Vendas de PES 2018 e #FIFAlixo jogando a toalha pelo Brasil
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer e PES 2018!

Desculpem a ausência dos últimos dias, mas chegou aqui em casa um filhote de West Highland que tomou meu tempo de maneira surreal. Então vamos ver as últimas sobre PES 2018!

Vamos começar falando do Brasileirão? Com a DLC 1.0, sem dúvidas fomos surpreendidos com um número de faces bem maior do que esperávamos. Além das novas, tivemos a volta de outras que já estiveram em edições anteriores de PES; isso deve ocorrer de novo com a DLC 2.0, que atualizará os elencos, licenciará alguns jogadores e trará novas faces na medida do possível, é claro.

Olhando todas as dificuldades enfrentadas pelo André Bronzoni e sua equipe, chega a ser louvável eles estarem conseguindo tanto conteúdo tupiniquim para a franquia PES: licença da CBF, muitos estádios (somos o país com mais estádios em PES 2018), times licenciados, muitos jogadores reais… Temos a vantagem de ter um brasileiro que luta por nós como uma das cabeças pensantes na Konami.

Mas os fãs brasileiros de FIFA não tem a mesma sorte, pelo contrário: foram abandonados pela EA; pelo menos é o que afirma o site mineiro Superesportes. Segundo ele, as assessorias de Atlético e Cruzeiro afirmaram que a produtora canadense não irá negociar direitos de imagem individualmente com os jogadores brasileiros, ou seja: vai continuar aquele bando de jogadores genéricos:

“O clube somente pode negociar as propriedades que lhe conferem. Os nomes e apelidos dos atletas devem ser negociados diretamente com eles. O Fifa preferiu não negociar com os atletas que atuam no Brasil”, disparou a assessoria do Galo.

“O Cruzeiro faz o licenciamento para que seja utilizada a marca. Em virtude disso, a gente tem o direito de usar a imagem dos jogadores e, via contrato de trabalho, nós cedemos o contrato dos jogadores. Agora, essa decisão da EA Sports (de não contatar) é exclusiva deles, talvez seja segurança jurídica. A empresa que busca a licença tem que vir e conversar com os jogadores. O ponto chave é a empresa, porque a licença o clube sede”, disse Robson Pires, diretor comercial do Cruzeiro.

Triste como vivemos num país atrasado, desorganizado, com pessoas de mente pequena… Poxa, tem maior publicidade gratuita para um jogador ou clube de futebol do que estar em jogos de videogame que vendem milhões? Se cada jogador pedir milhares de reais para estar num videogame, fica impraticável o licenciamento. Pena que não temos pessoas pensantes à frente do nosso futebol… Os jogadores poderiam se unir em sindicatos, criar um fundo privado com essa grana vinda da Konami e EA e garantir uma assistência para os ídolos do passado que passam necessidade, ou algo do tipo.

Infelizmente, a maioria dos jogadores brasileiros são pessoas ignorantes, gananciosas, vaidosas e sem visão. O pior, infelizmente, é que não vejo expectativas de melhora nisso. Por isso reconheço demais o trabalho do Bronzoni, que ralou muito para conseguir o que temos hoje no PES em relação ao Brasileirão.


E as vendas de PES 2018? Se depender da versão PC vão muito bem, obrigado!

Na Steam, PES 2018 vendeu até agora 53% a mais que PES 2017 no seu primeiro mês de lançamento, o que é um fenômeno. Daí eu me pergunto: valeu a pena deixar os PC gamers de castigo do PES 2014 até o 2016, sem uma versão nextgen? Eu acho que não… PES 2018 está na lista de top sellers da Steam, ocupando atualmente o 11º lugar. Além disso, sempre que acessamos a lista de jogos mais jogados no momento, PES 2018 está sempre lá entre os primeiros.

Pergunto novamente: valeu a pena deixar os PC gamers fãs de PES de castigo por 3 anos?


E as vendas de PES 2018 na PSN ao redor do mundo, como estão? Vamos começar pela Europa:

O cenário é o seguinte: no PS4, FIFA 18 liderou as vendas em setembro, enquanto PES 2018 ocupou apenas o 17º posto. No PS3, FIFA 18 ocupou a quarta posição, e PES 2018 a oitava. Realmente, isso é preocupante, principalmente se observarmos que PES 2018 foi lançado em 14 de setembro, semanas antes do lançamento do ser concorrente. Entretanto, isso é uma consequência direta da perda da La Liga, que sustentava as vendas da franquia no velho continente.

