close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer e PES 2018!

Desculpem a ausência dos últimos dias, mas chegou aqui em casa um filhote de West Highland que tomou meu tempo de maneira surreal. Então vamos ver as últimas sobre PES 2018!

Vamos começar falando do Brasileirão? Com a DLC 1.0, sem dúvidas fomos surpreendidos com um número de faces bem maior do que esperávamos. Além das novas, tivemos a volta de outras que já estiveram em edições anteriores de PES; isso deve ocorrer de novo com a DLC 2.0, que atualizará os elencos, licenciará alguns jogadores e trará novas faces na medida do possível, é claro.

Olhando todas as dificuldades enfrentadas pelo André Bronzoni e sua equipe, chega a ser louvável eles estarem conseguindo tanto conteúdo tupiniquim para a franquia PES: licença da CBF, muitos estádios (somos o país com mais estádios em PES 2018), times licenciados, muitos jogadores reais… Temos a vantagem de ter um brasileiro que luta por nós como uma das cabeças pensantes na Konami.

Mas os fãs brasileiros de FIFA não tem a mesma sorte, pelo contrário: foram abandonados pela EA; pelo menos é o que afirma o site mineiro Superesportes. Segundo ele, as assessorias de Atlético e Cruzeiro afirmaram que a produtora canadense não irá negociar direitos de imagem individualmente com os jogadores brasileiros, ou seja: vai continuar aquele bando de jogadores genéricos:

“O clube somente pode negociar as propriedades que lhe conferem. Os nomes e apelidos dos atletas devem ser negociados diretamente com eles. O Fifa preferiu não negociar com os atletas que atuam no Brasil”, disparou a assessoria do Galo.

“O Cruzeiro faz o licenciamento para que seja utilizada a marca. Em virtude disso, a gente tem o direito de usar a imagem dos jogadores e, via contrato de trabalho, nós cedemos o contrato dos jogadores. Agora, essa decisão da EA Sports (de não contatar) é exclusiva deles, talvez seja segurança jurídica. A empresa que busca a licença tem que vir e conversar com os jogadores. O ponto chave é a empresa, porque a licença o clube sede”, disse Robson Pires, diretor comercial do Cruzeiro.

Triste como vivemos num país atrasado, desorganizado, com pessoas de mente pequena… Poxa, tem maior publicidade gratuita para um jogador ou clube de futebol do que estar em jogos de videogame que vendem milhões? Se cada jogador pedir milhares de reais para estar num videogame, fica impraticável o licenciamento. Pena que não temos pessoas pensantes à frente do nosso futebol… Os jogadores poderiam se unir em sindicatos, criar um fundo privado com essa grana vinda da Konami e EA e garantir uma assistência para os ídolos do passado que passam necessidade, ou algo do tipo.

Infelizmente, a maioria dos jogadores brasileiros são pessoas ignorantes, gananciosas, vaidosas e sem visão. O pior, infelizmente, é que não vejo expectativas de melhora nisso. Por isso reconheço demais o trabalho do Bronzoni, que ralou muito para conseguir o que temos hoje no PES em relação ao Brasileirão.


E as vendas de PES 2018? Se depender da versão PC vão muito bem, obrigado!

Na Steam, PES 2018 vendeu até agora 53% a mais que PES 2017 no seu primeiro mês de lançamento, o que é um fenômeno. Daí eu me pergunto: valeu a pena deixar os PC gamers de castigo do PES 2014 até o 2016, sem uma versão nextgen? Eu acho que não… PES 2018 está na lista de top sellers da Steam, ocupando atualmente o 11º lugar. Além disso, sempre que acessamos a lista de jogos mais jogados no momento, PES 2018 está sempre lá entre os primeiros.

Pergunto novamente: valeu a pena deixar os PC gamers fãs de PES de castigo por 3 anos?


E as vendas de PES 2018 na PSN ao redor do mundo, como estão? Vamos começar pela Europa:

O cenário é o seguinte: no PS4, FIFA 18 liderou as vendas em setembro, enquanto PES 2018 ocupou apenas o 17º posto. No PS3, FIFA 18 ocupou a quarta posição, e PES 2018 a oitava. Realmente, isso é preocupante, principalmente se observarmos que PES 2018 foi lançado em 14 de setembro, semanas antes do lançamento do ser concorrente. Entretanto, isso é uma consequência direta da perda da La Liga, que sustentava as vendas da franquia no velho continente.

Além disso, essa venda baixa é um resultado direto da má estratégia de licenciamento da empresa japonesa: ao invés de buscar ligas periféricas ignoradas pela EA, a Konami insiste nessa estratégia de licenciar clubes parceiros individualmente, o que não reverbera em vendas como seria com o licenciamento de uma liga turca, russa, portuguesa ou outra qualquer da periferia europeia.

Enfim, não são as parcerias individuais que farão PES vender bem na Europa.


E no Brasil? Vamos ver como estão as vendas de PES 2018 na PSN:

No PS4, no mês de setembro, PES 2018 foi o 4º jogo mais vendido no PS4, com FIFA 18 em primeiro; e foi o #1 no PS3, com FIFA 18 em 3º. Não deixa de ser um ótimo resultado, dada a diferença de orçamento entre os dois concorrentes e todas as dificuldades que a franquia PES vem passando desde o PES 2014. Esse resultado é melhor se compararmos a 2016, onde PES 2017 aparecia como 5º no PS4 (mas também era o primeiro no PS3.

PES, historicamente, sempre performa bem nesse primeiro mês após seu lançamento, isso é fato. O desafio da Konami é ter um pós-venda eficiente, dando suporte adequado para o online e mantendo o jogo atualizado, a fim de não deixar um bom game de futebol, como é o PES 2018, perder ser fôlego de vendas. O jogo pode ser anual, mas as novidades devem mensais. Sem isso, o jogo morre 6 meses depois do seu lançamento, tirando a credibilidade para com os fãs.

E precisamos registrar aqui a paixão enorme dos fãs de PES na oldgen (PS3 e X360), que fazem do PES 2018 best seller tanto aqui como em outros países. É admirável!


Brothers, por hoje é só. Não se esqueçam de nos seguir no Twitter @webrothersteam, pois vou colocar um novo sorteio no ar nesta semana. Não se esqueçam que saiu o melhor option file brasileiro de PES 2018 PS4, o do Vinny (informações abaixo).

Um abraço a todos e #OCampoÉNosso


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : André BronzonibrasileirãoDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018vendasWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano