R10 team: Ronaldinho Gaúcho constrói o “Império do Dibre” nos eSports

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria aqui na Webrothers, falando pela primeira vez sobre a R10 Team!

Não é de hoje que o Ronaldinho Gaúcho, o Bruxo Rei do “Dibre”, vem se aproximando dos eSports. Desde 2017, a eLiga Sul, sua liga oficial de eSports, já mantém em seus quadros os atletas mais renomados do Brasil e do mundo de eFootball PES, como Guifera, Felipe Mestre e Henrykinho.

Depois de conquistar 2 títulos mundiais com a eLiga Sul, sendo um individual com o Guifera e um coop com a eLiga Sul Stars (Alemão, Guifera e Raph Monteiro), o Bruxo resolveu expandir sua influência sobre outra franquia: FIFA Soccer.

Para isso, ele criou a R10 Team, sua equipe FIFA nos eSports, mais um projeto da eLiga Sul em parceria com a Bundled e patrocínio da Scuf Gaming. E. como nos seus tempos de atleta o Ronaldinho mantinha altíssimos níveis de exibição, ele formou uma equipe do mais alto gabarito para competir nesse novo cenário: Ettore “Abrucio”, Gabriel “GabrielPN”, Klinger Castro, Daniel Vega e Rodrigo “RodrigVTP”.

Agora, o Bruxo possui duas equipes de altíssimo nível nos dois principais jogos de futebol digital. Vamos ver o que o craque pensa sobre o seu futuro nos eSports:

Quando você começou a se interessar por videogames?

Ronaldinho: Quando eu era criança, não jogava muito videogames. Nos anos 80 e 90 não era muito fácil de se encontrar os jogos, como é hoje em dia, e naquela época eu sempre tinha uma bola de futebol por perto. Comecei a me interessar pelos videogames quando colocaram meus dribles no jogo da FIFA. Achei fascinante como eles conseguiram traduzir minhas jogadas no campo para meu avatar virtual. Desde então, virei um fã dos videogames!

Por que você começou seu próprio time eSports e quais são suas expectativas em relação a essa modalidade?

Ronaldinho: O R10 Team é, na verdade, meu segundo projeto em eSports. Durante a temporada de 2018, criamos a eLigaSul para começarmos nos jogos de efutebol e a gente queria se tornar uma organização sólida nos ambientes Pro Evolution Soccer e FIFA. Tenho a satisfação de dizer que já conseguimos fazer isso e somos agora os Campeões Mundiais em PES! Nesse ano, o R10 Team, o nosso próximo passo nesse processo e esperamos que também seremos bem-sucedidos no cenário competitivo de FIFA parceria com a Bundled.

Se você tivesse que escolher algum atleta eSports para seu time, quem você escolheria?

Ronaldinho: EU, claro! (Risos). Na verdade, acho que os pro players que temos na eLiga Sul são fantásticos, e podemos, certamente, ter o mesmo sucesso com o R10 Team. Se eu tivesse que escolher dois, eu escolheria Resende (FIFA) e GuiFera (PES) pela determinação e forma como jogam.

Quais são as principais diferenças e similaridades que você vê entre jogar em uma competição de futebol no mundo real e em eSports?

Ronaldinho: É claro que há muitas diferenças do ponto de vista físico, mas acho que há também similaridades no aspecto mental. Além disso, eu diria que quando você joga futebol no campo, suas decisões são tomadas a nível individual, enquanto que no eSports você normalmente controla todo o time e, nesse caso, você deve pensar de forma mais estratégica, analisar constantemente os 11 contra 11, em vez de decidir de acordo com o que você vê.

Se você tivesse que escolher o próximo talento jovem, um jogador de futebol ou um talento do eSports, quem você escolheria?

Ronaldinho: Essa não é uma pergunta fácil! Temos muitas estrelas em nossa eLigaSul Stars World. Eu provavelmente escolheria o GuiFera, nosso capitão, pois acho que ele tem todas as condições para se tornar uma verdadeira estrela, e tem muita energia. Tenho certeza que os fãs de eSports vão ouvir falar dele em breve! Já que conquistou dois títulos mundiais com apenas 20 anos de idade.

Você acha que os torneios de eSports poderiam se tornar tão populares quanto os torneios de futebol?

Ronaldinho: Vou dar uma resposta ousada: sim! Eu sei que o futebol é imenso, amamos e queremos mantê-lo como o maior esporte, mas também acho que o mercado de eSports é muito sólido. Suas possibilidades de crescimento são inúmeras. Pessoalmente, tenho orgulho de ter contribuído para a expansão dessa excelente modalidade.

Qual seria seu principal conselho para quem quer entrar no mundo do eSports?

Ronaldinho: É bem similar ao que eu diria para alguém que deseja ser bem-sucedido em qualquer esporte: mantenha o foco e treine bastante. Se você realmente acredita em você mesmo, invista tudo e tenha paciência suficiente para continuar, mesmo quando tudo parecer estar contra você, no final você com certeza triunfará, e em qualquer modalidade.

Bem, alguém duvida que será mais um sucesso envolvendo o nome do Bruxo? Na primeira qualificatória para a World league de FUT no FIFA 20, Daniel Vega já garantiu vaga no torneio presencial em Bucareste, na Romênia. E esse é apenas o começo.

Ah, e não deixem de mandar os seus gols no PES 2019, PES 2020, FIFA 19 ou FIFA 20 para o concurso “Gol da Semana eLiga Sul” !!!!

Brothers, por hoje é só. Deem seus palpites e desejos, comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito. Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!! OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.