PES 2014: um jogo ruim ou incompreendido?

      115 comentários em PES 2014: um jogo ruim ou incompreendido?

Welliton, do perfil PES NOSTALGIA do Twitter, e resolvi ser um tanto “polêmico” e falar daquele que é considerado o pior jogo da franquia: Pro Evolution Soccer 2014 (PES 2014).

Não podia ser pior…

Que tal lançar uma fórmula no mercado que agradou os consumidores e, no ano seguinte, resolver mudar totalmente o seu produto que acabou por ter uma péssima aceitação? Loucura? Suicídio? Isso aconteceu, e o protagonista dessa história é PES 2014!

Divulgação de Pro Evolution Soccer 2014

Numa boa, o que a Konami(sse) tinha na cabeça para resolver fazer isso? Assim, de repente, às pressas, e inovar sem se preocupar com o resultado final?! Tudo bem, a ideia de um novo motor gráfico em um jogo de futebol era boa, revolucionária, e talvez estivesse na hora de fazer isso para não dar chances ao concorrente reagir, mas o que muitos se perguntam é o porquê da falta de planejamento que resultou em um acabamento intragável, duvidoso e questionável. E, para um jogo dar certo, a música de abertura deve ser envolvente, empolgante, animada, para consolidar o fracas… (opa!), o sucesso do jogo: Nessun Dorma, de Luciano Pavarotti (chega a arrepiar, sério, que vozeirão!).

Nem tudo era ruim…

Uma enxurrada de novidades chegava com o lançamento de PES 2014. Vamos a elas!
  • Fox Engine: o novo motor gráfico faz sua estreia na franquia com visual fotorrealista;
  • Trueball: simulação de física perfeita para a bola;
  • Heart System: jogadores com reações realísticas e tudo de acordo com o comportamento dos torcedores, das jogadas em campo, influenciando inclusive no resultado positivo ou negativo da partida (um idiota por aí anda dizendo que esse foi o começo do famoso handicap em PES, mas não levem a sério esse conto de fadas);
  • MASS (Motion Animation Stability System): mecânica responsável pela física dos jogadores em campo que permite o controle total de cada jogador em específico;
  • Player ID: refeito para essa nova versão do jogo, com habilidades fieis que retratam o comportamento nos gramados reais de cerca de 50 jogadores;
  • Vale lembrar que a física da movimentação dos uniformes, acompanhando o contorno do corpo do jogador, era muito boa.
https://twitter.com/PESNOSTALGIA/status/1064616249223782400

Modos de jogo

Nesse ponto, podemos considerar que PES 2014 tinha todos os modos que estamos acostumados a ver atualmente na franquia e foi a última edição a trazer a Master League Online, mas já reformulada e bem diferente da que tinha em jogos anteriores.

Competições

A UEFA Champions League (recentemente encerrou o contrato com a Konami e, agora, está na concorrente EA), UEFA Europa League (fora da franquia), AFC Champions League e a Copa Libertadores (saudades, quem sabe retorne em breve) eram os destaques do jogo. E, “para nossa alegria”, o Brasileirão Série A também estava lá!

UEFA Europa League

AFC Champions League

Copa Libertadores

Brasileirão Série A

Estádios

Um total de 18 (PC)/ 20 (PS3) estádios figuravam no jogo e, alguns, se destacavam por sua beleza e representação gráfica.

Old Trafford

Juventus Stadium

Estádio da Luz

Estádio Príncipe Abdullah al-Faisal

Bayern de Munique, Juventus, Real Madrid e Manchester United eram licenciados em Pro Evolution Soccer 2014

É claro que tinham os times do Bayern de Munique e da Juventus licenciados, além de Real Madrid e Manchester United! Eles continuam na franquia, mas genéricos nos nomes e uniformes (os elencos são reais) ou inserido através de option file (alguns jogadores do elenco são criados).

O diferencial do jogo estava na DLC da Copa do Mundo de 2014

Nem tanto, pois a Copa do Mundo realizada no Brasil estava representada por uma DLC (que podia ser adquirida por R$ 10,00) intitulada de World National Team Challenge 2014, onde várias Seleções não eram licenciadas (pelo menos, o Brasil sim!), mas as eliminatórias estavam lá e a emoção de se classificar para o maior torneio de Nações garantia a diversão.

Eliminatórias para a Copa do Mundo 

Seleção Brasileira licenciada (o “cone” vestia a camisa 9)

Poderia discorrer sobre esse jogo por muitas linhas ainda, mas de nada adiantaria e não mudaria a opinião dos fãs que consideram Pro Evolution Soccer 2014 como o pior jogo da franquia! Eu, particularmente, gostava dele e depois de vários patch de correções podemos dizer que, na época, ficou jogável. E você, concorda ou discorda? A bola da vez é sua!
Espero que tenham gostado da matéria de hoje! Comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito.

Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para we-brothers@we-brothers.net, ok?

>>>> Saiuuuuu a v3 do of do Vinny para PES 2019 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

]]>