Quando e como o PES perdeu o trono para o FIFA
close

Fala brother, aqui é o Dan, e hoje vamos entender melhor como o FIFA tomou o lugar de rei do PES, particularmente, a partir das novas gerações de console posteriores ao PS2.

Algo que penso ser de consentimento da comunidade de futebol virtual é que Fifa é maior que PES, mas não necessariamente melhor; todos sabem que, em termos de marketing, a Konami peca demais e já e EA, dá aula. Foi como um comentário que escutei quando foi liberado o modo aleatório online via PES League para o PES: não foi dito absolutamente NADA sobre isso por parte da Konami e nem por quem gerencia suas redes sociais, enquanto se isso fosse por parte da EA, seria feito um marketing como se fosse um lançamento de um jogo novo. É lamentável mas é a realidade atual, enfim.

Mas como que o Fifa tomou a liderança do mercado, sendo que até algum tempo atrás teve realmente o PES disputando consigo “pau-a-pau” pelo topo?

Inicialmente a EA, como todos sabem ou imaginam certamente se beneficiou de seus contratos de licenciamento únicos com marcas, jogadores e órgãos de governo, dessa maneira conseguindo se consolidar de vez no mercado e manter seu nome forte, enquanto o PES se manteve com políticas ultrapassadas e com a cabeça no seu passado glorioso do PS2…

Fica claro, que o FIFA tem mais conteúdo licenciado do que qualquer outro jogo esportivo de futebol do mercado. Aaron McHardy é produtor de supervisão em estúdios da EA para a série FIFA. Ele chama licenciamento “a cola que liga a franquia ao mundo real”. É a locomotiva de alta velocidade na qual o FIFA correu longe da competição com o PES. Os produtores de Fifa se focaram em criar a jogabilidade mais convincente, mas o que fica evidente são os acordos de licenciamento únicos que realmente sufocaram a Konami.

A Última vez que PES chegou próxima a Fifa no quesito vendas foi em 2007, quando, na ocasião, o FIFA ultrapassou o PES por uma quantidade insignificante de 6,55 milhões a 6,37 milhões de unidades. Neste mesmo ano o antigo produtor do PES, Shingo “Seabass” Takatsuka, relatou que viu grandes melhorias no design de jogabilidade nos estúdios Konami.

Os anos de 2006 e 2007, quando a produção do PES estava sob o comando de Seabass deveria ter sido o ápice para a franquia PES, pois isso marcou o ponto em que a fortuna dos dois estúdios divergiu drasticamente, mas não foi isso que aconteceu e,  nos próximos 10 anos seguintes, essa diferença de vendas aumentou mais ainda; foi quando em 2015, na chegada de PES 2014 (no qual foi um fiasco), foi realmente o ano que decretou de vez a migração de PES para o FIFA, a EA bateu a Konami em 18,79 milhões para 1,72 milhões em vendas.  Não é coincidência que, no ano seguinte a 2007, tenha marcado os primeiros passos experimentais para a EA’s Ultimate Team.

O advento do motor gráfico Frostbite da EA trouxe à vida a segunda grande contribuição para a evolução do FIFA após o UT, o: The Journey de 2017. Foi dito que:

“A jornada foi uma resposta a outra coisa na cultura do futebol em que não tínhamos aproveitado. Um lado crescente do futebol que é relativamente novo para as recentes gerações: redes sociais, Instagram, Twitter, você abre uma janela para o mundo do futebol como nunca antes. Foi um grande interesse para nós, mas nós nunca entregamos isso dentro do jogo. ”

“Estamos sempre procurando maneiras de expandir nosso universo. Eu queria fazer isso por um longo período de tempo, mas levou o advento da Frostbite até que pudéssemos. Isso nos deu o conjunto de ferramentas para entregar. Esse é o mecanismo usado em jogos cinematográficos no passado. Por isso, teve sua gênese em 2017. ”

“Mas ser capaz de proporcionar uma experiência tão envolvente do campo que cativou a atenção de todos os nossos fãs. Isso é o que nos levou para o próximo nível. Esses são os dois momentos-chave que eu acredito em muitos dos sucessos de nossa franquia”

Percebemos que, o que tem prejudicado a Konami é realmente a falta de visão, pensar mais a frente, assim como a 2k faz com o NBA e também por organização de quem tem poder lá dentro e controla as ações da empresa, como por exemplo, algumas escolhas e alguns focos em lugares específicos do game, algumas falhas por quem orienta a equipe (supostamente reduzida) que não consegue fazer meia dúzia de faces do brasileirão e minifaces para o jogo, por exemplo, sendo que 1 editor não remunerado de “fundo de quintal” consegue fazer isso rápido. Enfim, tem certas coisas que não entram na minha cabeça.

E você brother? Que impressão você teve sobre o posicionamento da Konami? Existe algo que você tenha observado e que foi falho? Comenta aqui embaixo e até o próximo post, abraços! 😉


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueEA sportsfifaKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018vendasWinning Eleven
Dan

The author Dan

Facemaker. Apaixonado por Pro Evolution Soccer desde que se chamava Winning Eleven. Sou fã do modo Online do jogo e Player de PC/Steam

104 Comentários

  1. Dos PES da era Fox Engine, este pra mim só perde para o 2014 de ruim… Já parei de jogar faz tempo! Jogar contra a CPU na Master League é horrível, cheio de bugs, falta de realismo… Muito chato!

