami sairá pior nesse caso, já que a EA terá acesso a uma licença que antes era exclusiva do PES, e o PES não terá nenhuma licença que hoje é exclusiva do FIFA. É fato que tanto a Champions League quanto a Europa League será melhor representada no FIFA do que vem sendo no PES.
    .
    Sinceramente, eu broxei realmente com essa notícia… o futuro para o PES depois disso será sombrio.

      1. Pode não ser tão feia em relação a possível perda da Champions ou as consequências da perda da Champions?

  13. Prefiro PES com sua mega jogabilidade e capado ao fifa com trocentas licenças e uma jogabilidade lixo….
    Para o problema do PES, basta um option file… Já o problema do fifa…

  14. Achei que ia abrir a notícia e confirmar que se tratava de um rumor assim como a perda dos legends no myclub, mas ai vejo que é verdade, triste isso, só espero que a EA não venha atacar a liga brasileira.

  15. Segundo um leitor aqui do blog , a EA faz contratos longos com times relevantes com medo da Konami? É isso mesmo? Será que essa pessoa não conhece o que significa visão de negocio? Coisa que infelizmente a Konami não teve quando perdeu a la liga e outros clubes que eram licenciados como bayern , Manchester , Juventus , etc… Isso que esta acontecendo agora mostra claramente o quão a Konami esta sendo mal gerida, e ainda tem gente que se faz de cego.

  16. Como disse um amigo aí . Mesmo o PES tendo só a liga japonesa, eu continuarei comprando,mas que a mesma seja bem cuidada .

  17. A questão não é a Konami perder a licença! O negócio é que o FIFA fica ainda mais forte, e eles irão saber usar essa nova aquisição. Bom, isso pensando na discussão de vocês. Eu sinceramente comprarei PES pra sempre, mesmo que vire apenas campeonato japonês, como o 2000 que eu jogava no ps1.

  18. do jeito que é representado atualmente no jogo? Rapidamente através de mods isso é ajustado. Hoje temos o scoreboards da competição, bola oficial, musica de introdução, muitos times fakes na competição e….NADA mais. Sinceramente é pessimamente mal trabalhada essa licença no jogo, talvez seja boa com placas de publicidade nos jogos reais e como chamariz de venda. Deveriam trabalhar muito melhor na ambientação da competição, deidcar muitas cutscenes para o modo mas…é tudo feito de uma forma muitos simples, como um jogo INDIE. Dessa forma, do jeito que é hoje…não vou sentir falta se for embora. que venham novas ligas e um modo de edição robusto para inserção de ligas e competições como a UCL,Europa Liga,Libertadores e Sul-Americana.

  19. Cada vez mais complicado para nosso amado PES, pois a E.A. ataca todas as licenças possíveis para matar a franquia, contudo o principal que é o gameplay continuará essa nojeira enquanto existir fifeiro mongoloide que compra essa B*STA e acha que está jogando um jogo decente.
    Cada vez mais a corda aperta o pescoço da Konami, vai chegar um dia que não haverá mais saída, é triste isso, e no fundo todos nós temos essa consciência.

    1. Rogerio sei que você é um dos mais fanáticos pela franquia e respeito isso. Mas permita eu te fazer uma pergunta. O que voce acha que aconteceria se o Fifa 19 tivesse a mesma jogabilidade do pes? Você acha mesmo que quem joga Fifa iria gostar da jogabilidade do pes? Eu sou da seguinte opinião , sobre a jogabilidade eu acho que se trata apenas de uma questão de gosto. Eu jogo as duas franquias sem problemas.

      1. Não apenas a jogabiliadde do PES que me atrai, mas também a mecânica dos movimentos, que tantos os fifeiros sem noção dizem que é robótico, na minha opinião é bem mais real que a do FIFA, PES nos dar a sensação de jogar um futebol real, FIFA o cara roleta o analógico direito e os dribles saem com facilidade, já no PES precisamos fazer o movimento apropriado e na hora certa, encaixar um drible vai muito da habilidade de quem está no controle. FIFA hoje é um jogo extremamente arcade onde prevalece a correria, mas tenta dialogar isso com fifeiros xiitas extremistas e cegos, para dizer a verdade, nem perco meu tempo discutindo com esses caras, gasto meu tempo jogando meu PES 2018, apesar das furadas da Konami , é o melhor simulador futebol, e claro, no dia que eu achar FIFA melhor, com o coração partido, vou migrar para o jogo da E.A. com certeza.

        1. Era exatamente ai onde eu queria chegar. Esses seu argumentos sobre a jogabilidade do FIFA , são os mesmos argumentos de quem joga FIFA a respeito do PES. Respeito seu ponto de vista , mas sendo assim isso so reforça ainda mais a minha opiniao de que se trata de gosto pessoal. EU tambem acho os movimentos do PES melhores do que o o do FIFA. Por outro lado , os chutes do FIFA NA MINHA OPINIÃO são melhores. No final vc disse algo interessante , “No dia que eu achar FIFA melhor, com o coração partido, vou migrar para o jogo da E.A. com certeza.” E foi exatamente isso que aconteceu com a Konami , muitos que jogavam PES agora joga FIFA pelo simples fato do mesmo ser mais completo INDEPENDENTE DA JOGABILIDADE .

  20. Ultimamente não aparece uma boa notícia .
    O que a KONAMI pensa ?
    Não é possível .
    Desde que essa m….. de MyClub apareceu as perdas só vem aumentando .
    O ADAM conseguiu minha gente .
    Parabéns, ADAM, vc está acabando com o jogo é com toda uma história.

