Review do eFootball PES 2021 – análise completa do jogo

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre eFootball PES 2021!

Antes de mais nada, clique aqui e nos siga no Twitter, lá damos as notícias sobre o Pro Evolution Soccer em primeira mão!

Saiu a V15 do option file do Vinnyextreme para o eFootball PES 2020. Link no fim da matéria!

Brothers, depois de 2 semanas em poder do eFootball PES 2021, chegou a hora de avaliar o jogo como um todo: gráficos, jogabilidade, som, online, modos de jogo… Enfim, vamos tentar fazer uma análise justa de cada ponto do jogo.

Vamos nessa!

Os gráficos e animações no PES 2021

Então vamos lá. Um dos pontos fortes da franquia PES sempre foi a parte gráfica; e no eFootball PES 2021 não é diferente. Obviamente, as diferenças em relação ao PE 2020 são sutis, mas isso não significa que não existem.

Os gráficos em si são os mesmos no PES 2020 e no 2021, entretanto há uma boa melhora nos modelos 3D dos jogadores: eles estão mais esguios, ainda mais realistas, e o ajuste do uniforme ao corpo melhorou bastante, embora as mangas ainda deixem muito a desejar.

Em termos de animações, tivemos uma boa adição de novas comemorações de gol, como a do Gabriel Barbosa e do Felipe Melo. Além disso, as animações que já existiam no PES 2020 parecem estar bem ais fluídas, principalmente as dos dribles.

Considerando as limitações dos consoles da atual geração e as limitações impostas pela Fox Engine, o eFootball PE 2021 entrega gráficos bastante competentes, pincipalmente se olharmos o da concorrência, que ainda parece estar no PS3. Se o ajuste dos uniformes ao corpo dos jogadores fosse solucionado, os gráficos do jogo mereceriam uma nota ainda melhor.

Nota: 9.5/10 

A jogabilidade do eFootball PES 2021

Uma das maiores reclamações dos fãs antes do lançamento do eFootball PES 2021 era em relação à jogabilidade. Quando a Konami anunciou que o gameplay seria o mesmo do PES 2020, a comunidade PESista ficou revoltada, reclamou muito pelo fato do PES 2020 ainda ter muitos bugs irritantes.

Bem, nesse quesito a Konami nos surpreendeu positivamente. Os passes estão melhores, dribles mais eficientes, contatos físicos e reações aperfeiçoados, física da bola muito mais realista, a defesa está mais “manual”… Enfim, um conjunto de pequenos ajustes tornam o eFootball PES 2021 muito mais agradável de se jogar do que o seu antecessor.

Como nem tudo é um mar de rosas, alguns defeitos continuam presentes no jogo: arbitragem ruim, péssimo sistema de pênaltis, team ID ruim… Enfim, tem coisas no motor Fox que não tem mais jeito.

Nota: 9.0/10 

Se tornando um apoiador, além de ajudar a Webrothers a a crescer cada vez mais, você pode ter sua mensagem lida no Wecast (nosso podcast) e participar do nosso grupo no Telegram. Nos apoie clicando na imagem acima.

E os modos de jogo?

O que falar dos modos de jogo? Bem, é fácil, basta repetir as observações do PES 2020:

  • myClub desbalanceado, sem desafios, sem objetivos, sendo extremante fácil criar e manter um time recheado de estrelas;
  • Master League com poucos itens imersivos, poucas tarefas extracampo, ficando muito fácil se entediar;
  • Rumo ao Estrelato completamente abandonado.

A falta de “profundidade” dos modos de jogo é o calcanhar de Aquiles da franquia PES, na minha opinião.

Nota: 05/10 

Licenças no eFootball PES 2021

Licenças de clubes e ligas nunca foram o ponto forte da franquia PES/WE, não mesmo. Entretanto, isso sempre compensado pela liberdade de edição que o jogo nos dava.

Infelizmente, com o passar dos anos o sistema de edição só piorou. Como diz Adam Bhatti (PES Global Manager), para ele algumas opções de edição estragariam o trabalho dos produtores japoneses. Sim, ele acha que nós deixarmos o jogo ao nosso gosto é “estragar” o trabalho dele.

