Konami vai bem apesar das baixas vendas do Pro Evolution Soccer

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer!

Vendas de PES 2019 e FIFA 19

Brothers, nos últimos dias tivemos divulgados os números de jogos mais baixados da PSN. Vamos dar uma olhada?

Vamos começar pela Europa. No velho continente, o jogo mais vendido foi Days Gone e, em sétimo lugar, aparece FIFA 19. Como de costume, PES 2019 não aparece entre os 10 jogos mais baixados.

Agora vamos olhar a PSN Americana. Como podemos ver abaixo, nenhum jogo de futebol aparece entre os mais vendidos do mês de abril…

E a PSN brasileira? Por aqui o jogo mais vendido foi Days Gone, com FIFA 19 aparecendo em quarto lugar. PES, mais uma vez, de fora…

O que esses números nos mostram? Ainda faltando cerca de 4 meses para o lançamento para PES 2020 e FIFA 20, as vendas dos jogos de futebol esfriaram bastante… Esse modelo de jogo anual leva as produtoras a abandonarem, cada vez mais cedo, os seus jogos atuais, para que possam se dedicar à produção do jogo que está por vir, e o público percebe iso e também abandona os jogos.

O resultado disso é um mercado cada vez mais saturado, fãs progressivamente insatisfeitos e jogos cada vez mais com qualidade inferior.

Vendas da franquia Pro Evolution Soccer

Brothers, e temos números oficiais do desempenho em vendas do famigerado PES 2019. No seu último ano fiscal (FY 2019 – entre abril de 2018 e março de 2019), a Konami vendeu 3,4 milhões de jogos “PES”, enquanto no mesmo período anterior (FY 2018 – entre abril 2017 e março 2018), havia vendido 5,3 milhões de cópias.

Como podemos ver acima, trata-se de uma queda de 1,9 milhões de cópias vendidas, equivalente a um tombo de 36%… Mas porque isso aconteceu? Obviamente, existem dois motivos principais. Em primeiro lugar, temos a perda da licença da UCL, que levou muitos jogadores a migrarem pro FIFA.

Em segundo lugar, o abandono da oldgen, já que PES 2019 não foi lançado nem para PS3, nem para Xbox 360. Foi um sacrifício necessário, mas me pergunto se o timing foi correto. A Konami deveria ter largado a oldgen anteriormente, sabemos disso… Mas será que foi uma decisão sábia descontinuar a oldgen no mesmo momento em que se perde uma licença do porte da UCL? Me parece que não foi…

Enfim, me preocupa ver esse desempenho em vendas, ainda mais sabendo que PES 2020 ainda será na FOX Engine e, por isso, não deverá ser um game com muitas inovações. Na boa, tô meio cansado desse papinho do Sr. Adão de que “daqui a três anos o jogo vai ser bom”, precisamos de um PES melhor hoje. Enquanto esses “anos de glória” que o Sr. Bhatti anuncia não chegam, a franquia vai se afundando cada vez mais.

Resultados financeiros da Konami

Fãs de PES, nos últimos dias a Konami revelou os resultados financeiros do seu último ano fiscal, o FY 2019, que começou em abril de 2018 e terminou agora em março de 2019. E os resultados seguiram sendo bastante positivos.

Como podemos ver acima, a Konami fechou o FY 2019 (abril de 2018 a março de 2019) com uma receita de 262,549 milhões de Yens, 9,6% maior do que no FY 2018 (abril de 2017 a março de 2018), um excelente resultado, um crescimento ainda maior do que o anterior.

Agora falando de lucro operacional, a Konami registrou 52,522 milhões de Yens no FY 2019, um resultado 11,8% maior que o do FY 2018. Entretanto, o ritmo de crescimento caiu bastante, já que o lucro operacional do FY 2018 havia crescido 24,3% em relação ao FY 2017.

Assim, a Konami continua com números bastante positivos e crescentes, mas o ritmo desse “boom” parece estar diminuindo. Aguardemos pelos próximos números.

Agora vamos ver, especificamente, o crescimento do segmento de games da Konami, o “Digital Entertainment”, onde está inserida a nossa amada franquia PES. Olhando o gráfico acima, podemos ver que essa área arrecadou um total de 141,699 milhões de Yens no FY 2019, um crescimento de 17,8% em relação ao FY 2018.

“Mas Edu, se o Pro Evolution Soccer vendeu 36% a menos, como pode haver um aumento de 17,8% na receita da Konami Digital Entertainment?”, perguntam vocês, amados Padawans. É simples: os números foram puxados pelos jogos mobile como Yu-Gi-Oh! DUEL LINKS, PROFESSIONAL BASEBALL SPIRITS A, JIKKYOU PAWAFURU PUROYAKYU e outros.

O outro fator, e o que mais nos interessa é que a franquia PES, mesmo tendo uma queda de 36% em suas vendas, vendeu bastante coins em seus jogos, seja no myClub pra consoles, para mobiles, PES Club Manager…

Assim, o que me preocupa é que o destino do PES seja o de um jogo cada vez mais capado, até que reste apenas a versão Lite (free to play), onde a Konami ficaria satisfeita apenas em vender as suas moedinhas, sem grandes despesas de produção e demais chateações.

Me preocupa ver o Gerente Global do PES falar sobre “um futuro glorioso”, sendo que a franquia só se afunda cada vez mais, caminhando para se tornar apenas um jogo F2P.

Espero estar errado.

Brothers, por hoje é só. Deem seus palpites e desejos, comentem bastante, pois é a interação de vocês que nos motiva a escrever! Podem concordar ou discordar, só mantenham o respeito. Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!! OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para we-brothers@we-brothers.net, ok?

>>>> Saiuuuuu O Option File VinnyXtreme  V8 para PS4!!!!!!!!!!! Só Clicar Na Imagem Abaixo E Conferir!<<<<<

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!