    Está parado o jogo, estou aguardando os Patchs de correção para ver se salvam o jogo…

  2. Se tá de brincadeira tem gente aqui comparando PES 2018 com o PES 2014! Brincadeira!! E muito mimimi me desculpem! Jogabilidade tá muito top, principalmente as animações e o novo sistema de marcação, e claro que não está perfeito. Mas as correções devem ser pontuais

  3. Na real o problema é chegar na terceira temporada da Master ligue e não ter mais vontade se continuar pois nada mais vai acontecer de diferente no jogo, vc só jogo, joga e joga. E nós dias de hoje onde um jogo de ps4 custa 200 reais não é o suficiente. Qualquer jogo de outro gênero tem mais imersão. É uma pena, não gosto e não jogo FIFA, mas pes tá foda de jogar sem imersão.

      1. Fala, Edu!
        O que eu quis dizer com jogabilidade ruim são no online(eu jogo muito o Myclub, por isso essa minha indignação!)Quanto ao offline, eu ainda não experimentei jogando contra outro colega, mas contra a cpu, ela não tem team id! Jogar contra o Arapiraca e o Barcelona é a mesma coisa! E pelo amor de deus, Konami!Coloquem servidores dedicados! Saiam desse p2p, isso vai acabar com a franquia(já está acabando, na minha opinião!)Não deve ser tão caro assim colocar servidores melhores. Afinal de contas, vocês pagaram pela exclusividade do “poderoso” Fulham!Só podem estar de sacanagem conosco!

  4. Pes 2018, o pior lixo de todos os tempos!!! Servidores zero, jogabilidade que só posso classificar com uma palavra proibida por aqui… O time de repente pára e deixa o adversário entrar com bola e tudo!Esse L1 tira qualquer um do sério! Jogar contra o Arapiraca e contra o Real Madri é a mesma coisa! E eu que pensei que o 2014 era ruim…O 2018 superou todas as medidas de um jogo ruim! Por isso que o Fifa tá com cada vez mais adeptos e essa bomba perde a cada dia mais fãs!FORA MR. GLOBAL! VOLTA SEABASS! PROMOVAM O ANDRÉ BRONZON! Manda esse porqueira do Adam Bathi prum lugar que rima com Brasil! E ainda vai ser muito perto!

  5. eu tenho uma opiniao bem particular

    p mim a galera q joga fifa quer saber apenas de LICENÇAS e de ONLINE,e a EA da isso p eles

    eles estao CAGANDO p jogabilidade,realismo,etc,se por acaso de um dia p outro a konami fosse a rica com as licenças e o online,e a ea a pobre sem equipe suficiente p desenvolver jogo e ter as licenças,os fifeiros passariam a jogar pes NA MESMA HORA

    e como falaram ali,as criticas dos fifeiros ao pes é sempre “o jogo é robotico,” …”o jogo é arcade”…”o jogo nao tem licenças” e ficam se repetindo feito papagaio eternamente sem sequer saber como anda o pes atualmente

  6. Excelente artigo bem explicado com um tema criticamente importante. Também quero contribuir. Mas farei isso em 2 partes.
    .
    Parte 1
    .
    Mas antes um pouco de história:
    .
    Konami e a EA disputam espaço nos jogos de Futebol desde 95 onde não havia nenhuma hegemonia e haviam muitos jogos de futebol, no entanto tanto FIFA como o International Super Star Soccer já eram destaques na época, FIFA se destacava por sua alta quantidades de times e jogabilidade simples e PES era destaque por sua jogabilidade criativa e sofisticada e por seus jogadores carismáticos, afinal quem não se lembra do: Allejo, Capitale, Bergsen, Coliuto, Stranz e outros.
    .
    Ambos continuaram lado a lado até as versões Winning Eleven 3 e FIFA 98 e estavam em pleno equilibrio, mas o cenário começou a mudar quando foi lançado o Winning Eleven 4 em 1999 que foi muito bem trabalhado, enquanto o FIFA 99 continuava com uma formula obsoleta, gráficos bisonhos e jogabilidade atrasada o Winning Eleven evoluía. O Winning Eleven 4 foi jogo onde a Konami começou a liderar o jogos de futebol e sabem mais o que aconteceu nesse jogo: foi a primeira aparição da Master Liga. Ouviu essa Adam Bhatti quem levou o futebol da Konami a liderança foi a Master Liga e não myClub, estude a história do jogo pro qual você trabalha KCET.
    No ano 2001 Winning Eleven entrou com tudo na geração do PS2 enquanto FIFA ficava parado no tempo com aquela formula desgastada.
    .
    A cada ano que passava e o Winning Eleven subia mais enquanto o FIFA caía. Em 2004 na época de FIFA 2004 e WE8/PES8 a situação do FIFA ficou ainda pior e ele estava bem abaixo do PES, Winning Eleven 8 era extraordinário pra época e ainda é, tanto que levou a EA fazer uma reunião muito séria para discutir a situação do jogo. Entendam na época o FIFA era um jogo de segundo plano para a empresa,e a EA estava mais preocupada com o Need For Speed e os 007 da vida e o FIFA estava mal.
    .
    Agora a parte interessante, a reunião tinha o seguinte tema: “Vamos seguir com o FIFA ou abandonar a franquia?”
    .
    Dessa reunião não conheço o conteúdo, só o resultado, porém vou passar o acho que aconteceu.
    .
    Inicialmente tinham dúvidas se compensaria continuarem com o jogo já o Winning Eleven 8 era muito preferido e tão superior que era de assustar a diferença. Acredito que boa parte deles decidiriam parar, mas alguém com conhecimento deve ter dito algo assim: Devemos continuar pois o publico que gosta de futebol é grande e só temos um concorrente . Temos que ser realistas o jogo deles é melhor que o nosso, porém tudo que temos que fazer é ser melhor do que eles, só pra isso temos que investir, mudar a nossa postura tanto com o publico quanto com o FIFA devemos dar importância a nossa marca se quisermos que as pessoas dêem também e de planejamentos e recursos”. Bom no final decidiram continuar e investir pesado no FIFA.
    .
    O Inicio do resultado desse investimento viria no FIFA 07 do XBOX 360 que apesar de ser um protótipo visivelmente inacabado e com poucos times mostrou que a EA não estava pra brincadeira.
    .
    e essa foi a primeira parte, e segunda eu faço amanhã

