Retrospectiva 2020 do Pro Evolution Soccer

      Nenhum comentário em Retrospectiva 2020 do Pro Evolution Soccer

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer!

Antes de mais nada, clique aqui e nos siga no Twitter, lá damos as notícias sobre PES e FIFA em primeira mão!

Saiu a V3 do option file do Vinnyextreme. Link no fim do post.

Legado da PES League Destruído

Amados, o ano de 2020 foi difícil para todos, inclusive para nós, dedicados e apaixonados fãs de PES. Para começar, 2020 solidificou a destruição de tudo o que foi construído pela PES League, e vou explicar o motivo.

Durante anos a PES League fomentou um cenário competitivo de PES a nível mundial, já que ela dava acesso a pro players de todos os continentes. Assim, ao longo do tempo, a PES League criou todo um ecossistema bastante avançado no cenário competitivo de PES, se tornando um dos principais pilares de resistência da franquia.

Infelizmente, a Konami jogou isso tudo pelo ralo, defecou em cima da PES League. A criação do eFootball Pro não só substituiu, mas como destruiu o legado deixado pela PES League. Nesse novo torneio, o único oficial para pro players da Konami, apenas 10 clubes participaram, todos europeus, disputando as partidas no modo x3.

Assim, os 10 clubes teriam capacidade para abrigar até 4 pro players cada, considerando um suplente por equipe. Assim, o cenário competitivo de PES antes composto por milhares de pro players, foi resumido a 40 apenas e, obviamente, quase todos europeus.

Essa foi uma das decisões mais idiotas da Konami ao longo do último ciclo.

Propaganda enganosa no Twitter

E a Konami no Brasil continuou pisando na bola com os fãs. Conforme mostra o tweet abaixo, o perfil oficial do PES no Brasil anuncia as principais contratações de jogadores nos times do Brasileirão. Até aí tudo bem, certo?

Errado! Esses jogadores anunciados, embora apareçam em imagens in game nos seus clubes atuais, não estão nos clubes corretos dentro do jogo! Assim, se alguém comprar o jogo devido a um post desses, a Konami irá ser processada por propaganda enganosa e irá perder uma grana na justiça.

Péeeeeeessimo marketing da Konami!

Microsoft comprando a Konami?

Ainda em janeiro, um rumor agitou as redes sociais, dando conta de que a Konami ou suas IPs (franquias, propriedades intelectuais) poderiam estar sendo compradas pela Microsoft. Explicando melhor, a Microsoft poderia estar adquirindo a empresa Konami como um todo ou, ao invés disso, poderia estar comprando apenas algumas de suas franquias de jogos de consoles.

Esse rumor se mostrou mais falso que nota de 3 reais. Konami e Microsoft apenas formataram uma parceria.

Treta entre EA, Konami, Conmebol e clubes brasileiros

Em fevereiro, a Konami se envolveu em outra treta maligna: uma guerra pela disputa das licenças dos times brasileiros. De um lado, a EA fechou um acordo de licenciamento de 3 ou 4 anos com a Conmebol; de outro a Konami, que fechou parcerias exclusivas com diversos times brasileiros e outros das Américas.

Contra as exclusividades da Konami, a EA argumentava que em seu contrato com a Conmebol, estavam incluídas as licenças de times e jogadores brasileiros. Por outro lado, essa mesma cláusula que incluía jogadores e times tupiniquins no pacote de licenciamento da Libertadores, dizia que se os clubes comunicassem, previamente, possuírem acordos comerciais de exclusividades com outras empresas, bastaria informar a Conmebol e os mesmos seriam retirados do pacote.

Assim, mesmo com as exclusividades da Konami, os clubes foram literalmente chantageados pela Conmebol e foram incluídos no FIFA. Entretanto, além dos clubes exclusivos da Konami poderem aparecer apenas no modo Libertadores, todos os jogadores de seus elencos eram fictícios.

No fim, quem se ferrou foi o fã de futebol digital.

Clique na imagem e adquira o melhor patch para para PES 2021 PC

A série “Iconic Moments” chega ao eFootball

Em março de 2020, a Konami trouxe uma grande ideia ao eFootball PES 2020: o “Iconic Moment Series”.

Essa série traz versão de jogadores, aposentados ou em atividade, de grandes partidas realizadas pelos mesmos, abrindo uma grande gama de novas lendas e/ou ícones, inclusive de versões diferentes do mesmo jogador.