  21. Péssima notícia se perder a exclusividade ou direito de ter a ucl que é o campeonato de clubes mais importante do mundo , que a EA sempre sonhou e com certeza vai aproveitar e muito e retratar muito melhor do que a Konami, tinha fifeiro que conheço que comprava os 2 só comprava o Pes por causa da ucl, agora só Falta a EA licenciar também o Brasileirão e incluir a série B, quando vamos ter notícias de licenças pro PES

    1. Até parece que esse bosta do Adam é o responsável por isso…..essas decisões vem da alta gerencia da Konami. O foco talvez seja investir mais nos jogos moveis.

        1. Aí é que tá, Edu! Baixo investimento e alto retorno. Esse é o grande problema para nós consumidores, pois o nosso investimento não é nada baixo e 70% das coisas que a comunidade pede não são ouvidas uheuhehuueh
          Curto muito esse PES2018, mas não me entra na cabeça querer promover e-sports com sistema de jogo online P2P uehuheuhe

  22. Ninguém joga a ucl ! E fica chorando kkkk ,no myclub ,coop 3×3, divisoes online pra nada serve a ucl ! Sem falar q a ucl e muito mal feita pela konami .

  23. Se a EA pegar essa licença, mesmo que seja dividida, será um duro golpe para a Konami e para a comunidade de PES. Gameplay nao sustenta jogo sozinho, e a Konami cometeu tantos vacilos através dos anos, tantos vacilos bobos, que não dá nem pra culpar a EA. Eu sou fã da UCL, amo PES, mas se vier no Fifa, eu temo que em 2019 vai ser dificil comprar PES dada a atencao que a Konami da aos clientes.

  24. Konami só sofrendo perdas nesses últimos anos, Joguei uma temporada da master liga e ja enjoei. Vamos ver se essa DLC 2.0 dá um Up no jogo.

  25. É uma pena . Como todos nós sabemos a UCL é sem dúvidas o melhor torneio de futebol do planeta. Agora o torneio terá a atenção que merece . Isso não podemos negar que é fato .
    POR FAVOR , KONAMI , ACOOOOORRRRDA

  26. hehehe. ja pode começar a salgar nosso amado pes. vao sobrar somente nós da webrothers jogando. e eu em particular jogando quando sair a versao free.

  27. Se só perdeu a “exclusividade”, pouco me importa. Acho isso uma besteira. Jogos fracassados como Fifa é que necessitam disso para segurar jogadores.
    Agora, se perdeu de fato… aí sim, será péssimo.

    1. Bruno , eu respeito seu pensamento , amigo . Mas só quero entender onde que o jogo da EA é fracassado . Amigo, nosso barco (PES) só está afundando e ainda tem gente que não quer enxergar .
      Ok perder a UCL .Mas será que a KONAMI irá licenciar outras ligas e dar a mesma atenção a própria assim como a EA faz com a liga inglesa?

      1. Se não é fracassado, por que necessita fazer contratos longos de exclusividade com diversas equipes relevantes? Seria medo do concorrente?
        É fracassado sim, senhor.

        1. No mundo dos negócios se seu produto tem algo que seu concorrente não tem é obvio que ele tera uma maior chance de conseguir clientes, e não entenda errado, esses contratos que a EA fez com várias ligas e clubes a Konami poderia fazer também, veja o exemplo da La Liga, a Konami tinha um contrato estipulado e mesmo assim não fez muita questão para sua renovação.
          Se a Konami resolvesse ir com um investimento surreal(1 bilhão) para o PES19, com toda certeza teria todas as licenças de maneira exclusivas, mas isso não é nunca foi prioridade,o importante sempre foi um baixo investimento com um ótimo lucro vindo de microtransações(Myclub), o FIFA apesar de vender muito tem um alto custo com marketing, licenças, servidores e entre outros,e por mais que eu ainda prefira a jogabilidade do PES, hoje em dia jogabilidade somente não é o suficiente, infelizmente.

    2. Eu sempre fui contra sobre qualquer tipo de exclusividade , porém eu vejo isso com bons olhos. Se a UCL realmente aparecer nas duas franquias isso será ótimo para nos mesmos , assim força tanto a Konami quanto a EA a caprichar nesse modo de jogo. Agora imagina o seguinte, se o Fifa que ate hoje nunca obteve a licença da champions já vende horrores e vc diz que é um jogo fracassado , imagine se ele consegue licença também , o que será da Konami? Se ao menos a Konami tivesse dado a devida atenção que merece a UCL , afinal trata se do maior campeonato do mundo , claro tirando a copa do mundo , nos fãs de pes não estaríamos tão preocupados com isso. Querendo ou não , se isso acontecer , as vendas de pes vai sofrer uma queda terrível. Estou sendo realista e eu acho que tem pessoas aqui que compartilham da minha opinião.

        1. Vc que falou do FIFA , Bruno .
          E outra , ter dinheiro pra licenciar por longas datas não significa fracasso, pode ser visão de negócios.
          Se a KONAMI tivesse licenciado a LA LIGA por mais tempo ,hj ela ainda estaria com nós.
          Mas perdeu a licença por incompetência mesmo .
          Até o significado de fracasso eu já não entendo mais . Mas …

          1. Não estou falando em licenciar por longas datas… Estou falando em impedir o concorrente de ter a licença por longas datas.
            É medo? Seu fifinha lixo tem medo do pes?

        2. Meu fifinha, Bruno ? Kkk vc esta doido , amigo.
          Vc quer falar de exclusividade . Mas é quando PES teve a exclusividade da UCL por tempos ? Acabou impedindo a EA também. Ou não ?

        3. Se falar mau do PES , vc logo fala que o cara é fifeiro. O que é bom tem que elogiar e o é ruim tem que criticar mesmo .

Leave a Response