close

Fala brother, aqui é o Dan, e hoje vamos entender melhor como o FIFA tomou o lugar de rei do PES, particularmente, a partir das novas gerações de console posteriores ao PS2.

Algo que penso ser de consentimento da comunidade de futebol virtual é que Fifa é maior que PES, mas não necessariamente melhor; todos sabem que, em termos de marketing, a Konami peca demais e já e EA, dá aula. Foi como um comentário que escutei quando foi liberado o modo aleatório online via PES League para o PES: não foi dito absolutamente NADA sobre isso por parte da Konami e nem por quem gerencia suas redes sociais, enquanto se isso fosse por parte da EA, seria feito um marketing como se fosse um lançamento de um jogo novo. É lamentável mas é a realidade atual, enfim.

Mas como que o Fifa tomou a liderança do mercado, sendo que até algum tempo atrás teve realmente o PES disputando consigo “pau-a-pau” pelo topo?

Inicialmente a EA, como todos sabem ou imaginam certamente se beneficiou de seus contratos de licenciamento únicos com marcas, jogadores e órgãos de governo, dessa maneira conseguindo se consolidar de vez no mercado e manter seu nome forte, enquanto o PES se manteve com políticas ultrapassadas e com a cabeça no seu passado glorioso do PS2…

Fica claro, que o FIFA tem mais conteúdo licenciado do que qualquer outro jogo esportivo de futebol do mercado. Aaron McHardy é produtor de supervisão em estúdios da EA para a série FIFA. Ele chama licenciamento “a cola que liga a franquia ao mundo real”. É a locomotiva de alta velocidade na qual o FIFA correu longe da competição com o PES. Os produtores de Fifa se focaram em criar a jogabilidade mais convincente, mas o que fica evidente são os acordos de licenciamento únicos que realmente sufocaram a Konami.

A Última vez que PES chegou próxima a Fifa no quesito vendas foi em 2007, quando, na ocasião, o FIFA ultrapassou o PES por uma quantidade insignificante de 6,55 milhões a 6,37 milhões de unidades. Neste mesmo ano o antigo produtor do PES, Shingo “Seabass” Takatsuka, relatou que viu grandes melhorias no design de jogabilidade nos estúdios Konami.

Os anos de 2006 e 2007, quando a produção do PES estava sob o comando de Seabass deveria ter sido o ápice para a franquia PES, pois isso marcou o ponto em que a fortuna dos dois estúdios divergiu drasticamente, mas não foi isso que aconteceu e,  nos próximos 10 anos seguintes, essa diferença de vendas aumentou mais ainda; foi quando em 2015, na chegada de PES 2014 (no qual foi um fiasco), foi realmente o ano que decretou de vez a migração de PES para o FIFA, a EA bateu a Konami em 18,79 milhões para 1,72 milhões em vendas.  Não é coincidência que, no ano seguinte a 2007, tenha marcado os primeiros passos experimentais para a EA’s Ultimate Team.

O advento do motor gráfico Frostbite da EA trouxe à vida a segunda grande contribuição para a evolução do FIFA após o UT, o: The Journey de 2017. Foi dito que:

“A jornada foi uma resposta a outra coisa na cultura do futebol em que não tínhamos aproveitado. Um lado crescente do futebol que é relativamente novo para as recentes gerações: redes sociais, Instagram, Twitter, você abre uma janela para o mundo do futebol como nunca antes. Foi um grande interesse para nós, mas nós nunca entregamos isso dentro do jogo. ”

“Estamos sempre procurando maneiras de expandir nosso universo. Eu queria fazer isso por um longo período de tempo, mas levou o advento da Frostbite até que pudéssemos. Isso nos deu o conjunto de ferramentas para entregar. Esse é o mecanismo usado em jogos cinematográficos no passado. Por isso, teve sua gênese em 2017. ”

“Mas ser capaz de proporcionar uma experiência tão envolvente do campo que cativou a atenção de todos os nossos fãs. Isso é o que nos levou para o próximo nível. Esses são os dois momentos-chave que eu acredito em muitos dos sucessos de nossa franquia”

Percebemos que, o que tem prejudicado a Konami é realmente a falta de visão, pensar mais a frente, assim como a 2k faz com o NBA e também por organização de quem tem poder lá dentro e controla as ações da empresa, como por exemplo, algumas escolhas e alguns focos em lugares específicos do game, algumas falhas por quem orienta a equipe (supostamente reduzida) que não consegue fazer meia dúzia de faces do brasileirão e minifaces para o jogo, por exemplo, sendo que 1 editor não remunerado de “fundo de quintal” consegue fazer isso rápido. Enfim, tem certas coisas que não entram na minha cabeça.

E você brother? Que impressão você teve sobre o posicionamento da Konami? Existe algo que você tenha observado e que foi falho? Comenta aqui embaixo e até o próximo post, abraços! 😉


SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

Option File Equipe VinnyXtreme para PES 2018 de PlayStation 4!Liberado a venda, envio a partir de amanhã (29/09) após…

Publicado por Vinny Xtreme PatchMaker em Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

AFonso – https://www.youtube.com/user/afgame10

Binho Player | Games e Músicas – https://www.youtube.com/user/BinhoOoP…

CanalDosBoleiros – https://www.youtube.com/user/CanalDos…

Feliplayz: https://www.youtube.com/feliplayz

FIFA-PES News Brasil – http://fifa-pesnewsbrasil.blogspot.com.br/

MEP Games – https://www.youtube.com/channel/UCu9U…

Nandolek Brasil™ – https://www.youtube.com/channel/UCCrA…

NIL GAMER BR – https://www.youtube.com/channel/UC6Tx…

NoTag Games – https://www.youtube.com/user/NoTagGames

PES FC Play – https://www.youtube.com/channel/UCS51…

ShamamGames – https://www.youtube.com/user/ShamamGames

Tem Futebol – http://www.temfutebol.tk/

THE GAMES PLAY – https://www.youtube.com/user/TheGamesPay

TodoWeBrasil – http://todowebrasil.blogspot.com.br/

Tudo De PES – https://www.youtube.com/user/brenerdias1

Webrothers – https://www.we-brothers.net/

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : DestaqueEA sportsfifaKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018vendasWinning Eleven
danGer

The author danGer

Jogador SemiProfissional de PES. Ex Facemaker. Apaixonado por Pro Evolution Soccer desde que se chamava Winning Eleven. Player de PS4