Sim, uma grande ideia que tinha tudo para dar certo. Mas, como veremos mais abaixo, a Konami estragou tudo…

Mesmo com adiamento do torneio, EURO 2020 chega ao PES

Bem, foi no mês de março que todo o alvoroço do COVID-19 se iniciou, complicando a vida de todo mundo, inclusive da Konami. Assim, em 12 de março a Konami anunciou a DLC da EURO 2020. Segundo a produtora japonesa, tal conteúdo chegaria ao eFootball PES 2020 no dia 30/04/2020, mesmo que o torneio “real” fosse adiado devido ao COVID.

Tal DLC trouxe bastante conteúdo ao PES: dois estádios (Wembley e Saint Petersburg), dezenas de uniformes e faces de seleções europeias e seus jogadores, identidade visual da competição e etc.

Entretanto, com toda a questão restritiva imposta pelas autoridades devido ao COVID, a DLC precisou ter sua data de lançamento adiada para 04/06/2020, dado que a equipe de produção do PES não estava trabalhando em condições ideais.

O myClub foi estuprado em 2020

A facilidade de montarmos um time com os melhores jogadores disponíveis em poucos dias é notória no atual Pro Evolution Soccer 2021 mas, infelizmente, isso começou no PES 2020.

Foi ainda no primeiro semestre de 2020 que a Konami, literalmente, abriu as pernas. Lendas de graça, ícones fáceis de tirar, CR7’s e Messi’s de graça… A Konami resolveu chutar o balde e desgraçar esse modo de jogo de uma vez por todas.

Pra mim não há salvação. Que retorne a Master League Online no Pro Evolution Soccer 2022.

A saída de André Bronzoni da Konami

E foi no dia 30 de março de 2020 que foi dada a pior notícia do ano, e uma das piores da história da franquia PES: a saída de André Bronzoni da Konami.

André era o Gerente de Marca PES nas Américas, que cuidava da parte de licenciamento marketing da região, enfim: tudo de bom que tinha no jogo em relação a América do Sul e, mais especificamente do Brasil, era mérito dele e de sua equipe.

Bronzoni, educado e elegante como sempre, sempre disse a todos que precisava de um novo desafio e que, por isso, decidiu se desligar da Konami. Mas, conversando com fontes ligadas a Konami e até observando as entrelinhas das falas de Bronzoni, podemos ver que ele saiu por decepção com o futuro da franquia.

Ver todas as decisões erradas tomadas pela Konami nos últimos anos fez o André ser mais racional e menos passional, no meu entendimento, preferindo buscar novos ares e preservar sua sanidade.

E a Konami perdeu um dos melhores profissionais da indústria e, aceitar a sua demissão, foi um dos piores erros da história da franquia PES.

Surge o Wecast, o seu podcast sobre Futebol Digital

Mas 2020 também teve notícias boas! Entre elas, houve o lançamento do Wecast em maio, um projeto meu com o Renan, Charlão, William e Abdalla (clique na imagem para conferir os episódios).

Wecast .::Winning Eleven Podcast::.

O Wecast é o podcast definitivo sobre futebol digital, onde falamos tudo sobre PES e FIFA, tentando ao máximo deixar o fanboyolismo de lado; nem sempre conseguimos, é óbvio.

Enfim, cliquem na imagem acima e conheçam esse projeto sensacional, o qual já passou de 40.000 episódios baixados.

Release de Imprensa. O que é o APOIA.se? | by APOIA.se | APOIA.se | Medium

Se tornando um apoiador, além de ajudar a Webrothers a a crescer cada vez mais, você pode ter sua mensagem lida no Wecast (nosso podcast) e participar do nosso grupo no Telegram. Nos apoie clicando na imagem acima.

Vaza o planejamento do eFootball PES 2021 Season Update

E foi em 3 de junho que a Konami mostrou para todos o quanto ainda é amadora em diversos aspectos. Quando a Konami foi registrar o PES 2021 nos órgãos de classificação etária, ela colocou o nome real do jogo, com o subtítulo “Season Update”, ao invés de colocar um título provisório.

Como sabemos, a Konami só se pronunciou sobre o PES 2021 em 16 de julho de 2020 e, com isso, deixou os fãs pensando besteiras durante 1 mês e meio. Houveram diversos rumores sendo espalhados: que o PES 2021 seria uma DLC paga do PES 2020, que seria exatamente o mesmo jogo apenas atualizando elencos, que o PES 2022 chegaria no fim de 2020 ou início de 2021, e etc.

Esse tempo que a Konami passou sem se explicar prejudicou não só a imagem da empresa e da franquia, mas também atrapalhou muito as vendas do jogo.

Mais um erro amador para o desespero dos fãs de Pro Evolution Soccer.