  7. Esse jogo tá uma MERDA!!!Essa porcaria do L1 tá acabando com o jogo!No Myclub o seu time vai bem, de repente sai perdendo jogo em cima de jogo! Os comandos não obedecem à sua reação! Os jogadores ficam parados feito estátuas, olhando o time adversário jogar! Eles não ajeitam a droga dos servidores, entregam um jogo porco, todo capado e cheio de bugs!R$200,00 por esse lixo? Tá complicado!FORA ADAM BATHI! VOLTA SEABASS! PROMOVAM O ANDRÉ BRONZON! Ou então vendam a franquia pra 2k, pro raio que os partam! A Kokônami não dá mais! Até hoje, mesma linha no game é impedimento! Estão acabando com o meu tesão de jogar PES!
    Desculpem o desabafo, mas é feito de coração, sem querer ofender a nenhum dos colegas participantes desse blog tão maneiro!

  8. Não sei se sou muito pessimista mas tá com cara que vai chegar mês que vêm e essa merd* de patch corretivo do bugs não vai sair e a DLC 2.0 vai ser pifia

  9. O que adianta mudar o nome novamente para WE agora? Só vão queimar o nome, tem que mudar quando o jogo subir de nível também, tem que reformular muita coisa e por último o nome. Alguém realmente acha que se compra jogo pelo nome nos dias de hoje?

  10. Acho que o nome “PES” está queimado, muita gente não compra o jogo só pelo nome. O ideal pra resgatar os fãs a Konami tem que urgentemente mudar o nome do jogo pra “WINNING ELEVEN”

    1. Indícios de novo estádio? Tomara, a Arena da Baixada é uma das mais lindas arenas do Brasil. E eu não esqueci não, o diretor de marketing do Atlético disse ano passado que queria colocar o estádio no PES. Acho que vem pro ano que vem, fala aí Edu? Será???

  11. Eu estou quase jogando a toalha com essa merda que tá me fazendo tanta raiva desse pes 2018, a ultima vez que passei tanta raiva com um game de futebol foi no pes 14, que era uma desgraça repleta de bugs, esse pes 2018 está fazendo me lembrar de mais o 14.
    o grande e maior erro desa merda dessa konami está em praticamente NUNCA ouvir oque os fãs querem, fazem pesquisas antes de lançarem um jogo como se fossem ouvir os fãs, quando na realidade fazem isso pra criar expectativas em nós otários que todo ano engolimos essa palhaçada dessa produtora picareta!
    depois do pes 14, esse é o pior pes que já joguei ( sem sombra de dúvidas ) a jogabilidade está cagada, cagaram na jogabilidade, eu a toda hora ligo meu pc, coloco o jogo, me delicio com os gráficos que estão fantásticos, as movimentações dos jogadores é a melhor que vi até hoje em um game de futebol, os detalhes das camisetas se mexendo é sensacional, as faces dos jogadores são incríveis, mas a jogabilidade tá uma bosta!
    só que hoje a tarde foi a gota dágua… eu estava jogando uma partida, eu com o Chelsea e a cpu com o Arsenal…
    em uma jogada rara, fiquei cara a cara com o goleiro do Arsenal, driblei ele e tomei um carrinho violento, o goleiro foi expulso e pra minha surpresa a cpu coloca LACAZETE no gol… eu logo pensei: “vou golear agora” .. os cambau!!! Lacazete pegou o penalty que bati com Hazard no angulo, e simplesmente eu devo ter dado uns 15 chutes de tudo quanto é jeito, e pelo menos desses 15 foram uns 7 a queima roupa, o Lacazete pegou tudo, e se eu estivesse jogando até agora ele tava fechando o gol.
    aí pergunto. aonde está a realidade, a inteligencia artificial numa porcaria dessas? hoje a tarde eu percebi algo mais grave ainda… pois eu tinha descoberto que os times eram todos Barças e Reais… hoje descobri que Buffon e Cr7 no gol são os mesmos em termos de goleiro, to muito decepcionado.. e perdi totalmente a paciência com esse pes, oque mais me ferra de raiva é ver muita gente aqui tapando o sol com a peneira e defendendo o jogo como o melhor de todos os tempos… ele pode ser nos quesitos que eu citei, gráficos, movimentação, etc.. mas jogabilidade? tá uma bosta!

      1. A jogabilidade não, a jogabilidade tá perfeita, mas destruíram uma das melhores coisas que tinha na franquia, que era o TeamID, hoje, todos os times jogam da mesma maneira, independente do time. O patch precisa consertar isso urgentemente.

      1. Negócio é simples então cara… faz o texte
        vai no modo editar, vai em times, vai no Real Madrid por exemplo
        entra no plano de jogo do time, pega o CR7 e coloca ele no gol no lugar do Navas
        faz o texte… sem crise, sem sátiras e sem críticas… testa primeiro antes de me falar algo, joga um amistoso e depois vem aqui e me fala como foi, vou ficar no aguardo beleza? só não vale mentir pra ajudar a konami!

    1. Vc deve ser muito ruim, pois o jogo está ótimo. Mesmo com o problema da troca de cursor, esse jogo é de longe o melhor de todos jogos de futebol já lançado. Não tem nem como comparar ao 14. Acho q o q faz o FIFA vender mais que PES é que os fãs de FIFA não ficam o tempo todo reclamando do jogo, mesmo FIFA sendo muito ruim, eles preferem exaltar, enquanto os fãs de pés passam mais tempo reclamando do que jogando.

