PES 2014 vs NBA 2K14: melhorando a Liga Master

      20 comentários em PES 2014 vs NBA 2K14: melhorando a Liga Master

Olá, brothers!

Depois de várias conversas no Skype com amigos que são fãs de PES e que também jogam NBA 2k14, sempre pensávamos: porque a Konami não se espelha na 2K Sports e dá mais realismo a Liga Master? Bem, vamos tentar explicar abaixo.

No NBA 2k, existe um modo de jogo “The Association”, é uma espécie de Liga Master. Os fãs de Pro Evolution Soccer que já jogaram o NBA 2k14 ou seus antecessores, provavelmente já tiveram a mesma ideia: porque a Konami não faz coisas parecidas na Liga Master, não dá mais detalhes, opções “fora de campo” para tornar este modo de jogo (que é o preferido de muitos) mais atrativo e que provoque uma imersão maior no game? Vamos discutir alguns tópicos em separado, falar sobre itens que deveriam existir na Liga Master do nosso querido PES.

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIAS

Como todos já sabem, o sistema de transferências do PES 2014 piorou em relação aos anos anteriores. Não podemos mais negociar contratos fora da janela de transferências (que passam num piscar de olhos) nem trocarmos jogadores. No NBA da 2k, por exemplo, pode-se fazer de tudo: trocar 1 jogador por outro, 2 jogadores por 1, 3 por 1… tudo depende do orçamento do seu time e se ele tem espaço no seu plantel (na NBA não se pode trocar um jogador pelo outro e ainda pagar uma quantia em dinheiro, mas o PES TEM QUE DAR ESTA OPÇÃO). Aliás, a separação que a 2k faz entre as tarefas do treinador e do “presidente” do time, é uma coisa fenomenal. Neste tipo de “game mode”, é essencial que o jogo lhe proporcione um amplo leque de opções para que você se divirta entre uma partida e outra, tenha uma verdadeira experiência de imersão no jogo.

CALENDÁRIO

Uma das coisas que mais piorou na Liga Master do PES 2014 foi o novo calendário: você não tem controle nenhum sobre o tempo, os dias não são definidos, o tempo passa de maneira arbitrária e inexplicável. Grosseiramente, o calendário do PES 2013 até lembrava o do NBA 2k, aonde vc visualizava os jogos e eventos dia a dia e, assim, podia minimamente programar o seu time. O que deve ser feito é “copiar” o estilo de calendário do 2k, aonde você visualiza os jogos, agenda os treinamentos e tem um controle total sobre o tempo.

TREINAMENTOS

O estilo de treinamento no PES 2014, aonde você aloca pontos no tipo de treinamento em que você deseja focar, é algo muito rudimentar. No NBA, por exemplo, você agenda no calendário os dias em que você deseja que seu time treine e ainda escolhe o foco do treinamento de cada um desses dias. Além disso, ele também disponibiliza desafios, treinos individuais, onde vc escolhe um jogador e faz treinos em modo de “circuito” e, se ele obtiver sucesso no chamado “drill”, ele melhora as suas habilidades de acordo com o tipo de desafio escolhido (vale salientar que esses desafios custam “pontos de experiência”, que são ganhos de acordo com as suas “façanhas” no jogo).

CENTRAL DE NOTÍCIAS

Quando você está jogando o “The Association”, após o término de cada jornada da NBA, existe uma central de notícias, que mostra quais os jogadores se destacaram na rodada, aqueles que estão insatisfeitos e querem se transferir, aqueles que se contundiram, etc. Konami, queremos algo do tipo no PES, por favor!

ESTATÍSTICAS AVANÇADAS

Num jogo de esporte, é essencial um sistema de estatísticas que mostre detalhadamente os feitos de cada jogador, qual o seu ponto forte. Não queremos saber apenas quem é o artilheiro e melhor “passador” de cada campeonato… queremos “clicar” no jogador e ver todas as suas estatísticas: chutes certos, passes certos, desarmes, faltas cometidas, faltas sofridas, tudo! Isso faz parte do esporte e não pode ser ignorado.

PRÉ TEMPORADA E TREINO LIVRE IN GAME

No NBA 2k, antes de começar a temporada regular, temos o “training camp”, que é uma espécie de pré temporada em que escolhemos focos específicos de treino antes do início da “época”. O PES também deveria introduzir isso na Liga Master, além de permitir que o próprio jogador tente agendar seus amistosos. Outra coisa que deve ser viabilizada é o treino livre dentro da Liga Master: devemos ter a possibilidade de conhecer o nosso time dentro da Liga e não sairmos dela para ir no menu principal e treinar com um time que, depois de algumas contratações feitas, não corresponde ao que você joga.

CONCLUSÃO

Enfim, estas são algumas ideias para abrir discussão entre vocês e que, assim, possamos organizá-las melhor e pleiteá-las junto a Konami. Sempre quis abrir uma discussão comparando o PES com o NBA 2k e, jogando o basquete on line com um amigo, resolvi tirar a ideia do papel.

Opinem bastante para que, assim, possamos engrossar essa lista e divulgar nossas ideias em outras comunidades ao redor do mundo e ganharmos força.

#FutebolSeJogaComPES

]]>