eFootball PES 2020 versus FIFA 20: afinal, qual é o melhor?

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre eFootball PES 2020!

Antes de mais nada, clique aqui e nos siga no Twitter, lá damos as notícias sobre o Pro Evolution Soccer em primeira mão!

Ah, e no fim da matéria tem o link para a nova versão, com o Brasileirão Série A e B atualizados e compatível com a DLC 3.0, do option file do Vinnyextreme para eFootball PES 2020!!!

Bem, galera, eu sempre evitei fazer uma análise aprofundada entre PES e FIFA, e isso tem motivos óbvios: minhas opiniões são sempre opiniões de quem ama a franquia PES, e não poderia ser diferente, senão esse site nem existiria. Mas, agora, venho jogando FIFA regularmente por motivos profissionais, e me sinto mais à vontade para fazer essa comparação.

Então vamos lá?

Licenças

Bem, desde sempre a franquia FIFA teve a supremacia no quesito licenças. Só de ter o nome “FIFA” em seu jogo, já podemos presumir isso. Essa chancela no nome fez com que a EA conquistasse as licenças, ao longo dos anos, de maneira mais fácil e barata. Enquanto isso, a Konami sempre precisou ralar bastante e pagar caro pelas poucas licenças que lhe restaram. E esse é o cenário até hoje.

Se não bastasse isso, hoje a EA possui a licença exclusiva das três grandes ligas europeias (Premier League, La Liga e Bundesliga) e dos dois maiores torneios continentais do planeta (Libertadores e Champions League).

Mais do que nunca, a franquia FIFA possui o domínio absoluto no quesito licenças. Ainda mais depois que, com a aquisição da Libertadores, a EA promete “driblar” as exclusividades da Konami aqui no continente Americano.

USE O CUPOM “WEBROTHERS” E GANHE 5% DE DESCONTO!

Jogabilidade

Se um dia PES já foi arcade e FIFA simulador, parece que o cenário atual é outro. A cada ano que passa, a franquia Pro Evolution Soccer vem refinando a sua jogabilidade. A Konami vem apostando pesadamente na física da bola, movimentação e ID de jogadores, IA ofensiva e defensiva… Os japas vem tentando de tudo para tornar o PES o jogo de futebol definitivo no quesito simulação.

Enquanto isso, a EA vem apostando em coisas menos enraizadas na cultura dos boleiros digitais, como modo estória, Volta Futebol, dribles fartos, fáceis de executar e demasiadamente eficientes e etc. Quando ligamos o FIFA 20 para jogar, precisamos ter ciência de que jogaremos um game com jogabilidade genérica e sem filosofia, além de termos que observar jogadores se movimentando de maneira extremamente irrealista e sempre da mesma forma.

Uma das coisas mais estranhas no FIFA atual é que notamos uma ausência de “alma” no jogo, em sua jogabilidade, quesito esse que é, justamente, o ponto forte do PES. Por mais problemas que ainda existam nesse Winning Eleven da Fox Engine, nós conseguimos ver qual a filosofia do jogo, qual o caminho que ele tenta trilhar. Já no FIFA, nem com muito esforço conseguimos visualizar isso. O jogo parece um showball, um Dragon Ball Z dos jogos de futebol.

Modos de jogo

Agora vamos falar de outro ponto forte do FIFA, que é a maior profundidade dos modos de jogo. A começar pela Master League vs Modo Carreira, observamos uma das coisas mais esquisitas na comparação das duas franquias: tudo o que existe de legal no modo carreira do FIFA veio do PES.

Na transição da geração PS3/X360 >>> PS4/Xone, a Konami simplesmente destruiu a Master League. A decisão do Gerente Global de PES, Adam Bhatti, de focar no myClub apenas, ao mesmo tempo que cativou a Konami com a receita das vendas de coins, afastou da franquia os fãs dos modos offline, entregando-os de bandeja para a EA e seu FIFA. Assim, se por um lado entrou dinheiro de moedinhas, por outro a queda de vendas do jogo em si foi assustadora.