      1. Os fãs de fifa não reclamam porque fifa é jogo pra debil mental e retardado, que gosta de ver bonecos patinando e tomando choque!
        Os fãs de fifa não reclamam porque estão acostumados a jogar uma porcaria surreal aonde o cara na hora de dar um drible parece que dá um especial do The king of fighters!
        Agora lascou.. além da konami copiar a jogabilidade do fifa eu tenho que ouvir que não posso ser crítico e tenho que copiar as opiniões dos fifeiros alienados, aí não né irmão!
        E eu modéstia parte não sou ruim não amigo, consegui ganhar no modo lenda do Barcelona eu jogando com o Sevilla!
        oque é ruím são os níveis de dificuldade que de níveis não tem nada, pois todo time é a mesma merda e todo jogador a mesma bosta! ao mesmo tempo que ganho do Barça por 2 gols de diferença, tomo um saco do Las palmas! se pra vc isso é requisito do “melhor jogo de futebol já lançado” eu respeito, mas é sua opinião, a minha é que não é, simples assim!

    2. Cara abaixa o nível de dificuldade .Jogar no estrela e complicado handicap .. Melhor nível pra jogar contra a maquina e o nível craque

    3. isso é fato,a cpu determina o q ocorre em campo,nao o seu desempenho

      se for uma partida q vc tem q perder,vc vai perder,independente de quem for o goleiro,nem q sumam todos os cursores p vc n poder marcar,ou outras bizarrices

      ja aprendi a reconhecer de longe quando o cpu ta a meu favor e quando ta contra

  12. Na geração passada a Konami fez muuuitas besteiras. Praticamente levaram o PES ao limbo, enquanto o concorrente chegava ao seu ápice.

    Mas acredito que, hoje, Fifa venda mais por um aspecto cultural do que pela qualidade do produto. Percebo isso em notícias relacionadas a PES que saem em redes sociais, principalmente Facebook. São sempre os mesmos comentários padrões: “PES é robótico”, “Aff, só jogo Fifa”, “PES é arcade”, “No PES é só pegar o jogador do meio de campo e ir para o ataque fazer o gol na correria”, etc. Dificilmente se vê alguém tecendo um comentário coerente, digno de quem sabe o que está falando. 99% dos que detonam o PES nas redes sociais não chegam perto do jogo há anos, e se acham experts em relação ao mesmo.

    Pelas características dos adolescentes na necessidade em serem inseridos em um grupo, eles saem fazendo papel de “papagaio de pirata”, só replicando o que os outros dizem, pois assim se sentem parte da “maioria”. Eu, como já estou na faixa dos 25 anos, já passei há muito tempo dessa fase. Não consigo encontrar carisma no Fifa… já tentei, me esforcei a gostar, mas não dá de engolir aquele jogo sem a alma do futebol. Se um dia PES acabar, acaba o futebol virtual pra mim. O NBA 2k vira meu jogo de esporte definitivo.

    Enquanto PES existir, ele vai ser o principal jogo do meu console.

  13. Tem canal de YouTube q e de pes ,dai no pes 2018 ele não sabe jogar marcar,fez uma live do Myclub e so tomava sarafada , dai sempre xingava e colocava a culpa no jogo. Notei que no pes 2017 ele so postava video dele ganhando kkkkkk agora ele posta video de fifa também goleando kkkkkk pes e para os fortes que moleza vai jogar fifalixo 7×6 7×7 6×3. Incrível como as pessoas querem dizer que são os fodoes ,

    1. Cara… colocar bugs e erros no jogo não pode já mais ser considerado “nível de dificuldade” e sim falta de respeito com o consumidor, TODO MUNDO sabe que o jogo ta muito bugado como já foi tema de matéria aqui no site, então ACEITAR um pes desse jeito não é coisa para os fodôes como vc disse e sim para os otários
      eu quero sim um jogo difícil, mas que ele seja difícil pela qualidade e não pelos defeitos!

      1. Pes 2018 esta otimo. O tal YouTube falo que esta desanimado com o pes ,mas porque esta tomando sarafada online e um chorão sem motivo . Pes online e otimo so a troca de cursor vez ou outra troca errado . Ja voce reclama da ml q e offline, mas o mundo mudou o online domina o mercado ,sem falar que fifa offline e um lixo completo , e online esta cheio de bug ,e vcs falam parece que estão falando do Pes 2018 kkkkk muita choradeira ,recomendo vc comprar na psn saiu um jogo de futebol de 1992 ou 95 . Da neo superside.. Esqueci o nome. Muita choradeira sem motivo da loco

        1. Tbm tô vendo muitas reclamações exageradas, do meu ponto de vista. pra mim, o único problema é o L1, o jogo tá mto bom. Claro q o extracampo precisa melhorar, mas pes18 é um baita jogo de futebol

          1. Exato, esse pes resgato aquela sensação boa de jogar horas e horas sem perceber, que tinha sido perdida depois do pes13 . Tem umas partidas incrível ,jogo pegado goleiro faz milagre ,muito bom esse pes ,so falta mudar o nome pra we , poderia ter uma pediçao na internet he he

      1. Para mim que estes youtubers/sites e blogues que era de PES e agora está lambendo o fifa já não tem mais credibilidade nenhuma procuro nem ver mais, porque é aquela velha historias ahhhh não vamos ser fanboys vamos jogar com o concorrente e depois ficam metendo louco no PES!! Bando de Hipócritas e ingratos.