PES e “o sonho madrileno”

Um outro rumor deu falsas esperanças aos tão sofridos fãs de PES nos primeiros meses de 2020: a volta do Real Madrid para a franquia.

O contrato de exclusividade do Real junto ao FIFA estava acabando, a EA não estava mais postando nada em relação ao clube, a Konami estava fazendo campanhas com jogadores do Madrid no PES 2020… Uma série de fatores contribuíram para esse rumor.

Em meados de junho, o sonho acabou: a EA anunciou a renovação com o Real e voltou a postar conteúdo do clube merengue.

La Liga: o sonho acabou

Outro sonho foi alimentado pelos fãs de Pro Evolution Soccer: o retorno da La Liga para a franquia. O que, como sabemos, não aconteceu.

Esse rumor foi alimentado pelo contrato entre EA e La Liga se encerrar no FIFA 20, e assim a La Liga abriu licitação para distribuir suas diversas licenças. Os fãs de PES alimentaram esperanças mas a pancada foi forte: EA e La Liga renovaram sua parceria com um contrato de 10 anos, num valor astronômico.

Assim, a EA não só superou novamente a Konami, como esfregou a cara dos japas no estrume.

Bye bye Inter e Milan

E as notícias ruins não pararam por aí. No início de julho a Konami confirmou o fim da parceria com Inter de Milão e Milan, dois clubes gigantes e que estão desde sempre na franquia Pro Evolution Soccer.

Na época o motivo não foi revelado mas, como todos desconfiavam, os dois clubes anunciariam em agosto uma parceria de exclusividade com a EA Sports.

Só notícias péssimas para matar o hype em torno do lançamento do eFootball PES 2021.

O surpreendente teaser do PES 2022

Depois de desgraça atrás de desgraça, a Konami decidiu reagir: revelou em 15 de julho um teaser do eFootball PES 2022 rodando no seu novo motor gráfico, o Unreal Engine. Vejam abaixo:

A Konami soltou uma nota oficial dizendo que o PES 2021 ser um “Season Update” era um sacrifício necessário para que a produção no Japão concentrasse seus esforços nesse novo jogo para a geração PS5, rodando num novo e poderoso motor gráfico.

Depois disso, fontes ligadas a Konami revelaram que um novo teaser do Pro Evolution Soccer 2022 chegaria no fim de dezembro, o que não aconteceu. Assim, estamos há 6 meses sem mais novidades, fãs abandonados e a Konami vivendo no mundo da lua, achando que dar Messi e CR7 de graça no myClub vai nos manter felizes.

Imagem

Se você quiser ajudar ao site da Webrothers como um todo, acesse o nosso Picpay. A sua ajuda é primordial para continuarmos o nosso trabalho. https://picpay.me/webrothers

Adam Bhatti deixa de ser Gerente Global de PES

Uma notícia ruim para alguns e boa para muitos chegou em 22 de julho: Adam Bhatti não é mais Gerente Global de PES. Isso deveria ser algo a comemorar para muitos de nós, certo?

Ele anunciou que, depois de 7 anos trabalhando exclusivamente no PES, ele iria ocupar um cargo de Gerente Comercial Sênior na Konami, se envolvendo em outros jogos.

Assim, pensei eu, passaríamos a ter um foco maior do PES no seu maior mercado de clientes, a América do Sul; durante a gestão do Adam, o jogo era excessivamente focado na Europa (mais especificamente nas 1ª e 2ª divisões da Inglaterra), aonde o PES vende pouquíssimo. Enquanto a segunda divisão inglesa tem quase uma centena de faces, a liga argentina tem meia-dúzia. Sim, o direcionamento equivocado do produto é um erro imperdoável e injustificável da gestão de Adam Bhatti.

Infelizmente, ouvi dizer que após a saída do André Bronzoni, ele tende a se reaproximar do PES, que vem sendo comandado desde a versão 2020 pelo produtor chefe Manorito Hosoda.

Palmeiras ciumento e genérico no PES 2021

Em agosto, a Konami anunciou o Flamengo como novo parceiro global do PES, com valor total do contrato de 6,5 milhões de reais por três anos. Nada mais justo, o Flamengo havia sido campeão brasileiro, da Libertadores, chegado à final do mundial…

Entretanto, com o vazamento desses valores, o Palmeiras decidiu bater o pé, dizendo que só fecharia com a Konami pelo mesmo valor.

Resultado: Palmeiras veio genérico no eFootball PES 2021.

Novo nome na franquia PES ?

No fim de agosto, uma notícia inusitada: há muito tempo a Konami especula mudanças no nome do nosso amado Pro Evolution Soccer e parece que isso irá se concretizar. Segundo fontes ligadas a Konami, o “eFootball PES 2022” deverá se chamar apenas “eFootball”, sem referência a nenhum ano ou número.

Na época, especulei duas opções que poderiam refletir a ausência de um número no nome do jogo:

  • o jogo passar a ser de 2 em 2 anos ou de 3 em 3, por exemplo (hipótese a qual não acredito);
  • o jogo passar a ser um produto contínuo, o qual recebe updates a cada temporada, como ocorre com League of Legends e jogos Battle Royale, por exemplo (essa é a hipótese que mais me agrada).

E aí, o que acham?

Bye Bye, Lenny!

Em setembro, mais uma notícia péssima: o Gerente de Marca PES na Europa, Lennart Bobzien (Lenny), anunciou a sua saída da Konami.

Mais um dos poucos profissionais de alto nível da Konami abandona o barco japonês. Claro que, assim como o Bronzoni, o Lenny disse que era hora de buscar novos desafios e etc mas, fontes ligadas a Konami me confirmaram que ele saiu pelos mesmos motivos do André: descontentamento com a Konami e com o futuro da franquia.

Alan Leal Bicampeão Brasileiro de PES

Em 14 de setembro, uma ótima notícia: nosso amigo Alan Leal, pro player do Flamengo, se sagrou Bicampeão do torneio nacional da CBFDV.

Alan Leal chegou à final e venceu Igor Messi, pro player do interior da Bahia. No agregado, Alan venceu por 5 a 3 e se sagrou bicampeão brasileiro de PES pela CBFDV.

PES 2021 surpreende positivamente

No dia 15 de setembro de 2020 chegou o eFootball PES 2021 Season Update, e chegou surpreendendo positivamente. Primeiro em relação ao magnífico e emocionante trailer, o qual vocês podem rever abaixo:

Em segundo lugar, embora a jogabilidade seja basicamente a mesma do PES 2020, a versão 2021 contou com muitos ajustes nesse quesito, o que o tornou um jogo consideravelmente superior e agradável de se jogar em relação ao seu antecessor.

Sim, o jogo é bom, mas as cagadas da Konami na Master League e myClub fizeram os fãs perderem o interesse nele rapidamente.

Volta dos produtores da época de ouro do PES

Em meados de setembro, mais boas notícias relativas ao Pro Evolution Soccer 2022, ou eFootball, como deve ser chamado. Desta vez, nosso amigo Durandil anunciou que diversos nomes da época de ouro do “Winning Eleven” voltaram à ativa para trabalhar no PES 2022.

Alguns elementos interessantes nos créditos do PES 2021. Há quase um novo membro na equipe de cada departamento de desenvolvimento e 3 designers de jogos foram substituídos por outros 3. Há um novo Diretor de Criação chamado Daisuke Sase. que foi programador desde o primeiro jogo da franquia ISS.

E ele disse mais:

O número de desenvolvedores / produtores na PES Productions permanece o mesmo, pouco menos de cem. No entanto, eles são 6 diretores criativos agora. E ainda a grande maioria trabalhou na PES Productions por mais de 10-15 anos.

Abençoa esses caras, meu Deus… Nós, fãs de PES, não aguentamos mais sofrer!

CBF, Globo e Konami trazem o eGol

Na segunda semana de novembro a Konami veio anunciar o projeto e.Gol, idealizado por 3 anos pelo André Bronzoni, uma ação conjunta entre Konami, CBF e Globo.

A plataforma eGol consiste em uma estrutura completa de eSports no país, através de uma série de torneios e fases, onde amadores poderão evoluir para o profissional, e os melhores têm a chance de integrar equipes de grandes clubes, como Flamengo e Corinthians.

Aberta e gratuita para toda a comunidade gamer brasileira, a primeira fase foi batizada de eGol Open e começará dia 12 de novembro com torneios online através da Player 1, para os consoles XBOX e PlayStation. As pontuações dos torneios do eGol Open consolidam em um ranking nacional único, onde os jogadores melhores colocados podem garantir um lugar na próxima fase do eGol, que inclui uma competição profissional e o eGol Draft, onde alguns dos maiores clubes de futebol do Brasil poderão selecionais jogadores para seus times oficiais de PES.

Finalmente o abandono dos pro players brasileiros de PES estava com os dias contados para chegar ao fim. Amém, Senhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ibrahimovic declara guerra a EA

E foi no fim de novembro que a EA ganhou dois dos seus maiores e mais perigosos inimigos: o craque Ibrahimovic e o seu empresário Mino Raiola.

Depois da EA anunciar que iria pagar 40 milhões de euros para David Beckham aparecer no FIFA 21, muitos jogadores começaram a questionar nas redes sociais o motivo de não receberem nada para aparecerem no jogo, dado que a EA estava ganhando milhões vendendo seus avatares no Ultimate Team. Ibra foi um deles. Vejam o que Mino Raiola disse:

Não será apenas Zlatan ou Gareth Bale. Temos cerca de 300 pedidos de jogadores. Iremos até o fim, se for preciso, contra a Fifa e o FifPro e todo mundo que vende direitos que não tem.

Esta é uma das maiores desgraças envolvendo a Fifa, que quer enfraquecer os jogadores para se tornarem escravos. Mas não vou permitir isso. Zlatan não é uma marionete; Zlatan não é alguém que você pode dizer para fazer algo que ele não quer fazer. A questão é muito simples: a Fifa e a Fifpro estão lucrando com os direitos que a EA Sports comprou deles, mas compram direitos que não têm.

Os direitos individuais de imagem do jogador não são da Fifa, FifPro ou AC Milan. Eles pertencem ao próprio jogador. Se a EA Sports quiser continuar o negócio como eles fazem, nós os levaremos ao tribunal, mas não apenas levaremos aos tribunais todos os que estão vendendo os direitos que eles não possuem. Então, se esse é o Fifpro, é o Fifpro. Se é a Fifa, é a Fifa.

Comendo pipoca aqui pra ver aonde essa treta vai parar.

Konami lança o “eFootball Points”

Na primeira semana de dezembro, a Konami anunciou a chegada do seu novo sistema de moedas: o eFootball Points. Esse é “um sistema de recompensas multiplataforma que lhe oferece bônus por jogar os principais títulos da franquia PES”.

“Os eFootball Points podem ser obtidos de diversas formas e serão acumulados entre as plataformas. Isso quer dizer que você pode jogar PES Mobile e ganhar pontos enquanto estiver na rua e depois chegar em casa e usar esses pontos para desbloquear um bônus no console!
Fique de olho neste site para entender como funciona este novo sistema”.

Resumindo: a Konami está preparando a volta do PES Shop para o PES 2022. Meu palpite.

Guifera bicampeão do eBrasileirão

2020 não foi um ano fácil para Guilherme Fonseca, o nosso querido amigo Guifera. O bicampeão mundial de Pro Evolution Soccer não teve seu contrato com o Barcelona renovado devido a COVID, teve que retornar ao Brasil, não conseguiu o título da CBFDV e ainda pegou a gripe chinesa.

Sim, ele teria tudo para abaixar a cabeça e ficar tendo pena de si mesmo. Entretanto, os verdadeiros campeões não são assim, são nos momentos difíceis que eles transformam tais dificuldades em força e motivação.

Resultado: Guifera bicampeão do eBrasileirão, o torneio mais importante e difícil do cenário competitivo nacional de PES.

Parabéns, garoto!

Conclusão

Mais um ano difícil para os fãs de PES, com diversas notícias ruins relativas a licenciamento e, ainda por cima, a perda de André Bronzoni e Lenny. Entretanto, ainda há uma luz no fim do túnel: o PES 2022.

Que a Konami tenha levado em conta todos os seus erros absurdos do passado e, assim, nos entregue um jogo de futebol fantástico. Eu AINDA tenho fé. E vocês?

Finais do BTS Soccer Pro Invitational de eFootball PES 2021

Brothers, nesse domingo, 03/01/2021 às 18h30 teremos as semifinais e finais do BTS Soccer Pro Invitational de eFootball PES 2021, no canal da BTS Brasil Esportes, aonde vocês também podem assistir às rodadas anteriores.

Vale lembrar que esse torneio contou com oito dos melhores pro players de PES do Brasil e do Mundo. Ainda em janeiro, anunciaremos o nosso segundo torneio, que terá inscrições abertas a todos. Fiquem ligados!

WECAST, SEU PODCAST SOBRE PRO EVOLUTION SOCCER

Não deixem de escutar o nosso podcast sobre Pro Evolution Soccer. Toda quarta-feira um novo episódio! Clique abaixo e confira! Você também pode pesquisar por “Wecast” no iTunes, Spotfy, Google Podcasts, Deezer, Podcast Addict ou Podbean!

O melhor Option File para eFootball PES 2021 está de volta!

É só clicar na imagem abaixo para ter o melhor OF para PES 2021 PS4/PS5 do Brasil!

Brothers, por hoje é só. Deem seus palpites e desejos, comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito. Um abraço e não esqueçam, PES é #OPoderDoFutebol !