Além disso, essa venda baixa é um resultado direto da má estratégia de licenciamento da empresa japonesa: ao invés de buscar ligas periféricas ignoradas pela EA, a Konami insiste nessa estratégia de licenciar clubes parceiros individualmente, o que não reverbera em vendas como seria com o licenciamento de uma liga turca, russa, portuguesa ou outra qualquer da periferia europeia.

Enfim, não são as parcerias individuais que farão PES vender bem na Europa.


E no Brasil? Vamos ver como estão as vendas de PES 2018 na PSN:

No PS4, no mês de setembro, PES 2018 foi o 4º jogo mais vendido no PS4, com FIFA 18 em primeiro; e foi o #1 no PS3, com FIFA 18 em 3º. Não deixa de ser um ótimo resultado, dada a diferença de orçamento entre os dois concorrentes e todas as dificuldades que a franquia PES vem passando desde o PES 2014. Esse resultado é melhor se compararmos a 2016, onde PES 2017 aparecia como 5º no PS4 (mas também era o primeiro no PS3.

PES, historicamente, sempre performa bem nesse primeiro mês após seu lançamento, isso é fato. O desafio da Konami é ter um pós-venda eficiente, dando suporte adequado para o online e mantendo o jogo atualizado, a fim de não deixar um bom game de futebol, como é o PES 2018, perder ser fôlego de vendas. O jogo pode ser anual, mas as novidades devem mensais. Sem isso, o jogo morre 6 meses depois do seu lançamento, tirando a credibilidade para com os fãs.

E precisamos registrar aqui a paixão enorme dos fãs de PES na oldgen (PS3 e X360), que fazem do PES 2018 best seller tanto aqui como em outros países. É admirável!


Brothers, por hoje é só. Não se esqueçam de nos seguir no Twitter @webrothersteam, pois vou colocar um novo sorteio no ar nesta semana. Não se esqueçam que saiu o melhor option file brasileiro de PES 2018 PS4, o do Vinny (informações abaixo).

Um abraço a todos e #OCampoÉNosso


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – http://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : André BronzonibrasileirãoDestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018vendasWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano

88 Comentários

  1. Queria ver um time de juniores real na master league…poderiam licenciar as bases dos times e seleções sub20,17, etc… Atualmente ta muito desorganizado , jogador japonês nasce aqui no Brasil , muito irreal … Não sei se só eu me importo com isso , mas queiria mais realidade nesse quesito e o fim dos jogadores que se aposentam e renascem com 16 anos

  2. Rapaziada, acreditem se quiserem, mas eu ainda tenho jogador bola branca no meu time e já estou na 6ª divisão online do Myclub. E não jogo todo dia não! Só final de semana. E tenho equipes que nem ao menos tem um bola preta jogando! Mas o espírito de equipe dos meus times é no mínimo 94. Tem que jogar na manha e ir guardando gp.

  3. Aê galera. A Konami liberou um questionário lá no site.
    Hora de responder e descer a lenha no que tiver que falar lá kkkk

  4. Teve um parceiro ai no último post, o WILLIAM L, que perguntou se as placas de publicidades do Brasileirão foram arrumadas, e perguntou se era estranho. Bom, primeiro, não mudou, continua sendo os mesmos, não sei por que só tem aqueles no jogo, mas eu sei o porque deles estarem, é por causa do e-Brasileirão, se vocês forem no site do e-Brasileirão, vão ver que são os mesmo patrocinadores, é a Pepsi, a Brahma e o Museu Seleção Brasileira, já é um começo, ter placas de publicidades do Brasileirão, uma pena que ainda não como a Ligue 1, a Eredivisie ou as competições da UEFA, que são reais.

    E uma coisa que eu não entendo, qual a dificuldade da Konami que representar fielmente essas competições? Porque não fazer a entrada real da Ligue 1? Ou do Brasileirão? Ou da Eredivise? Ou até da Champions, que convenhamos, não é 100% como é numa transmissão de TV, podem até me chamar de fresco, ou dizer que isso é frescura, mas se tem a licença oficial do torneio, por que não representar fielmente ele, o FIFA (que é uma bosta) representa fielmente quase que todas as ligas, inclusive a Ligue 1 com cena de entrada real (a única coisa que falta é os placares). E isso que eu nem vou citar a LaLiga, ou a Premier League nem a Bundesliga.