  14. Uma coisa que me divide a opinião no PES, é jogar a Master League no Brasileirão, apesar de ser a liga no PES, que dá mais gosto de jogar, porque é a que tem mais estádios, 7 no total (mais o Beira-Rio que não conta, por que não entra na ML por estar na Série B), mas também é ruim porque o calendário brasileiro faz com que no jogo fique totalmente irrealista, com o Campeonato começando em maio, deixa um espaço de 5 meses sem nada, e faz com as finais da Copa do Brasil sejam em março, o que sabemos, não acontece, esse ano a final foi no final de Setembro, ano passado em Dezembro, esse irrealismo do calendário, faz perder a vontade de jogar a ML no Brasil. Então, eu só consigo ver duas soluções para isso no Brasileirão
    .
    A mais fácil: Ter como marcar amistosos de pré-temporada, lendo as respostas de um comentário meu sobre os torneios de pré-temporada, eu percebi que o modelo atual de torneios é mais realista, não é comum um time de pequeno à médio porte não é convidado para torneios de pré-temporada, mas marcar amistosos, sim é uma solução, por que faz com que a Copa do Brasil inicie um pouco mais tarde, sei lá, poder marcar 3 jogos-treino, seria bacana, e isso não é nenhuma novidade, no PES 6 tava pra fazer isso.
    .
    E a outra, que envolve licença é: Licenciar a série B, mesmo que seja só os clubes, mesmo que todos os jogadores sejam genéricos, nós podemos fazer esse trabalho, há vários criadores de OFs que fazem um grande trabalho, vou citar um que é o Emerson Pereira, que faz um grande trabalho para o Campeonato Brasileiro, e é de graça. Com isso, teríamos mais 20 clubes que completariam a Copa do Brasil, e isso faria com que a competição tivesse mais fases e não terminasse tão cedo como é no PES 2018. E também varia os times, não há muita graça disputar o campeonato sem rebaixamento e promoção, jogar mais que duas temporadas no Brasil sempre com os mesmo times, também faz com que fique irrealista. Ou então, uma competição de Segunda Divisão editável, que tinha até o PES 2014, que era a D2 League.
    .
    Ah e não podemos esquecer né, que volte logo as competições da Conmebol, imagino o quão difícil deva ser, sei que não é da Konami e sim da própria entidade mas tirando os clubes que jogam a Libertadores genérica, os outros não têm mais competições à disputar, ou então, cria-se uma Sul-Americana genérica, uma Recopa genérica, não ter essas competições também fazer com que jogar a ML do Brasil, ou nas ligas da América Latina é outra coisa que deixa monótono jogar.
    .
    Oh comentário grande hein, hahahhaahha, mas acho que falei tudo… Espero!

    1. Se tivesse série B, 100% elencos e calendário correto seria dificil parar de jogar.
      .
      Imagina todos os 20 estádios da série A?
      .
      Agora imagina com jogadores da divisão de base e Cutscenes interativa?
      .
      Pra piorar ML no modo história com o time começando rebaixado, numa terrível crise financeira e precisando ser reconstruído?
      .
      Konami tem uma verdadeira jóia nas mãos, resta saber usar!!!

  15. O carro chefe da Konami é o cliente. E eles cagam na cabeça dos clientes. O Sr Adam Bhatti é o pior gerente que eu já vi, e mais inacreditável que as respostas que ele dá aos fãs é a NÃO reação da Konami ao ver aqueles twits absurdos. Eu, particularmente, já discuti três vezes com ele, olha o nível do sujeito…

  16. PES pra mim sempre será superior ao fifinha, sou jogador das antigas desde os tempos de super nintendo ps1 e ps2 quando ninguém nem falava de fifa WE era rei absoluto , 360 e agora ps4 mais é lógico que a Konami falha e muito, mesmo hoje acho o Pes 18 um jogão mais que poderia ser muito melhor do que está se a Konami nos ouvisse.
    *Primeiro hoje fifa é modinha, tem mídia a favor, licenças , modos que não me agrada mais essa molecada de hoje curte como essa jornada do fifa mistura de RPG com futebol kkkk, gostam de jogar online e fifa nesse ponto é bem melhor que Pes, e pra eles importante é ter os times da modinha importantes da Europa.
    *segundo fifa tem um campeonato completo o inglês com segunda, terceira divisão e todos os estádios da primeira e retrata bem o ambiente desse campeonato, e os outros torneios na maioria retrata algum estádio do país .
    *Falta ao PES, tem o maior torneio que o Fifa não tem a champions retratar melhor o ambiente dos estádios, ter um marketing divulgação placas , comerciais divulgando o game e o conteúdo, tem um brasileirão licenciado, mais falta ter uma série b , imagina os times licenciados com todas as faces do brasileirão e todos os estádios , libertadores, novas ligas que teriam vendas e não estão no concorrente ex liga peruana, uruguaia, licenciar times com grandes torcidas da África tipo Raja Casablanca, diferenciar torcidas da Europa e da América do Sul, campeonatos ingles e champions sempre tem estádios cheios, mais brasileiro ,português , chileno não tem, uma master liga com estádios cheios, vazios , médios, cada time ter estrelas pra torcida exemplo atletico Goianiense uma estrela e meia Corinthians e Flamengo 5 estrelas, mesclar uniformes, hinos dos clubes tocando no intervalo das partidas,offs para x box one ,melhorar online times parceiros no Brasil ter placas do Pes nos jogos ,editor de estádio se tivesse 50% disso já estaria ótimo e com certeza diminuiria muito a diferença de vendas.

  17. Eu ainda acho que essa jogabilidade atual mais o extra campo do PES 13 seria o suficiente para excellentles numeros de vendas, dentro de campo prefiro o PES , mas um jogo hoje não pode ficar exclusivo da jogabilidade pra vendas e o PES peca muito com os modos de jogo, até o Myclub que é o principal modo da franquia não teve grandes mudanças, desse jeito pode ter o gameplay mais real possível, o gameplay do PES 2050 no PES 2019,não vai passar o FIFA, não desse jeito, em pleno 2017 se estiver jogando online e fizer o gol ,o adversario pode pular o seu replay, isso é absurdo, um detalhezinho aqui outro ali, poxa Konami…..

