close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer!

Galera, há alguns meses os boatos de que a Konami teria perdido a licença da UCL tem chegado com força. Quem é leitor da Webrothers, sabe que, desde o ano passado, indícios de que havia algo de errado vem pipocando.

Em novembro do ano passado, postamos uma matéria onde explicamos que a UEFA teria aberto uma licitação para licenciar as suas principais competições. Esse processo licitatório se pautaria nas seguintes condições:

  • Direitos oficiais de e-Sports e jogos de simulação de futebol, que atualmente pertencem a Konami;
  • Direitos para jogos estilo manager;
  • Jogos casuais para dispositivos móveis.

Essas opções acima são multiplicadas por dois, já que os pacotes de licenciamento se dividem em dois níveis:

  • Torneios de clubes: Champions, Europa League, Supercopa da Europa, Champions feminina, Champions juvenil e Copa Futsal durante o ciclo 2018-2021;
  • Torneios de Seleções: UEFA Euro e torneios de futebol de são, durante o ciclo 2019-2021.

Continuando com o assunto, há alguns meses, demos em primeira mão uma notícia de que, no mínimo, a Konami teria perdido a exclusividade da licença da UCL. O que isso quer dizer? Eu tinha, na época, certeza que a EA teria conseguido a licença da Champions League, só não tinha certeza se a Konami teria perdido a licença inteira ou se compartilharia ela com a EA.

Assim, brothers, o que achávamos era que a UCL viria tanto em FIFA, quanto em PES. Esse era o cenário. Mas, ao longo dos meses, algumas coisas estranhas vem se desenhando no mundo do futebol digital. Entre elas, a que mais me gerou desconfiança, foi a baixíssima quantidade de campanhas do myClub de PES 2018 com conteúdo da Champions League. Venhamos e convenhamos, isso é suspeito demais.

Ok, mesmo com esses indícios, continuamos otimistas, achando que a licença seria compartilhada, que a Konami estaria aproveitando melhor as novas lendas ligadas a seleções nacionais devido ao ano de copa do mundo. Era nisso que eu acreditava.

Entretanto, a coisa foi ficando mais estranha… Rodadas mata-mata da UCL rolando e, nem assim, a Konami lançava campanhas no myClub… Isso estava incomodando a mim e a muitos amigos que já estavam ligados nesses “fatos curiosos”.

Daí, hoje, o amigo Willian, do MYPESBRASIL, postou uma conversa dele com o Milton Leite, no chat do Facebook, ao que me parece. Leiam:

Ele pergunta se o Milton gravou novas falas sobre a UCL no PES 2019, e o narrador é categórico: “Não, esta competição não faz parte do jogo, questão de direitos”. Daí, surgem as perguntas: será que o Milton se confundiu? Será que ele deu informações que não devia?

A verdade é que não temos certeza mas, se os rumores já apontavam para a perda dessa licença, os boatos ficam cada vez mais fortes. Já sabemos que a EA pegou a licença e que a Konami perdeu a exclusividade… Será que aconteceu como na Bundesliga, onde a EA garantiu a licença para jogos de plataforma (ou simulação), e a Konami para jogos móveis, eSports, UCL juvenil e feminina?

A verdade é que, até onde sei, a Konami pegou uma fatia dessa licitação mas, como ela é bem subdividida, temos muita margem para especulação até as próximas semanas pois, agora em abril, o resultado completo da licitação será divulgado.

Caso a Konami venha a perder essa licença nos jogos de consoles, estão explicas algumas coisas:

  • o maior foco nas licenças e parcerias na América Latina;
  • o possível escaneamento de jogadores de times latinos parceiros;
  • as declarações do Adam Bhatti de que a franquia sofreria perdas mas que seriam benéficas a longo prazo (o dinheiro da UCL poderia ser usado para o maior foco na LATAM).

Será que essa perda está forçando a Konami a direcionar o PES, como produto, ao seu maior mercado consumidor, que é aqui no hemisfério sul? No fim das contas isso será bom ou ruim para a franquia?

Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Um abraço a todos e #OCampoéNosso

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para [email protected], ok?

>>>> LANÇADA A V6 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

Se torne um jogador profissional de PES, filia-se a CBFDV clicando na imagem abaixo!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

 

Tags : DestaqueKonamipes 2018pes 2019Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018pro evolution soccer 2019UEFA Champions LeagueWebrothersWinning Eleven
Edu Suliano

The author Edu Suliano