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Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer!

Ontem navegando pelo Twitter, vi o nosso amigo Charles Paim postando uma série de Tweets com recursos bem legais que já tivemos na franquia PES, e que seria muito legal se voltassem.

Cards de habilidades

Nesses cards, ao entrarmos nos detalhes de um jogador, seus skills estavam representados com uma ilustração bem maneira e intuitiva:

Uma coisa bem simples que, além de deixar o jogo mais bonito, aumentava o grau de imersão.

Cartão nível de ataque

Uma coisa que acho surreal não podermos escolher no PES atualmente, é o comportamento individual dos jogadores em campo.

Deveríamos ter a possibilidade de escolher se o jogador ataca mais, se fica mais preso à marcação e etc. Se liga, Konami!!!

Modo Cenários

Nesse modo de jogo, eram simuladas cituações de jogo, que funcionavam como desafios, fases a serem superadas:

Um exemplo: você começava a partida no segundo tempo, perdendo de 2 x 0, e o desafio era virar a partida. Também tinham desafios em que teria que vencer uma partida marcando apenas gols de falta e por aí vai. Muito legal, e seria uma ótima opção single player!

Modo Comunidade

Para mim, o melhor modo de jogo depois da Master League, disparado. Me arrisco a dizer que, pra quem curte jogar online, foi o modo mais perfeito criado pela Konami.

Na época dos fóruns da Wenomine, W11 e da Webrothers, os amigos se juntavam e viviam dentro da Matrix que era esse modo, hahahaha. Lá nós organizávamos campeonatos entre nós, o modo dava total suporte para isso e registrava as estatísticas de tudo!

Ligar/Desligar Habilidades

Outra coisa legal era que, alguns cartões de habilidade não básicos, podiam ser desativamos.

Assim, poderíamos moldar o jogador a se comportar de acordo com a tática do time, à necessidade de uma partida e por aí vai!

Estratégia de acordo com o tempo e placar

Outro recurso da hora era quando podíamos escolher a estratégia de acordo com o tempo de jogo ou o placar da partida.

Isso é simples da Konami implantar, seria só colocar mais opções na tática fluida.

Setas de ataque

Uma das coisas que mais reclamamos é que, atualmente, as opções táticas são muito engessadas. Entretanto, nem sempre foi assim.

Com as setas de movimentação, podíamos definir ainda melhor para que setores nossos jogadores poderiam se movimentar. Essa opção era sensacional!

Trabalho em equipe

Nesse caso, o nível de entrosamento era demonstrado individualmente, possibilitando uma gestão melhor da escalação da equipe

Seria mais um recurso interessante de se ver de volta.

Disputa de pênaltis

Cara, alguém me explica por que cargas d’água a Konami tirou o modo de direto de disputa de pênaltis?

Às vezes tenho a impressão de que a Konami tirou as coisas legais do jogo pra ficarmos só no myClub… Só pode!

Ligar/desligar faltas

Imagina jogar aquele Porradobol que você jogava no colégio, onde o objetivo era dar carrinho por trás, e o gol era secundário?

Pô, Konami, ajuda “nois”.

Seleção de árbitro

Ahhh, como era bom quando os árbitros tinham suas características específicas, e quando poderíamos escolhê-los nos amistosos…

Mais uma coisa legal que a Konami tirou do jogo…

Escolha livre de uniformes

Uma das coisas mais pedidas nos comentários da Webrothers é isso: que possamos escolher, livremente, as cores da camisa, calção e meia.

Mas o Adão Bobão diz que isso “estraga o jogo”…

Cara ou coroa

Cacete, agora me diz: porque tiraram isso do jogo?

Parece que eles querem deixar o jogo cada vez menos legal, pqp…

Acesso restrito ao plano de jogo

Pra jogar offline contra amigos ou em torneios presenciais, deveria voltar a opção de se acessar o menu de pausa apenas quando a bola saísse de jogo.

Assim, aquele seu amigo pilantra que pausa o jogo na hora q você vai chutar pro gol, perderia essa artimanha.

Gol de ouro

Ah, cara, e esse modo eternizado pela Nigéria ao eliminar a fantástica seleção brasileira olímpica de 1996?

Isso era muuuuito emocionante, dava vontade de quebrar o controle quando tomávamos um gol desses na prorrogação!

Selecionar nível de handicap

Tem gente que, ao escutar essa palavra “handicap”, já sente vontade de jogar o controle na parede, não é verdade?

Pois bem, um dia já foi possível selecionar o nível de handicap, ou seja: você podia usufruir do jogo sem vestígios dele.

E por que a Konami tirou essa opção do jogo?

Conclusão

Galera, cada vez que escrevemos matérias desse tipo vemos como PES perdeu recursos ao invés de ganhar, ao longo dos anos. É inadmissível um jogo retroceder ao invés de evoluir, inadmissível!

“Mas Edu, qual a explicação pra isso?”. Para mim é a combinação de três fatores:

  • Gente incompetente à frente da franquia (leia-se Adão Bobão);
  • A Konami e o Adão Bobão não tem interesse algum de deixar outro modo, que não seja o myClub, atrativo;
  • A reestruturação da Konami abaixou muito o orçamento para desenvolvimento do jogo.

Galera, opinem bastante sobre o que vocês queriam de volta à franquia, e por quais motivos o PES perdeu tantos recursos legais ao longo dos anos.

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Edu Suliano

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