  18. E se o Brasileirão no PES fosse feito tipo a Premier League no Fifa as vendas iriam bombar no Brasil ? nem falo da licença dos jogadores que é complicado mesmo.Falo dos estádios imagina se tivesse todos os estádios dos times da série A do Brasileiro ? imagina se tivesse a parceria com a globo /sportv ? imagina se tivesse os cantos das torcidas as faixas bandeira e mosaicos BR ? Se a narração do Milton fosse melhor editada ? Se tivesse a série B do brasileiro ? Se voltasse a Libertadores ? se tivesse o cântico dos clubes argentinos ? O erro da konami é esse ficar investindo na Europa onde o Fifa já tomou conta.Tem que investir na América do Sul onde o PES tem uma base de fãs fiéis ao jogo.Tem que obter a licença dos campeonato e investir na climatização do mesmo.Ou será que os ”modinhas ” vão continuar preferindo jogar com os grandes da Europa ? Eu gosto de jogar com o meu clube de coração e fico muito feliz por ele ser exclusivo do PES e eu poder jogar na Arena Corinthians.

    1. tb só jogo com meu time do coração, santos… como disse outra vez aqui, prefiro levar um pacote com o time que torço do que ganhar jogando com os times modinhas, sendo um paga pau da vida… apesar de tudo isso, ainda consigo ganhar de uma galera que pega os times tops da europa, dá pra se divertir, ganhando na unha com time BRs dos negos q só sabem correr com o Bale da vida… mas sei lá… as vezes penso que somos exceção

    2. Concordo com simplesmente tudo. E eu vou além, não só o Brasileirão, fazer isso com as grandes ligas sul-americanas, tratar o Brasileirão bem, a Superliga Argentina, a liga chilena, a liga peruana, que pra nós é irrelevante, mas é aonde mais vende PES depois do Brasil, falei isso no comentário do post passado. A Konami precisa se ADONAR do mercado sul-americano, precisa literalmente MANDAR e DESMANDAR no território latino. Mas claro, também não pode esquecer a Europa, principalmente não perder as únicas ligas licenciadas hoje no PES, que é as francesas, e a holandesa. Fazendo um cenário horrível, onde a EA pegasse as 3 ligas exclusivas (conto a França como duas ligas, a Ligue 1 e Ligue 2+ a Eredivisie) seriam quase 60 times genéricos a mais. Não pode perder nenhuma delas, e se possível, fazer um melhor tratamento à elas.

  19. Dentre todas as falhas do pes/konami que nós conhecemos eu acredito que o que mais faz com que a empresa fique na estagnação que está é o problema de relações públicas, acredito que se tivesse um contato próximo todos nós aceitaríamos desculpas, somos amantes do jogo, isso cria um relacionamento emocional também, é como se um grande amigo seu pisasse na bola, se ele tivesse humildade de pedir desculpa e dizer o que esta fazendo para melhorar, dificilmente não o perdoaria… ex: temos o bug da troca de jogadores, falta virem e falarem dia X do mês X está previsto para entregarmos um patch de correção, pedimos desculpa… vir o marketing, abraçar isso… postar vídeo da galera trabalhando de fato nisso, com cara de bastidores mesmo… e vir brincando com isso… como um grande amigo fdp meu faz, ele zoa todo mundo, qd vc vai zuar com ele, ele mesmo se zoa, ele se humilha zoando que não importa o q vc fale q não vai tocá-lo… então o marketing tem que usar a cabeça e usar um erro a favor disso… sei lá… pega um jogo da vida real q um zagueiro errou o bote ou correu errado, e faz os cursores de troca de jogadores rodando entre os zagueiros de verdade, como se fosse o bug do jogo… sei lá, reverte isso… a verdade que somos brasileiros, acostumados a tomar no rab*, então que venha o relações publicas e nos pague pelo menos um vinho né kkkkk

    1. Realmente, falou tudo!
      A konami por vezes parece aquela banda de rock super underground que faz um som foda, mas que não tem alguém pra fazer a banda aparecer e ganhar o reconhecimento que realmente merecem… rsrs

  20. opinião:
    PES = um jogo de quem gosta de jogar futebol
    FIFA = um jogo pra quem gosta de jogar videogame (dizem que gostam de jogar futebol tb, mas o primeiro carrinho que levam já saem chorando kkkkk)

    Fifa entrega mais coisas extracampo e nos modos que tentam “RPGtizar” o game, mas dentro das 4 linhas PES é que entrega algo mais próximo do futebol de verdade (apesar dos bugs)

  21. Se pes tirasse a liga inglesa e alemã do fifa ,imagina quantos ia subir as vendas ? Muito.. Fifa vende por Marketing e porque virou modinha, tipo criança vendo felipe neto no YouTube . E uma * mas virou modinha . Pes tinha focar pesado na liga brasileira Argentina peruana etc fazer todos ou quase todos estadios da liga brasileira faces reais investir pesado aqui

    1. Perfil de um jovem Fifeiro : um ídolo: Neymar (ou Tiago Leifert) time de coração: Real Madrid ou PSG programas esportivo: GE e jogo aberto meus canais da internet :Kéfera e F.Neto um ídolo no mundo dos games : Alex Hunter filme preferido: É fada ! música : Ludmila Anitta e Taylor Swift

      1. Bruno nos filmes preferidos dos Fifeiros faltou filme de comédia nacional e os seriados americanos do Netflix rs e ainda vejo Fifeiro que prefere pontuar no cartola mesmo que seja contra o time de coração e escalando jogador de times rivais

  22. Acho que em questão de jogabilidade, o PES2018 pode dar uma freada no próximo ano, só arrumar alguns pontos que causaram reclamações e focar totalmente na criação e aquisição de conteúdo.