    A Konami precisa se ligar nisso, se quiser competir com a EA, precisa se importar aos mínimos detalhes…

    1. Concordo plenamente a konami não sabe reproduzir a atmosfera das competições isso sempre foi um ponto fraco do jogo.

  5. A Konami estragou um jogo com imenso potencial com esse problema do L1, a marcação está impossivel, larguei o jogo… pq a Konami sempre estraaga algo?? Impressionante…

  6. uma coisa q ajudaria a melhorar a vida util sem necessitar nada muito complexo,seria a constante atualização de penteados e chuteiras dos jogadores q ela da maior atenção no jogo,esses jogadores atuais parecem umas vadias mudando o cabelo 1x a cada 5 minutos,manter isso atualizado saria uma imersao maior,maior realismo,as chuteiras alinhadas a coleção atual das marcas!isso n deve ser dificil de programar e manteria o jogo respirando ate a saida da demo do jogo do ano seguinte

    e a konami poderia pelo menos parar de errar naquilo q ela JA ACERTOU anteriormente,como a possibilidade de misturar os uniformes 1 e 2…ou ate mesmo 3 por exemplo,por peças…tipo calção,separado da meia,separada da camisa,como foi no pes 2010 de ps3

    isso nao tem nada a ver com dinheiro ou licenças imagino,só com proatividade e vontade de agradar seu cliente

  7. Acho que nós, fãs de PES, deveríamos preocupar com nós mesmos. Esta ladainha de #FIFAlixo não leva a nada. Aliás, leva, para bem longe do principal objetivo (na minha opinião) das comunidades: melhorar o jogo. Mesmo bom, melhorias em qualquer jogo são bem vindas.
    Sensacionalismo, criticando sem fins construtivos só gera mau “ibope”.
    E outra: garanto que os “fifeiros” nem lembram que nós existimos. Vamos começar a se preocupar com o nosso.

  8. alguém conseguiu resolver o problema do jogo travar na tela de loading na libertadores?? não consigo jogar de jeito nenhum!!!

    🙁

  9. Me ajudem pfv… Eu comprei a mídia física do PS3 que a capa é o Coutinho, e não veio nenhum encarte dentro com o código pra resgatar os bônus. Alguém sabe se nesta versão não tem?

  10. Edu vc viu a entrevista do Jõ no Danilo Gentili ? Quando perguntado se rolava videogame na concentração o nosso querido Jô responde : ”Tem sim a gente joga Fifa ” é inacreditável né? a Konami dever ter ”adorado” a resposta.Corinthians é parceiro do PES e os jogadores jogam Fifa na concentração ? e mesmo se jogar os jogadores tinham que ser orientados a falar do PES e não do Fifa.Nisso que eu bato na tecla sempre; o marketing da konami no Brasil é muito fraco.Como disse um amigo daqui falta mais divulgação e exploração do fato de ter o Brasileirão no PES.
    Cadê as ações de marketing ? Cadê os eventos na Arena Corinthians Maracanã e São Januário ?
    Ou será que a garotada brasileira está torcendo pro Real, Barça ou PSG ? Pelas reportagens da globo parece que sim,nunca vi tanta babação de ovo pros times da Europa.

    1. Talvez joguem até PES.. mas como o marketing da EA é forte e no nome FIFA ta na boca da molecada.. os caras dizem que jogam FIFA..

      1. Esse comentário contradiz o próprio comentário acima de que “luto s 15 pela franquia”.

        Não duvido disso e entro aqui quase todo dia pois é o melhor canal de comunicação de PES do Brasil.
        Mas o comentário do amigo está certo: De que adianta investir no brasileirão sem licenciar a competição nos mínimos detalhes!? De não fazer ações de marketing poderosas!? Dentro do campo, nos dias de jogos, extra campo, com a gurizada!?
        Porquê não pegar esses jogadores principais das equipes exclusivas e fazer aquele jabá!?

        Pra você não faz diferença, mas talvez da massa corinthiana de 30 milhões de torcedores devem existir vários guris que dão ouvidos ao atacante deles. Ora, todo mundo aqui já foi crianças e adolescente. Se na época o Romário, o Ronaldinho Fenômeno falasse que jogava muito Fifa, nós não teríamos dúvidas…
        Assim que funciona!
        O Jô nem se quer está no jogo Fifa, mas faz campanha publicamente dele ao dizer que joga! A Konami poderia estar mais atenta a esses e outros detalhes, afinal, eu acho que não foi de GRAÇA que a konami licenciou o Jô e a equipe Corinthiana.

        PS: Omde estão os números de vendas do PES e Fifa na Xbox Live!? O blog afirmou compromisso com a comunidade Xbox, mas como vamos cobrar os OFs sem nem saber se tá vendendo bem ou não!?

        Espero que a crítica seja relevada sem necessidade de Ban!

        1. kkk, cara, vc percebeu q eu respondi o comentário de forma sarcastica né? é claro q o q vc disse é o certo, isso é óbvio.
          Quanto aos numeros no xbox, só vc me passar uma fonte deles q eu posto. se a microsoft nao solta, adivinhar q eu nao posso.

      2. O seu comentário acaba contradizendo sua resposta ao colega acima onde diz que: “luto pelo PES a mais de 15 anos”

        Eu realmente não duvido que luta, prova é que prestígio o site todos os dias por considerar o melhor sobre PES no Brasil.

        Mas dizer que não se importa eu não concordo. A Konami deveria dar mais atenção aos pequenos detalhes sim, como licenciar um campeonato com todos os seus nuances.
        Deveria também fazer ações de marketing poderosas dentro e fora de campo, nos dias de jogos e com os principais jogadores das equipes exclusivas.
        Ora, pra que serve uma exclusividade se não for pra aproveitar ao máximo!?
        Deixar que o principal jogador de uma equipe exclusiva do seu jogo saia por aí falando que joga o Fifa é muita bola fora! É falta de visão…
        Independente de gostar ou não do Jô (João sem braço kk) o que está por trás é o PES que ele desmereceu, único jogo onde ele aparece licenciado.

        Pra nós velhos isso não faz diferença, mas pra gurizada faz. Nós já fomos crianças e se a gente escutasse do Romario ou Ronaldinho falando que prefere jogar Fifa, provavelmente nós comprariamos o Fifa. A massa corinthiana é grande! Imagine quandos guris escutam ele falando que joga Fifa. Mesmo que não tenha o Corinthians no jogo, já era, uma venda a mais pro Fifa.

        É nos detalhes que a Konami Peca! E tratam esses detalhes como bobagens puras… digo novamente: falta de visão.
        O público do Pes precisa ser renovado, não dá pra se apoiar nos quarentões a longo prazo.

        PS: Onde estão os números de vendas do PES no Xbox One!? O blog se comprometeu a dar mais apoio a comunidade caixista, mas cadê os números pra poder cobrae alguma coisa!?

        Críticas construtivas!

  11. Caras, como que a galera consegue ter um time inteiro de bolas pretas sendo que não fez nem um mês do lançamento do game… eu tô impressionado.
    Fui jogar a PES League, só gringo com timaço, ainda consegui não perder… mas poha, foda.
    Nas divisões tá fosco também, o cara coloca no mesmo nível e vem time com CR7, Griezmann, Neymar, Neuer… ah cara, poxa vida, não tem um mês que lança o jogo e os caras já tão com máquina mortal.
    Pra quem trabalha fica difícil de conseguir um time bom, aí o cara tem que jogar muito pra ganhar…
    Tô me irritando com isso aí, agora não tem nem competição contra a CPU pra farmar aqueles 7500 GPS que tinha no 17… :/

    1. Faz que nem eu amigão, joga 2 horas no minimo nos dias de semana, 10 horas no sábado e 12 horas no domingo que você consegue… mais se a mulher ficar brava e dormir de calça Jeans não reclama…kkk… zuando mais é embaçado mesmo.
      Eu jogo as competições semanal online e contra a cpu. e só juntando GP.para que quando sair o empresario das lendas eu tirar alguns… nas divisões eu jogo com os reservas bola prata e um ou outro bola ouro para subir os levls… abs

      1. Hueuehuheue digamos que já tô no limite com a patroa uheuheuhe
        Vou começar a fazer esse lance de usar só bola prata nas divisões e bola ouro de baixo nível pra ir subindo…
        Valeu, mano!!

  12. Aí Edu, acho que espalharam o link dessa matéria em algum grupo de Fifa. Olha os comentários do Facebook, não só ofendendo o jogo, como também você e a sua matéria.
    Por isso que eu falo que não devemos dar moral pra fifeiros. Tem uns que fingem ser bonzinhos, mas todos eles só vem aqui para trollar e detonar o PES.
    Esse tal de Elton mesmo, 100% dos comentários dele é pra chupar os ovos da EA.