Com isso, as licenças passaram a valer cada vez mais e, infelizmente, no eFootball PES 2021 tivemos um saldo negativo. Perdemos as licenças de Inter, Milan, Palmeiras… Enfim, só notícias ruins.

Hoje o PES não tem a licença de nenhuma das grandes ligas da Europa, todas estão nas mãos da EA. Se não bastasse isso, a Konami ainda deixou a EA entrar no seu maior mercado, a América do Sul, através da aquisição da licença da Libertadores.

Infelizmente, a estratégia de licenciamento da Konami foi desastrosa nos últimos anos. Mesmo assim, o jogo conta com um bom número de ligas licenciadas.

Nota: 6.5/10 

Imagem

Se você quiser ajudar ao site da Webrothers como um todo, acesse o nosso Picpay. A sua ajuda é primordial para continuarmos o nosso trabalho. https://picpay.me/webrothers

Áudio e ambientação no PES 2021

Um dos pontos fracos do PES na geração Fox Engine é a ambientação e os sons do jogo, e isso tem um motivo. Até hoje, por incrível que pareça, o PES 2014 é o melhor jogo da FOX nesse quesito. Entretanto, como o jogo na época ficou pesado demais e com quedas de frames, a Konami retirou diversos elementos a partir do PES 2015.

Enfim, a Konami privilegiou a jogabilidade e a fluidez do jogo e sacrificou os sons e a ambientação. A parte de som é extremamente mal mixada, não dá ao jogo uma atmosfera autêntica, uma verdadeira lambança dos japas.

Nota: 6.5/10

Online

O online, nos primeiros anos da Fox Engine, era algo tenebroso. Desde o PES 2019, entretanto, houve uma melhoria bastante boa nesse quesito.

Entretanto, a Konami não conseguiu um sistema eficiente para detectar e punir os derrubadores e cheaters, o que deixa os fãs de cabelo em pé.

Na minha opinião, em termos de P2P, a franquia está bem, mas a urge instalar um sistema anti trapaça no online do jogo.

Nota: 7.5/10

Conclusão

Além de ser um jogo melhor do que o seu antecessor, o eFootball PES 2021 encerrou de maneira digna a “Era Fox Engine”. Para quem acreditava que valeria mais apena continuar no PES 2020, o PES 2021 é uma grata surpresa.

Nota: 7,4/10

2ª rodada do BTS eFootball Pro

Brothers, já começou o BTS eFootball Pro 2020, torneio de PES 2021 da Beyond The Summit (maior organização de eSports do mundo) que reúne 8 dos melhores pro players do Brasil e do mundo: Alan Leal, Allan Alves, Allisson Black, Eduardinho, Felipe Mestre, Guifera e Vitor Abdalla.

Os jogos são transmitidos ao vivo todos os domingos, às 21 horas, no canal de eSports da Beyon The Summit. Vejam, abaixo, os jogos de ontem:

Não deixem de nos prestigiar!

WECAST, SEU PODCAST SOBRE PRO EVOLUTION SOCCER

Não deixem de escutar o nosso podcast sobre Pro Evolution Soccer. Toda quarta-feira um novo episódio! Clique abaixo e confira! Você também pode pesquisar por “Wecast” no iTunes, Spotfy, Google Podcasts, Deezer, Podcast Addict ou Podbean!

Brothers, por hoje é só. Deem seus palpites e desejos, comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito. Um abraço e não esqueçam, PES é #OPoderDoFutebol !

>>>> Saiuuuuu O Option File VinnyXtreme  V15 para eFootball PES 2020 PS4!!!!!!!!!!! Só Clicar Na Imagem Abaixo E Conferir!<<<<<

Image may contain: 5 people, text that says 'VERSÃO 15 ELENCOS / UNIFORMES EMBLEMAS/ TÉCNICOS/PATROCINADORES 100% ATUALIZADO Football PES2020 BPS4 MY Fly Emirates มnวe AZOO LUIS Standard Chartered AIA eLigaSul Lucas'