    1 – a atmosfera dos estádios precisa ser repensada, aquelas bandeiras e faixas destoam do resto do game, possuem gráficos de PS2. As torcidas precisam ser bem representadas, atualmente são muito genéricas.

    2 – o modo edit precisa de maiores opções na criação de faces, tatuagens, cabelos e barba, já que a comunidade adora editar o game e preencher o vazio de licenças na raça;

    3 – é preciso buscar licenças onde a EA ignora, isso é algo mais do que óbvio;

    4 – servidores dedicados (host) (acho que isso nunca vai acontecer).

    Podem acrescentar mais pontos aí na sequência, caso queiram.
    Obs: a questão da ausência de OFs para XboxOne é uma vergonha, seja lá de quem for a culpa para isso.

    Abraço ae, putedo heuheuheu

  23. É uma série de fatores, as licenças são o fator primordial, Liga Inglesa, Liga Espanhola, Liga Alemã fazem muita falta, todas as seleções licenciadas fazem diferença sim. A Konami alcançou uma jogabilidade acima da média, melhor que Fifa 18 sim, mas as perfumarias do FIFA são muito bem feitas, os modos bem trabalhados, saber vender seu produto, atender bem a quem sustenta a franquia, tudo isso tem feito a diferença.

  24. O grande diferencial entre PES e FIFA sem duvidas são a grande jogabilidade de PES e graficos mais que top .. e o FIFA apenas markkenting e Licenças. Porem PES é um jogo editavel e FIFA nao … TODOS NOS jogadores de PES adoramos editar , estou certo ou errado? TA ai a grande sacada pra virada de PES , deixar o jogo mais EDITAVEL possivel , tais como placas de publicidades , estadios … todo mundo adorava mudar o uniforme quando mudavam as peças de uniformes … quando dava pra por foto no estadio …quando colocavamos foto na face do jogador …apresentaçao de um craque no estadio … coisas ja TEVE no PES …todos se lembram …. ACORDA KONAMI. porque FORA BATTHI ja era …

  25. Salve galera! Beleza?!
    Um excelente post!
    Não acho que licenças sejam as grandes responsáveis pela grande diferença nas vendas entre PES e FIFA! FIFA sempre teve mais licenças que PES.
    A Konami tem dois produtos, PES para os ocidenais, e WE para os orientais! Tem que globalizar a marca! Todos preferem Winning Eleven! Globaliza o nome em Winning Eleven!
    A Konami não sabe trabalhar com o produto que tem! Firmou parcerias com Barcelona, Liverpool, Borussia Dortmund, Valencia, Fulham, Arsenal, River Plate, Corinthians, Flamengo, Vasco da Gama, mas, somente os europeus tem um capricho a mais. Cadê os conteúdos exclusivos dos parceiros sulamericanos? Capas exclusivas, conteúdo adicional como DLC com papel de parede do PS4 com imagem dos estádio e jogadores, versões especiais… Idéias não faltam!
    Um exemplo de erro de estratégia, J – League! A Konami inclui a J – League na versão WE, mas não inclui na versão PES. A Konami não tem idéia do carinho que o fã brasileiro de PES tem pela J – League! (Nota: o fã de PES Raiz tem carinho pela J – League. O Nutella só quer saber de MD White, Barcelona e PSG). Agora com a licença da AFC Champions League, seria incrível jogar uma Master League na J – League, se classificando para a AFC Champions League.
    A Konami não sabe vender seu produto, não sabe passar ao cliente, que o produto dela precisa ser comprado! Parece que o responsável por marketing da Konami, foi aluno na faculdade do responsável por marketing do Dolly!
    Está na hora da Konami pensar em lançar PES em Novembro. Assim terá mais tempo para trabalhar atualizações, conteúdo adicional, DLC. Lança o jogo em Setembro, todo desatualizado, capado, e causa uma impressão de jogo inacabado!
    PES 2014 realmente foi abaixo do nível da merda, mas do PES 2015 pra cá, vejo evolução em jogabilidade, também em licenças e conteúdo adicional, como parcerias com times, mais estádios ao jogo, tivemos inclusão da UEFA Euro 2016 em PES 2016, e agora em PES 2018 várias seleções licenciadas.
    Produto em qualidade, jogabilidade e até conteúdo, a Konami tem! O que falta é criatividade para trabalhar e vender melhor o produto!

      1. Salve Andre!
        Então, sobre os vídeos no Youtube, eu fiquei um tempo sem PC, e meio que “perdi o time”.
        Tô aguardando a DLC 2.0, para começar uma Série de Master Liga com o Fulham ou Valencia e uma Série jogando o Brasileirão com o Corinthians!
        Vou tentar postar uns vídeos jogando My Club!
        Valeu!👍😉

    1. Valeu pelo elogio

      Realmente, a konami poderia mudar o nome(ou retornar) para WE no ocidente e tentar se reposicionar no mercado… É como um carrinho de hot dog que virou food truck hehehehe