    1. FIFEIRO é bicho triste.
      Lotam qualquer página, tópico, fórum do PES pra causar confusão, depois ficam todos ofendidos quando o cara manda a merda.

  13. Este fim de semana eu joguei muito hein!!! Pqp, este jogo tá tesão demais… Joguei muito divisões online com o “modesto” Arsenal, que com uma tática bem definida e configurações avançadas bem justinha ganhei várias, mais várias mesmo! Os caras Vinham praticamente com Paris Saint Germain / Real Madrid e Barcelona! Os caras deviam ficar bravo mesmo… por que quase ninguém joga com o Arsenal que teoricamente é um time inferior aos citados acima..
    Não sei se jogava menosprezando por ser o Arsenal mais logo que eu abria o placar já era, ai os caras iam para ataque e deixava espaço… já era… abs

      1. KKk pior que não, eu uso tática avançada “alvos de cruzamento” mais não para cruzar e sim deixar os atacantes avançados !Mais raramente eu cruzo com L1+triangulo é roubar a bola com uns dos Volantes e trocar passe rateiro utilizando Tik Taka ou um Tringulo de vez em quando mesmo kkk,,.
        Edu porque parou de fazer as Lives?E o Grupo de Wats do Webrothers não vai vingar?abs.

  14. Após 4 temporadas de Brasileirão (9º, 10º, 5º, 9º Lugar) consegui na quinta tentativa ser campeão do Brasileirão no modo estrela, a dificuldade faz agente comemorar como se fosse um título do nosso time do coração mesmo huahuahuahua fui campeão sendo que no último jogo bastava um empate, mas eu perdi… tava quase chorando de raiva quando no fim no jogo o milton leite disse algo do tipo: “o time aguarda o fim do jogo para ser campeão”… no final fui campeão pelo saldo de gol kkkkkkkkkk só alegria

      1. cara na minha 1º temporada acabei o primeiro turno em 18º kkkkk dps fiz um 2º turno “bom” e acabei em 9º… notei que os times tem comportamentos diferentes entro o 1º e 2º turno, digo a nivel de ofensividade msm, aquela marcaçãozinha em vermelho qd vai todo mundo pra frente… achei extremamente legal isso pq é a realidade, quantos times chegam no final do Brasileirão no desespero e parte com tudo… enquanto outros vão mais comedidos… a experiencia de enfrentar esses times em casa e fora, tb é muito diferente… mais um acerto pra Konami

  15. Após 4 temporadas de Brasileirão (9º, 10º, 5º, 9º Lugar) consegui na quinta tentativa ser campeão do Brasileirão no modo estrela, a dificuldade faz agente comemorar como se fosse um título do nosso time do coração mesmo huahuahuahua fui campeão sendo que no último jogo bastava um empate, mas eu perdi… tava quase chorando de raiva quando no fim no jogo o milton leite disse algo do tipo: “o time aguarda o fim do jogo para ser campeão”… no final fui campeão pelo saldo de gol kkkkkkkkkk puta alegria

  16. Joguei ambos, FIFA 18 e PES18. Já jogo PES há anos, mas é tanta falação que o FIFA é muito bom que eu testei.

    FIFA é lixo sim! Jogadores longe do real. Observei ainda que os fãs de FIFA na maioria são distantes do futebol real, não vão a um estádio, sem noção de futebol de verdade.
    PES tem defeitos, mas continuo a jogar nesses 20 anos de existência.

    1. 2 partidas da demo do fifa eu ja desinstalei,a jogabilidade nao tem explicação de tao absurda de ruim…só fico com inveja da grama do campo e da iluminação,unica coisa q se salva naquela porcaria alem do dinheiro a rodo p comprar todas as licenças,mas q jogo ruim….os caras tem milhoes p investir e mesmo assim nao acertam aquela porcaria de jogabilidade

  17. O PES estar em 1º no PS3 só mostra o reflexo da realidade: a EA deixou de inovar pra oldgen fazendo um jogo Fifa 17.2 declarademente, onde a empresa afirma que o jogo só vai ter atualização de elencos. Aí o que acontece? Acontece o que todo mundo já sabe mas não quer admitir: Nego corre pra um jogo melhor. E isso é questão de tempo pra acontecer na NextGen também.

  18. enfim chegou meu winning eleven 2018,é a msm coisa q o pes,nao tem a j-league licenciada nao,nem nenhum conteudo exclusivo eu acho
    a parte boa é q ele é sim compativel com os option files do pes2018

    sobre o gameplay,o mr. global acertou em n mudar a jogabilidade de cara ja na primeira dlc,a dinamica do jogo esta muito boa,jogabilidade macia e agradavel

    mas conclui algumas coisas,a mudança de cursor ser ruim,ela me parece intencional mesmo,se ve q ela fica cada vez pior a medida q vamos mudando a dificuldade do jogo pra mais,quanto mais dificil,pior ela sera…o q mke deixa irritado,pois a IA da maquina ainda n é satisfatoria,parece q quanto mais dificil,mais o game te sabota,nao pelo adversario estar jogando melhor,mas pelo seu time estar pior
    um exemplo absurdamente claro,aumentei o nivel de dificuldade,e meu time simplesmente fez essa jogada:driblei um adversario com o mbappe e fui tentar arrancar,ai um jogador DO MEU TIME,se meteu na frente dele enquanto corria e atrapalhou a jogada,perdi a bola e levei um ataque normal,evitei o gol no primeiro momento,e ai de novo a maquina fez um jogador do meu time surgir do nada e por a bola p dentro fazendo gol contra,ou seja,foi um auto gol do meu time do inicio ao fim da jogada,nao teve merito algum do time adversario…isso desanima um pouco

  19. Porque fifa lixo?.gostar de Pes não faz o fifa lixo. Não jogamos mas tem tem que joga e gosta. melhor pra todos alcançar todos os gostos 👍

  20. Se a Konami fosse um pouco inteligente, faria um marketing pesado e arregacaria nas vendas da old gen, FIFA pra old gen esse ano veio apenas com atualização de elencos e uniformes, nada mais, se fizesse um marketing em cima disso venderia bem mais.

  21. O problema da Konami é o pós venda e esse pensamento de micro empresa. Se eles pegassem esse dinheiro que gastam em licenciamento e contratassem analistas e designers assim como as ligas ao redor das grandes ligas eu garanto que daria um super salto.
    Ligas grega, turca, russa, belga, francesa, portuguesa e italiana, olha só o numero e a imersao de times. Sem contar que com time maior da pra fazer mais estadios, focar em um servico melhor online e cuidar das atualizacoes (por isso os analistas).
    É o famoso comer pelas beiradas. Nao precisa fazer um prato refinado e depois ficar passando fome; faz um negocinho mais simples mas com aquela eficácia monstra. Eu acho que o jogo esta show de bola, salvo alguns bugs que irritam em alguns momentos cruciais do jogo. E tambem tem isso: quase 1 mes de jogo e nada de correcao.

  22. Pes 18 está atrás do Fifa nas venda, do ps4 nas venda das mídias de gitais, por que na física vendeu bastante, acredito eu.

  23. fifa mais um ano está muito inferior ao pes, mas vai continuar vendendo muito mais…. eu sou das antigas, minha geração ia atrás do que era melhor… por isso fifa naufragou e winning eleven, um game japonês despretensioso, conquistou o mundo…. mas hoje as coisas são bem diferentes, vejo as novas gerações como ovelhas adestradas pelas redes sociais, e no marketing a EA faz um trabalho impecável… me lembro anos atrás, qdo a EA ainda tinha escritório no Brasil, algumas pessoas admitiram que eram pagas pela EA para participar ativamente de fóruns para induzir as pessoas a comprar o game da EA e não dos concorrentes… imagina então nos mercados mais fortes como é essa indução, ainda mais nos dias atuais com Youtubers, etc…. já a Konami lança o game e acabou, aliás fora o PES a Konami não tem nem mais cancha pra tocar suas outras históricas franquias…. uma pena…

  24. https://pbs.twimg.com/media/DLpfwmXWsAAveAL?format=jpg
    Vista externa do campo de treinamento do sport Park.
    Eu posso ser taxado de otimista demais, mas esse estádio tá muito bem feito pra não ser mostrado por fora in-game, acho que a Konami tá preparando terreno pra uma boa Master Liga, mas aparentemente não conseguem fechá-la junto com o jogo.
    Falta desenvolvedores competentes nessa área de programação, será?
    O carrinho da maca tá lá também. Tem o campo de treinamento estilo o que ficava no menu da Master Liga Pes 2013.
    Competencia eles tem, entre aspas! Gameplay é bom, mas sozinho não sustenta o jogo o ano inteiro, então o que falta?
    Programadores para ML?
    Engine ruim?
    É um sinal sim, mas não sai do amarelo pro verde nunca, talvez ano que vem!