Mas, como menção honrosa, precisamos destacar que a Master League do eFootball PES 2020 evoluiu muito em relação ao PES 2019. Pena que o BAL (Become a Legend) continua completamente abandonado…

Falando de online, na atual geração de consoles a Konami veio com tudo para copiar a EA e seu FUT, e criou o tão famigerado myClub. Embora a Konami tenha feito o certo e criado um modo de jogo que segue a tendência do mercado de games em geral, a execução desse projeto vem deixando a desejar.

O myClub, na minha opinião, se tornou um modo pay-to-win muito desbalanceado, onde temos extrema facilidade em adquirirmos jogadores de alto nível e que deveriam ser raros. Além disso, o modo precisa de mais conteúdo para os fãs se entreterem quando não estiverem nas partidas online. Em todos os quesitos, o FUT do FIFA é superior.

Colocando o Pro Clubs e o Volta na mesa, fica ainda mais claro o abismo que está entre os modos de jogo do FIFA e do PES. Nesse ponto, a EA sabe criar mecanismos muito mais eficientes para prender à atenção dos players. FIFA wins.

Gráficos

Na minha opinião, depois da jogabilidade sem alma, os gráficos do FIFA 20 são o maior ponto fraco do jogo. Se você colocar os dois jogos numa TV 4K grande, a diferença entre eles é absurda no quesito visual.

Os graficos do FIFA 20 parecem ainda estar na geração PS3/X360, é impressionante: corpos dos jogadores irreais e mal feitos, animação de corrida e dribles bizarra… Visualmente, duas coisas se salvam no FIFA 20:

  • Ambientação dos estádios;
  • O gramado.

O eFootball PES 2020 apresenta gráficos muito mais realistas, jogadores reproduzidos de maneira muito mais fiel, parece estar uma geração à frente do FIFA nesse quesito. A única coisa que incomoda no PES, em termos gráficos, é o ajuste das mangas e calções ao corpo dos jogadores.

O que mais me intriga, sinceramente, é como a EA capricha tanto em algumas coisas e negligencia tanto outras. O fã de FIFA tem que ter a mente muito aberta e um grau de desprendimento da realidade enormes pra aceitar os gráficos do FIFA 20.

Online

Até que enfim um quesito em que os dois jogos se equivalem: o online!

Os dois jogos tem um desempenho ruim nas partidas online, com a seguinte diferença: enquanto no eFootball PES 2020 o maior problema é a enorme presença de trapaceiros e derrubadores, no FIFA 20 o lag impera em quase todas as partidas.

Sim, no PES 2020, também existe lag quando pegamos jogadores de outros países, principalmente mas, no FIFA, ele está presente em quase todas as partidas sem nenhuma discriminação.

Enfim, tanto Konami quanto EA precisam evoluir muito nesse sentido.

Conclusão

A minha conclusão é simples: não existe jogo melhor, mas sim gostos diferentes. FIFA vende 10x mais que PES, atualmente, não pelo fato do FIFA 20 ser uma maravilha, mas pelos pecados da Konami após o PES 2013.

Se a sua prioridade é um jogo recheado de licenças e com modos de jogo mais elaborados, abrindo mão de uma jogabilidade e gráficos refinados, seu jogo é o FIFA 20.

Se a sua prioridade antes de mais nada é o futebol em si, campo e bola, jogabilidade mais equilibrada e realista com gráficos superiores, seu jogo é o eFootball PES 2020.

Brothers, por hoje é só. Deem seus palpites e desejos, comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito. Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!! OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para we-brothers@we-brothers.net, ok?

>>>> Saiuuuuu O Option File VinnyXtreme  V5 para eFootball PES 2020 PS4!!!!!!!!!!! Só Clicar Na Imagem Abaixo E Conferir!<<<<<

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DÊ SUGESTÕES E REPORTE BUGS NO JOGO CLICANDO AQUI

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!