  26. Eu vivi essa época então é muito fácil explicar:
    início da derrocada foi o PES2008, que foi na transição do PS2 para o PS3, o game era terrível como todos games da Konami em transição de engine. Já o FIFA08 veio reformulado (cópia do Winning Eleven com coisas que a galera sempre pedia e a Konami não atendia) e muito gente ficou tentado a testá-lo. Boa parte da galera, como eu, botaram fé que no PES2009 todos os erros seriam corrigidos e teríamos um PES decente pra geração PS3, ledo engano, o PES2009 era MUITO PIOR aos antecessores do PS2, e totalmente árcade, já o FIFA09 continuou a evolução para o que a galera da época queria, nesse ano foi onde houve mais transição do PES para o FIFA… depois vieram ainda os péssimos ou irrelevantes PES2010, PES2011, PES2012… o PES2013 ainda teve uma galera que gostou, mas todos esses eram bastante inferiores ao que a EA já tinha no FIFA…..e o gameplay do FIFA melhorava tbm ano após ano, me lembro que depois da COMPLETA PORCARIA que foi o PES2014 eu migrei pro FIFA14 de uma vez por todas e foi um dos MELHORES games de futebol que já joguei… mas pra minha surpresa, qdo já tinha esquecido do PES, o FIFA começou a declinar, eu mesmo comprei FIFA15, FIFA16 e FIFA17 e foram anos de lamentações, pensei até em desistir de games de futebol, pois se o PES já não era mais opção, o FIFA tinha acabado por se tornar tudo aquilo que eu ODIAVA nos PES, um futebol cada vez mais simples, passes pingue-pongue, opções táticas para crianças de 6 anos… jogo de repetição, isso é o que se tornou o FIFA, vc decora 3 macetes pra se fazer gol e fica repetindo isso ETERNAMENTE….. aí testei o PES2017 e pensei: opa, tem algo novo aí, que gameplay legal… já o PES2018 pra mim é a cereja do bolo, gameplay com desafio, TUDO O QUE EU SONHAVA PRO PES! arrumando o bug dos cursores e das poucas faltas do CPU, é o game definitivo! Mas isso vai fazer os descontentes do FIFA migrarem pro PES? não… FIFA já pelo nome do game sempre chamará mais atenção, PES eu acho um PÉSSIMO NOME! de outro lado o marketing é como comparar o Barcelona com a Portuguesa….. o que a Konami pode fazer? comer pelas beiradas, dar ao usuário do FIFA o que ele sonha e a EA nunca faz… tem que manter tudo o que o PES já tem dentro das 4 linhas, mas reformular 100% tudo que está fora das 4 linhas….. pra isso tem que ter uma equipe de programadores bem moderna e capaz… coisa que no Japão hoje não existe…………..

    1. Isso me remete ao sucesso de CS GO, por exemplo, só se tornou uma febre depois que a Valve(produtora do jogo) começou a escutar a comunidade e foi melhorando o game, pois quando o jogo lançou era uma merda e ngm queria jogar! kkk pura falta de bom senso e visão da konami

    2. rapaz, comentario perfeito. Li e foi exatamente tudo que vivi com PES e FIFA desde 2008. fifa foi excelente entre as versoes 2009 e 2014, mas os ultimos 4 fifas sao lixo total, e pes voltou a ser excelente desde a versao 2017.

  27. A impressão que dá é que a Konami tem uma Lamborgini sendo pilotada pelo Barrichello e a EA tem um fusca 69′ sendo pilotado pelo Hamilton.

  28. Preferia qd falávamos de PES, só de PES… Enquanto a gente fica nessa briguinha a Konami e a EA enchem os bolsos… A Konami não solta nada sobre o patch corretivo e a DLC 2.0, aí temos que ficar discutindo já q não tem assunto msm… Konami, bora trabalhar negada?

  29. Não tem como negar o marketing da EA é excelente,muito eficiente e agressivo,os canadenses não brincam em serviço e o modo online do Fifa é muito sólido eles acertaram em cheio no modo UT e no The Journey os jovens de hoje gostam do modo história da interação online etc..Alem disso muita coisa que vemos no Fifa hoje foi copiado do WE nos anos de ouro do PS2 um exemplo; o modo WE Shop e tantos outros. Lógico que o licenciamento de ligas e clubes exclusivos também ajudam a alavancar as vendas do Fifa. Já a Konami parou no tempo,os caras acomodaram no sucesso do PS2 e fizeram muito pouco pra melhorar e aperfeiçoar o suporte ao PES e ainda tiraram muita coisa legal que tinha no jogo.A konami não percebeu que a garotada de hoje não curte mais jogar partidas contra a máquina,o que eles querem é interagir jogar contra online e 90 % dessa nova geração prefere o Fifa não tem jeito.Mesmo com o Myclub e a konami insistindo nesse modo eu acho perda de tempo pois o publico alvo é Fifeiro e o publico mais antigo do PES prefere a ML.Outro erro da Konami foi dar muita moral e carta branca pra pessoas erradas que tentaram imitar o Fifa e fizeram burrada uma atrás da outra. PES 2014 foi um desastre e a konami ainda está pagando o preço disso.
    PES 2017 foi a volta ao caminho certo e o PES 2018 é a esperança de dias melhores.Espero que a konami volte a focar na ML pois sempre foi o modo principal do jogo.

    1. Se a Konami aceitar meus conselhos aqui vão eles: Voltar a se chamar Winning Eleven é um bom começo,apostar as fichas na ML,quando conseguirem a licença de uma liga façam a coisa direito ou seja como a EA faz com a liga inglesa todos os times com seus estádios cantos de torcida segunda divisão etc..nem que seja a liga da Iakstônia da Morávia tem que fazer bem feito.
      Apostar mais nos mercados periféricos onde a EA ainda não marcou território.Focar mais nas ações de marketing que por enquanto deixam muito a desejar.PES tem uma legião de fãs que nunca irão desistir do jogo,eu sou um deles.

      1. O foca atual passa longe de ser a ML, Adam meio que já deixou isso entrelinhas no twitter. O que seriam “mercados periféricos” ?

Leave a Response