    1. Outro detalhe desse campo é que quase não tem carros estacionados no estacionamento, então acho ele, de início, era pra ser apenas um campo de treinamento, mas com a deficiência de estádios no Pes a Konami decidiu inseri-lo no jogo logo.
      Pois eu não vejo como o estádio está cheio assim com um estacionamento pequeno quase vazio. A torcida veio de trem? Ou ônibus? Talvez de cavalo?

  25. Edu, quando vc disse que voltaram algumas faces do futebol brasileiro, q tinha antes, vc pode dizer quais ? Por favor
    Pois ainda não comprei o jogo.

    Valeu…..

  26. FIFA ninguém faz mod para licenciar equipas fake, por isso a konami vence esse tipo de editores e agora… aonde estão as equipas fake da europa que a konami apagou? Quero isso ai! Até lá não compro o original por causa disso!

  27. Creio que falta aumentar as campanhas de marketing, pois A Konami deu uma boa melhorada no quesito licenças este ano, é um ano que podemos chamar de ano de Copa e temos varias seleções licenciadas, além de outros times europeus, hoje são 23 equipes neste PES 2018 contra apenas 9 no 2017. A jogabilidade está muito boa, a única coisa que precisaria ser ajustada é o cursor L1. E espero que continuem trazendo-nos mais rostos reais de jogadores, alguns estádios, chuteiras e bolas, PES 2018 é um jogo excelente.

  28. Se a EA realmente se importasse com o Brasil, a primeira coisa que eles fariam era contratar um narrador de verdade, e não aquele apresentador leite com pêra.
    Somente em dois esportes temos opções: futebol e basquete. Em todos os demais há monopólio.
    Agradeço todos os dias por existir o PES.
    Quando a EA se encontra em situação de conforto, eles não só se acomodam, como também passam a explorar os clientes, como é o caso do Madden NFL, que depois que tiraram a licença da 2K, eles sentaram em cima do rabo e trazem poucas novidades ao jogo.
    PES não precisa vender mais que o Fifa.
    PES precisa vender o suficiente para existir e progredir, ainda que lentamente.
    Enquanto venderem PES, eu comprarei.

    1. Concordo em partes contigo, mas agora falar que o Madden quase nao traz novidades ?
      Esse ano o modo história e rodando no motor gráfico Frostbite, fora isso não tem muito o que mudar anualmente, já tem os 32 estádios, todos os times, só atualizam as regras, mas é o jogo mais bem representado do mercado, juntamente com o NBA 2k

    2. Para os players brasileiros, a EA faz apenas o básico do básico. A parte técnica da narração e encaixe das falas é até bem feita, mas o narrador é insuportável, irritante demais. A anos eu só jogo com o som ambiente do estádio.

  29. PES merece ser o primeiro no PS3,tirando alguns diferenciais como estádios e cenas de entrada o game está muito bom, até o online tá satisfatório, claro que tem um ou outro probleminha, mas nada que estrague o belo game que a Konami nos trouxe, tenho certeza que se mantivesse a jogabilidade do 17 com atualizações de elenco e menus não seria o mais vendido.

  30. PES tem que focar no brasileirão , fazer campanha de marketing mais fortes, comerciais nos intervalos de programas esportivos na TV, mostrar estadios brasileiros que o jogo tem e jogadores com faces reais que o concorrente não tem, investir em licenciar ligas menores mais que venderia muito imagina uma liga peruana com pleta com alguns estádios uma liga turca tbm com estádios dos principais times investir em países que gostem de futebol ,seja parceiro de times como Nacional e Penarol do Uruguai , dominar as ligas sulamericanas esse é o caminho .

  31. Meu xará tá de parabéns, é um mito mesmo! O jogo tem que sempre se manter atualizado e interessante para se manter vendendo. A maioria da galera que compra o jogo no mês de lançamento são os fãs assíduos da franquia, o restante são aqueles que ficam com o pés atrás pra ver se o jogo presta ou simplesmente não gostam do PES. Portanto, se a Konami não se reinventar vai ficar sempre nessa. É necessário se manter nessa crescente evoluindo a cada novo jogo. E licenças completas e bem reproduzidas já ajudariam bastante.

Leave a Response