close

E aí, brothers, tudo bem? O meu nome é Welliton, do perfil PES NOSTALGIA do Twitter, e estou de volta com mais uma matéria nostálgica. A bola da vez é o mítico Winning Eleven 2002!

Para chegar a um consenso de qual jogo iríamos falar, a equipe da Webrothers realizou uma rápida enquete e Winning Eleven 2002 foi o escolhido.

Tela inicial de Winning Eleven 2002

No ano de 2002 tivemos a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão e a Konami lançou para Playstation 1 o aclamado Winning Eleven 2002, no Japão, Pro Evolution Soccer 2, no Ocidente, e a versão para Playstation 2, que marcou época e é considerado um dos melhores jogos da franquia que é o Winning Eleven 6, com gráficos melhorados e jogabilidade, completamente diferente da versão lançada para PS1, mas essa é outra história.

 

Times e Seleções

O jogo traz 54 Seleções Mundiais (apenas o Japão é licenciado), 9 Seleções Clássicas (incluindo Euro AllStars e World AllStars) e 32 times da Master League.

Na versão para PS1, era possível liberar Seleções Clássicas e os times da Master League para o modo exibição, e jogar o famoso 1×1 com os amigos, o popular “perdeu passa o controle”. Para isso, era preciso vencer os seguintes torneios:

  • Argentina Clássica (com Maradona, Kempes, etc.): vença a “American Cup” com a Argentina. 
  • Brasil Clássico (Pelé, Garrincha, Zico, etc.): vença a “American Cup” com o Brasil. 
  • Inglaterra Clássica (Bobby Moore, Bobby Charlton, etc.): vença a “European Cup” com a Inglaterra. 
  • França Clássica (Platini, Fontaine, etc.): vença a “European Cup” com a França. 
  • Itália Clássica (Paolo Rossi, Dino Zoff, etc.): vença a “European Cup” com a Itália. 
  • Alemanha Clássica (Beckenbauer, Gerd Müller, etc.): vença a “European Cup” com a Alemanha. 
  • Holanda Clássica (Cruyff, Van Basten, Neeskens, etc.): vença a “European Cup” com a Holanda. 
  • Seleção da Europa: vença a “International Cup”. 
  • Seleção do Resto do Mundo: vença a “International League”. 
  • Clubes da Master League: vença a primeira divisão da Master League (M1). 
  • Estádio de Treino (Club House): vença a “Konami Cup”.

Tela do Modo Exibição com todas as Seleções e Times presentes no jogo

Legends

Todos os Times e Seleções do jogo trazem os Legends que hoje encontramos no myClub de PES 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 e tantos outros que desejamos um dia ver na franquia, ou seja, craques como Batistuta, Riquelme, Stam, Shevchenko e uma infinidade de verdadeiras lendas do futebol mundial.

Batistuta (Roma) e Nedved (Juventus)

Stam (Lazio) e Shevchenko (Milan)

Rivaldo (Barcelona) e Riquelme (Boca Juniors)

Master League

Entre os 32 times disponíveis, independente da escolha, sua equipe começa na 2ª divisão e terá os mesmos jogadores default, lutará para se promover à 1ª divisão e alcançar a glória de montar o time dos sonhos.

Ao disputar as partidas, de acordo com os resultados, é possível adquirir jogadores de alto nível para melhorar o seu time e se tornar cada vez mais competitivo.

Jogadores iniciais da Master League (defaults)

Arsenal e Manchester United

Milan e Inter de Milão

Barcelona e Real Madrid

Curiosidades sobre Winning Eleven 2002

  • Esse foi o último jogo da era PS1, pois os consoles 128-bits entraram no mercado e a exclusividade da franquia havia acabado, com versões lançadas para o primeiro Xbox e para o Gamecube.
  • Seleções africanas, como a Nigéria e Camarões, eram extremamente apelativas com jogadores muito velozes, assim como a Seleção Brasileira que tinha em seu elenco o jogador mais famoso da época, isso mesmo, estamos falando do lateral esquerdo Roberto Carlos que também atuava na posição de atacante! Quem nunca fez isso?
  • Jogar com Roberto Carlos era o mesmo que jogar com Ryu e ficar soltando Hadouken sem parar ou congelar os outros com o Sub-Zero, responsável por ataques constantes de raiva do amigo que ia jogar contigo nas locadoras e saia de lá como seu pior inimigo até que voltassem a se enfrentar outro dia e a paz fosse reestabelecida. Bons tempos que não voltam mais!
  • O  japonês John Kabira e sua narração empolgante era uma atração à parte e jamais esqueceremos o momento em que ele falava a escalação do Brasil: Jida, Rushio, Roku Junia, Robeuto Mauros, Kashiu, Emerson, Zé Roberto, Furabio Con sei ti on, Ronaujiju, Ronaudu, Adoriano.

Comentem bastante, concordando ou discordando, apenas mantendo a educação, OK?

Um abraço e não esqueçam,  PES é #OPoderDoFutebol !

Ahhh, e não se esqueçam de nos seguir no Twitter @WebrothersTeam!!!!!!!!!!! Estamos lá o dia inteiro e damos as notícias em tempo real!!!!!!!!!!!

OBS: conheça toda a nossa equipe clicando aqui.

Se você quiser compartilhar informações conosco, basta enviar um e-mail para [email protected], ok?

>>>> Saiuuuuu a v1 do of do Vinny para PES 2019 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!<<<<<

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Tags : DestaqueKonamiLiga MasterPro Evolution SoccerWinning ElevenWinning Eleven 2002. we 2002
José Welliton

The author José Welliton